Fazer dropshipping no Mercado Livre pode ser um ótimo negócio. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, desde que esse modelo logístico foi liberado no marketplace, surgiram muitos empreendedores que estão conseguindo lucrar bem por lá. Quer saber como fazer isso? Este artigo vai te ajudar!

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que um negócio sustentável e consolidado não é baseado apenas no lucro. E isso, nesse sentido, nos fez pensar: será mesmo que vale a pena investir em dropshipping no Mercado Livre? 

Pensando a longo prazo, nós analisamos alguns fatores e reunimos tudo neste artigo para te ajudar entender como funciona esse modelo e se vale a pena ou não para você. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala sobre tudo sobre dropshipping no Mercado Livre. Assista:

O que é Dropshipping no Mercado Livre? 

O dropshipping é um modelo de gestão logística que permite empresas de todos os portes venderem sem precisar de um estoque. O dropshipping no Mercado Livre, então, engloba as mercadorias vendidas no marketplace por meio dessa estratégia.

Isso é possível porque, ao realizar uma venda, o fornecedor do produto recebe uma notificação e, a partir dela, envia a mercadoria diretamente ao consumidor, de modo que ela nunca chega a passar pelas mãos do vendedor – ou seja, a empresa que divulgou o produto.

O modelo de gestão logística dropshipping ganhou evidência no mercado nacional há alguns anos e vem conquistando mais adeptos à medida em que prova sua capacidade de gerar lucro e encurtar caminhos para empreendedores começarem a vender online.

As vantagens de trabalhar com esse formato são as seguintes:

  • Baixo custo para começar;
  • Não precisa gerenciar estoque;
  • Não precisa ter e manter uma loja física ou depósito;
  • Recebimento do pagamento pelo produto ao mesmo tempo em que paga os fornecedores.
  • Baixo risco para testar novos produtos para mix de produtos da empresa.

💡 Parece perfeito, não é mesmo? Só que tem alguns pontos que precisam ser levados em consideração, motivo pelo qual nós, do Ecommerce na Prática, desenvolvemos um Guia completo de dropshipping na prática.

Esse material, que  pode ser baixado gratuitamente, contém a nossa visão sobre o tema, assim como estratégias para você atingir o sucesso no seu Ecommerce. Aproveite!

Como se cadastrar no Mercado Livre?

Agora que você já sabe o que é o dropshipping no Mercado Livre, chegou o momento de aprender como se cadastrar no marketplace. Vamos lá?

1- Crie uma conta 

O primeiro passo para fazer dropshipping no Mercado Livre é criar uma conta. Para isso, acesse o site do Mercado Livre ou baixe o aplicativo da plataforma no celular (disponível para as versões iOS e Android).

Se ainda não tiver uma conta na plataforma, clique em “Criar sua Conta”. Você será redirecionado a página de cadastro como pessoa física, mas você também pode se cadastrar como empresa. Basta clicar no botão “Criar uma conta de empresa”. 

No caso de cadastro pessoal, você deve preencher com: 

  • Nome e Sobrenome;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Criar uma senha. 
  • Dados pessoais – crie uma conta.

Já na conta de empresa, os dados são: 

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • E-mail;
  • Criar uma senha.

Com todos os campos preenchidos, clique no botão “continuar”. 

Então, você receberá um código de confirmação de cadastro no email que digitou na hora de fazer o seu cadastro. Após o recebimento do código, coloque-o no espaço destinado e pronto, a sua conta no Mercado Livre está ativada!

2- Cadastre seu primeiro produto

Para fazer o seu primeiro cadastro de produtos – e também anúncio – para começar a vender no Mercado Livre, você vai clicar no botão “Vender” na tela inicial do site. Isso deve ser feito quando estiver cadastrado no site, já logado com a sua conta. 

Ao clicar nesse botão você vai cadastrar os seus produtos, criando seus primeiros anúncios de vendas.

💰 Para saber mais sobre esse tema, leia também o nosso artigo: Como Vender no Mercado Livre [Passo a Passo]

Particularidades do dropshipping no Mercado Livre

O dropshipping no Mercado Livre possui algumas particularidades com base no comportamento dos consumidores e também na relevância que a empresa quer alcançar no mercado digital. 

A plataforma funciona da seguinte forma: a pessoa entra na página principal, busca o produto que deseja por meio de uma palavra-chave, compara preços, escolhe uma e compra.  É um sistema bem parecido com o Google, por exemplo. 

Além disso, o marketplace aposta forte no curto prazo de entrega dos pedidos. Esse é um dos maiores diferenciais do Mercado Livre. Alguns pedidos chegam de um dia para o outro!

Esses foram os principais motivos que tornaram o Mercado Livre bem popular em toda a América Latina... E são eles que vão entrar em conflito direto com o modelo do dropshipping – principalmente, o prazo de entrega.

Vamos explicar um pouco mais sobre isso no próximo tópico… 

🙋‍♂️ Leia também: Como ele faturou 100 mil reais em 3 meses vendendo apenas no Mercado Livre

Como funciona o dropshipping no Mercado Livre?

O dropshipping no Mercado Livre funciona a partir da seguinte funcionalidade: prazo de produção ou disponibilidade do produto

Essa funcionalidade pergunta se você já tem o produto disponível para despacho ou não. Caso você ainda não tenha o item, pois trabalha com Dropshipping, você consegue colocar até 45 dias para que o fabricante consiga fabricar sob demanda. 

Isso significa que dá para fazer dropshipping no Mercado Livre… Mas existe um problema logístico nisso: não dá para você comprar o produto com o fornecedor e enviar diretamente para o seu cliente, pois é necessário cadastrar o seu CEP de origem, que é o da sua casa. 

Então, vamos supor que você mora no Rio de Janeiro, mas o seu fornecedor é de Pernambuco. Você terá que enviar a etiqueta para o fornecedor, esperar que o ele mande para você de volta com a caixa do pedido e só assim será enviado ao cliente.

Algumas pessoas já tentaram enviar a etiqueta do Mercado Livre para o fabricante colar e enviar o pacote para o cliente. A consequência disso foram cobranças feitas pelo próprio marketplace sobre o diferencial de frete. 

O que é o Mercado Livre Coletas?

Além dos pontos já mencionados, quando você começa a crescer dentro do Marketplace, chega um ponto que você é obrigado a participar do Mercado Livre Coletas.

O Mercado Envios – braço de envios do Mercado Livre – vai mandar a transportadora para coletar as encomendas no seu endereço. Porém, se você trabalha com Dropshipping, os produtos ficam com o fornecedor, não com você, o que gera um problema.

Você até pode colocar o endereço de um fornecedor no endereço de origem, mas o CNPJ da sua empresa e o do fornecedor podem ser analisados pelo Mercado Livre.

Sem contar que só é possível colocar um endereço de coleta, de modo que, se você tem mais de um fornecedor (que é o cenário ideal), não vai conseguir enviar todos os produtos. 

Por conta disso, não dá para saber até que ponto o dropshipping será sustentável dentro do Mercado Livre.

O que vender em dropshipping?

Não existe uma fórmula pronta para saber o que vender em dropshipping. A verdade é que o produto ideal para vender em dropshipping vai variar de acordo com a persona da sua empresa, seu nicho de mercado e diversos outros fatores

No entanto, com base em anos de observação de mercado, nós criamos uma lista de produtos mais vendidos em dropshipping. Acompanhe:

Acessórios

O nicho de mercado de acessórios é gigantesco e engloba tanto a moda masculina, quanto a feminina.  Além disso, os produtos dentro deste mercado costumam variar desde os itens mais artesanais, até aqueles produzidos em massa. 

Basta uma breve análise no Google Trends, para observar que a demanda pelos produtos ficou estável – e até mesmo aumentou – nos últimos 5 anos. 

Isso mostra que os produtos desta categoria tem grande aceitação e procura por parte do público, sendo assim uma ótima opção para se vender por meio do dropshipping. 

Dentro do mercado de acessórios, é possível elencarmos os seguintes produtos: 

  • Brincos;
  • Colares;
  • Anéis;
  • Pulseiras;
  • Tornozeleiras; 
  • Correntes;
  • Chapéus e toucas; 
  • E mais!  

💍 Se esse é um assunto que te interessa, leia o nosso artigo: Bijuterias para revenda: saiba como escolher fornecedores. 

Artigos de tecnologia 

Já o segmento de tecnologia é um dos que também se sai muito bem nas vendas no Ecommerce. Por mais que este seja um nicho bastante amplo, quando bem explorado, pode ser fruto de muitos lucros. 

Ao vender tecnologia com dropshipping, procure selecionar produtos que tenham escassez no mercado, ou que tenham um custo de aquisição mais baixo. Isso vai te ajudar a fazer mais vendas. 

Nessa categoria, fornecedores de dropshipping como o Aliexpress e o Gearbest são muito bons. E você pode explorar itens, como:

  • Dispositivos vestíveis;
  • Fones de ouvido;
  • Relógios;
  • Utilidades domésticos;
  • Caixas de som;
  • Teclados, mouse e suporte para notebook;
  • Acessórios para celulares;
  • Microfones e câmeras. 

Utensílios funcionais para a casa 

O mercado para utensílios domésticos é um pouco mais nichado, mas ainda assim cheio de possibilidades. Economizar tempo com tarefas domésticas é uma dor de muitas pessoas e, por isso, produtos dessa categoria têm muita procura. 

Somado a tudo isso, este ainda é um segmento com muita demanda no Brasil, o que quer dizer que a sua empresa pode se diferenciar oferecendo esse tipo de produto. Interessante, não acha? 

Artigos para bebês 

Os artigos de bebê são um nicho de mercado bem interessante, sobretudo para empresas que atuam com o dropshipping. 

Isso porque essa é uma audiência, na maioria dos casos, inclinada a adquirir mais produtos e a gastar mais pelas soluções propostas. 

Outro ponto importante para esse segmento é o seguinte: a maioria dos pais faz compras com antecedência. Sendo assim, o prazo de entrega maior – uma característica do dropshipping – não é um problema. 

Alguns dos produtos mais vendidos desta categoria são: 

  • Conjuntos de fralda para bebê;
  • Roupas para crianças;
  • Lenços umedecidos;
  • Cadeira, carrinho e andador;
  • Artigos de banho; 
  • Berço.

Acessórios para pets 

Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento do setor de Pet cresceu 16,4% em 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões. Nada mal, não é mesmo? 

Assim como outros segmentos dessa lista, a audiência desse mercado costuma ser muito apaixonada e estar disposta a gastar mais por produtos que realmente entreguem um valor interessante.

Sendo assim, vale fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre quais são os seus concorrentes e quais os produtos que eles já oferecem.  

🐶 Mercado Pet: um universo a ser explorado no Ecommerce

Produtos de beleza

Se você procura informações sobre o que mais vende no dropshipping, é possível que já tenha notado que os produtos de beleza são fortes candidatos. Esses são itens que estão sempre em alta demanda e englobam desde maquiagens até cosméticos. 

Este também é um segmento muito motivado pelo impulso e desejo, sendo assim, é preciso focar em produtos com propostas diferenciadas, que ainda não tenham tanta oferta dentro do mercado. 

Alguns dos itens que mais se destacam neste segmento são: 

  • Perfumes;
  • Shampoos e condicionadores;
  • Máscaras faciais e para cabelos;
  • Maquiagens; 
  • Pincéis e acessórios;
  • Esmaltes; 
  • Batons;
  • Protetor solar;
  • Protetores labiais. 

🧴 Perfumes importados para revenda: saiba onde e como comprá-los

Itens de vestuário

Este é um outro segmento gigantesco, que engloba tanto o público feminino quanto o masculino, incluindo também crianças. Sendo assim, não é de se espantar que essa categoria tenha alguns dos produtos que mais vendem no dropshipping. 

Algumas das mercadorias que podemos destacar são: 

  • Roupas formais femininas; 
  • Roupas formais masculinas;
  • Vestidos de verão;
  • Calças;
  • Blusas e camisetas;
  • Pijamas;
  • Roupas plus size;
  • Saias;
  • Cachecóis; 
  • Luvas;
  • Meias;
  • E mais!

Vale lembrar que, por ser um segmento amplo, você precisa focar a sua atuação em um nicho específico, a fim de otimizar a comunicação com o seu público e aumentar as chances de fazer mais vendas. 

Como fazer dropshipping no Mercado Livre?

Neste ponto do artigo você já tem bastante informação relevante sobre o assunto, certo? Agora chegou o momento de saber como fazer Dropshipping no Mercado Livre na prática. Veja:

1. Defina o que vai vender

O primeiro passo sobre como fazer Dropshipping no Mercado Livre é saber o que você vai vender. Parece algo óbvio, mas isso é um ponto de dúvida para muitas pessoas que querem começar a empreender a partir dessa estratégia. 

Uma boa dica é refletir sobre seus gostos pessoais, hobbies e atividades que gosta de fazer. Isso pode te ajudar a escolher um nicho que realmente tenha a ver com você… 

Independentemente de ser dropshipping no Mercado Livre ou não, a ideia é você atuar em uma área com a qual exista alguma identificação. Nada mais chato do que trabalhar todos os dias em um negócio que você não se identifica, não é verdade? 

2. Tenha bons fornecedores

Ao longo deste artigo nós vimos a importância de se ter bons fornecedores na hora de fazer Dropshipping, certo? Pois é… Não abra mão disso ao utilizar o Mercado Livre.

São os fornecedores que ficarão responsáveis por disponibilizar os produtos e também fazer os envios. Então, não dá para trabalhar com qualquer profissional nessa hora. Tenha em mente que é a reputação do seu negócio que está em jogo.

📦 Fornecedores dropshipping: como encontrar? [Lista gratuita]

3. Cadastre os produtos com informações completas

Agora que você já definiu o que vai vender e estabeleceu bons fornecedores, é hora de cadastrar seus produtos no Mercado Livre…

Certifique-se de fornecer informações detalhadas e precisas sobre cada item. Isso inclui descrições claras, especificações técnicas, imagens de alta qualidade e qualquer outra informação relevante. 

Lembre-se de destacar os benefícios e diferenciais dos produtos para atrair a atenção dos compradores. Uma apresentação completa e atrativa pode aumentar suas chances de converter visitantes em clientes.

4. Deixe os prazos de entrega claros

Uma comunicação transparente sobre os prazos de entrega faz toda a diferença para garantir a confiança e a satisfação dos clientes. 

Por isso, ao cadastrar seus produtos no Mercado Livre, informe de maneira clara e precisa os prazos estimados de entrega para diferentes regiões

Considere fatores como o tempo de processamento do pedido pelo fornecedor, o tempo de trânsito e a possível ocorrência de atrasos imprevistos.

5. Construa uma boa reputação na plataforma

Quem vende ou já conhece bem a estrutura do Mercado Livre sabe o quanto a reputação é um fator importante por lá. Basicamente, ela é o lugar que você ocupa no ranking de vendedores do marketplace.

Além disso, a reputação é representada pelas cores do termômetro, sendo que cada cor dele representa um nível de reputação, do pior para o melhor:  

  • Vermelho (pior nível de reputação);
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Verde Escuro (melhor nível de reputação).

Esse tópico é extremamente importante para quem quer fazer Dropshipping Mercado Livre. Então, sugerimos que reforce os seus conhecimentos! Leia: Como Aumentar a Reputação no Mercado Livre

6. Informe o código de rastreio aos clientes

Após receber um pedido e repassá-lo ao seu fornecedor, acompanhe o processo de envio de perto. Assim que o fornecedor disponibilizar o produto para envio, certifique-se de obter o código de rastreio do pacote. 

Esse código é essencial para que seus clientes possam acompanhar o progresso da entrega e saber quando podem esperar receber seus produtos

Logo, envie o código de rastreio aos seus clientes de forma proativa, seja por meio do sistema de mensagens do Mercado Livre ou por e-mail. 

Tenha em mente que manter seus clientes informados sobre o status das entregas demonstra profissionalismo e transparência, contribuindo para a satisfação deles.

7. Preste um excelente atendimento 

Ter um bom atendimento é indispensável para qualquer empresa. Mas quando falamos em dropshipping, isso ganha uma importância extra. 

Lembra que o fornecedor é quem também fica responsável pelos envios? Imagine a hipótese de um atraso no envio… 

O seu cliente não vai ligar para o fornecedor. Na verdade, ele nem sabe da existência dessa figura. É você quem vai prestar o atendimento que ele precisa! 

Dessa forma, para evitar reclamações e a insatisfação dos clientes, não hesite em disponibilizar um bom atendimento. Isso vai fazer toda diferença no que diz respeito à reputação e, claro, às vendas.

Afinal, vale a pena fazer dropshipping no Mercado Livre? 

Apesar de existirem algumas empresas que estão lucrando com isso, nós acreditamos que o dropshipping no Mercado Livre não vai durar por muito tempo nos moldes atuais.

Pode ser que surja outra forma de fazer dropshipping no Mercado Livre com o passar dos meses e anos, pois grandes plataformas, como Alibaba e Aliexpress, estão ganhando força no Brasil com o modelo, mas essa não é a realidade atual.

Hoje, o que realmente faz você vender todos os dias no Mercado Livre é a exposição dos seus anúncios. Se você não aparecer nas buscas, não vai conseguir vender! 

E, se você não usar Mercado Envios, a sua relevância no marketplace será baixa e dificilmente os seus anúncios vão aparecer nas buscas. 

Fora isso, os grandes pontos de relevância do Mercado Livre são:

Diante disso, na nossa visão, você pode até fazer dropshipping no Mercado Livre para começar a vender por lá e dar os primeiros passos, mas não utilize essa estratégia por muito tempo, pois as características do Dropshipping entram em conflito com a entrega rápida e sua relevância será cada vez menor.

É simples: não dá para entregar rapidamente se você não tem a posse dos produtos. Tampouco dá para utilizar o Mercado Livre Full, pois ele exige que envie os produtos para o centro de distribuição.

Além disso, no formato dropshipping Mercado Livre, o vendedor não recebe o dinheiro da venda rapidamente… O processo é bem mais lento, pois está associado à entrega do produto nas mãos do cliente.

Ao contrário dos vendedores que possuem estoque próprio. Às vezes, o cliente não recebe o produto e o vendedor já pode sacar o valor da venda. 

Com isso, o fluxo de caixa é bem mais rápido e eficaz! 

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$18,5 mil por mês.

No nosso treinamento intensivo, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre. E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Garanta a sua vaga no treinamento, assinando o Ecommerce na Prática:

Perguntas Frequentes

O que é Dropshipping no Mercado Livre?

O Dropshipping é um modelo de gestão logística que permite empresas de todos os portes venderem sem precisar de um estoque. O dropshipping no Mercado Livre, então, engloba as mercadorias vendidas no marketplace por meio dessa estratégia.

Quais são as vantagens de trabalhar com dropshipping no Mercado Livre?

Entre as principais vantagens estão: baixo custo para começar; não é preciso gerenciar estoque; não há necessidade de ter uma loja física ou depósito e além disso, o recebimento do pagamento pelo produto ao mesmo tempo em que paga os fornecedores.

Como se cadastrar no Mercado Livre?

Para se cadastrar no Mercado Livre é preciso criar uma conta. Para isso, acesse o site do Mercado Livre ou baixe o aplicativo da plataforma no celular (disponível para as versões iOS e Android) e clique em “Criar conta”.