Desde criança aprendemos que o escritor é alguém que trabalha escrevendo textos para livros e outras obras. Para o empreendedor do Ecommerce, os textos são fundamentais para identificação da marca, produtos, e também para fidelizar o público-alvo. O Ecommerce na Prática preparou uma matéria especial para celebrar o dia do escritor (25 de julho) e ajudar você nesta tarefa. Confira!

Textos: Descrição da loja virtual

Certamente, ao montar seu Ecommerce, muitos empreendedores esbarram numa questão: afinal, como escrever sobre o meu negócio? Essa é uma dúvida comum e é preciso ter muita atenção. Isso porque a maioria das pessoas deposita tudo o que pensa sobre a empresa na área "Sobre" ou "Quem somos". Geralmente essa é a página mais acessada do seu site. Neste caso, "muita calma nessa hora".

Uma das coisas que você precisa ter em mente é que todos os textos do seu site precisam ser convertidos em vendas. Mesmo na página "Sobre", todos os argumentos utilizados devem direcionar o potencial consumidor para comprar seus produtos. Mas existe uma maneira de fazer isso trazendo mais credibilidade para sua loja. Confira a seguir algumas dicas que você pode utilizar para deixar sua loja ainda mais amigável neste dia do escritor!

Boas vindas

Receber um "bom dia" pode, de fato, mudar o nosso dia. Quando alguém nos deseja um "bom dia", a primeira impressão que temos é que alguém deseja que tenhamos bons momentos. Se você possui, por exemplo, um Ecommerce de peças automotivas, que tal iniciar o texto dessa forma:

"Bem-vindo a loja X, o Ecommerce onde você poderá comprar peças novas com os preços das antigas."

O texto, além de mostrar imediatamente o segmento de mercado atuante, ainda estimula o comprador acerca dos bons preços ofertados pela loja virtual.

História

A história é a biografia do seu Ecommerce. Citar a história do seu negócio é uma ótima estratégia para situar o consumidor sobre a sua existência. Por isso, cite o nome do fundador e a data de fundação. Quando bem utilizado, a citação de dificuldades encontradas no início do Ecommerce e como foi feito para superar as barreiras podem sensibilizar o público também. Observe o exemplo:

"O Ecommerce na Prática foi fundado em 2015 pelo Bruno de Oliveira sem pretensões. O objetivo inicial era simplesmente, propagar conteúdo prático de ecommerce, baseado nos anos de experiência que o Bruno tem nesse mercado.

Atualmente o trabalho do Ecommerce na Prática é produzir e publicar os melhores conteúdos e treinamentos de ecommerce do mercado, sempre focado em empreendedores, aspirantes e entusiastas do segmento.

O Bruno de Oliveira atua no ecommerce a mais de 17 anos, quando iniciou do zero e atuando em casa a operação, do que viria a se tornar a Cartucho Etc. Atualmente é proprietário de várias empresas nesse mercado, sendo que uma delas, é líder no segmento de suprimentos para impressão no Brasil.

Foi eleito em 2017 através de votação popular, o Melhor Profissional de Ecommerce do Brasil no ano. Considerado por muitos um dos grandes especialistas em Ecommerce do Brasil.

Toda a expertise e habilidade do Bruno no mundo dos negócios são usadas aqui para lhe proporcionarmos sempre, os melhores conteúdos e treinamentos de ecommerce para empresários."

A cultura organizacional da empresa

A cultura organizacional da sua empresa é fundamental para dar transparência à sua linha de produção e aos valores seguidos pela sua marca e equipe. Desta forma, é muito comum nos sites a utilização de princípios como Missão (motivo de ser), Visão (objetivo em longo prazo) e Valores (modo de ser).

É possível criar laços de identificação com o consumidor por meio destas descrições. Por isso, um bom texto é fundamental para conectar a sua marca com a visão de vida dos seus consumidores. Veja o exemplo:

Missão: A xxxx é um Ecommerce dedicado à venda de peças seminovas com

Visão: Se tornar o maior site de venda de peças automotivas do estado até 2020.

Valores: Ajudar motoristas de todo Brasil com transparência, ética e respeito ao consumidor.

Depoimentos

Outra forma bastante interessante de fidelizar o consumidor é utilizando o depoimento de outros compradores em sua loja virtual. Quando compramos pelo Ecommerce, muitas vezes ainda não tivemos a oportunidade de ter uma experiência real com aquele produto. Desta forma, a boa experiência que outros clientes tiveram com seus produtos poderá ser determinante para que um novo potencial cliente efetive a compra.

Segundo uma pesquisa realizada pela NeoAssist, 70% dos compradores confiam nos depoimentos de outros clientes. Assim, veja o exemplo de como um bom depoimento pode ser publicado na sua loja virtual:

“Comprei um volante para o meu carro em excelentes condições e fiquei muito satisfeito. Estou utilizando a peça há uma semana e está excelente. A loja virtual foi super rápida. Fiz o pagamento e recebi um e-mail com todo passo-a-passo e rastreio da minha compra. Certamente, está recomendadíssima!” – Ricardo Montesanto, da Transportes e Empreendimentos LTDA.

Atenção: o seu Ecommerce deve utilizar estes recursos para dar transparência ao seu negócio. Portanto, depoimentos inventados não representam uma boa prática para a sua marca. Quando o cliente percebe que um depoimento é supervalorizado ou divergente da realidade, certamente não confiará mais em sua loja.

textos

Contatos

Todos os meios de contato devem estar disponibilizados também na descrição da sua loja. E-mail, endereço, telefone, e até mesmo o CNPJ da sua empresa. Isso porque as pessoas precisam e querem saber exatamente com quem estão lidando. Além disso, quando entramos em uma loja virtual que não apresenta contatos, certamente teremos dor de cabeça se o produto chegar avariado. Disponibilizar os contatos e novas ferramentas e canais de comunicação - como chat online e WhatsApp - vão gerar, neste caso, mais credibilidade e segurança em torno da sua marca.

Qualificação

Escrever e apresentar os certificados obtidos pela sua loja também é uma ótima maneira para ganhar credibilidade com seu público-alvo. Certificados de segurança ou selos ambientais são ótimos nesse caso. Tudo o que um consumidor inseguro quer saber é que a sua loja online possui certificados de segurança. Isso vai ajudá-lo a passar o cartão de débito ou crédito na tela de pagamento sem pensar duas vezes.

Textos institucionais para meu Ecommerce: como escrever?

Certamente temos muita preocupação com o que escrevem da gente. Alguma vez, mesmo nos tempos do colégio, você já deve ter escutado um colega dizer ao outro: "o que você escreveu de mim?" Isso porque todos se preocupam diariamente com o que falam sobre nós. E com o seu Ecommerce não poderia ser diferente. Escrever bem sobre a sua marca e produtos é imprescindível para passar a correta imagem da sua marca para o seu consumidor final.

No Ecommerce, o texto institucional é aquele que transmite um pouco da história e da cultura organizacional - entre outros assuntos - com o objetivo de aumentar a credibilidade da empresa perante os consumidores. Desta forma, quando for escrever para o seu Ecommerce - seja uma postagem no blog, nas redes sociais, ou até mesmo na descrição dos produtos - é preciso ganhar o coração e a mente das pessoas.

Pitada de persuasão

Não precisa exagerar, mas uma leve pitada de persuasão é fundamental para convencer o seu cliente. Tente aplicar esse conceito nos textos institucionais do seu Ecommerce. Apresente resultados e fale com autoridade sobre o que você conhece, ou seja, sobre os seus produtos. Convença o consumidor sobre a exclusividade do seu trabalho e mercadoria.

Antes de publicar os textos em seu site, não "queime largada". Mostre para a família, amigos, releia, e não deixe de revisar o conteúdo com bastante atenção. Textos com erros de português não são nada atraentes para o consumidor, ainda mais nessa época em que tudo na internet se transforma em piada, não é mesmo?

Mas se você não sente firmeza para colocar a mão na massa, não fique apreensivo. Ninguém disse que você precisa saber fazer todos os trabalhos para alavancar as vendas do seu Ecommerce. Muitos empresários sentem dificuldades para alimentar conteúdo nos blogs das suas marcas. É normal. Para isso existem jornalistas e produtores de conteúdo. Se for o caso, contrate um.

Gostou desta matéria e quer saber mais sobre o assunto? Confira então esse vídeo!

E não deixe também de fazer a inscrição para participar da nossa lista Vip!