Se você está em busca de alternativas para empreender, é possível que já tenha pesquisado sobre o tema como vender na internet para iniciantes. Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para vender na internet da maneira certa e lucrativa. Boa leitura! 

Vender produtos ou serviços na internet é uma das maneiras mais eficazes de obter uma renda extra ou, até mesmo, ser dono do próprio negócio. 

A dificuldade que muitas pessoas encontram no meio do caminho, entretanto, é entender como fazer isso do jeito adequado. 

Muitas acreditam que para comercializar algo no ambiente digital é preciso apenas ter o produto e fazer duas ou três publicações em alguma rede social. Acredite, não é bem por aí…

É fato que ter uma operação online é muito mais fácil e barato do que uma física, mas isso não significa que ela pode ser feita de qualquer forma.

Para acabar com qualquer dúvida ou conceito infundado, ao longo deste artigo, nós vamos explicar tudo sobre o tema como vender na internet para iniciantes. Preparado?

Vamos lá!

Vale a pena vender na internet?

Sim. Vender na internet se tornou uma das principais maneiras de ganhar dinheiro e ser dono do próprio negócio. 

A verdade é que muitas pessoas passam boa parte da vida em busca de formas aumentar a renda e conseguir a tão sonhada independência financeira. Existem diversas formas de conseguir isso, mas, nos últimos anos, o empreendedorismo se tornou a principal delas. 

Para você ter uma ideia, a Abcomm registrou a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil em 2022, chegando a 565.300 sites de comércio eletrônico registrados no país. O crescimento foi de 6,82% em relação a 2021.

Outro dado, desta vez levantado pela Nielsen|Ebit, aponta um faturamento de R$ 262 bilhões para o Ecommerce em 2022, indicando uma alta de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões). 

Como você pode notar, o cenário atual é bastante animador para quem quer vender na internet. Contudo, há um ponto de atenção para a necessidade de fazer isso da maneira correta, afinal, criar um negócio é uma coisa, e mantê-lo lucrativo é outra. 

Por isso que, se a sua vontade é entender tudo como vender na internet para iniciantes, fique tranquilo… vamos te ensinar adiante!

Quais são as vantagens de vender na internet?

Antes de saber sobre o tema de como vender na internet para iniciantes, achamos válido você ter uma visão geral sobre as vantagens de comercializar produtos ou serviços no ambiente virtual. 

1. Mais autonomia

Uma das principais vantagens de começar a vender na internet é a maior autonomia que você terá para gerenciar seu negócio. Você será o dono dos seus horários e o responsável pelas suas tarefas diárias. 

É claro que será preciso um equilíbrio nesse sentido, levando em conta o horário comercial e a disponibilidade dos parceiros para reuniões, por exemplo. 

Mas, no geral, você terá mais liberdade para definir estratégias e investimentos sem se prender ao horário de 8h às 18h. Vale lembrar que, ainda que este seja um modelo de trabalho libertador, também requer muita disciplina. Seus resultados são proporcionais ao seu esforço!

2. Baixo investimento para começar

Vender pela internet é bem mais em conta para o bolso do empreendedor do que no varejo físico. Isso porque, para abertura de uma loja física, você precisa lidar com mais burocracia, fora os investimentos, que são muito mais altos.

No ambiente digital, inicialmente, o lojista precisa se preocupar apenas com questões como a compra do domínio do site e a contratação de uma boa plataforma de Ecommerce, por exemplo. 

3. flexibilidade para vender a qualquer dia e horário

Fazer vendas em qualquer dia e horário – manhã, tarde, noite ou até mesmo de madrugada – é uma excelente vantagem, concorda? 

Isso significa que o cliente pode entrar no site a hora que quiser, pesquisar a mercadoria que deseja, adicioná-la ao carrinho e finalizar a compra. Caso ele tenha alguma dúvida no processo, é só entrar em contato que logo será atendido por algum profissional em horário comercial. 

