Se você está querendo trabalhar com Ecommerce, deve saber a importância do Mercado Livre para o setor. E para fazer sucesso no marketplace, é preciso saber fazer anúncios capazes de chamar a atenção do público. Por isso, hoje vamos te ensinar como criar um anúncio no Mercado Livre totalmente do zero.

Saber como fazer um anúncio chamativo e detalhado é de extrema importância para quem quer vender no Mercado Livre.

Isso porque quanto melhor for o seu anúncio no Mercado Livre, maior vai ser o número de cliques que ele vai receber e, consequentemente, mais você vai vender.

E para te ajudar nessa etapa, vamos ensinar um passo a passo sobre como construir anúncios incríveis no marketplace.

Boa leitura!

Qual a importância de saber Criar um anúncio no Mercado Livre?

Atualmente, o Mercado Livre é considerada a empresa mais valiosa da América Latina…

Para você ter uma ideia, o marketplace faz uma média de 23 vendas por segundo. Incrível, não é mesmo?

Por conta disso, o Mercado Livre é considerado a maior empresa da América Latina…

Diante desse cenário, é compreensível que a maioria dos varejistas queira vender no marketplace. Porém, esse fator faz com que a concorrência na plataforma seja muito grande.

E por isso, para fazer sucesso por lá é preciso se destacar dos concorrentes. E é claro que saber como criar anúncios incríveis no Mercado Livre vai fazer toda a diferença no seu negócio.

Por isso, vamos ao passo a passo sobre como criar anúncios no Mercado Livre?

Veja o passo a passo de Como criar um anúncio no Mercado Livre

1. Acesse à plataforma

O primeiro passo para criar um anúncio para começar a vender no Mercado Livre é fazer o cadastro e login na sua conta.

Depois é só clicar no botão “Vender” que se encontra na tela inicial do site. 

2. Selecione entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços

Após clicar nesse botão, é a hora de cadastrar os seus produtos, criando um anúncio de vendas. Nesse momento, é muito importante criar um bom título para que o seu produto chame atenção.

Isso porque o título é uma das primeiras impressões que o usuário do Mercado Livre terá da sua marca e também do seu produto. Por isso, crie um título que seja atraente, objetivo e simples. 

Outra dica interessante é evitar títulos sensacionalistas, mas também é bom fugir do óbvio, ou seja, aqueles títulos que a concorrência já usou milhares de vezes. Seja original para se destacar dentro da plataforma.

3. Selecione a categoria do seu produto no anúncio no Mercado Livre

Escolha a categoria mais adequada para o seu produto. 

Uma dica para te ajudar nessa escolha é pesquisar em qual categoria sua concorrência anuncia para se certificar de que você está anunciando de forma correta.

Escolher a categoria é um passo muito importante. Para conferir as categorias mais vendidas no Mercado Livre, leia o artigo: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet).

4. Adicione Fotos do seu produto ao anúncio no Mercado Livre

Chegou o momento de incluir fotos do seu produto no seu anúncio no Mercado Livre. É importante lembrar que as imagens e fotos dos produtos precisam ser de excelente qualidade além, é claro, de evidenciar as qualidades do produto que você está vendendo. 

Algumas dicas do próprio Mercado Livre para você tirar boas fotos do seu produto:

  • A foto precisa ter um fundo branco e liso;
  • Não inserir bordas;
  • Não colocar marca d’água;
  • Ter 1200 x 900 pixels, para que os compradores possam ampliá-las;
  • Mostrar um produto de cada vez nas imagens;
  • Enviar várias fotos de ângulos diferentes;
  • Não usar muito efeito nas fotos, pois isso pode alterar a cor do produto, o que pode ser uma frustração para o cliente 

5. Escreva a descrição do seu produto

A descrição do seu produto vai muito além das especificações técnicas. Nela, você pode (e deve!) detalhar cada função e todas as qualidades que o produto possui. 

Isso vai te ajudar a vender mais no Mercado Livre, pois a descrição é a forma de dar uma prévia ao cliente do que ele pode esperar daquele produto e valorizar ele, mostrando os diferenciais.

Além do mais, é através da descrição que você consegue otimizar o SEO, incluindo a palavra-chave primária e palavras-chave secundárias.

Um outro ponto fundamental da descrição de um produto é a possibilidade de mexer com o lado emocional do cliente, através dela, você pode falar um pouco sobre os valores da empresa e utilizar os gatilhos mentais para persuadir as pessoas. 

6. Indique a quantidade de estoque do anúncio no Mercado Livre

O Mercado Livre prioriza os anúncios das lojas que têm uma quantidade maior de estoque disponível. Funciona assim: se a sua loja tem mais produtos em estoque, maiores são as chances dela aparecer para o cliente que procura o seu produto.

Mas atenção: é fundamental que você deixe claro o número real de estoque do produto anunciado para não causar frustração no seu possível cliente. É importante ser honesto e informar a quantidade de estoque real disponível naquele momento.

Outro ponto importante nessa parte é indicar se o seu produto tem variações. Um produto pode variar na cor, no material, nos tamanhos, etc. Cada uma dessas opções é uma variação de um mesmo produto.

Para terminar essa parte, preencha o código universal do seu produto: essa informação é primordial para você aparecer nos resultados de busca. 

Já a ficha técnica é o lugar em que você vai colocar as características mais importantes do seu produto, como modelo, medidas, marca e material. 

7. Escolha o preço do produto

Na hora de escolher o preço para o seu produto, é importante fazer o cálculo com cuidado. Isso porque o preço deve ser próximo ao valor que a concorrência oferece, mas também precisa te dar lucro.

Para saber mais sobre a precificação leia: 4 Pontos Importantes para saber Como calcular Preço de Venda

E não se esqueça de que, no Mercado Livre, existe uma comissão por venda. Afinal, você está usando todo o tráfego e estrutura do marketplace e por isso paga uma comissão por venda. 

No mais, na hora de formar o preço do seu produto, lembre-se de incluir o custo do frete.

Como escolher o Modelo de Anúncio no Mercado Livre

A última parte do passo a passo de como criar um anúncio no Mercado Livre do zero é conhecer o “Mercado Livre Publicidade”: uma ferramenta que oferece recursos de mídia para quem vai vender no Mercado Livre.

Funciona assim: toda vez que for criar um anúncio, você vai precisar informar qual é a categoria de “product ads” que você vai querer utilizar.

Normalmente, os anúncios do Mercado Livre são separados em 3 categorias: Grátis, Clássico e Premium. Cada uma dessas categorias tem um valor de taxas e comissões diferente. 

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$18,5 mil por mês.

No nosso treinamento intensivo, disponível na Assinatura Ecommerca na Prática, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados… 

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso ao treinamento: