Compreender o comportamento cognitivo do consumidor é um assunto que está em alta quando se trata de marketing. Por essa razão, hoje vamos te mostrar o que é neuromarketing e como ele funciona.

A base do neuromarketing é simplesmente ativar o cérebro reptiliano.

Não sabe o que é isso?

Essa é a parte do seu cérebro que te permite fazer todas as coisas primordiais, como comer, dormir, tentar se reproduzir etc. 

O cérebro reptiliano é relativamente menos desenvolvido em comparação com as outras partes do cérebro e é ele que puxa o gatilho para a maioria das decisões que você toma.

E o neuromarketing funciona melhor quando você apela essa parte do cérebro.

Mas antes de entrar no assunto, vamos entender o que é neuromarketing…

O que é Neuromarketing

O neuromarketing  é um termo que une as palavras neurologia e marketing. Ele usa a neurociência para revelar os processos subconscientes de tomada de decisão do consumidor. 

Os estudiosos neuromarketing estudam as respostas cerebrais e biométricas, bem como o comportamento, para compreender e moldar como os consumidores se sentem, pensam e agem.

O neuromarketing responde a perguntas como:

  • Quão desejável é o seu produto?
  • Que emoção é desencadeada por sua promoção?
  • Qual anúncio é mais eficaz?
  • Qual é o preço que causa dor ao consumidor?
  • Como os consumidores se sentem no seu ponto de venda?

Com essas informações, as empresas aprendem por que os consumidores tomam as decisões que tomam e que partes do cérebro os motivam a fazer isso.

Marketing e Neurociência

A ligação entre esses dois termos é explícita. Isso porque o neuromarketing é a aplicação das tecnologias de neurociência dentro do marketing. Tudo começa com a aplicação de tomografia cerebral para identificar as reações geradas no cérebro humano quando as pessoas recebem determinados estímulos. 

Funciona assim: por meio de testes de ressonância magnética é possível medir a dilatação da pupila, a resposta muscular e a temperatura da pele de um indivíduo quando ele é estimulado.

Então o neuromarketing aproveita essas informações para estimar o tempo de resposta, a frequência e a localização da atividade neuronal, com o objetivo de otimizar seus anúncios e estratégias de comunicação. 

Como o neuromarketing funciona na prática

Na última década, o neuromarketing foi usado por muitas empresas importantes na busca de novos insights sobre o que os consumidores querem ou não querem. 

Para isso, algumas questões teóricas são levadas em conta como você verá a seguir:

Cérebro Reptiliano

O cérebro reptiliano é também conhecido como cérebro instintivo. Ele é responsável pelos reflexos relacionados às emoções primitivas. A função principal dele é acionar nossos instintos de sobrevivência, controlando funções básicas como fome, sono e segurança. 

Cérebro Límbico

O cérebro límbico é o segundo nível cerebral e é responsável por controlar as emoções mais refinadas e sensações relacionadas aos 5 sentidos. É nele que estão presentes estruturas como o hipocampo, responsável pela memória. Nessa parte do cérebro, há um grande armazenamento de informações.

Neocórtex

Já o neocórtex é a região cerebral que separa o homem dos outros animais. Isso porque é nele que se localizam os lobos cerebrais, que controlam nossas interações sociais e nos dão a capacidade de pensar de forma racional e abstrata. Essa estrutura também é a responsável por nos conferir criatividade.

Com base no funcionamento dessas três partes do cérebro, a neurociência é aplicada na prática no dia a dia do marketing. Se você ainda não sabe exatamente onde ele é utilizado, observe algumas formas de uso:

Teste de anúncios 

Grande parte das campanhas de marketing não chegam ao consumidor antes de serem devidamente testadas.

Design Otimizado

Antes do neuromarketing, a maioria dos designers seguia os princípios de design padrão e achava que isso era bom o suficiente. 

Mas depois da tecnologia de neuro-varredura, os designers podem aprender exatamente onde o olhar do consumidor se projeta em qualquer design específico

Isso ajudou os profissionais de marketing a definirem melhor  a organização dos anúncios para garantir que os olhares dos consumidores se voltem primeiro para as informações mais importantes.

