Existem momentos em que mesmo o melhor empresário do mundo precisa de um olhar fresco para tomar decisões inteligentes. Nessas horas, uma Mentoria eficaz em Ecommerce e Negócios é o que pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso de suas ações.

Confira aqui o que pode esperar de uma mentoria e como saber se você precisa de uma.

empresario que faz tudo dentro da propria loja

Uma figura comum entre empresários é o “faz-tudo” ou o “eupresário”. Você provavelmente está familiarizado com estes termos. É a realidade da maior parte dos pequenos e médios empreendedores ao redor do mundo.

Eu sei: todos nós começamos neste ponto. 

O problema de fazer tudo e concentrar a maior parte do trabalho em uma pessoa só (você) surge quando os afazeres se multiplicam, porque a sua empresa cresceu… 

Mas não tem braço o suficiente para suportar esse crescimento.

Como consequência disso, começam a surgir problemas na sua operação e em outros pontos estratégicos do negócio, uma vez que você não tem tempo de dar a devida atenção a tudo.

E então, em vez de continuar crescendo, seu negócio para, como se tivesse uma barreira te impedindo de ir mais longe.

Aí que mora o perigo de querer fazer tudo sozinho.

Pela minha experiência, um dos principais problemas de uma empresa que parou de crescer é equipe. Ou melhor: a falta dela. 

A partir disso, diversos outros problemas operacionais e estruturais aparecem… simplesmente porque é impossível fazer tudo sem ajuda.

Mas essa não é a única razão.

Além disso, tem outros problemas que são ignorados e acabam criando uma bola de neve que impacta diretamente nos resultados da empresa…

E, acredite, esses problemas nem sempre tem a ver com propaganda e marketing (falo isso porque essa é a razão pela qual as pessoas ACHAM que o negócio delas não está crescendo, mas não é bem assim).

Alguns das principais razões que levam uma empresa a estagnar, além da criação de uma equipe, são:

  • Gestão financeira (o faturamento não cobre os custos ou até cobre, mas o que sobra é pouco);
  • Dificuldade em lidar e focar no cliente;
  • Falta de estratégia de captação e tráfego para gerar escala;
  • Gestão de produto (leque de produtos, estoque…).

E é justamente para superar esses problemas ou para tentar fugir disso que empresários e empresárias ao redor do mundo buscam por profissionais que entendem do assunto e que podem auxiliar no caminho para o sucesso.

Esses profissionais são os mentores.

O que é um Mentor?

O Mentor é alguém que direciona de acordo com sua bagagem e experiência pessoal.

O mentor é alguém que já teve que escolher seu nicho e definir qual seria o seu produto, como vender e para qual público-alvo, persona ele destinaria este produto, conseguir clientes, tornar eles fiéis a sua marca...

Foi ele que precisou pensar e criar e tornar operacional o sistema logístico de seu Ecommerce , de modo a ter o melhor serviço de entrega.

Precisou ter controle e equilíbrio na gestão financeira do negócio.

Investiu em divulgação para tornar a loja e seus produtos conhecidos.

Enfim, batalhou para conquistar o sucesso em sua própria empresa. Trilhou o caminho até o ponto onde viver de Ecommerce se tornou uma realidade.

É uma pessoa que precisou, por muitas vezes, aprender na raça, com seus erros. Alguém que teve que encarar uma concorrência brutal e que conseguiu vencer apesar das dificuldades do caminho...

E agora está pronto para passar seus conhecimentos a quem busca realizar a mesma trajetória, mas com a ajuda de informações de quem já fez o percurso.

Facilitar seu caminho e dar um norte para o sucesso é função de mentor.

Veja o exemplo do Leonardo. O movimento no negócio físico dele estava fraco e parecia que não havia mais jeito para sua loja...

Foi aí que encontrou no Ecommerce um modo de ir mais longe.

Com a minha ajuda, sua loja online deslanchou e se tornou um grande canal de faturamento. Conheça a história:

Esse acompanhamento que fiz com o Leonardo foi feito da seguinte maneira:

Eu me coloquei no lugar dele como o dono do negócio e, a partir da minha vivência no mundo do Ecommerce, tracei uma estratégia para alavancá-lo nos meses seguintes.

Além disso, evidenciei quais as dificuldades que poderiam aparecer no caminho e como fazer para superá-las. Isso eu faço de acordo com as minhas próprias dificuldades que encontrei na minha jornada como empreendedor.

