Fazer anúncios é uma das formas mais eficazes de conseguir tráfego para o seu Ecommerce e se destacar da concorrência. Aqui, irei te mostrar diferentes formas de fazer anúncios, quanto se deve investir, quais plataformas utilizar e como gerar tráfego pago para o seu negócio.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, Lucas Lombardi e Babi Tonhela falam da importância do tráfego para qualquer negócio. Confira.

Tráfego Orgânico e Tráfego Pago

anúncios trafego pago e organico

As estratégias de tráfego orgânico também são essenciais para que suas campanhas pagas tenham sucesso.

Tráfego orgânico é uma forma de trazer visitas para o seu site de forma gratuita, o que se resume basicamente às estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Esse é um conjunto de técnicas que otimizam o seu Ecommerce para posicioná-lo melhor nas buscas dos clientes.

Quanto melhor for a posição da sua loja no buscador do Google, maiores são as chances dos usuários visitarem o seu negócio. Para aumentar esse ranqueamento, você deve se preocupar, por exemplo, com:

  • Palavra-chave
  • Qualidade do seu conteúdo;
  • URL amigável;
  • Tempo de permanência dos clientes na página;
  • Velocidade do seu site;

Além de melhorar seu posicionamento e, consequentemente, atrair mais visitas para o seu site, SEO também é importante para as estratégias de tráfego pago. 

Os seus anúncios, por mais que sejam pagos, precisam ter algumas preocupações de SEO, como a palavra-chave.

Não adianta investir em um anúncio com palavras que não são buscadas pela sua audiência. Se escolher os termos errados, suas campanhas não converterão vendas e nem irão chamar a atenção de potenciais clientes.

Agora que já entende a importância do SEO, vou te mostrar onde e quais tipos de anúncios são ótimos para Ecommerce.

Tipos de Anúncios

Google Ads

anuncios google ads
  • Busca no Google

O SEO ajuda a ranquear melhor o site nas pesquisas do Google. Porém, é possível pagar no Google Ads para que o seu Ecommerce esteja sempre nas primeiras posições.

Certamente você já viu isso. São os resultados da sua pesquisa que aparecem escrito “anúncio” ou “ad” ao lado do título. 

  • Rede de Display

Nesse formato, você produz anúncios gráficos em páginas afiliadas ao Google, além de sites como o Youtube e o Gmail.

É possível fazer uma segmentação com base no histórico de navegação do usuário e selecionar quais são as melhores páginas para realizar as campanhas.

Anúncios de formas visuais são excelentes para captar atenção do cliente. Selecione uma boa imagem, tenha um texto impactante e converta mais pessoas para o seu Ecommerce.

  • Remarketing

Essa talvez seja uma das estratégias de tráfego pago mais importantes. Sabe quando você entra em um site e, logo depois, recebe um anúncio da mesma loja? Isso é remarketing.

Você impacta um usuário que já entrou em contato com o seu negócio anteriormente. Assim, pelo menos 30% dos seus visitantes voltam através de remarketing.

Essa estratégia vai fazer a diferença para carrinho abandonado ou para pessoas que entraram no seu site e foram embora sem comprar nada.

  • Google Shopping

Já reparou que quando você digita o nome de um produto no Google, o resultado mostra diversos produtos parecidos com imagem, preço e o nome da loja?

Esses são os resultados do Google Shopping. Ele redireciona os possíveis clientes da página de busca do Google direto para o seu site, onde a compra pode ser concluída.

Como 67% dos brasileiros usam o Google antes de comprar um produto, esta costuma ser uma forma mais simples dos usuários compararem preços e produtos.

Facebook Ads

anuncios facebook ads

Além do Google Ads, é possível realizar anúncios com o Facebook Ads.

  • Facebook

Estar presente no Facebook é essencial para qualquer Ecommerce. Essa é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, um espaço onde é possível atingir milhares de pessoas todos os dias.

Como a plataforma possui uma base de dados gigantesca, que envolve desde informações demográficas até psicológicas dos usuários, os anúncios feitos no Facebook costumam atingir um público com altas chances de conversão.

Assim, você pode segmentar os anúncios de modo que só serão vistos por pessoas que têm interesse no seu nicho. Desta forma, o potencial de retorno é mais alto.

Nós temos um passo a passo para realizar campanhas pelo Facebook Ads, confira aqui: Manual de Facebook Ads para Ecommerce.