Em alguns casos, o atendimento é feito 24h por meio de chatbots e serviços de mensagens pré-programadas. 

4. Maior alcance 

Outro benefício de vender pela internet é a oportunidade de fechar vendas para qualquer lugar do país ou, quem sabe, do mundo.

É claro que tudo vai depender da estrutura logística do seu negócio e das transportadoras que você vai trabalhar. Mas o fato é que você pode fazer vendas para todas as regiões do país e também para fora

Os Correios e as transportadoras particulares são boas opções para isso. 

🚚 Falamos mais sobre isso no artigo: Transportadora para Ecommerce: conheça as 18 melhores. Leia quando puder!

5. Análise de dados sobre os compradores

Entender os hábitos de compra dos consumidores é crucial para desenvolver estratégias de crescimento para o negócio. Esse é um dos pilares do data driven marketing.

No ambiente online, isso é ainda mais importante porque são essas informações que vão te ajudar a segmentar anúncios, definir ações adequadas para atrair e fidelizar os clientes, dentre outras iniciativas. 

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, você consegue ter acesso a dados, como:

Quais são as etapas do funil de vendas online?

O funil de vendas online é uma representação visual do processo que um consumidor percorre desde o primeiro contato com uma marca até a efetivação da compra. Cada etapa representa uma fase do relacionamento do cliente com o produto ou serviço. 

As etapas típicas do funil de vendas online são:

Topo do Funil (ToFu) - Aprendizado e Descoberta

No início do funil, os consumidores estão em uma fase de aprendizado e descoberta. Nesse estágio, eles podem não estar cientes da sua marca ou produto, mas estão buscando informações e soluções para suas necessidades

Para atingir esse público, estratégias como blogs, conteúdo educacional, vídeos informativos, presença nas redes sociais e otimização para mecanismos de busca (SEO) são essenciais. O objetivo é gerar reconhecimento e atrair visitantes interessados.

Meio do Funil (MoFu) - Consideração e Interesse

À medida que os consumidores avançam para o meio do funil, eles já têm uma compreensão básica do problema ou necessidade. Agora, estão considerando soluções específicas. 

Estratégias nesta fase incluem conteúdo mais detalhado, como webinars e estudos de caso, e-mails segmentados para nutrição de leads. Também entram ações que destacam a proposta de valor única do seu produto ou serviço.

Fundo do Funil (BoFu) - Decisão e Compra

No fundo do funil, os consumidores estão prontos para tomar uma decisão de compra. Nesta fase, é necessário apresentar ofertas especiais, demonstrações de produtos, depoimentos de clientes, garantias e chamadas claras para ação. 

O objetivo é converter os leads em clientes efetivos, fornecendo as informações necessárias para facilitar a decisão de compra.

Como vender na internet para iniciantes? 10 dicas

Agora chegou o momento de você conferir tudo sobre o tema de como vender na internet para iniciantes. A seguir, vamos abordar os primeiros passos para você estruturar, criar e desenvolver um negócio online lucrativo. 

Vamos lá?

1. Defina o que irá vender

Pode parecer um pouco óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer é definir o produto ou serviço que irá vender. Essa escolha é muito importante porque a base de toda a sua loja virtual será a mercadoria vendida nela. 

Caso esteja indeciso, com algumas ideias vagas sobre o que vender na internet, sugerimos pensar em dois pontos para resolver o impasse:

O primeiro deles é entender se há demanda no mercado para o que você quer vender. Uma maneira de fazer isso é por meio do Google Trends, ferramenta gratuita do Google que vai te informar o volume de buscas e as regiões em que elas acontecem. 

O segundo ponto é considerar os produtos ou serviços que você já tem alguma identificação. A rotina do seu trabalho como empreendedor estará toda conectada ao que será vendido. Por isso, o mínimo que você deve fazer é trabalhar com algo que gosta. 

Faz sentido para você? Esperamos que sim!

