Atualizado em 05/08/2022 por Camila Canabarro
Se você está querendo trabalhar com Ecommerce, deve saber a importância do Mercado Livre para o setor. E para fazer sucesso no marketplace, é preciso saber fazer anúncios capazes de chamar a atenção do público. Por isso, hoje vamos te ensinar como criar um anúncio no Mercado Livre totalmente do zero.
Saber como fazer um anúncio chamativo e detalhado é de extrema importância para quem quer vender no Mercado Livre.
Isso porque quanto melhor for o seu anúncio no Mercado Livre, maior vai ser o número de cliques que ele vai receber e, consequentemente, mais você vai vender.
E para te ajudar nessa etapa, vamos ensinar um passo a passo sobre como construir anúncios incríveis no marketplace.
Boa leitura!
Índice:
Qual a importância de saber Criar um anúncio no Mercado Livre?
Atualmente, o Mercado Livre é considerada a empresa mais valiosa da América Latina…
Para você ter uma ideia, o marketplace faz uma média de 23 vendas por segundo. Incrível, não é mesmo?
Por conta disso, o Mercado Livre é considerado a maior empresa da América Latina…
Diante desse cenário, é compreensível que a maioria dos varejistas queira vender no marketplace. Porém, esse fator faz com que a concorrência na plataforma seja muito grande.
E por isso, para fazer sucesso por lá é preciso se destacar dos concorrentes. E é claro que saber como criar anúncios incríveis no Mercado Livre vai fazer toda a diferença no seu negócio.
Por isso, vamos ao passo a passo sobre como criar anúncios no Mercado Livre?
Veja o passo a passo de Como criar um anúncio no Mercado Livre
1. Acesse à plataforma
O primeiro passo para criar um anúncio para começar a vender no Mercado Livre é fazer o cadastro e login na sua conta.
Depois é só clicar no botão “Vender” que se encontra na tela inicial do site.
2. Selecione entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços
Após clicar nesse botão, é a hora de cadastrar os seus produtos, criando um anúncio de vendas. Nesse momento, é muito importante criar um bom título para que o seu produto chame atenção.
Isso porque o título é uma das primeiras impressões que o usuário do Mercado Livre terá da sua marca e também do seu produto. Por isso, crie um título que seja atraente, objetivo e simples.
Outra dica interessante é evitar títulos sensacionalistas, mas também é bom fugir do óbvio, ou seja, aqueles títulos que a concorrência já usou milhares de vezes. Seja original para se destacar dentro da plataforma.
3. Selecione a categoria do seu produto no anúncio no Mercado Livre
Escolha a categoria mais adequada para o seu produto.
Uma dica para te ajudar nessa escolha é pesquisar em qual categoria sua concorrência anuncia para se certificar de que você está anunciando de forma correta.
Escolher a categoria é um passo muito importante. Para conferir as categorias mais vendidas no Mercado Livre, leia o artigo: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet).
4. Adicione Fotos do seu produto ao anúncio no Mercado Livre
Chegou o momento de incluir fotos do seu produto no seu anúncio no Mercado Livre. É importante lembrar que as imagens e fotos dos produtos precisam ser de excelente qualidade além, é claro, de evidenciar as qualidades do produto que você está vendendo.
Algumas dicas do próprio Mercado Livre para você tirar boas fotos do seu produto:
- A foto precisa ter um fundo branco e liso;
- Não inserir bordas;
- Não colocar marca d’água;
- Ter 1200 x 900 pixels, para que os compradores possam ampliá-las;
- Mostrar um produto de cada vez nas imagens;
- Enviar várias fotos de ângulos diferentes;
- Não usar muito efeito nas fotos, pois isso pode alterar a cor do produto, o que pode ser uma frustração para o cliente
5. Escreva a descrição do seu produto
A descrição do seu produto vai muito além das especificações técnicas. Nela, você pode (e deve!) detalhar cada função e todas as qualidades que o produto possui.
Isso vai te ajudar a vender mais no Mercado Livre, pois a descrição é a forma de dar uma prévia ao cliente do que ele pode esperar daquele produto e valorizar ele, mostrando os diferenciais.
Além do mais, é através da descrição que você consegue otimizar o SEO, incluindo a palavra-chave primária e palavras-chave secundárias.
Um outro ponto fundamental da descrição de um produto é a possibilidade de mexer com o lado emocional do cliente, através dela, você pode falar um pouco sobre os valores da empresa e utilizar os gatilhos mentais para persuadir as pessoas.
6. Indique a quantidade de estoque do anúncio no Mercado Livre
O Mercado Livre prioriza os anúncios das lojas que têm uma quantidade maior de estoque disponível. Funciona assim: se a sua loja tem mais produtos em estoque, maiores são as chances dela aparecer para o cliente que procura o seu produto.
Mas atenção: é fundamental que você deixe claro o número real de estoque do produto anunciado para não causar frustração no seu possível cliente. É importante ser honesto e informar a quantidade de estoque real disponível naquele momento.
Outro ponto importante nessa parte é indicar se o seu produto tem variações. Um produto pode variar na cor, no material, nos tamanhos, etc. Cada uma dessas opções é uma variação de um mesmo produto.
Para terminar essa parte, preencha o código universal do seu produto: essa informação é primordial para você aparecer nos resultados de busca.
Já a ficha técnica é o lugar em que você vai colocar as características mais importantes do seu produto, como modelo, medidas, marca e material.
7. Escolha o preço do produto
Na hora de escolher o preço para o seu produto, é importante fazer o cálculo com cuidado. Isso porque o preço deve ser próximo ao valor que a concorrência oferece, mas também precisa te dar lucro.
Para saber mais sobre a precificação leia: 4 Pontos Importantes para saber Como calcular Preço de Venda
E não se esqueça de que, no Mercado Livre, existe uma comissão por venda. Afinal, você está usando todo o tráfego e estrutura do marketplace e por isso paga uma comissão por venda.
No mais, na hora de formar o preço do seu produto, lembre-se de incluir o custo do frete.
Como escolher o Modelo de Anúncio no Mercado Livre
A última parte do passo a passo de como criar um anúncio no Mercado Livre do zero é conhecer o “Mercado Livre Publicidade”: uma ferramenta que oferece recursos de mídia para quem vai vender no Mercado Livre.
Funciona assim: toda vez que for criar um anúncio, você vai precisar informar qual é a categoria de “product ads” que você vai querer utilizar.
Normalmente, os anúncios do Mercado Livre são separados em 3 categorias: Grátis, Clássico e Premium. Cada uma dessas categorias tem um valor de taxas e comissões diferente.
Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature +12,5 mil por mês
Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender +12,5 mil reais por mês.
No nosso treinamento intensivo, disponível na Assinatura Ecommerca na Prática, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.
E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…
Veja só o que você vai aprender:
- Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
- Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
- Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
- Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
- Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
- Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).
Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso ao treinamento:
Deixe um comentário