Quem trabalha no ambiente online certamente já se perguntou o que são canais de aquisição, não é verdade? Se você também está nessa situação, temos uma boa notícia: nós desenvolvemos um artigo inteiro sobre os canais de aquisição. Leia agora!

Aumentar o volume de vendas é o objetivo de todo empreendedor. Entretanto, este não é um objetivo que pode ser alcançado da noite para o dia. É preciso muita dedicação e conhecimento para entender quais estratégias podem alavancar os resultados dos negócios. 

Uma forma prática de descobrir um caminho para aumentar as vendas é conhecer os canais de aquisição disponíveis hoje no mercado. Você certamente já utiliza algum no dia a dia do seu negócio e pode implementar outros que vão fazer toda a diferença para os resultados da sua empresa.

Quer saber quais são os melhores canais de aquisição? Nós vamos apresentá-las ao longo deste artigo! 

Mas antes de iniciar a leitura, que tal assistir ao vídeo em que Ana Clara Magalhães, especialista em redes sociais e marketing do Ecommerce na Prática, mostra uma lista dos melhores canais de audiência para 2023? Confira abaixo:

O que são canais de aquisição?

Canais de aquisição são meios pelos quais empresas podem captar seu público-alvo e gerar novas oportunidades de vendas. São ferramentas indispensáveis para conectar os negócios aos seus respectivos clientes e, por isso, precisam funcionar da melhor maneira possível. 

Eles permitem mais facilidade na comunicação com os consumidores e ajudam a criar um bom relacionamento com eles. E isso pode acontecer tanto no ambiente online quanto offline.

Conhecer os canais de aquisição é vital para que as empresas consigam atrair cada vez mais clientes e, consequentemente, mantenham um bom ritmo de crescimento no mercado em meio à concorrência.

canais de aquisição

Qual a importância dos canais de aquisição de clientes?

Para manter um negócio devidamente lucrativo, os empresários precisam adotar as mais variadas estratégias de vendas. E a conquista de novos clientes, por meio de canais de aquisição, é uma delas. 

Os canais de aquisição de clientes são vitais para que você consiga estabelecer uma comunicação com o público-consumidor e, consequentemente, gerar mais vendas para a sua empresa

Muitos empresários têm o hábito de direcionar todos os seus esforços e recursos para apenas um canal, mas isso é um grande equívoco. O ideal é que você diversifique os canais de aquisição, aumentando ainda mais as chances de expandir a marca e alavancar o volume de vendas. 

Uma dica de ouro é conhecer profundamente os seus clientes. Quem eles são, onde estão, o que compram, etc. Mas vamos falar sobre isso em mais detalhes adiante… Continue a leitura! 

Tipos de canais de aquisição

Agora que você já sabe o que são canais de aquisição e qual a sua relevância no mundo das vendas online, chegou o momento de conhecer os tipos existentes. Será que você já implementa algum deles na sua empresa? Confira:

Canais de aquisição diretos

Os canais de aquisição diretos são aqueles que permitem total controle para o empresário. Ou seja, não há a necessidade de terceiros ou intermediários para que eles funcionem. O setor de atendimento de um negócio, que utiliza WhatsApp e telefone, por exemplo, é um exemplo de canal de aquisição direto. 

Canais de aquisição indiretos

Os canais de aquisição indiretos, por sua vez, são aqueles em que o lojista depende de fatores externos para captar leads e gerar mais vendas. Marketplaces, lojas virtuais, redes sociais são alguns exemplos mais comuns. 

Aproveite para ler também: Canais de vendas digitais: conheça as melhores opções

7 canais de aquisição para utilizar nos negócios

Depois de entender sobre os tipos de canais de aquisição, que tal conhecer agora os principais canais de aquisição disponíveis hoje em dia? 

Como dito anteriormente, esses canais são cruciais para que aumentar o alcance da sua marca entre os consumidores e também o volume de vendas. Você não precisa adotar todos os canais de aquisição de uma vez. 

Na verdade, é preciso analisar qual faz mais sentido para o seu negócio e, aos poucos, validar os escolhidos. Conheça, a seguir, os principais canais de aquisição para utilizar nos negócios:

1. Redes sociais

Algumas pessoas ainda enxergam as redes sociais como canais de comunicação que servem apenas para compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares… Mas este é um grande engano. 

As redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para empresas que precisam alcançar novos clientes no ambiente digital. Entre as principais delas estão: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Twitter e Pinterest

Contudo, antes de criar um perfil em cada uma delas e acabar ficando sobrecarregado com as atividades de gerenciamento, observe onde a sua audiência está. 

As redes sociais são canais de aquisição que precisam ser validados e, por isso, necessitam de esforços para que isso aconteça. 

Dessa forma, concentre-se em estar presente nas plataformas em que os seus clientes e potenciais clientes estão. Isso vai evitar desperdício de tempo e dinheiro, além de contribuir para que você extraia os melhores resultados desses canais de aquisição.  

Uma boa forma de entender se o seu público está na plataforma é observando dados como a faixa etária mais comum entre os usuários, quanto tempo eles passam usando a rede social e em quais grupos de pessoas o engajamento parece ser maior.

2. Inbound marketing

Talvez você estranhe o fato de o conceito de inbound marketing estar nesta lista dos principais canais de aquisição, mas não há nada de extraordinário nisso… Pelo contrário, o inbound marketing é uma das estratégias essenciais para quem vende pela internet

Ele também é conhecido como marketing de atração e, como o nome indica, serve para atrair as pessoas para o site de vendas. Na verdade, o inbound marketing tem um papel determinante na prospecção de novos clientes. 

Pense que o funcionamento de um negócio online não acontece de forma semelhante ao de uma loja física. No espaço físico, por exemplo, basta que o cliente passe pela loja e entre para conhecer produtos e fazer compras. Já em uma loja virtual, é preciso que o empresário adote iniciativas para atrair os consumidores. 

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, por sua vez, também é outra opção quando falamos em canais de aquisição. Se você possui uma loja virtual e precisa chamar a atenção de novos clientes, automaticamente, você precisa educar, entreter e encantar essas pessoas

Nada mais eficiente para conseguir isso do que utilizar o marketing de conteúdo. Isso porque ele foca na criação de conteúdo de qualidade a fim de aumentar o reconhecimento da marca, melhorar a classificação nos mecanismos de busca e gerar interesse da audiência. 

Existem algumas ações básicas de marketing de conteúdo que você pode começar a utilizar hoje mesmo no seu negócio. Ao final deste artigo, nós vamos explicar como fazer isso. Acompanhe!

Leia também: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

4. E-mail marketing

Quem trabalha pela internet certamente já ouviu falar do e-mail marketing, não é verdade? Esta é uma das iniciativas mais tradicionais do marketing, mas que não perdeu nem um pouco a sua importância com o passar do tempo. 

O e-mail marketing é um canal de aquisição muito utilizado porque permite que você consiga atingir as pessoas certas. Além disso, ajuda a fortalecer a relação com os clientes e possui um bom custo-benefício.

Já pensou em adotar o e-mail marketing como canal de aquisição? Se quiser saber mais sobre a estratégia, vale a pena ler o artigo: E-mail Marketing: o que é, como fazer e melhorar suas vendas

5. SEO

Seguindo com a nossa lista sobre canais de aquisição, vamos falar agora do SEO, sigla para Search Engine Optimization, que, em tradução livre, é “Otimização para mecanismos de busca”.

Você já reparou que ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, diversas páginas aparecem nos resultados? Isso não é à toa… Existem uma série de técnicas para fazer com que os sites de empresas figurem entre os primeiros resultados nos buscadores. 

É o que chamamos de SEO, que nada mais é do que o processo de otimização de um site para que os motores de busca deem preferência por suas páginas. Ele pode ser implementado em artigos de blogs, descrições de produtos, etc. 

O SEO é uma estratégia de marketing digital valiosa para atrair novos clientes de maneira orgânica – isto é, sem a necessidade de criar anúncios pagos –  e não pode ficar de fora das suas iniciativas. 

6. Programa de afiliados

O programa de afiliados tem como base o marketing de afiliados e funciona como uma espécie de parceria entre o produtor e o afiliado. Ou seja, quem produz o conteúdo a ser vendido e quem vai vendê-lo. 

Ele ocorre por meio de plataformas digitais e é uma boa opção de canal de aquisição, principalmente, porque tem crescido bastante nos últimos anos. Segundo levantamento da Awin, dos US$ 3,8 bilhões investidos em anúncios em plataformas digitais em 2020 no Brasil, US$ 152 milhões foram destinados ao marketing de afiliados

Vale ressaltar que algumas varejistas bastante conhecidas disponibilizam programas de afiliados. Amazon, Shopee e Shein são algumas delas. Falamos mais sobre isso nos artigos:

7. Parcerias

Outro meio de aquisição de clientes potente é o de parcerias. Uma empresa que trabalha tanto no Ecommerce quanto no varejo físico deve estabelecer boas parcerias ao longo do tempo. 

Elas são indispensáveis para expandir a marca entre os consumidores e, ao mesmo tempo, também o volume de vendas. Quando falamos em parcerias hoje, automaticamente, pensamos nos influenciadores digitais e isso não é por acaso…

De acordo com o estudo da plataforma de cupons Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite, mais de 43% dos brasileiros já fizeram compras estimulados por influenciadores na internet

Isso mostra o poder que essas personalidades vêm conquistando ao longo dos anos. Contudo, engana-se quem pensa que apenas os grandes influenciadores têm alcance entre a audiência. Os influencers médios e pequenos (também conhecidos como nano influenciadores) podem ajudar muito um empresário a aumentar os resultados de seus negócios. 