  • Instagram

Outra plataforma essencial é o Instagram. Como também pertence ao Facebook, é possível fazer anúncios nesta redes social direto pelo Facebook Ads. 

Essa vem sendo a rede social mais querida pelos lojistas virtuais. Por ser bem visual, é excelente para produção de conteúdo e divulgação de produtos.

No Instagram, você pode anunciar pelo feed ou stories, além de impulsionar suas postagens comuns. Também é possível fazer Stories impulsionados. Mesmo que você não tenha publicado nada, eles aparecem em Stories de terceiros a partir da segmentação selecionada.

Outra ferramenta é o Instagram Shopping, que torna possível cadastrar os produtos do seu site e marcá-los nas publicações. Vale a pena impulsionar esse post e fazer com que os seus produtos atinjam mais pessoas.

Quanto investir em anúncios

anuncios investimento

O orçamento é uma das maiores dúvidas quando se trata de tráfego pago. Todos os dias recebemos essas perguntas nos nossos canais de atendimento, mas a verdade é que não existe um número concreto.

Tenha em mente que o valor do investimento é diretamente proporcional ao alcance que seu anúncio terá. Você consegue regular o quanto a campanha vai gastar por dia, mas esse valor pode chegar ao fim nas primeiras horas, dependendo do público selecionado.

A média entre 500 e 1000 reais é um bom começo, se tiver capital. Se não tiver, não se desespere. O mais importante é começar, seja com 50, 100 ou 150 reais. Pegue o capital disponível e vá aos poucos se acostumando com as plataformas, tanto Google Ads quanto o Facebook Ads.

Para não se perder, organize e realize um cálculo mensal do investimento. Assim não vai gastar mais do que pode e vai saber exatamente qual valor funciona melhor para sua empresa alcançar resultados.

O que vai reparar rapidamente é que não adianta investir em anúncios sem ter uma estratégia. Isso significa queimar dinheiro, o que não é objetivo.

Portanto, sua estratégia deve ser focada nas 3 etapas do funil, pensando na jornada do cliente:

1 - Aquisição: 

2 - Monetização

3 - Remarketing

A aquisição é realizada por conteúdo. Produzindo conteúdo de valor, você consegue mostrar para potenciais clientes que o seu negócio tem a solução dos problemas dele.

Depois que usuário engajou, vem a monetização. Você direciona essa pessoa para a sua loja com um anúncio pago. E por fim, traz ele de volta com estratégias de remarketing.

Você pode ter acesso a esse passo a passo completo no treinamento Explosão de tráfego e vendas

Métricas para acompanhar

anuncios metricas

Não tem como saber se as suas estratégias estão funcionando e o que precisa melhorar sem acompanhar as métricas. Por isso, separei algumas das que devem ser analisadas todos os dias.

  • Taxa de conversão

A taxa de conversão serve para descobrir quantas vendas você realizou com os anúncios, que é afinal um dos grandes objetivos de investir em tráfego pago. 

  • Custo de Aquisição (CAC)

Cada novo cliente que você consegue por meio de um anúncio tem um custo. O CAC, então, te mostra exatamente qual é seu custo por cliente, o que pode ser interessante para cruzar com os dados de ticket médio, por exemplo. 

A conta é a seguinte: investimento em marketing dividido pelo número de novos clientes no período.

  • Retorno sobre o Investimento (ROI)

Este número mede o retorno sobre o investimento feito na campanha. Para chegar ao ROI de uma campanha, você precisa dividir o faturamento gerado pelo total gasto durante este anúncio.

  • Taxa de rejeição

O seu anúncio pode até converter em cliques e levar o cliente até a sua página… Porém, se se o cliente não concluir a ação necessária - a compra, por exemplo -, ele entra na métrica de taxa de rejeição.

Analisando esse dado, você pode entender se o público que está sendo impactado pela campanha é o correto.

Crie seus Anúncios Agora

anuncios faça voce

Já ficou claro que criar anúncio é essencial, mas exige certo trabalho… especialmente na hora de montar uma estratégia eficaz.

Para te ajudar com isso, juntamos todas as estratégias que já testamos no EnP e em empresas parceiras e montamos o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas.

No treinamento, que está disponível na nossa plataforma de educação por assinatura, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, ensina as melhores táticas para dobrar o seu tráfego com bons anúncios e conteúdos de qualidade.

Saiba mais sobre o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas e comece a criar anúncios que dão resultados para sua loja!