Que o Facebook Ads é uma mão na roda para o seu negócio você já sabe. Inclusive, você deve ter lido a introdução sobre essa ferramenta na primeira parte do Manual. Caso não tenha lido ainda, confira o primeiro artigo para não ficar por fora de nenhum detalhe. 

Se você não leu a primeira parte, clique aqui para ler o artigo

Nesta segunda parte do manual de como anunciar no Facebook Ads, vamos direto ao que interessa: fazer, na prática, um anúncio no Facebook Ads! 

Nessa segunda parte do manual, vou te mostrar o passo a passo de Como Anunciar no Facebook Ads para você realizar o seu primeiro anúncio ou aperfeiçoar o que já está fazendo. 

No vídeo abaixo, Gabriel Cersosimo explica quanto investir no Facebook. Assista:

Criação de Campanha (Primeiro Anúncio)

Agora que você já leu a introdução e conhece bem todos os recursos que o Facebook Ads pode oferecer, está na hora de fazer o seu primeiro anúncio!

Para criar seu primeiro anúncio, existem dois caminhos: você pode clicar em Impulsionar um Post direto na sua página ou pode usar o Gerenciador de Anúncios.

A forma mais simples é acessando a sua página e clicando no botão Impulsionar presente no canto inferior direito dos seus Posts mais recentes.

Anúncio do Facebook Ads

O Facebook vai te perguntar o seu objetivo com o anúncio. Nessa forma de anúncio - o botão de impulsionar -, você tem dois objetivos possíveis: ter mais envolvimento na sua publicação ou receber mensagens na página.

Também nesse botão, você poderá definir o público-alvo do anúncio.

Nota: Não esqueça de que o público-alvo do seu negócio é diferente da persona. Cada um tem sua finalidade e você precisa tê-los bem definidos. Caso não saiba a diferença entre esses dois termos, veja o nosso artigo sobre como definir a persona do seu negócio.

Nessa modalidade, você pode definir anunciar somente para as fãs da página; para os fãs e seus amigos ou para toda a rede de usuários do Facebook.

Caso escolha a rede de usuários, você poderá usar os campos de segmentação para encontrar o público que será impactado com o anúncio.

Fora isso, você vai precisar definir um orçamento para o anúncio, bem como uma data de início e término da divulgação.

Outra maneira de criar seu anúncio é usando o Gerenciador de Anúncios. Essa é a forma que você deve usar com mais frequência, pois ela te oferece mais recursos, tipos de anúncio, entre outros fatores.

Quando criar seu anúncio, cuide para organizá-los de acordo com a estrutura correta de um anúncio.

Eles são organizados em três níveis: Campanhas, Grupos e Anúncios.

As campanhas são a categoria principal dos anúncios, no qual deve definir uma categoria dos seus produtos e o objetivo dela.

Nos grupos, você vai dividir as subcategorias dos produtos e, por fim, os anúncios se referem a cada produto específico, conforme a imagem abaixo:

Criar o Anúncio na Prática

Obviamente, a esta altura você já precisa ter definido exatamente qual será o seu objetivo. Defina se levará para alguma página de destino com textos e imagens que irão compor seu anúncio.

Além disso, agrupe dados relevantes sobre seu cliente e defina sua persona. Como dito antes, é muito importante conhecê-la antes de criar seus anúncios e saber diferenciá-la do público-alvo.

Com esses dados em mãos, fica BEM mais simples de continuar.

Após escolher o objetivo da campanha, você vai se deparar com uma tela sem informações… como é o seu primeiro anúncio, você ainda não terá públicos personalizados.

Portanto, terá que preencher as informações de localização, idade, gênero, idioma com base na sua persona e objetivo do anúncio.

Para segmentar de forma mais específica, você pode preencher o campo “direcionamento detalhado” com alguns interesses da sua persona.

Logo abaixo, você vai definir o posicionamento, ou seja, onde seu anúncio irá aparecer no Facebook das pessoas (falei sobre isso no artigo anterior), seu orçamento e período de veiculação.