🛒 Caso queira um pouco mais de informação em suas pesquisas, sugerimos a leitura do artigo: O que as pessoas mais compram na internet? Conheça os 91 produtos em alta [2022]

2. Conheça o seu público

Quem são as pessoas que compram ou vão comprar de você? Quais são as suas necessidades? Onde elas estão?

Para vender na internet de maneira satisfatória, é crucial conhecer o público da sua empresa. No início talvez isso seja um pouco mais complicado, já que não haverá uma boa base de consumidores ainda.

Mas, conforme a sua empresa for se consolidando, não deixe de estudar quem são os seus clientes. É isso que vai te ajudar a traçar as estratégias certas para atrair as pessoas para a sua loja

Imagine como seria complicado  fazer campanhas de marketing sem saber qual público deseja atingir, não é verdade?

⬇️ Então, para descobrir quem é o seu público, isto é, a persona da sua empresa, sugerimos que você preencha o Mapa da Empatia. Essa ferramenta é gratuita e fácil de usar. Para saber mais, clique aqui

3. Crie a sua loja

Outro ponto que não podemos deixar de citar nesse artigo sobre como vender na internet para iniciantes é a criação de uma loja virtual. Muitas pessoas acham que pelo fato de a venda ser feita pela internet, ela não precisa acontecer em um ambiente adequado. Isso é um grande equívoco. 

Partindo do princípio de que você quer ter um negócio de verdade, bem estruturado, vai ser preciso criar a sua própria loja virtual. É claro que é possível começar a vender por outro canal, como os marketplaces, por exemplo…

Contudo, a longo prazo, você vai precisar expandir suas operações e nada melhor do que uma loja virtual própria para isso

Existem diversas plataformas que possibilitam a criação de uma loja virtual. Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda a América Latina… 

Ela possui algumas opções de planos pagos, mas, com o Plano Começo, você consegue criar um site de vendas de graça. Além disso, nossos alunos ganham 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade de outros planos. Para aproveitar o benefício, basta utilizar este link!  

4. Escolha as opções de pagamento e envio

Uma vez que o cliente chegou até a sua loja e gostou de alguma mercadoria, ele, obviamente, deve conseguir escolher uma opção de entrega e de pagamento, certo?

Para os envios, como mencionamos anteriormente, você pode contar com os Correios ou empresas particulares. Entre em contato, verifique os planos e coberturas, e escolha qual faz mais sentido para o seu negócio. 

Já sobre os pagamentos, não há muito mistério. Tente disponibilizar as formas de pagamento que os consumidores mais utilizam hoje em dia, como: cartões de crédito e débito, PIX, boleto, etc

📚 Para te ajudar nessas questões, vamos deixar a sugestão de leitura de dois artigos:

5. Diversifique os canais de venda

Existem alguns canais de venda com um potencial lucrativo bem alto. Já falamos rapidamente sobre dois deles, marketplaces e lojas virtuais. Entretanto, vale a pena você vender por outros também. 

As redes sociais são excelentes opções para diversificar os seus canais de venda, por exemplo. Instagram, Facebook, YouTube

Análise onde a sua persona está e trabalhe pesado para ter uma produção de conteúdo relevante. Usar estratégias de marketing de conteúdo vai aumentar suas chances de atrair, engajar e converter clientes. 

6. Gere o tráfego necessário para ter vendas

Uma loja virtual sem compradores é apenas um site sem visitantes… Não há nenhuma chance de conversão. 

A verdade é que você precisa levar as pessoas para conhecerem e comprarem no seu negócio. Ou seja, você precisa gerar o tráfego necessário para ter vendas. 

Existe um combinado de iniciativas que devem ser feitas para isso acontecer: 

  • Criar em conteúdo de valor;
  • Investir em anúncios pagos;
  • Implementar técnicas de SEO;
  • Dentre outros. 

Esse tema sobre geração de tráfego qualificado pode parecer um pouco complicado no início. Mas, com o tempo, você certamente dominará o assunto. Basta ter o conhecimento adequado para isso!

Nós vamos te dar uma dica de ouro sobre isso ao final deste artigo. Continue a leitura!

7. Invista em mídia paga

Aproveitando o gancho do tópico anterior, outra dica de como vender na internet é o investimento em mídia paga. Esse tema é tão importante que vale ter certo destaque…

Por “mídia paga” podemos entender os anúncios. Isto é: enquanto técnicas de SEO ajudam a gerar vendas de maneira orgânica a médio e longo prazo, os anúncios de mídia paga são ótimos para atrair vendas mais rapidamente.

Sendo assim, podemos dizer que a mídia paga é indispensável para você alcançar resultados expressivos de maneira rápida. Não é à que que é uma das estratégias que mais tem ganhado espaço entre os donos e gestores de negócios.

Para você ter uma ideia, o crescimento do investimento em anúncios digitais no varejo será de 23,5%, tornando-se líder no cenário,segundo a previsão da eMarketer.

8. Estude a concorrência

Não dá para pensar em como vender na internet sem considerar a concorrência…

Você deve entender quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Ou seja, aqueles que vendem o mesmo produto que você e aqueles que não comercializam o mesmo item, mas, de alguma forma, disputam pela atenção dos mesmo consumidores.

Ressaltando que a ideia não é copiar o que eles fazem, mas sim entender as estratégias que estão dando certo ou não. Com esse entendimento, ficará muito mais fácil desenvolver as iniciativas corretas para o seu negócio.

🔎 Falamos mais sobre isso no artigo: Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas]

9. Analise as métricas

Quando falamos em como vender na internet para iniciantes, não podemos deixar de fora a importância da análise de métricas. 

As pessoas vão visitar o seu site de vendas, vão comprar, eventualmente, vão solicitar trocas e devoluções, sugerir mudanças no atendimento e por aí vai… Tudo isso precisa ser metrificado. 

Pensando que o foco do seu negócio deve ser a satisfação do seu clientes, você precisa estar munido de dados para entender o comportamento deles e, assim, traçar estratégias de crescimento e melhoria

Cada novo dado pode gerar um insight valioso para o fortalecimento da sua empresa. Já parou para pensar nisso?

10. Busque desenvolvimento contínuo

Um empreendedor precisa estar sempre atualizado e em constante busca por conhecimento. Nesta etapa inicial, as principais dúvidas que surgem é como criar e desenvolver um negócio lucrativo, não é verdade?

Então, para te ajudar nisso, nós temos uma sugestão: conheça o treinamento Ecommerce do Zero!

Nesse curso completo, você tem acesso a todas as dicas e processos para criar um site de vendas e lucrar muito com o Ecommerce. Esse é um método validado e utilizado por milhares de empreendedores em todo o Brasil.

Com ele, você vai aprender como planejar e estruturar o seu negócio, construir uma audiência, criar um processo de atendimento campeão e impulsionar as vendas. 

O curso Ecommerce do Zero está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para saber mais, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como começar do zero a vender pela internet?

Para começar a vender na internet do zero é preciso: 1. Definir qual produto ou serviço irá vender; 2. Conhecer o seu público; 3. Criar a sua loja; 4. Escolher as opções de pagamento e envio; 5. Diversificar os canais de venda; 6; Gerir tráfego para ter vendas; 7. Analisar as métricas.

O que é mais fácil vender pela internet?

Não há um produto ou serviço que seja mais fácil de vender na internet. Na verdade, o que vai contribuir para o sucesso do seu negócio é a forma como você o gerencia, desde a sua criação. Contar com um método validado ajuda muito nessas horas. Falamos mais sobre isso no artigo. Leia!

Qual o primeiro passo para vender na internet?

O primeiro passo para vender na internet é definir o produto ou serviço que irá comercializar e conhecer muito bem o seu público. Depois, é preciso estruturar o seu site de vendas e aprender a como gerar tráfego para ele, a fim de fazer mais e mais vendas.