Ou seja, o trabalho de um mentor é direcionar o mentorado, levando em consideração a sua experiência. Assim, pode mostrar o melhor caminho para levar o negócio dele ao sucesso.

Isso, mostrando as barreiras que podem aparecer no caminho e como fazer para superá-las.

Por exemplo:

O mentorado vira para o mentor e pergunta se seguir uma determinada estratégia de vendas é a melhor opção naquele momento. O mentor então responde:

"No meu negócio, eu já tentei essa estratégia e não funcionou. Quando tentei essa outra, as vendas cresceram e o negócio alavancou.”

Ou então:

“Já vi muita gente usando essa estratégia e obtendo sucesso, mas, nesse momento, essa outra aqui pode ser ainda melhor.”

Ou seja, a opinião do mentor é sempre embasada em experiências que ele teve no passado e que ainda tem, caso ainda esteja atuando no mercado.

Eu pude fazer isso pelo Leonardo porque já passei por tudo isso.

Nos meus mais de 18 anos como empresário de Ecommerce, tive que desbravar muitos caminhos sozinho. Ninguém tinha o conhecimento que eu precisava para crescer, então precisei fazer muitos testes.

Admito, perdi tempo e dinheiro no meio disso. É claro que, com o passar dos anos, acumulei o conhecimento necessário para minimizar erros e transformar meus negócios em lucro.

Mas não foi simples, nem rápido como imaginei.

Como falei, estou há mais de 18 anos neste mercado. Os primeiros foram turbulentos, com altos e baixos, e precisei pensar estrategicamente para que desse certo. Os resultados que consegui – e consigo até hoje – foram frutos de um trabalho longo e muito estudo.

Eu tive que encontrar e mapear o caminho das pedras sozinho, o que me levou tempo. Se tivesse uma maneira de encurtar esse caminho pelo qual precisei passar, teria feito. Mas não havia o conhecimento disponível na época, como existe hoje.

A minha trajetória é a maior motivação que tenho para querer ajudar outros empresários como eu. Pessoas que estão começando no meio digital e precisam tomar decisões que significam o futuro saudável do negócio.

E quero que a sua história seja como a do Leonardo e os mais de 100 empresários que já ajudei pessoalmente.

Mentoria é a mesma coisa que Consultoria?

Uma dúvida comum entre empresários é sobre a diferença entre mentoria e consultoria. Esses processos são distintos e direcionados para questões diferentes. 

O Consultor traça a estratégia de acordo com seu conhecimento acadêmico.

Diferente do mentor, o consultor não precisa, necessariamente, ter experiência própria no ramo do seu negócio.

O repertório do consultor é baseado no seu conhecimento acadêmico. Ele traz artifícios e ferramentas que podem ajudar o seu negócio.

Direcionamento da mentoria para o seu Ecommerce

Vamos dar um exemplo para simplificar:

Você tem um Ecommerce e quer chegar aos R$100 mil em faturamento. Para isso, contrata um consultor e também vai em busca de uma mentoria.

O consultor vai te dar um plano de negócio, um valor para investir em marketing e outras ferramentas que te ajudarão a chegar no seu objetivo, com base nos seus conhecimentos técnicos e acadêmicos do assunto.

Vai falar “gaste tanto nisso, tanto naquilo, invista ‘x’ em anúncios, ‘y’ em redes sociais”... e por aí vai. Ele traça a estratégia do seu negócio, visando o seu objetivo de faturar R$100 mil.

Isso tudo baseado em estudos de caso e outros conhecimentos acadêmicos que o consultor foi adquirindo ao longo dos anos.

Essa é a principal diferença entre consultor e mentor.

Ambos possuem seu valor, mas é importante saber diferenciá-los para não contratar um achando que vai ter o serviço do outro.

Por que fazer uma Mentoria de Negócios?

Se você está em busca do sucesso no mercado de Ecommerce e do apoio de alguém que realmente vive o mercado dia após dia e pode te ajudar a prever problemas, deveria começar um programa de mentoria ainda hoje.

Você já imaginou que, se está buscando conseguir um determinado feito, tal como vender mais, teria mais chances de alcançar isso aprendendo diretamente com alguém que já passou por isso?

Que as vendas da sua loja virtual podem atingir um patamar bem mais alto se tiver acesso aos segredos de uma pessoa com ampla experiência no comércio eletrônico?

Se sim, um bom programa de mentoria para Ecommerce é, sem dúvida, uma das soluções mais viáveis para você.

Consultoria é diferente de mentoria

Como um programa de Mentoria funciona na prática

Um programa de mentoria serve para que os participantes exponham suas ideias, dúvidas e questionamentos ao mentor.

Ele então vai utilizar toda a sua bagagem de conhecimento prático na área de Ecommerce para aconselhar, esclarecer e orientar cada um dos participantes, de modo a fazê-los tomar o melhor rumo para suas lojas virtuais.

A finalidade do programa de mentoria é que, após  o aconselhamento do mentor, os participantes do programa passem a adotar ações baseadas nos conhecimentos adquiridos...

Atingindo assim uma melhoria notável nos seus resultados.

Ou seja: mais venda e melhoria no desempenho do Ecommerce como um todo.

Por exemplo, é possível fazer com que o empreendedor de Ecommerce tenha direções, insights e ideias para melhorar pontos como:

  • Planejamento e modelo de negócios;
  • Marketing, atração e fidelização de clientes;
  • Gestão financeira da loja virtual;
  • Logística;
  • Pós-atendimento;
  • Captação de clientes
  • Inovação
  • Logística;
  • Pós-atendimento;
  • Captação de clientes
  • Inovação

Existem atualmente muitos Programas de Mentoria, alguns que oferecem até mesmo uma Mentoria online.

No entanto, no âmbito de Ecommerce, o nosso programa tem sido reconhecido como o mais completo e eficiente do mercado.

Saiba agora o porquê.

por que e importante ter um mentor

Mentoria de negócios Ecommerce na Prática

O modelo que adotamos em nosso programa de mentoria é bem exclusivo.

Nele, meu principal objetivo está em analisar de modo pessoal cada área do seu negócio de Ecommerce.

Nesta etapa, eu busco entender se a pessoa necessita melhorar algo em sua logística, ou no modo como a pessoa gerencia o seu caixa.

Enfim, eu procuro conhecer cada detalhe do Ecommerce  e como está seu funcionamento como um todo.

Em seguida a isso, vou indicar as estratégias que você precisa adotar em sua loja virtual para que ela cresça tanto quanto tem capacidade.

Essas estratégias podem ir desde inserir uma nova rede social entre seus meios de divulgação até a melhoria em processos de entrega para redução de custos.

Ou ações para captar mais clientes e vender com muito mais facilidade.

Enfim, no meu programa de mentoria, eu vou ouvir você que deseja levar sua loja virtual para outro patamar.

Um patamar em que,  geralmente, levaria anos de experiência prática.

Anos para aprender por tentativa e erro.

Podendo até fracassar no caminho e deixar seus sonhos se perderem.

E aí, com a minha experiência, vou mostrar o caminho correto, as ações e estratégias adequadas para que você evite a necessidade de todo esse processo. Além, é claro, de te ajudar a entender os problemas que podem estar te impedindo de chegar lá.

Como funciona o processo de Mentoria

Por três dias, os participantes estarão imersos comigo, minha equipe e convidados para entender mais sobre negócios, analisar problemas e planejar os próximos passos.

programa de mentoria

Não será permitido preguiça aqui… e você não sairá sem ter um plano de ação e metas para o seu Ecommerce embaixo do braço.

Após o período de mentoria presencial, os alunos da turma ainda terão acompanhamento online por seis meses, com encontros regulares com nosso business coach. 

O objetivo destes encontros online é checar o que foi aplicado pelos mentorados, alinhar alguns pontos do projeto de Ecommerce , assim como definir novas metas e objetivos.

Além disso, ainda ofereço outros benefícios como:

  • Grupo no Whatsapp da Turma de Mentoria.
  • Desconto em nossos Futuros Treinamentos e/ou Produtos.
  • Acompanhamento técnico da nossa equipe, se necessário.

Enfim, nosso programa de Mentoria possui tudo o que precisa para fazer seu negócio superar todos os limites.

Veja aqui mais sobre nosso programa de Mentoria:

Conheça a história de quem já passou por aqui

Esta é a Cleide Pacheco. Ela tinha uma loja há anos, mas, no Ecommerce, conseguiu um faturamento maior do que em todos os anos no varejo físico.

Confirme sua vaga para a próxima turma

Nossa próxima turma já está sendo formada.

Eu não sei até quando teremos novas vagas abertas.

E não posso aumentar o número de mentorados numa turma, pois prejudicaria a qualidade do programa de mentoria.

Assim, eu te convido a fazer sua aplicação agora. Depois, é só aguardar o contato da nossa equipe.