Agora é o momento que você usa toda sua criatividade para chamar atenção do seu cliente. Capriche no texto e imagens que você vai utilizar no criativo do seu anúncio. Pode também apostar nos vídeos, que funcionam muito bem.

Com tudo pronto, basta você aguardar alguns minutos para análise do anúncio pelo Facebook. Você receberá uma notificação informando se o anúncio foi aprovado ou não.

Detalhe importante: Uma coisa fundamental no sucesso de um anúncio é a qualidade da imagem e do texto do anúncio (Veja aqui o tamanho ideal de imagens para seu anúncio)

Um anúncio precisa despertar desejo ou, pelo menos, curiosidade no espectador, do contrário ele não vai clicar.

A imagem precisa mostrar o que produto oferece ao usuário e o texto precisa ser bem persuasivo, despertando os gatilhos mentais certos no seu cliente em potencial.

Fora isso, tem outra questão que parece óbvia, mas eu não podia deixar de comentar: a sua página de destino precisa ter qualidade, boa navegação, layout legal, imagens de qualidade, descrições relevantes, vídeos entre outros elementos.

Os indicadores de compra como desconto, frete e botão de compra precisam estar bem evidenciados também.

Aprovação de Anúncios e Regras do Facebook Ads

Para conseguir entender esse tópico, certifique-se de que leu atentamente as regras dos anúncios do Facebook. Isso vai te ajudar a saber exatamente o que deve e o que não deve ser feito ao anunciar no Facebook Ads.

E lembre-se: procure não quebrar as regras do Facebook, pois ele não costuma tolerar muitas violações e tem banido diariamente milhares de contas de anúncios de forma irreversível.

Uma regra que muitos iniciantes acabam quebrando é em relação à imagem do anúncio. O Facebook somente permite imagens com no máximo 20% do conteúdo com texto.

Para identificar isso, você pode usar o Facebook Grid Tool. Essa ferramenta vai te ajudar a testar suas imagens antes de inseri-las nos anúncios.

Relatórios do Facebook Ads

Agora que seu anúncio foi aprovado e está “rodando”, começa uma parte crucial do seu trabalho…

Fica um pouco mais complexo, pois você precisa aprender a analisar as métricas, realizar testes e tentar otimizar cada vez mais os resultados.

Mas não se preocupe em acertar logo de primeira… você vai aprender com o tempo e, assim, poderá melhorar seu desempenho.

Para acessar os Relatórios, vá para o gerenciador de anúncios e clique na sua campanha referente ao anúncio.

Você terá dados em ordem cronológica do comportamento desse anúncio, desde a data de criação do anúncio até sua data atual.

Algumas métricas importantes que você precisa analisar diariamente nos seus anúncios são essas:

1- Alcance

Quantos usuários foram impactados pelo seu anúncio.

2- Custo

Geralmente é considerado o custo por clique, porém, em algumas campanhas, pode ser levado em consideração o custo por engajamento.

3- Frequência

A quantidade de vezes média em que o anúncio foi exibido para o mesmo usuário.

4- CTR

É o percentual de usuários que clicaram no anúncio em relação dos que viram o anúncio. Quanto mais alto é o seu CTR, mais relevante é o seu anúncio.

Neste momento, você deve estar se perguntando quanto custa um bom CTR ou quanto deve pagar por clique em cada anúncio para ser considerado bom…

A resposta é simples: depende.

Existem inúmeros fatores vão impactar nessas informações e, além disso, cada negócio tem um padrão diferente, não dá para comparar métricas entre dois negócios distintos.

Uma boa forma de você medir se seu CTR e CPC estão bons é criando uma dupla de anúncios com o mesmo objetivo e mesmo produto, porém com imagens e conteúdo distintos. Assim, você vai poder compará-los!

