Quer criar ou melhorar a identidade visual da sua empresa? Criar uma paleta de cores no Canva pode ser o primeiro passo. Neste artigo, vamos te ensinar exatamente como fazer isso. Boa leitura! 

O Canva é uma plataforma dinâmica e fácil de usar. Suas funcionalidades têm ajudado empreendedores de todos os segmentos, ajudando-os a construir peças gráficas profissionais, mesmo sem terem experiência em design. 

E um dos recursos mais interessantes do Canva – sobretudo para quem está começando uma empresa agora – é a possibilidade de criar e salvar paletas de cores personalizadas. Elas podem ser usadas em todas as peças gráficas da sua marca, fortalecendo o branding da sua empresa. 

O processo para criar paleta de cores no Canva é bem simples, mas se você nunca o completou antes, podem surgir algumas dúvidas. Neste artigo, nosso objetivo é sanar todas elas e te ajudar a criar a melhor paleta para o seu negócio. 

Vamos começar? 

O que é o Canva? 

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite a criação de peças para rede social, apresentações, gráficos, pôsteres e até mesmo animações. O serviço conta com milhões de elementos, fontes, modelos e ilustrações que podem ser usadas por seus usuários. 

Suas funcionalidades podem ser acessadas por meio do desktop – no site ou aplicativo para computadores – e dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS. 

O Canva é um serviço pago, mas conta com um plano gratuito que pode ser usado com algumas limitações. 

A plataforma é usada por muitos profissionais de design, já que oferece funcionalidades avançadas e que são muito intuitivas de usar. Exatamente por isso, o Canva também é a plataforma de design preferida daqueles que não têm o design como seu ponto forte. 

Com apenas alguns cliques, qualquer um pode criar imagens do zero, personalizar modelos pré-definidos e criar peças de alta qualidade para veiculação digital ou impressão. Se você quiser saber mais sobre o Canva, temos um artigo específico sobre a ferramenta. Leia aqui: Como usar o Canva [TUTORIAL].

Por que criar uma paleta de cores é importante? 

A paleta de cores é um dos elementos mais importantes de qualquer marca. Isso acontece porque é ela que rege toda a identidade visual do seu negócio, já que está presente na loja virtual, nas redes sociais e até mesmo nas embalagens para Ecommerce

Ter uma paleta de cores vai te ajudar bastante na hora de criar peças gráficas, já que você não vai precisar se preocupar em combinar diferentes tonalidades. Esse é um recurso essencial para quem precisa gerenciar outras áreas do negócio de forma simultânea, como é o caso de muitos empreendedores.   

Ao longo do tempo, com o uso recorrente das tonalidades escolhidas, você vai construir uma marca facilmente reconhecível – um dos principais objetivos do branding

Além disso, as cores escolhidas vão ser responsáveis por transmitir as emoções que a sua empresa deseja passar. Cores mais fortes podem ajudar a chamar atenção, enquanto os tons mais sóbrios ajudam a passar um ar de seriedade e confiança. 

Querendo ou não, as cores são elementos que influenciam a psicologia do consumidor e podem ajudar a sua empresa a vender mais. Esse é um assunto bem interessante e, por isso, criamos um artigo especial só para falar dele. Você pode encontrá-lo aqui: Cores que chamam atenção para vendas.

Como criar paleta de cores no Canva? 

Agora que você já conhece a plataforma e sabe a importância de ter cores interessantes na identidade visual da sua empresa, é hora de aprender como criar uma paleta de cores no Canva

Como destacamos no início deste artigo, esse é um processo simples. Ele pode ser feito de duas maneiras. A seguir, vamos te guiar por cada uma delas. Leia os próximos tópicos com atenção! 

1. Criar paleta de cores no Canva a partir de uma imagem

No Canva é possível criar uma paleta de cores a partir de uma foto ou arte. Interessante, não é? Essa pode ser uma boa alternativa para empresas que ainda não têm uma identidade visual definida, mas sabem quais os conceitos e temas que desejam evocar. 

O processo é o seguinte: 

Acesse o Canva

Primeiramente, você vai acessar o Canva. Não é preciso logar em uma conta para completar esse passo. Então, você vai acessar o link do gerador de paletas do Canva

paleta de cores canva

Faça o upload de uma imagem 

Então, você vai clicar em “Upload an image” e escolher uma foto diretamente da sua galeria. Esse processo também pode ser feito com uma imagem de demonstração. 

paleta de cores canva

Veja o resultado

Depois de completar as ações acima, você poderá ver as cores geradas a partir da imagem. Você pode copiar os códigos que são informados clicando acima das cores. É bem simples… 

Esses códigos são chamados de hexadecimais e podem ser usados não só no Canva, mas em qualquer ferramenta de edição e criação de imagens. 

Leia também: Saiba como editar fotos para Ecommerce [+ 8 aplicativos de edição] 

2. Criar paleta de cores no Canva a partir de uma cor 

Você também pode criar uma paleta de cores no Canva a partir de uma tonalidade específica, ou seja, uma cor de referência. Essa é uma funcionalidade que serve para quando a sua empresa já tem parte de uma identidade visual, mas precisa de elementos complementares. 

Siga os seguintes passos: 

  • Acesse a roda de cores do Canva;
  • Clique sobre o tom que você deseja escolher. Se você tem um código hexadecimal da cor original, basta colocá-lo no campo da página; 
  • Na segunda barra, você deve escolher uma combinação de cores. As opções são: complementar, monocromática, análoga, triádica ou tetrádica.

