Você vende em um site próprio e quer anunciar também em marketplaces? Então, é hora de aprender como integrar sua loja virtual no Mercado Livre. Esse é um processo simples, que tem tudo para alavancar o faturamento da sua empresa. Vem ler!


Aula grátis mlz

Com milhões de visitas mensais e milhares de vendas diárias, o Mercado Livre é um dos principais canais de vendas para quem quer começar no Ecommerce. Mas você sabia que essa também pode ser uma boa opção para quem já vende em um site próprio?

Por isso, nesse artigo nós vamos explicar o passo a passo de como integrar sua loja virtual no Mercado Livre. Além de mostrar as vantagens dessa integração, assim como os motivos desse marketplace ser tão usado pelos brasileiros.

Boa leitura! 

Por que escolher o Mercado Livre?

Como o maior marketplace da América Latina, e o Mercado Livre é uma das primeiras  escolhas de milhares de empreendedores que desejam ter sucesso online.

Para dar uma ideia do seu tamanho e alcance, no 3º trimestre de 2023, a receita da companhia somou US$ 3,76 bilhões, um crescimento de 39,8%, de acordo com dados do Valor Investe.

Com esses números, fica evidente que a popularidade do Mercado Livre está em constante crescimento, reforçando sua posição de destaque no mercado brasileiro de comércio eletrônico.

Vender no Mercado Livre oferece a oportunidade de alcançar uma grande parcela do público que faz compras por meio desta plataforma. Além disso, a integração com o Mercado Livre proporciona uma vitrine privilegiada para o seu negócio, o que aumenta a credibilidade da sua marca e a confiança dos seus clientes.

Portanto, independentemente de você já vender em outros canais de vendas, o Mercado Livre pode ser o marketplace ideal para comercializar seus produtos.

Com uma estratégia de integração bem planejada, as chances de empreender no site e aumentar a renda do seu negócio são muito positivas.

Requisitos para integrar a loja virtual no Mercado Livre

O único requisito que você precisa para integrar sua loja virtual no Mercado Livre é ter uma loja plataforma de Ecommerce que permita a integração. A Nuvemshop, por exemplo, é uma das que oferece essa integração/ 

Além disso, não é um requisito, mas não deixa de ser importante ter um software de gerenciamento completo, como a Bling. Isso te ajudar ter uma boa noção de como estão as suas vendas, seu estoque e demais variáveis importantes do negócio. 

Quais as possibilidades ao integrar loja virtual no Mercado Livre?

Quando o assunto é como integrar a loja virtual no Mercado Livre, vale a pena saber que a integração da sua loja virtual com o marketplace permite que seu negócio ganhe algumas facilidades na gestão das finanças e dos produtos, como:

  • Centralização dos dados da clientela e vendas num único espaço: com essa reunião de dados, a gestão das informações dos consumidores se torna mais simples e otimizada;
  • Acesso a plataforma de anúncios do Mercado Livre: permite anunciar produtos através do Mercado Ads, uma solução que dá mais visibilidade aos itens cadastrados;
  • Utilização do gateway de pagamento do marketplace: possibilita a utilização do Mercado Pago, outra ferramenta do Mercado Livre própria para gestão do dinheiro;
  • Realização de um único cadastro de clientes: em vez de fazer dois cadastros, um na sua loja virtual e outro no marketplace, basta fazer o cadastro dos produtos no campo administrativo do seu Ecommerce e depois sincronizar esses dados no Mercado Livre.

👉 Aproveite para ler também: Como funciona o algoritmo do Mercado Livre? Entenda!

Como integrar minha loja virtual no Mercado Livre? 7 passos

Agora que você já está com um bom conhecimento sobre o assunto, chegou a hora de saber o passo a passo sobre como integrar a loja virtual no Mercado Livre. 

Vamos lá? 

1. Utilize uma plataforma que permita integração com o Mercado Livre

Atualmente, a maioria das plataformas de Ecommerce oferecem a opção de integração com os marketplaces, como é o caso do Mercado Livre, o que já facilita e muito esse processo.

Se essa for a sua situação, basta ir ao campo de gestão administrativa da loja virtual e achar a opção de Mercado Livre na área de integrações e plugins. Caso não a encontre, entre em contato com a plataforma para buscar mais informações.

Em alguns casos, uma alternativa para sistemas que não têm integrações próprias se trata do hub de integração, que é uma ferramenta que permite a venda de produtos em outros locais, que neste caso, seriam os marketplaces, como o Mercado Livre.

Além disso, uma alternativa muito usual nos dias de hoje é a utilização de um sistema ERP que possua integração com o Mercado Livre, visto que esse recurso possibilita uma gestão da loja virtual de modo simples e prático.

👉 Aproveite para ler mais sobre isso no artigo: O que é ERP? Saiba como funciona e qual é o melhor sistema

2. Faça o cadastro no Mercado Livre

Após ter certeza de que sua loja pode ser integrada ao Mercado Livre, é momento de criar sua conta no marketplace…

Para isso, entre na página de cadastramento e preencha os seus dados e os da loja. Esse é o primeiro passo nessa jornada de sucesso.

O cadastro no sistema do Mercado Livre é totalmente gratuito. O que o lojista vai pagar à plataforma serão as comissões por cada venda realizada, ou seja, você só começa a pagar quando também começar a vender.

Lembrando que os custos de comissão do Mercado Livre são variáveis, conforme estipula o site da plataforma.

3. Permita a integração entre o Mercado Livre e sua plataforma de Ecommerce

Após ter a confirmação de que seu Ecommerce permite integração com o marketplace e com sua conta devidamente criada na plataforma, você deve acessar a área de administração da sua loja virtual e permitir a sincronização dos sistemas.

E se sua preocupação é que uma plataforma fique dependente da outra, pode ficar tranquilo, pois isso não acontece…

O que ocorre, por exemplo, é a necessidade de cadastrar um mesmo produto nas duas plataformas de vendas.

4. Separe os produtos que serão vendidos no Mercado Livre

Esse passo é mais uma comprovação de que, mesmo integrando a sua loja virtual no Mercado Livre, os dois mecanismos de venda continuam independentes.

Para isso, você precisa selecionar quais produtos serão vendidos tanto no seu Ecommerce como no Mercado Livre.

Caso você queira deixar algum produto ou categoria para venda exclusiva no site, isso não é um grande problema, basta apenas não adicionar esse produto para negociação na marketplace. 

5. Defina a tabela de preços do Mercado Livre

Depois de escolher quais produtos e categorias serão comercializados no Mercado Livre, o próximo passo é definir os preços desses itens para venda no marketplace.

A definição de uma tabela de preços depende da sua estratégia, o que significa que você pode aplicar no marketplace os mesmos valores da sua loja virtual, ou então oferecer preços mais elevados ou com descontos.

👉 Enfim, o método de cobrança fica a seu critério. Se quiser saber mais sobre isso, sugerimos a leitura: Precificação para Marketplaces: Como Calcular do Jeito Certo?

6. Configure as opções de envio

Quem vai vender no Mercado Livre tem a opção de contar com o Mercado Envios, braço logístico da companhia. 

Por meio desse sistema, o consumidor já sabe no momento da compra, o valor do frete de um produto ao inserir seu CEP na área adequada.

Inclusive, esse custo é  inserido de forma automática no campo destinado ao pagamento que também é feito por outro sistema do Mercado Livre, o Mercado Pago.

Outra opção é contar com transportadoras parceiras, como os Correios ou empresas particulares.  

Assim, tenha em mente que configurar os meios de envio é uma das principais etapas na hora de saber como integrar a loja virtual no Mercado Livre. Fique atento!

7. Integre os produtos no Mercado Livre seguindo as diretrizes da plataforma

Como dissemos anteriormente, uma das vantagens sobre como integrar a loja virtual no Mercado Livre é o fato de não ter que realizar o cadastro de um produto mais de uma vez.

No entanto, para que essa ação não seja realmente necessária, você deve seguir algumas normas da plataforma de marketplace relacionadas ao cadastro de produtos. São elas:

  • É permitido um limite de 60 caracteres no título dos produtos; 
  • A descrição dos produtos precisa estar com letras maiúsculas;
  • Cada produto necessita conter dados de dimensão, peso, assim como especificações técnicas, em alguns casos, como material, cor, voltagem, etc.;
  • Como forma de manter a qualidade das imagens mesmo com aplicação de zoom, as fotos devem ter o máximo de 800 pixels.
Aula grátis mlz

Vantagens da integração da loja virtual no Mercado Livre

Integrar a loja virtual no Mercado Livre viabiliza muitas vantagens para o empresário, uma vez que a gestão do seu negócio ganha agilidade e mais possibilidades de expansão. 

Veja em mais detalhes os benefícios por trás dessa integração!

1. Sincronização de anúncios automatizada

Vender na loja virtual e no marketplace pode ser uma estratégia vantajosa, desde que o empreendedor saiba aproveitar as ferramentas proporcionadas pela união desses dois sistemas.

Uma dessas possibilidades é gerenciar os anúncios de modo vinculado, de maneira que os dois modelos de venda sejam contemplados.

Isso significa que, ao unificar a sistemática de propagandas a partir do Mercado Livre, o gestor, além de ter uma visão ampliada do seu negócio, ainda tem os benefícios do marketplace transmitidos para o Ecommerce.

Depois, uma vez que o marketplace trabalha apenas com anúncios, dá para ter uma ideia do que está dando certo e que tem chance de fazer sucesso na loja virtual.

Para saber mais, leia: Como Criar um Anúncio no Mercado Livre do ZERO: Veja o Passo a Passo

2. Gestão unificada de frete e estoque

Esse ponto merece bastante atenção, pois integrar a loja virtual no Mercado Livre passa justamente pela boa gestão desses dois itens, frete e estoque.

Logo, se você tem um único almoxarifado para guardar as mercadorias dos dois canais de venda, a administração do estoque necessita ser unificada.

Caso contrário, é provável que uma unidade de um produto dos dois canais seja esgotada e a loja virtual não consiga honrar as entregas.

Portanto, o recomendado aqui é que a gestão do estoque do Mercado Livre e do Ecommerce seja integrada, já que assim você terá certeza de quando deverá contatar um fornecedor para reposição de mercadorias.

Com isso, a possibilidade de decepcionar um cliente devido a falta de um determinado produto são baixas, além de que, convenhamos: administrar as duas plataformas juntas é bem mais fácil do que quando elas são separadas.

3. Interação ágil

Dado que o gestor precisa operar apenas um painel de vendas ao integrar a loja virtual no Mercado Livre, esse empreendedor consequentemente pode trabalhar com mais agilidade diante das encomendas.

Um exemplo dessa agilidade se dá por meio das perguntas dos clientes, os quais podem ter as perguntas solucionadas em menor tempo, graças à união dos dois sistemas de venda. 

4. Vendas sob controle

A partir do momento em que as vendas da loja virtual são unificadas com a gestão das vendas do Mercado Livre, a empresa consegue ter maior controle sobre as negociações efetuadas em cada canal.

Desse jeito, com uma administração mais assertiva, é possível compreender de que modo as vendas do Ecommerce e do marketplace estão impactando no caixa do negócio.

Faça a integração da sua loja virtual no Mercado Livre com o Bling!

Hoje você aprendeu como integrar a loja virtual no Mercado Livre. Com isso, você deve ter notado que  integrar o Ecommerce ao marketplace garante diversas vantagens para os negócios, não é verdade?

Portanto, uma maneira de agilizar a integração da loja virtual no Mercado Livre é utilizando um sistema de gestão integrada que possua o módulo de integração para Ecommerce. 

E o Bling! ERP oferece essa função com muita eficiência!

Então, se você deseja fazer a gestão da sua loja virtual com o maior marketplace da América Latina, o Mercado Livre, integre sua loja virtual ao Bling! ERP e amplie suas vendas o quanto antes!

QUERO SABER MAIS SOBRE O BLING!