Como implementar canais de aquisição

Depois de tantas informações relevantes sobre canais de aquisição, vamos agora seguir para outro tópico importante: como implementar esses canais de aquisição no seu negócio

Já adiantamos que as dicas que vamos dar a seguir são bem simples e você pode colocá-las em prática o quanto antes e sem grandes dificuldades. 

Veja:

1. Conheça sua persona

Quem são os seus clientes? Onde eles estão? Quais são os seus hábitos de compra? O que eles estão em busca? Esses são alguns dos questionamentos que você precisa fazer para conhecer a persona do seu negócio. 

Fazer isso é importante para que você não perca tempo investindo em um canal de aquisição que não faça sentido para a sua empresa. Vamos explicar…

Vamos supor que você descubra que grande parte dos seus clientes estão presentes nas redes sociais. Por que direcionar esforços para outro canal de aquisição que não seja esse? Não faz sentido. 

É claro que, com o passar do tempo, você pode diversificar e implementar novos canais – isto é o esperado, inclusive  – mas a ideia é que você comece focando onde os seus clientes estão. Isso vai te ajudar a economizar recursos e acelerar os resultados. 

Falamos tudo sobre persona no artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2023]

2. Escolha os canais de aquisição 

Este tópico pode ser considerado uma continuação do anterior, pois a escolha dos canais de aquisição está diretamente ligada ao seu público. 

A sua empresa precisa estar presente em espaços onde os consumidores pesquisam por preços e produtos, fazem comparativos, compram itens, consomem conteúdo, etc. Seria uma falha grave apostar em canais que não há clientes ou potenciais clientes.

O dia a dia de um empreendedor de sucesso é bastante corrido, cheio de tarefas que precisam ser realizadas. Isso significa que cada minuto é precioso e deve ser aproveitado em iniciativas que de fato, podem gerar algum retorno. 

3. Faça testes

Tão importante quanto conhecer o perfil dos clientes e definir quais canais de aquisição investir é fazer testes. Eles são cruciais para você entender se os resultados alcançados estão de acordo com os objetivos traçados

Imagine que os seus consumidores dão um bom retorno às ações de e-mail marketing e às publicações nas redes sociais. Quais são os resultados de cada um desses canais? Qual deles merece um pouco mais de atenção da sua parte?

Faça testes, analise os resultados e, se necessário, aplique mudanças para atingir os números que deseja. 

4. Acompanhe as métricas

Nenhuma iniciativa no ambiente digital deve ficar sem o devido acompanhamento das métricas. Quando falamos em canais de aquisição, estamos nos referindo, mais precisamente, à conquista de leads e novos clientes

Por isso, defina métricas eficientes e acompanhe os resultados obtidos ao longo do mês. O CAC, ou custo de aquisição de clientes, é um bom exemplo disso. Ele nada mais é do que o investimento médio feito com a finalidade conquistar novos clientes. Interessante, não é verdade?

Leia também: Tipos de clientes: veja os 12 principais e como tratá-los

Quais canais de aquisição usar para atrair novos clientes?

A decisão de quais canais de aquisição usar para atrair novos clientes vai depender dos objetivos traçados para o negócio. Como vimos ao longo deste artigo, não faz sentido direcionar esforços e investimentos para canais em que o público não está presente. 

Por isso, busque compreender o perfil do seu comprador e onde ele está presente. Isso vai te ajudar a definir qual canal deve ser a sua aposta inicial. 

Independentemente do canal de aquisição que vai escolher, você deve conhecer estratégias para atrair, engajar e converter clientes. Lembra quando falamos sobre marketing de conteúdo e que teríamos uma dica ao final deste artigo? Pois é…

Nós queremos te convidar para fazer o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios! Nele, você vai aprender como produzir conteúdo que atrai, engaja e vende todos os dias nas redes sociais do seu Ecommerce.

As aulas vão desde o planejamento até a execução e mensuração de resultados. Para conhecer o conteúdo do curso e se inscrever, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é um canal de aquisição?

Canal de aquisição é um meio pelo qual empresas podem captar seu público-alvo e gerar novas oportunidades de vendas. São ferramentas vitais para conectar os negócios aos seus respectivos clientes e, por isso, precisam funcionar da melhor maneira possível.

Quais são os principais canais de aquisição?

Entre os principais canais de aquisição, estão: redes sociais, inbound marketing, marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO, programa de afiliados e parcerias.

Como escolher quais canais de aquisição usar?

A decisão de quais canais de aquisição usar para atrair novos clientes vai depender dos objetivos traçados para o negócio. Por isso, busque direcionar esforços e investimentos para canais em que o público esteja presente.