Embalagens melhores

Saber o que é neuromarketing pode ajudar os profissionais de marketing a determinar o apelo da embalagem de um produto antes de soltar no mercado.

A escolha da cor perfeita

A neurociência nos diz que as cores estão profundamente ligadas às nossas emoções. Os especialistas em marketing usaram essas informações para atrair o consumidor certo para o produto certo. 

Por exemplo:

  • Cores frias e escuras como azul marinho e roxo dão a sensação de estabilidade e qualidade e são boas para empresas automotivas e agências governamentais. 
  • Já as cores frias e brilhantes como o prata ou turquesa passam a ideia de modernidade e profissionalismo e são pedidas para produtos de saúde e cosméticos. 

Organização de Produtos na Loja

Através dos estudos, os neurocientistas entenderam que quando somos apresentados a muitas opções, geralmente não fazemos nenhuma escolha. 

Essa descoberta ajudou as lojas e os profissionais de marketing a projetar melhor as vitrines, de modo que os consumidores parem e olhem, ao invés de ficarem sobrecarregados com muitas opções.

3- Como as Empresas Utilizam o Neuromarketing

Muitas empresas como Hyundai e PayPal, por exemplo,  já incorporaram as descobertas do neuromarketing nas suas próprias estratégias de marketing. 

Eles usaram percepções comportamentais para redesenhar os anúncios e criaram desenvolveram sua marca com foco em objetivos específicos…

Há uma série de benefícios em conhecer o comportamento cognitivo do consumidor e se você trabalha com isso, precisa conhecer esses princípios.

Conheça 5 áreas principais em que as empresas usam o neuromarketing:

Branding

Não é à toa que as grandes empresas gastam tempo e dinheiro para criar uma marca com imagem de forte. 

Estudos de neuromarketing já mostraram que quando as pessoas veem imagens de marcas conhecidas, elas ativam áreas do cérebro associadas a emoções de conforto.

Enquanto isso, quando apresentadas a marcas desconhecidas, elas fazem mais esforço para o cérebro processar as imagens além de ativar áreas do cérebro associadas a emoções negativas. 

Design de Produto 

O cérebro humano cria respostas distintas aos designs de embalagens e essas respostas vão além da percepção consciente do consumidor. 

Tomada de decisão do cliente

Influenciar a tomada de decisão do cliente é uma das principais áreas em que o neuromarketing é usado e existem muitas maneiras de fazer isso, como por exemplo:

  • A ordem de apresentação dos produtos;
  • Não usar sinalização vertical, pois tem se mostrado desagradável aos compradores,;
  • Fornecer determinados aromas. 

É importante ressaltar que nem sempre esses processos são lógicos, mas várias técnicas foram consideradas realmente eficazes nesse sentido.

Lojas Virtuais

Nas lojas virtuais, o neuromarketing pode influenciar na decisão de compra da mesma forma que os ambientes de uma loja física.

No caso da loja virtual, as escolhas têm relação com as cores e fontes usadas no site, como as imagens são apresentadas ou com a rapidez com que uma marca responde a uma dúvida.

As experiências online têm um efeito profundo no fortalecimento das associações com a marca.

Se você trabalha na parte de marketing digital com foco em Ecommerce de uma empresa, saiba que ao entender o que é neuromarketing, você pode:

  • Produzir conteúdo capaz de gerar mais engajamento;
  • Entender por que um cliente escolhe o produto ou serviço que você vende, no lugar do concorrente; 
  • Incentivar os usuários do seu conteúdo a realizar as ações desejadas, como pressionar um botão de CTA ou fazer uma compra.

O Neuromarketing veio para ficar

O neuromarketing é uma estratégia relativamente nova no ramo dos negócios…

Ainda assim, os profissionais de marketing com foco em Ecommerce devem estar atentos a futuras tendências de neuromarketing, como rastreamento ocular e envolvimento biométrico .

No entanto, os efeitos e resultados do neuromarketing têm sido impressionantes, para dizer o mínimo. 

A mente do consumidor ainda está em constante evolução e as empresas recorreram à ciência para acompanhar. 

Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas e muitas pesquisas a serem realizadas.

E se você quer saber mais sobre empreendedorismo e Ecommerce, temos uma dica para te dar…

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!