Se um anúncio estiver com CTR muito superior ao outro, significa que ele é mais relevante e que você deve pausar o anúncio com pior performance para economizar dinheiro.

Uma última dica sobre o Gerenciador de Anúncios é que você pode alterar seus anúncios, pausar ou deletá-los quando quiser.

Quanto investir no Facebook Ads?

Independentemente da sua verba inicial para investir no Facebook, é fundamental entender que a estratégia que você vai utilizar com esse orçamento é o que vai determinar os seus resultados.

Por isso, você precisa se organizar e fazer um cálculo mensal para investir de forma sensata e estratégica, sem desperdiçar seu dinheiro com campanhas com estruturas ruins.

Nesse sentido, entender como investir em cada etapa de seu funil de vendas (veja aqui o que é um funil de vendas) vai ser o diferencial para que o seu dinheiro seja direcionado do jeito certo.

1- Aquisição

O funil é baseado na jornada do seu cliente durante o seu caminho de compras.

Sendo assim, não adianta você investir apenas em uma dessas etapas. Você tem que distribuir seu dinheiro em cada engrenagem para manter a máquina funcionando.

A aquisição pode ser considerada a mais importante das etapas, pois, sem ela, você não consegue transformar sua audiência em clientes.

Aqui, é recomendado que seja direcionado 40% de seu investimento por dia.

É muito importante entender que a aquisição é feita por conteúdo.

Quando seus clientes se interessam pelo que você oferece, eles estão levantando a mão e dizendo que possuem um problema que precisa ser solucionado.

Por isso, é crucial que você produza conteúdo de valor informando-os sobre seus problemas e conscientizando-os que você pode ajudar, que seu produto é a solução.

2- Monetização

A segunda etapa é a monetização ou campanha de venda.

O principal objetivo para que aconteça a monetização é a conversão. Você precisa vender para aqueles que passaram pela primeira etapa do funil e tomaram consciência de seus problemas.

Mas como você vai saber que seus clientes se tornaram conscientes de seus problemas e querem o que sua empresa oferece?

Basta prestar atenção no engajamento de seus conteúdos.

Quanto mais pessoas engajarem (ou seja, comentarem, compartilharem e curtirem), mais certeza você terá de que tais pessoas estão prontas para serem abordadas com campanhas de vendas.

Assim, além de você atingir as pessoas certas, acaba investindo seu dinheiro na etapa em que seu cliente está disposto a comprar.

Nesta etapa do funil, o capital indicado para atingir seus resultados é também de 40% do valor do seu investimento por dia.

3- Remarketing

Remarketing é uma poderosa ferramenta criada pelo Google Adwords para divulgar anúncios para pessoas que tenham se interessado por um produto ou serviço.

Estes anúncios são veiculados em blogs, redes sociais, sites de conteúdo, jornais online…

Quando uma pessoa visita seu site em busca de comprar algum produto, mas, por algum motivo, não compra, o remarketing começa a exibir anúncios em forma de ofertas ou mensagens sobre aquele tipo de compra para incentivar a pessoa a voltar ao site e realizar a compra.

Sendo assim, essa etapa é para trazer de volta aqueles que se interessaram pelo seu produto e não compraram.

O investimento nessa etapa é de 20% por dia do valor total direcionado aos anúncios no Facebook.

Tire seu Ecommerce do papel em 6 etapas! 

Depois de descobrir quanto custa um Ecommerce e entender que esse é um investimento possível, podemos apostar que você já está pensando em como tirar a sua loja virtual do papel, certo? 

A boa notícia é que o próximo passo que você precisa dar é completamente gratuito: baixe agora o checklist Ecommerce do Zero, um guia para te ajudar a colocar o seu Ecommerce no ar em apenas 6 etapas. 

Esse é um método criado pelos nossos especialistas em Ecommerce e aperfeiçoado pelos milhares de empreendedores que já usaram nossas técnicas para começar a empreender. 

Para fazer o download gratuito do checklist Ecommerce do Zero, clique no botão abaixo: