Saber como funciona o algoritmo do Mercado Livre pode ser a chave que faltava para aumentar as suas vendas na plataforma. Você já pensou sobre isso? Neste artigo, vamos falar sobre o que é o algoritmo do “Meli” e como usá-lo ao seu favor. Vem com a gente… 


MLZ

Ao contrário do que muitos podem pensar, a forma como os anunciantes são classificados dentro da plataforma não é aleatória. Existem diversos critérios e regras que ajudam o Mercado Livre a decidir quem é um bom anunciante, ou não. 

Se você já vende no Mercado Livre, certamente sabe que a competição dentro da plataforma não é para brincadeira. 

Centenas – senão milhares! – de pessoas estão vendendo o mesmo produto que você e, para se destacar, é importante conhecer os bastidores de como a plataforma funciona. Um bom primeiro passo é entender o algoritmo do Mercado Livre

Ao longo deste artigo, vamos compartilhar alguns dos segredos mais bem guardados sobre como  funciona o algoritmo do Mercado Livre e como usá-lo ao favor da sua empresa. 

Vamos começar? 

O que é o algoritmo do Mercado Livre?

O algoritmo do Mercado Livre nada mais é do que um conjunto de parâmetros usados pela empresa para determinar quais anúncios de produtos devem aparecer nos primeiros resultados de uma busca dentro da plataforma. 

O Mercado Livre, é claro, não é a única empresa a utilizar algoritmos para personalizar e aprimorar a experiência do usuário em seu site. 

O Google, por exemplo, também é conhecido por utilizar diversos algoritmos para decidir o que aparece na primeira página de busca.

Todas as redes sociais também são famosas por utilizarem esses parâmetros para priorizar determinados tipos de conteúdo. No fim das contas, ter um algoritmo é uma forma eficiente de automatizar o controle de qualidade das plataformas… 

Mas, quando falamos sobre o algoritmo do Mercado Livre, é importante levarmos em consideração que não estamos falando apenas de conteúdo, mas de produtos. 

Isso quer dizer que, se o seu anúncio ou o seu perfil não corresponderem ao que o algoritmo procura, isso pode se refletir diretamente nas vendas do seu perfil. Sendo assim, dá para entender a importância de falarmos sobre como funciona o algoritmo do Mercado Livre, certo? 

💻 Leia também: SEO para Ecommerce: guia para vender mais em 2024.

Por que conhecer o algoritmo do Mercado Livre pode te ajudar a vender mais?

Entender como funciona o algoritmo do Mercado Livre permite que seus anúncios sejam vistos por mais pessoas, o que aumenta as chances de os produtos serem comprados. Além disso, ter um espaço de destaque dentro da plataforma também pode dar mais credibilidade para sua empresa…

Seguir as recomendações do Mercado Livre para a publicação de anúncios, portanto, é uma prática que pode beneficiar não só a sua empresa, mas também o cliente. Como você pôde observar neste artigo, todas as recomendações do marketplaces são relativamente simples de serem seguidas, mas podem fazer uma grande diferença! 

Vale lembrar que o Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, com mais de 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores. Sendo assim, qualquer esforço para destacar a sua empresa em meio ao mar de concorrentes é muito bem-vinda. 

Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?

O algoritmo do Mercado Livre funciona como um sistema de recomendação e classificação de produtos para os usuários. Ele considera diversos fatores, como relevância, popularidade, histórico de compras e buscas, além de avaliações de vendedores e produtos. 

Assim, com base nessas informações, ele mostra aos usuários produtos que têm mais chance de interessá-los, aumentando as chances de venda e satisfação do cliente.

Pense bem… por mais que o Mercado Livre ofereça uma estrutura robusta para os vendedores, o verdadeiro protagonista da plataforma é o consumidor, não concorda? Isso porque, sem pessoas interessadas em comprar, o negócio pode ser insustentável. 

Exatamente por isso que o Mercado Livre precisa se preocupar com a qualidade dos anúncios que são veiculados em sua plataforma. Em resumo, quanto melhor for um anúncio, maiores são as chances de o cliente comprar. 

Por outro lado, se um cliente busca por um produto e, em resposta, recebe anúncios de má qualidade, de vendedores com uma reputação ruim, as chances de ele procurar fazer negócio em outro site são gigantes. 

Mas, afinal de contas, como funciona o algoritmo do Mercado Livre? Como eles conseguem determinar que um anúncio é bom de verdade? 

Um dos elementos mais importantes do algoritmo é determinar se o lojista está seguindo algumas boas práticas ao realizar o seu anúncio. Algumas dessas práticas incluem o uso de palavras-chave populares, textos bem escritos e fotos que realmente mostrem o produto como ele é. 

Não se preocupe, falaremos sobre essas práticas ainda neste artigo… 

Investir em anúncios que seguem a recomendação do algoritmo do Mercado Livre também pode ser vantajoso de um ponto de vista comercial. Isso porque um anúncio de produto que segue todas as melhores práticas alcançará mais pessoas dentro da plataforma, mesmo sem nenhum investimento em anúncios pagos. Interessante, não é mesmo? 

No vídeo a seguir, Fabio Ludke, empresário e consultor de Ecommerce, mostra como funciona o algoritmo do Mercado Livre e o que fazer para usá-lo ao favor da sua empresa. Assista agora em nosso canal do YouTube!

Como usar o algoritmo Mercado Livre a favor do seu negócio?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o algoritmo do Mercado Livre, é hora de falarmos em detalhes sobre cada um dos critérios utilizados pela plataforma.

A seguir, listamos alguns dos pontos mais importantes para levar o seu anúncio do Mercado Livre para a primeira página.

Vem ver! 

1. Capriche no título do produto

O título do produto é, na maioria das vezes, o primeiro contato do seu cliente com o anúncio. Sendo assim, ele é um fator decisivo para entender se o cliente clicaria ou não no produto que você está vendendo. 

Digamos, por exemplo, que você esteja comercializando roupas masculinas. Mais especificamente, camisetas e camisas. Um bom título para um anúncio como esse poderia ser “Camiseta Masculina Gola V 100% Algodão” ou “Camisa Social Masculina Tradicional Manga Longa Com Bolso”. 

Percebeu como o título é detalhado? 

Alguns dos pontos que precisam ser considerados na hora de escrever um bom título são: 

  • Termos populares que podem ser utilizados na hora da busca de produto;
  • Título até 60 caracteres; 
  • Grafia correta das palavras. 

💸 Leia também: Comissão e taxas para vender no Mercado Livre [GUIA 2023]

2. Use fotos de qualidade

Depois do título, as fotos de seus anúncios são, provavelmente, o elemento mais importante para o algoritmo do Mercado Livre. Quando falamos de compras online, é importante entendermos que não poder experimentar os produtos é um ponto de objeção na venda

Quando o seu anúncio tem fotos de boa qualidade, por outro lado, o seu cliente pode ter uma ideia mais realista de como é o produto que chegará em sua casa. Isso pode não apenas incentivar a sua compra, mas também diminuir as taxas de devolução da sua loja. 

Muitos anunciantes do Mercado Livre cometem o erro de usar as mesmas fotos que outros vendedores da plataforma. Essa é uma prática que não ajuda em nada a sua empresa, principalmente se o seu objetivo é se destacar para o cliente… 

Por isso, invista em fotos exclusivas e de qualidade. Nós compartilhamos algumas dicas sobre isso neste artigo aqui, veja só: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição. 📸

3. Faça descrições bem detalhadas

Outro ponto importantíssimo é a descrição do seu produto. É nesse espaço que você poderá compartilhar mais informações sobre o item a ser comercializado, tirando todas as possíveis dúvidas que possam estar passando pela cabeça do cliente. 

Não tenha medo de entrar em detalhes e escrever bastante. Essa pode ser a grande diferença do seu anúncio para o do seu concorrente. Também não se esqueça de preencher a ficha técnica com informações referentes ao tamanho, dimensões, cores e materiais do produto. 

Em sua descrição, procure escrever de forma empática, utilizando também técnicas de escrita persuasiva, ou copywriting

Se possível, faça uma pequena lista de perguntas e respostas rápidas, com dúvidas comuns que seus clientes podem ter. Além de oferecer um conteúdo extra na sua página de produto, esse recurso pode acelerar a decisão de compra do seu visitante. Só vantagens!

4. Use palavras-chaves adequadas

Em todos os trechos escritos do seu anúncio, tenha atenção redobrada para utilizar os mesmos termos que o seu cliente utilizaria, ou seja, as palavras-chaves adequadas. Ainda seguindo o exemplo da loja de roupas masculinas, você deve se perguntar se o seu cliente costuma buscar por “blusa” ou “camiseta”...

Você pode usar ferramentas como o Keyword Planner do Google, ou qualquer outra ferramenta de busca de palavras-chave utilizada para SEO. Nós falamos sobre algumas opções aqui: 8 melhores ferramentas de SEO do mercado.⚙️

5. Utilize o recurso de categorização

Muitos clientes utilizam os filtros do Mercado Livre para buscar produtos dentro da plataforma. Sendo assim, os seus anúncios precisam estar categorizados corretamente para ter uma chance de aparecerem na página de resultados. 

O Mercado Livre tem mais de 2.800 categorias e subcategorias. Isso é de grande ajuda na hora de mostrar as especificidades do produto e destacar o seu anúncio em uma busca mais específica. 

Por exemplo, se você vende roupas de cama, é ideal determinar se os itens são destinados a camas de casal ou de solteiro, camas de queen ou king size e por aí vai… 

6. Tenha atenção à sua reputação

Dentro do Mercado Livre, a reputação de um vendedor vale ouro! A plataforma de marketplace utiliza critérios como a quantidade de vendas realizadas, número de pedidos atrasados, avaliação do consumidor e número de entregas bem-sucedidas para determinar se a sua reputação é boa. 

O conjunto desses elementos formam o termômetro do Mercado Livre, um método de classificação que separa os vendedores de acordo com sua pontualidade de entrega, capacidade de responder mensagens e mais. Os três níveis do termômetro são vermelho, laranja e verde.

A cor verde indica que o vendedor tem uma boa reputação – ou seja, oferece uma boa experiência de compra – a amarela indica que é preciso melhorar alguns aspectos e a vermelha indica problemas graves na forma como o vendedor atua na plataforma.

A maioria dos clientes usam a reputação do vendedor para influenciar a sua decisão de compra.

Os melhores vendedores do Mercado Livre podem ser classificados como MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum. Essas classificações ajudam o cliente a navegar pela plataforma com mais segurança, escolhendo empresas que são conhecidas por prestar um bom serviço. 

🏅 São muitos os pontos que podem ser melhorados para aumentar a reputação na plataforma. Veja alguns deles neste artigo:Entenda tudo sobre a reputação no Mercado Livre.

7. Ofereça preços competitivos 

Precificar corretamente os produtos é essencial dentro da plataforma do Mercado Livre. Isso acontece porque a comparação de preços é um dos pontos fortes deste marketplace e, é claro, clientes sempre darão preferência para os produtos que custam menos ou oferecem o melhor custo-benefício. 

No entanto, é preciso destacar que este elemento requer cuidados. De nada adianta ter o menor preço da página de busca, mas levar prejuízos a cada compra. Os seus produtos devem ser precificados de acordo com fatores internos e externos. 

Neste artigo, nós falamos mais sobre o assunto: Como fazer Precificação de Produtos [Formação de Preço] 

8. Participe do Full 

O Mercado Envios Full é um serviço de fulfillment oferecido pelo Mercado Livre, no qual seus produtos são levados para um centro de discussão do marketplace. Nesse caso, o próprio Meli fica responsável por realizar a emissão da nota fiscal, embalar e despachar a encomenda.

Por mais que esta seja uma funcionalidade relacionada ao envio do produto, ela impacta a colocação dos anúncios dentro da busca na plataforma.

Além disso, muitos clientes já desenvolveram o hábito de filtrar os resultados de suas buscas para que apareçam apenas produtos enviados pelo Full. Isso porque este método de entrega costuma ser mais barato e muito mais rápido.

📦 Leia também: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet)

9. Análise de dados para fazer melhorias contínuas

Após implementar todas as estratégias mencionadas acima, não deixe de analisar os dados gerados por suas vendas e desempenho na plataforma. 

Para isso, utilize ferramentas de análise para entender o comportamento dos clientes, identificar padrões de compra, acompanhar o desempenho de seus anúncios e ajustar sua estratégia conforme necessário. 

Isso é importante para que você consiga tomar decisões mais informadas e fazer melhorias contínuas em seu negócio no Mercado Livre, aumentando assim suas chances de sucesso.

Aprenda como vender mais de R$ 18.500 todos os meses no Mercado Livre!

Neste artigo nós falamos sobre como funciona o algoritmo do Mercado Livre e qual a sua influência nos anúncios que estão na plataforma. Mas esse, é claro, é apenas um dos aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de vender no marketplace. 

No treinamento Mercado Livre do Zero, nós mostramos como vender na plataforma usando técnicas testadas e aprovadas por milhares de lojistas em todo o Brasil.

Desde o planejamento da sua loja até as otimizações necessárias para vender mais. Você será acompanhado pelo nosso conteúdo a cada passo do processo... Além das aulas, você terá acesso exclusivo a diversos materiais de bônus.O treinamento está disponível na assinatura do Ecommerce na Prática. Para assinar e começar a sua jornada empreendedora no Mercado Livre, clique aqui: