Construir um Ecommerce de sucesso não é fácil, principalmente se for a sua primeira experiência como empreendedor. Contudo, isso não pode ser uma desculpa para que você se permita cometer erros grosseiros criação do seu negócio.  Confira agora os 11 maiores erros dos empreendedores no Ecommerce e como você pode evitá-los.

Abrir um negócio é o sonho de muitos brasileiros. Hoje, é evidente que a melhor alternativa para quem quer começar a empreender é o Ecommerce.

Este é um segmento lucrativo. Em 2021, por exemplo 87,7 milhões de pessoas compraram em lojas virtuais. Em 2018, esse número ficava abaixo dos 30 milhões. Mas só porque este é um mercado com muitas oportunidades, não quer dizer que empreendedores que optam por ele estão à prova de falhas.

Atuar no Ecommerce é mais barato, menos burocrático e mais fácil do que abrir um negócio físico. Ainda assim, como em todo empreendeimento, é preciso ter muita estratégia e preparação para prosperar.

Infelizmente, muitos que optam por ir "na cara e na coragem", acabam esbarrando em erros comuns que podem fazer seus negócios serem um fiasco. Neste artigo, vamos falar sobre eles...

Quais os maiores erros dos empreendedores no Ecommerce?

Empreendedores, por mais preparados que estejam, estão sujeito a cometer erros. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo de tudo e, quando o assunto é abrir um Ecommerce, a experiência pode fazer toda a diferença.

O grande problema é que se não for entendido o porquê do erro, fica muito mais difícil de resolvê-lo. A médio e longo prazo, isso pode trazer consequências desastrosas para um negócio, inclusive quebrando a empresa.

Por isso, é muito importante analisar a raiz de cada um desses problemas. A seguir, vamos falar sobre alguns dos maiores erros dos empreendedores no Ecommerce e mostrar alternativas para impedir que eles comprometam o seu negócio.

Será que você já cometeu algum deles?

1. Não validar o negócio

O sucesso de um Ecommerce é baseado na sua validação. É necessário comprovar que a sua audiência está engajada, que seus produtos são bons, que seu conteúdo é de qualidade. Assim, você constrói  a base sólida que o seu negócio precisa para crescer e ter sucesso.

O que acontece é que muitos empreendedores mergulham de cabeça em um segmento, sem ao menos ter informações básicas sobre a demanda do produto, quem são seus concorrentes ou potenciais fornecedores.

É por isso que vemos tantos negócios falhando em seus primeiros anos de atuação.

No método que ensinamos em nosso treinamento nós falamos sobre uma estrutura mínima viável, ou seja, elementos essenciais par abrir um Ecommerce. Eles não demandam um grande investimento inicial, o que te permite validar o seu negócio antes de começar a investir pesado em tráfego ou estoque.

Hoje é até mesmo possível ter um site de vendas sem pagar nada, afinal, existem plataformas de Ecommerce com planos gratuitos. Por tudo isso, começar um negócio investindo alto, sem ao menos entender se aquele é um segmento validado, é um dos principais erros dos empreendedores.

2. Não ter uma loja virtual

Esse erro acontece principalmente em casos que o empreendedor não sabe a diferença entre Ecommerce e loja virtual.

Ecommerce é uma estratégia de negócio. O meio em que ocorrem as vendas. Ou seja: vender pela internet. Já a loja virtual, é a parte visual do Ecommerce. Nada mais é do que um site de vendas, ou seja, um local que funciona como uma vitrine de produtos, onde seus clientes também podem comprar. 

Muitas pessoas acham que para ter sucesso no Ecommerce podem começar com uma lojinha no Instagram, atendendo apenas pelo WhatsApp, ou Facebook...

Não nos entenda mal... esses podem ser canais interessantes para dar o primeiro passo. Mas dificilmente você ganhará força e poderá escalar seu negócio se optar por continuar neles.

Por mais que redes sociais tenham recursos de venda básicos – como o Instagram Shopping, por exemplo – eles não oferecem funcionalidades mais avançadas, como integrações logísticas e de pagamento.

Além disso, um site de vendas próprio passa maior credibilidade para o seu cliente e pode quebrar algumas objeções de venda.

