Uma disputa no AliExpress é uma opção que o cliente tem para solicitar o reembolso de uma compra a qual ele não está totalmente satisfeito. Não à toa, quem vende por lá precisa entender como o processo funciona e o que fazer para lidar com essa situação da melhor forma possível. Quer entender sobre como abrir uma disputa no AliExpress e tudo o que envolve o tema? Leia este artigo!

Não é novidade que o comércio eletrônico é bastante dinâmico e que plataformas, como o AliExpress, se destacam por oferecer excelentes produtos, condições de pagamento, formas de envio, etc. 

No entanto, assim como em qualquer mercado, surgem situações em que os compradores podem enfrentar problemas com seus pedidos... E é justamente aí que entra o processo de disputa no AliExpress.

Até que ponto os consumidores podem solicitar reembolso por meio de uma disputa? Os lojistas podem apresentar argumentos para evitar isso? Nós vamos responder essas e outras questões ao longo deste artigo!

Vamos lá?

O que é uma disputa no Aliexpress?

Uma disputa no AliExpress é um procedimento disponibilizado pela plataforma para permitir que consumidores solicitem reembolso em caso de problemas. Essas questões podem variar entre produtos que não correspondem à descrição, itens com defeitos, atrasos significativos na entrega, etc.

Funciona da seguinte maneira: quando um comprador se depara com alguma dificuldade com a sua compra que não consegue resolver diretamente com o vendedor, é possível recorrer à abertura de uma disputa. 

A ferramenta faz parte do Programa de Proteção ao Comprador e serve como um canal oficial para que compradores e vendedores possam apresentar seus argumentos. E também permite que a plataforma do AliExpress atue como mediadora imparcial.

Por meio da disputa, o comprador pode expressar suas preocupações detalhadamente, apresentar evidências como fotos, vídeos ou mensagens de comunicação com o vendedor, e indicar qual solução está buscando, seja um reembolso, troca ou outro acordo. O vendedor, por sua vez, também tem a oportunidade de responder à disputa, fornecendo sua perspectiva sobre o ocorrido.

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Qual a importância da disputa no AliExpress?

A disputa no AliExpress desempenha um papel crucial na proteção dos direitos dos consumidores, ao mesmo tempo em que também faz o mesmo em relação aos vendedores da plataforma. Ou seja, é uma ferramenta importante para ambas as partes. 

Em termos práticos, a disputa no AliExpress é importante para os consumidores pelas seguintes razões:

  • Resolve problemas;
  • Dá voz ao consumidor;
  • É uma ferramenta de confiança;
  • Previne fraudes.

Por outro lado, a disputa no AliExpress é importante para os vendedores pelos seguintes motivos:

  • Resolve problemas;
  • Protege a reputação da loja;
  • Fornece feedback para melhoria;
  • Previne prejuízos.

No geral, a disputa no AliExpress é importante tanto para o comprador quanto para o lojista. Entretanto, a forma como os empreendedores lidam com as disputas pode influenciar diretamente o sucesso e a sustentabilidade de seus negócios na plataforma.

🔎 Conheça os maiores marketplaces do Brasil: 25 plataformas para sua empresa

Quando o consumidor pode abrir uma disputa?

Existem alguns casos específicos em que o AliExpress permite que o consumidor abra uma disputa na plataforma. São eles: 

  • O produto não foi entregue;
  • O item foi entregue com a cor, o tamanho, o design, o material ou o modelo diferente do comprado na página de venda;
  • A mercadoria entregue está danificada ou não funciona como o esperado (em caso de aparelhos eletrônicos);
  • Quantidade de produtos está diferente da adquirida;
  • A caixa do pedido foi entregue vazia ou com itens diferentes dos adquiridos.

Como abrir uma disputa?

O passo a passo de como abrir disputa no AliExpress é bem simples. E, apesar de ser feito apenas pelos consumidores, é importante que os vendedores também fiquem atentos à maneira como o procedimento é feito. Veja:

  1. Acesse o AliExpress e faça seu login;
  2. Acesse os detalhes da sua conta e vá em "Minha Conta" e, depois, em "Meus Pedidos";
  3. Selecione "Detalhes do Pedido";
  4. Clique no botão "Abrir Disputa";
  5. Escolha entre duas opções para a disputa:
  • Devolver Produtos: para devolver o produto e solicitar reembolso total;
  • Apenas Reembolso: para reembolso total (não houve recebimento do pedido) ou reembolso parcial (houve recebimento, mas não vai enviar o item de volta).
  1. Por fim, responda às perguntas sobre o motivo pelo qual você está abrindo uma disputa e envie o formulário.

📌 O vendedor terá o prazo de 5 dias para fornecer uma resposta à disputa e colaborar na resolução do problema junto ao cliente. Caso não haja resposta por parte do vendedor, a plataforma encerrará automaticamente a disputa e tomará uma decisão sobre a elegibilidade para o reembolso.

É possível cancelar uma disputa?

Sim. Caso o vendedor chegue a um acordo com o cliente, a plataforma permite que ele cancele a disputa aberta. Os passos são os seguintes: 

  • Acesse o AliExpress e faça seu login;
  • Vá em “Meus Pedidos” e localize o pedido em questão;
  • Clique em “Disputa em Progresso” para entrar na página “Detalhes da Disputa”;
  • Selecione o botão “Cancelar Disputa” e clique em “Enviar” para confirmar o cancelamento.

Lembrando que se o cliente cancelar uma disputa e o período de Proteção do Consumidor acabar, o pagamento será feito normalmente para o lojista. E, caso julgue necessário, o cliente pode abrir uma nova disputa.

Como o AliExpress faz o reembolso ao consumidor?

Se a plataforma entender que o comprador deve ser reembolsado, ela fará o estorno do valor da compra na fatura do cartão de crédito ou na conta EBANX – caso a compra tenha sido paga via boleto bancário. 

Vale ressaltar que todos os passos e ações do processo de disputa são informados via e-mail pelo AliExpress. E também é possível acompanhar o andamento do processo pela plataforma.

4 dicas para evitar a abertura de disputas 

Agora que você já sabe como abrir uma disputa no AliExpress e tudo o que envolve o tema, que tal conferir algumas dicas para evitar esse tipo de questão com seus clientes? Dá só uma olhada:

1. Crie descrições detalhadas para os produtos

Ao listar seus produtos no AliExpress, certifique-se de fornecer descrições detalhadas e precisas sobre eles. Isso inclui informações sobre características, dimensões, materiais, cores e qualquer outra especificação relevante do produto

Quando os clientes têm uma compreensão clara do que estão comprando, as chances de desentendimentos e abertura de disputas devido a discrepâncias são consideravelmente menores. 

2. Use embalagens de qualidade

Investir em embalagens de qualidade é algo determinante para garantir que os produtos cheguem ao cliente em perfeitas condições. Embalagens adequadas protegem os produtos durante o transporte, minimizando o risco de danos. 

Essa dica é importante porque itens danificados são uma das principais razões pelas quais os clientes podem abrir disputas… Por isso, contar com embalagens seguras e bem estruturadas deve fazer parte da rotina do seu negócio. 

🎁 Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores 

3. Mantenha uma boa comunicação com os clientes

Uma comunicação transparente e eficaz com os clientes faz toda a diferença na hora de evitar mal-entendidos, problemas e, claro, abertura de disputas. Por isso, esteja disponível para responder a perguntas dos consumidores antes e após a compra

Se houver atrasos ou problemas com o pedido, comunique-se proativamente com os clientes e explique a situação. Manter os clientes informados cria confiança e evita surpresas desagradáveis.

📞 O que é o serviço de atendimento ao consumidor? Entenda conceito e importância

4. Reforce a atenção quanto à logística de entrega

O processo de entrega é uma parte crítica da experiência do cliente. Então, garanta que os prazos de entrega sejam realistas e precisos, já que atrasos nos envios são uma das principais causas de insatisfação e abertura de disputas. 

Monitorar de perto o processo de logística e garantir que os prazos sejam cumpridos ajuda a manter os clientes satisfeitos. E isso independe do modelo logístico com o qual você trabalha – isto é, dropshipping ou outro.

A verdade é que para evitar problemas com seus clientes em relação à logística ou qualquer outra área do negócio, é preciso que a sua empresa seja estruturada da maneira correta. 

Muitos empresários começam sem uma metodologia para guiá-los e, como consequência, precisam lidar com erros e problemas totalmente evitáveis. Para evitar que você passe por esse problema, nós temos uma sugestão:

Assista à aula gratuita Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar R$ 30 mil em 90 dias!

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade. Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma disputa no Aliexpress?

Uma disputa no AliExpress é um procedimento disponibilizado pela plataforma para permitir que consumidores solicitem reembolso em caso de problemas. Essas questões podem variar entre produtos que não correspondem à descrição, itens com defeitos, atrasos significativos na entrega, etc.

Quando o consumidor pode abrir uma disputa?

O consumidor pode abrir uma disputa quando: o produto não foi entregue; o item foi entregue com a cor, o tamanho, o design, o material ou o modelo diferente do comprado; a mercadoria entregue está danificada ou não funciona como o esperado direito; a quantidade de produtos está diferente da adquirida; a caixa do pedido foi entregue vazia ou com itens diferentes dos adquiridos.

Como abrir uma disputa?

1. Acesse o AliExpress e faça seu login; 2. Acesse os detalhes da sua conta e vá em "Minha Conta" e, depois, em "Meus Pedidos"; 3. Selecione "Detalhes do Pedido"; 4. Clique no botão "Abrir Disputa"; 5. Escolha entre duas opções para a disputa: Devolver Produtos ou Apenas Reembolso; 6. Responda às perguntas e clique em “Enviar”.