Caso você ainda não esteja familiarizado com a palavra Equity, provavelmente você não sabe como os empreendedores ganham dinheiro de verdade…
Mas nesse artigo vamos explicar o que é Equity, como acontece na prática e se a sua empresa está realmente preparada para isso.
Afinal, é necessário cumprir alguns pré-requisitos fundamentais para ganhar dinheiro por meio do Equity e do jeito certo.
No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, ensina como os empreendedores ganham dinheiro de verdade com o Equity. Assista:
Índice:
Afinal, o que é Equity?
De uma forma bem simples e breve para facilitar o seu entendimento, o termo Equity significa a participação societária ou acionária em uma empresa.
Ou seja, nada mais é do que uma posse que você tem e que pode ser representada por títulos como ações, quotas, entre outros.
Então, se você compra uma porcentagem de uma empresa isso é chamado de Equity. E essa porcentagem pode ser a mesma para os lucros que você vai receber…
Vamos falar mais sobre isso nos tópicos a frente.
Além disso, você pode ser um equity partner, atuando diretamente na empresa na gestão e planejamento estratégico em cargos da diretoria, por exemplo, ou um equity investor, apenas investindo o seu dinheiro em uma empresa promissora..
Mas para que o Equity tenha realmente valor, é necessário 2 pontos:
Tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana assinando o EnP Prime, a Netflix do Ecommerce.
1- A empresa precisa ser passível de ser vendida
Isso quer dizer que a empresa realmente precisa ter um valor de mercado para que você consiga vender a sua participação futuramente, caso queira.
2- A empresa precisa ser sustentável
Pois uma das formas de ganhar dinheiro por meio de Equity é recebendo lucros ou dividendos. Mas lembre-se: a empresa não precisa gerar lucro ou dividendos, essa é apenas uma forma de ganhar dinheiro.
E por que estamos dizendo isso?
Existem empresas que preferem trabalhar com base em uma metodologia de valorização da empresa e não somente do lucro, já pensando nas possibilidades de vendê-la por muito mais depois.
O ideal é que a empresa consiga conciliar essas duas formas de lucro e valorização (valuation), mas isso vai depender especificamente do objetivo de cada negócio.
Leia também: Como criar uma Startup como a Netflix e Spotify
Mas como funciona o Equity na Prática?
Vamos supor que você atua em uma empresa ou é investidor que recebe em torno de 10%. E, em um determinado momento, essa empresa é vendida por 1 bilhão de reais. Desse total, você receberia 100 milhões de reais.
Inclusive, recentemente, a empresa americana Etsy, referência no Ecommerce de artesanato, comprou a empresa brasileira Elo7 por US$ 217 milhões.
Ou seja, rendeu um bom valor para os que investiram na empresa antes da venda.
É claro que, neste caso, estamos falando de grandes empresas, mas há investimentos menores que também podem gerar bons valores de acordo com a liquidez da empresa.
Aliás, o mais comum é que empreendedores façam investimentos em diversas empresas diferentes, pequenas e grandes, pois nem todas vão prosperar.
Acontece que os investidores apostam bastante nas startups que estão em constante crescimento em uma velocidade muito alta, principalmente, no Ecommerce.
Então, você pode investir 10, 15, até 20 mil reais nessas startups e com esse crescimento constante, em menos de 5 anos, você consegue ter um bom retorno com esses investimentos.
Mas pode ser que essas startups parem de crescer por erros estratégicos e acabem indo à falência.
Por isso, para não apostar apenas em uma empresa possivelmente promissora, os investidores preferem investir em diversas empresas ao mesmo tempo.
Dessa forma, caso alguma delas não prospere como o esperado, outra empresa pode performar muito bem e então compensar os outros investimentos que, por algum motivo, não conseguiram dar continuidade aos trabalhos.
“A minha empresa é pequena, já posso investir em Equity?”
Para iniciantes no Ecommerce: foca na Validação!
Esse é um detalhe importante… Se você ainda está começando e não validou a sua empresa, é melhor não se preocupar com o Equity.
O seu foco agora precisa ser na validação primeiro para então se tornar atrativo para o mercado! E o que é atrativo para o mercado?
Uma empresa sustentável, em constante crescimento, vendendo cada vez mais e alcançando metas que enchem os olhos dos investidores.
É isso que vai fazer com que a sua participação dentro de uma empresa realmente tenha valor, ainda mais com pessoas investindo ou participando delas como sócios para alcançar os objetivos em comum da empresa no geral.
E temos mais uma recomendação incrível para você: para saber mais sobre o mundo do empreendedorismo por meio de conteúdos mais densos, seja um PRIMER!
Leia também: Como começar um Ecommerce do Zero [Passos que Realmente Funcionam]
EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!
Nós lançamos o EnP Prime, uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava…
Mas agora sabe que precisa!
No EnP Prime, você terá acesso imediato a:
- + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
- + 200 horas de conteúdo;
- Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
- Novos conteúdos TODA SEMANA;
- Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
- Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
- E MUITO MAIS!
Inscreva-se Abaixo e participe Dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado:
Deixe um comentário