Prontinho! A sua paleta de cores estará pronta para ser copiada. Você pode, ainda, exportá-la em PDF, com códigos hexadecimais, RGB e CMYK. Também é possível usar a paleta diretamente em criações no Canva. 

paleta de cores canva

Dicas para criar a paleta de cores do seu negócio 

Agora que você já conhece os caminhos para criar uma paleta de cores no Canva, que tal entendermos como você pode concluir esse processo, garantindo que o resultado reflete a identidade da sua companhia?

Como você pode imaginar, essa não é uma pergunta com resposta única. Existem muitos fatores que influenciam a composição de uma paleta de cores. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como começar… 

1. Pense nos sentimentos que a sua marca quer transmitir 

A sua marca é mais séria ou despojada? Qual o seu nicho de mercado? Quem é a persona que a sua marca busca atingir? Todos esses são questionamentos importantes para descobrir a essência da sua marca.

Empresas mais jovens ou ligadas a mercados mais casuais, como o infantil, por exemplo, podem optar por cores vibrantes e alegres. Enquanto isso, empresas que desejam transmitir mais tradição podem optar por tons sóbrios e universais. 

O público que compra da sua marca também pode influenciar nessa decisão. Personas mais velhas ou com alto poder aquisitivo podem preferir empresas que transmitem sobriedade, enquanto os jovens preferem marcas dinâmicas e com cores vibrantes. 

Por isso, invista um tempo nessa pesquisa. Pense com cuidado qual a mensagem que a sua marca deseja passar e determine quais as cores que mais se alinham à essa identidade. 

2. Pesquise o significado de cada cor 

As cores não são apenas tonalidades percebidas pelo olho humano. Cada uma delas evoca emoções diferentes. Por isso, pesquisar seus significados é essencial para criar uma boa paleta de cores no Canva. 

Um bom primeiro passo é conhecer os fundamentos da psicologia das cores, ao menos para os tons mais comuns. Já adiantamos que não existe uma ciência nisso tudo, mas sim algumas convenções sociais que, ao longo do tempo, se estabeleceram na mente das pessoas. 

Alguns dos principais significados são: 

  • Vermelho, laranja e amarelo: são conhecidas por evocar sentimentos de atenção, apetite e emoções afloradas. Muito usadas por empresas do ramo alimentício;
  • Verde: transmite sensações de conexão com a natureza. Pode ser usada por empresas que desejam atrelar a sua imagem a um consumo sustentável;
  • Azul: costuma ser lido como uma cor sóbria e sofisticada. Muitas empresas do ramo de saúde e bem-estar usam essa tonalidade, assim como companhias relacionadas a seguros e dinheiro; 
  • Cinza: essa também é uma cor que transmite sofisticação, também emprestando conceitos do minimalismo. Ela pode ser observada em muitas empresas de tecnologia.

Como já destacamos, não existem regras para criar a sua paleta de cores. O que você precisa é entender os sentimentos por trás de cada tonalidade e suas combinações. Não tenha medo de fazer testes e perguntar a opinião de pessoas próximas sobre as suas decisões!  

Apenas certifique-se que, ao criar a sua paleta, você está tomando decisões estratégicas do ponto de vista comercial, e não apenas escolhendo as cores que mais te agradam. 

3. Inspire-se em outras empresas 

Quando estamos criando uma paleta de cores, a ideia é ser o mais original possível. Ainda assim, analisar as escolhas de outras empresas – concorrentes diretas ou não – pode ser uma boa fonte de inspiração. 

Os erros e acertos dos outros podem servir para nos ensinar algumas coisas, não concorda? 

Esse pode ser um exercício que te ajuda até mesmo a diferenciar a proposta da sua empresa e conquistar espaço no mercado. Por isso, mantenha os olhos bem abertos ao seu mercado e procure por paletas interessantes de outras empresas! 

Como usar as paletas de cores pré-definidas do Canva? 

Falando em inspiração, aqui vai uma dica extra… 

Poucos sabem, mas o Canva também tem um acervo gigante de paletas pré-prontas. Você pode conferir todas elas na página de paleta de cores do Canva. Você pode, ainda, filtrar as paletas por meio de palavras-chave em inglês, nomeando cores ou conceitos. 

Essa é uma boa fonte de inspiração, caso você sinta que está sem ideias para criar a sua paleta de cores no Canva. Vale muito a pena conferir! 

E, se você quer saber mais funcionalidades secretas do Canva, aprendendo a usar o máximo potencial da ferramenta a favor da sua empresa, temos um convite a te fazer… 

Conheça o curso Segredos do Canva, exclusivo para assinantes do Ecommerce na Prática. 

As aulas são ministradas por João Couto, um dos maiores especialistas em Canva no Brasil. Ao longo do curso, você vai aprender como usar o Canva do zero, mesmo sem nenhuma experiência. 

Aprenda como usar o Canva para criar artes, identidade visual e muito mais. Para assinar o Ecommerce na Prática e começar o treinamento, clique aqui

Perguntas Frequentes

Como criar paleta de cores no Canva?

Existem duas formas de criar paleta de cores no Canva: por meio de uma imagem ou por meio de uma cor pré-definida. As duas soluções são simples de implementar e criam combinações interessantes em apenas alguns segundos.

Como achar a paleta de cores no Canva?

A sua paleta de cores personalizada vai estar disponível em sua conta no Canva, no menu que fica do lado esquerdo da tela. Você pode usar as cores em todas as peças gráficas criadas na plataforma.

Como baixar paletas de cores no Canva?

Se você está usando os geradores de paleta de cores do Canva, basta clicar na opção de download na página. Agora, se você está usando uma paleta de cores do kit de marca, não há como fazer download dos códigos hexadecimais.