A ideia de ganhar dinheiro na internet parece simples no primeiro momento. No entanto, na hora de dar o primeiro passo, surgem dúvidas que variam desde o item que será vendido até a forma de receber o pagamento e enviar o produto.

Talvez você esteja nessa situação. Ou, talvez, precise de uma renda extra urgentemente e queira saber quais passos precisa dar para fazer isso na internet.

Sim, a internet é um espaço muito propício - ou seja: de fácil acesso, barato e de alto alcance - para quem quer ganhar dinheiro. Inclusive, de acordo com as pesquisas Webshoppers lançadas anualmente pelo Ebit, o Ecommerce (comércio eletrônico) é um mercado que vem crescendo acima dos 10% ano após ano.

Mas, para ganhar dinheiro na internet, você precisa de um planejamento. Assim, terá a resposta para todas as dúvidas iniciais de criação do seu negócio e poderá tirar a ideia do papel sem medo.

Por isso, fizemos este Guia Rápido de como ganhar dinheiro na internet. Aqui você vai encontrar trechos da etapa de Planejamento, Estrutura e Canais de Venda do método de 6 etapas do treinamento Ecommerce do Zero, que oferecemos no Ecommerce na Prática. 

Vamos te mostrar os primeiros passos para a construção um mini-planejamento e esclarecer quais são os melhores canais de venda iniciais para ganhar dinheiro na internet. 

Plano de como ganhar dinheiro na Internet

Neste primeiro momento, vamos mostrar o caminho que você deve percorrer para que, enfim, comece a vender e ganhar dinheiro na internet. Fizemos um passo a passo breve e sem complicações para que qualquer pessoa coloque em prática o plano de ação.

1- Elabore um mini-planejamento 

Elabore um mini-planejamento

Neste planejamento inicial para ganhar dinheiro na internet, você deve responder a três perguntas. Essa ordem pode começar com a definição do público-alvo e persona para só então pensar no produto que as satisfaz (ideal) ou pode começar com o produto (modo mais fácil e mais perigoso).

Para quem eu vou vender? 

Para definir o seu público, você precisa saber algumas informações, como faixa etária, gênero, hobbies em comum dessas pessoas, dados geográficos e demográficos… E, além disso pode ir mais a fundo para entender melhor quem é o seu cliente ideal. 

Esse cliente ideal é o que chamamos de persona (uma representação fictícia do seu cliente). É como se fosse um personagem com as características que a pessoa que você quer atingir tem, indo desde dores, desejos, pensamentos e valores até aspectos físicos e experiências de vida.

Isso será essencial para entender o comportamento do seu cliente e qual produto é ideal para solucionar um problema dessa pessoa. Com isso, poderá direcionar muito melhor sua comunicação e converter com mais facilidade.

Ou seja, você vai conseguir atingir as pessoas certas que realmente tem interesse em comprar o seu produto.

Qual produto vou vender? 

A escolha do produto é um ponto de atenção para ganhar dinheiro na internet. Em geral, você tem dois caminhos: vender o que já possui demanda (conhecer uma dor da audiência e oferecer o produto para saná-la), que é o ideal, ou vender aquilo que gosta (como um hobby), que poderá te dar mais brilho nos olhos. 

Além disso, também pode apostar em algo que tenha habilidade, mesmo que seja um serviço, como aulas de violão, de matemática, de culinária, de inglês…

Se você conseguir todas essas coisas, perfeito. Do contrário, escolha o método com o qual mais se identifica...

Mas saiba que, em geral, pessoas que escolhem vender produtos dos quais não gostam e não se identificam têm pouca ou nenhuma motivação para superar desafios dentro do negócio… e desistem com mais facilidade.

Se ainda não tem ideia do que vender, temos um artigo com os produtos em alta no Ecommerce que pode te ajudar. (Clique aqui para ler). 

Quem vai me fornecer? 

Fornecedor é aquela empresa que vai te oferecer o produto ou material que precisa para criação do seu produto próprio. Ter um bom fornecedor faz muita diferença na hora de ganhar dinheiro na internet, porque pode conseguir menores formas de pagamento, tempo de entrega ágil...

Portanto, faça uma pesquisa bem feita no Google ou converse com amigos de confiança que também são empreendedores e escolha o melhor. Aviso: essa pesquisa demanda um pouco de tempo.

O ideal é que você mapeie, no mínimo, 3 bons fornecedores. Assim, se o primeiro deles tiver algum tipo de problema, você tem outros a recorrer.

2- Crie a estrutura base da empresa

Os tópicos que fazem parte da estrutura legal do seu negócio são: 

  • CNPJ: Este documento traz credibilidade a marca. Com ele, você poderá emitir nota fiscal para os seus clientes, além de ter os impostos cobrados; 
  • Nome da Marca: Simples, objetivo e original. O nome da marca deve passar a mensagem correta para o cliente, deixando evidente com o que você trabalha. Aliás, vale ressaltar que é muito importante que você registre o nome na Junta comercial ou no Cartório;
  • Domínio: é o site da sua - futura - loja virtual. Recomendamos que não crie uma loja agora, mas vale a pena garantir o domínio com o nome da sua marca. 

Mesmo que você apenas queira ganhar uma renda extra na internet, ter uma estrutura legal é essencial para não ter problemas com a receita federal (especialmente no quesito de nota fiscal). O ideal para começar é a criação do MEI.

Canais para ganhar dinheiro na internet 

Com essa base que construiu, você já deu o primeiro passo para ganhar dinheiro na internet. Agora, vamos te mostrar quais são os melhores canais de venda iniciais para você conseguir mais resultados.

1- Vender no Instagram

Uma das redes sociais mais populares para ganhar dinheiro na internet é o Instagram

O Instagram, assim como as outras redes sociais, será a vitrine dos seus produtos. É por lá que você vai aumentar a sua audiência e engajá-los com o seu conteúdo para conseguir tráfego no seu site.

Por exemplo: você pode usar o seu perfil no Instagram para divulgar o link do seu produto que está a venda num marketplace e, assim, gerar mais tráfego dentro da sua página. Isso vale também para site da sua loja virtual, caso tenha.

Outra maneira de vender no Instagram é utilizando a ferramenta criada especialmente para os empreendedores: o Instagram Shopping. 

A ferramenta disponibiliza diversos recursos de marcação de produtos, funcionando como se fosse uma etiqueta na loja física. Assim, as pessoas podem saber quanto custa cada peça e, se clicarem no botão, são redirecionadas para a página de pagamento.

Você pode ler mais sobre o Instagram Shopping no nosso artigo. Lá, você terá acesso ao passo a passo de como criar a sua própria loja no Instagram. (Clique para ler o artigo). 

2- Vender no Facebook

O Facebook ainda é um canal com um potencial de vendas MUITO grande. Não recomendamos que você o ignore, ainda mais no início… 

Para vender no Facebook, é necessário criar uma página com todas as informações do seu negócio (nome, horário de funcionamento, número para atendimento, logo na foto do perfil…). Feito isso, você já terá mais um canal para vender e engajar os seus clientes com conteúdo. 

Assim como o Instagram, o Facebook também serve para você aumentar a sua audiência e atrair pessoas para o seu site, gerando tráfego - o que pode ser potencializado por meio de anúncios dentro da própria plataforma e plataformas parceiras.

Você também pode anunciar esses produtos no Facebook Marketplace, criando, assim, o seu catálogo, que poderá ser integrado no Instagram.

3- Whatsapp Business

O Whatsapp Business foi criado para que empreendedores possam usar o aplicativo para vender na internet com recursos adequados para a função. 

Muitas pessoas usam apenas para entrar em contato com os clientes, mas o Whatsapp Business permite que você crie o seu catálogo de produtos dentro do aplicativo. Assim, você consegue enviar os produtos para os seus clientes e vender ali mesmo.

Há outros recursos que o Whatsapp oferece para facilitar o seu trabalho de vendas. São eles: 

  • Perfil comercial personalizado;
  • Mensagens automatizadas (ausência e saudação);
  • Estatísticas das mensagens;
  • Etiquetas de identificação.

Para saber mais sobre essas funcionalidades, temos um artigo explicando cada um desses tópicos (Clique aqui para ler o artigo

4- Anunciar em Marketplaces 

Os marketplaces são essenciais para ganhar dinheiro na Internet. Esses são como grandes shoppings online, onde você pode cadastrar sua loja e vender. E isso pode ser feito, em algumas plataformas, tanto por pessoa física quanto jurídica.

Essas plataformas, como o Mercado Livre, a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) e a Magazine Luiza, fazem parte do time de empresas consolidadas na categoria que vão te ajudar na tarefa de ganhar dinheiro na internet.

Dentro dessas plataformas, você terá acesso a diversas ferramentas que são a base que qualquer negócio no estágio inicial precisa para começar a vender na internet. 

Outra vantagem que você tem ao vender os seus produtos nos Marketplaces é poder usufruir do tráfego que os sites possuem. Por serem marcas conhecidas e já consolidadas no mercado, as pessoas tendem a confiar mais e criaram o hábito de comprar por meio dessas plataformas. 

Se você criar uma loja virtual direto, por exemplo, vai começar literalmente do zero e não terá ninguém dentro do seu site para comprar seus produtos.

Antes de fazer isso, você precisa estruturar toda a sua ideia, validar as vendas no Marketplace e conquistar uma boa base de clientes.

5- Fazer Renda Extra na Internet

Fazer renda extra na internet é uma forma excelente de alcançar mais rápido os seus objetivos...

Mas é claro que ninguém fica rico do dia para a noite, ainda assim, com paciência e esforço diário, esse rendimento pode fazer toda a diferença no se orçamento.

Para isso, a dica de ouro é fazer renda extra usando a principal tecnologia de conexão entre pessoas ao redor do mundo, a internet.

Afinal, através da internet, você pode trabalhar no conforto da sua casa e com horários flexíveis.

Algumas possibilidades de ganhar renda extra são:

  • Trabalhar como afiliado;
  • Trabalhar como programador;
  • Ser um consultor de Ecommerce;
  • Trabalhar como redator;
  • Testar aplicativos ou sites;
  • Traduzir textos;
  • Criar sites ou blogs;
  • Fazer declaração de imposto de renda de terceiros;
  • Dar aulas particulares.

Leia também: Renda Extra na Internet: um oceano de possibilidades.

Checklist Completo para ganhar dinheiro na internet

Esses passos apresentados são só a primeira parte do que será necessário para fazer vendas recorrentes e ganhar dinheiro na internet.

Para ter acesso ao checklist completo com os passos do método de 6 etapas criado pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, é só baixar o material abaixo.

Esse checklist é gratuito e apresenta todas as etapas de estruturação de um Ecommerce apresentadas dentro do treinamento Ecommerce do Zero.

Baixe agora mesmo o Checklist GRATUITO.