Por tudo isso, se você quer vender em maior escala, você precisa de uma estrutura que comporte o alto volume de visitantes e ofereça uma experiência de compra superior. E só uma loja virtual própria pode te proporcionar tudo isso.

3. Esquecer o cliente e focar demais no produto

Um dos maiores erros dos empreendedores que estão começando no Ecommerce é focar muito nos produtos vendidos e acabar esquecendo de seus clientes.

Um dos princípios básicos da gestão da qualidade é o foco no cliente. O atendimento ao cliente se tornou “termômetro” para medir a real situação de uma organização no mercado.

Esse é um erro gravíssimo. Esquecer o cliente significa não ter um bom atendimento, fazendo com que sua audiência pare de comprar de você e passe a procurar seus concorrentes.

Por isso, é muito importante ter um bom relacionamento com seus clientes. Esse é o diferencial dos negócios de sucesso. Não adianta ter produtos de ótima qualidade se o seu serviço é ruim. Afinal, sem clientes não tem venda e sem venda não há lucro.

O que você deve evitar é que o seu consumidor acabe associando a sua marca a características negativas, tais como: preços abusivos, qualidade ruim, tempo de entrega extenso, informações errôneas sobre o produto e serviço, má fé entre outros.

Ao evitar esse erro, você constrói uma legião de clientes fiéis dispostos a sempre comprar no seu Ecommerce.

4. Ignorar as estratégias de marketing

É muito importante entender que o marketing é a ciência de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.

Assim sendo, fica claro a importância de ter estratégias de marketing bem definidas para o seu negócio. Com elas, você vai saber exatamente o que fazer e como fazer.

Aumento de vendas, fidelidade do consumidor e fortalecimento da marca são os principais benefícios de adotar técnicas de marketing. E para ter um negócio bem sucedido, você precisa disso.

O marketing vai unir forças com você e com a qualidade do seu produto. Ele é essencial em todas as fases do seu negócio e pode te impedir de cometer alguns dos erros dos empreendedores mais inexperientes.

Se você passa 40% do seu tempo produzindo o seu produto ou pensando em maneiras de melhorar seu serviço, deve separar no mínimo 20% do tempo planejando e criando estratégias de como ele chegará ao seu cliente final.

Quando você planeja estratégias de venda, é mais fácil identificar e corrigir as fraquezas do seu negócio, além de otimizar os pontos fortes. Isso tudo te leva a ter uma empresa de sucesso, lucrativa e sólida. Ingredientes essenciais para o sucesso.

5. Calcular o preço de venda errado

Você sabe que o preço certo do produto vendido é fundamental para obter lucro na venda, certo? O preço de venda se mostra como um elemento chave para uma gestão financeira saudável e, consequentemente, um negócio lucrativo e em crescimento.

Para começar, é importante ter a noção que precificar produtos não é uma atividade baseada em números aleatórios. O preço é definido a partir da soma de todas as despesas do negócio, como: custo de produção, gastos fixos e, claro, o lucro que se quer obter.

Saber calcular o preço final é estratégico justamente para evitar situações de prejuízo. O segredo está em encontrar um valor justo, que atenda às necessidades do estabelecimento e mantenha-se atrativo ao público. Dessa forma, você consegue realizar uma projeção de vendas realista.

Por isso, é muito importante analisar fatores como: preço médio do mercado, qual a margem de lucro ideal, custos e o quanto que os seus clientes estão dispostos a pagar. Assim, fica muito mais fácil de manter o seu negócio em crescimento, faturando o necessário para vender muito e ter sucesso.

Se você quer aprender a calcular os preços dos seus produtos corretamente, acesse o artigo a seguir: Planilha para calcular preço de venda de um produto: por que usar uma?

6. Errar na negociação com fornecedores

Negociação com fornecedores é um fator muito importante no mundo dos negócios. Estabelecer uma confiança mútua é fundamental para o andamento do empreendimento. Ignorar isso é um dos grandes erros dos empreendedores.

É necessário demonstrar conhecer bem suas reais necessidades e o que está disposto a comprar ou não. Você deve utilizar argumentos prontos e bem estruturados. Assim, quando solicitar um desconto, será possível conseguir persuadir seu fornecedor com suas justificativas para ele vender por menos.

Além disso, é muito importante estabelecer uma relação fiel com seus fornecedores. Afinal, seus produtos estão nas mãos deles. Quando houver qualquer contratempo, será necessário ter um bom relacionamento para conseguir resolver as situações da melhor forma.

Acima de tudo, a noção de que você não possui vínculo permanente com o fornecedor deve ser clara. Caso não haja um modo de chegar a um acordo entre o que ele quer vender e o que é possível pagar, vale a pena buscar alguém que esteja disposto a fazer uma melhor negociação.

É necessário pensar se apenas o fornecedor atual tem a mercadoria que você precisa e de melhor qualidade ou se existe outro que poderia suprir suas necessidades. Para saber mais sobre a relação da sua empresa com fornecedores, leia: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

7. Não dar atenção ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro da sua empresa. Caso ignorado, pode trazer consequências muito negativas para o seu negócio.

Isso acontece porque o fluxo de caixa pode ser considerado um dos demonstrativos mais importantes para a gestão financeira de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

É muito importante manter o fluxo de caixa do seu Ecommerce positivo e atualizado em tempo real.

Assim, você terá uma projeção média para todo o ano e, com essa projeção, você pode simular diversos cenários e se preparar para investir ou segurar despesas, se necessário.

Um fator fundamental para evitar o erro de ter o fluxo de caixa negativo é verificá-lo diariamente.

Dessa forma, você terá uma visão clara sobre a necessidade de caixa da empresa, além de formar uma base de informação confiável para tomar decisões.

8. Escolha da plataforma de Ecommerce errada

Esse é um erro clássico que diariamente destrói dezenas de negócios online. Isso porque impõe limitações e dificuldades no caminho dos empreendedores. Muitos empreendedores não estão preparados para essas dificuldades e acabam desistindo.

Existem centenas de plataformas de Ecommerce de qualidade no mercado, você precisa escolher uma que atenda as suas necessidades no momento.

Um exemplo clássico é o empreendedor sem conhecimento optar por usar uma plataforma open source, sem entender nada sobre a plataforma e sem dominar programação.

Plataformas open source podem ser atraentes por conta das possibilidades de customização, além de serem gratuitas. Apesar disso, administrar essas plataformas, requer acompanhamento constante por profissionais qualificados e especialistas no assunto.

Outro ponto negativo é que sua loja ficará dependente de um programador para efetuar correções, atualizações e adaptações constantes no sistema, no final o custo será muito mais alto.

Escolha uma plataforma pronta, opte por um sistema que atenda suas necessidades, mesmo que você esteja com orçamento apertado, existem boas opções de baixo custo no mercado. Algumas plataformas, como a Nuvemshop, têm até mesmo opções de plano gratuito.

Antes de decidir usar uma plataforma, teste outras concorrentes, avalie as funcionalidades, procure outras pessoas que trabalhem com a plataforma, faça contato com eles, pergunte o que eles têm a dizer sobre a ferramenta.

Garanto que você receberá excelentes feedbacks.

Além disso, pesquise também por lojas do seu nicho de mercado atuando com a plataforma em questão. Veja como a loja se comporta e simule como seus produtos ficariam na ferramenta.

9. Ter uma loja sem domínio próprio

Esse é um dos principais erros dos empreendedores que não têm experiência com Ecommerce. É fundamental que toda loja virtual tenha um domínio próprio. Ter seu negócio em um subdomínio como "sualoja.plataforma.com.br" não passa a mesma confiança e nem parece profissional.

Além disso, sem ter um domínio, você não terá nem um e-mail profissional com a sua marca.

Você terá que divulgar emails gratuitos como Gmail ou Hotmail, por exemplo. Usar esses serviços não faz diferença alguma, desde que você esteja divulgando seu e-mail pessoal a um amigo. A situação é outra quando você divulga isso como o e-mail profissional da sua empresa. Isso passa total falta de credibilidade.

Para resolver isso, registre o seu domínio imediatamente e configure-o em sua loja virtual o mais rápido possível.

10. Não ter um logotipo

logotipo é a sua marca registrada. É, geralmente, a primeira coisa que os usuários visualizam e memorizam em um site. O logo é a primeira impressão que você passa da sua Loja Virtual para o seu cliente. Lembre-se o que diz o ditado popular: “A primeira Impressão é a que fica”.

Você pode criar um logo para o seu negócio de forma simples, fácil e prática. Pode fazer isso gastando muito pouco na contratação de um freelancer, ou até mesmo sem gastar nada se quiser usar esses programas que vamos te recomendar.

11. Não ter informações suficientes em seu site

Esse é um dos maiores erros dos empreendedores no Ecommerce: criar a loja e não expor os dados, como CNPJ, telefone e e-mail.

Como a sua loja é nova no mercado, o cliente não te conhece ainda. Você precisa transmitir segurança ao consumidor. Deixe bem exposto na loja virtual seus dados de contato como:

  • Telefone fixo;
  • Endereço;
  • Razão Social;
  • CNPJ;
  • Formulário de contato;
  • Whatsapp;
  • Chat online.

É lógico que, para fornecer os dados acima, você precisa ter disponibilidade para atender os clientes. Não adianta divulgar dados se não terá quem atender os chamados dos clientes.

Mesmo que você não tenha uma loja física para atender os clientes, é preciso divulgar onde a sua operação funciona. Os clientes pesquisarão por essa informação. Além disso, toda empresa precisa de um registro de pessoa jurídica. Abrir um CNPJ é muito mais fácil para os novos empreendedores.

Se você pretende começar o seu negócio com planos de faturar até R$ 81 mil por ano (em notas fiscais emitidas), é uma excelente opção começar como MEI. Voce terá um CNPJ com custo muito baixo, que poderá usar para abrir uma conta no banco, comprar mercadorias, emitir notas fiscais e etc.

Leia também: 5 Erros Comuns de quem Começa um Ecommerce

Como evitar cometer erros graves do Ecommerce?

Não é fácil começar um novo negócio. Você precisa se dedicar muito e tenho certeza que você vai fazê-lo. Porém, apenas se dedicar não é o suficiente para direcionar o seu negócio rumo ao sucesso. É preciso fazer mais que isso.

É importante que você esteja atento aos detalhes. Erros simples e básicos podem colocar todo o seu esforço por água a baixo. Não deixe que isso aconteça com você e com o seu negócio. Aqui vão algumas dicas resumidas de como evitar alguns dos erros dos empreendedores que começam no Ecommerce:

  • Escolha uma plataforma que se adeque ao seu negócio hoje e no futuro. Pense que o seu empreendimento vai crescer e, quando isso acontecer, você não quer se preocupar com migrações, certo?
  • Registre seu domínio e mostre aos seus clientes que sua empresa tem um nome de verdade. Isso faz toda a diferença na confiança que os compradores vão depositar na sua marca.
  • Promova um lançamento para sua loja virtual. Feito isso, continue diariamente focado em atrair tráfego qualificado e clientes para o seu negócio.
  • Crie um logo profissional e transmita uma primeira impressão profissional ao seu público.
  • Construa uma página sobre o seu negócio, com todos os dados relevantes da sua empresa. Inclua fotos, vídeos, depoimentos de clientes, selos de segurança, certificados e tudo mais que for relevante para o cliente.
  • Crie uma estratégia de geração de tráfego imediato com anúncios. Além disso, também se prepcupe em construir uma estratégia de tráfego de médio, longo prazo, com o SEO.
  • Legalize seu negócio fazendo seu cadastro como MEI ou abrindo um CNPJ formal.
  • Leve o seu negócio a sério e dedique o máximo de tempo possível pra fazê-lo prosperar. Também não tenha medo de fazer investimentos e testar coisas novas, desde que elas estejam dentro de um planejamento prévio.

Entendendo melhor o porquê desses erros ocorrerem, fica muito mais fácil de não deixá-los acontecer novamente. É preciso tempo, dedicação, estudo e investimento para fazer os testes necessários para nunca mais errar a mesma coisa e se aprimorar no mundo do empreendedorismo.

Não tem segredo, empreender não é uma missão difícil, mas requer paciência e muita disposição para aprender.

Se você sente que precisa de orientação nessa caminhada, saiba que nós podemos ajudar. Ao longo de nossos anos de experiência, já ajudamos milhares de pessoas a construírem o próprio negócio. Tudo isso graças ao método exclusivo do Ecommerce na Prática.

Assista à nossa palestra gratuita para conhecer esse método e parar de cometer erros que podem custar o seu negócio. Clique aqui para começar: