Caso você ainda não esteja familiarizado com a palavra Equity, provavelmente você não sabe como os empreendedores ganham dinheiro de verdade… 

Mas fique tranquilo pois neste artigo vamos explicar o que é Equity, como ele acontece na prática e como entender se a sua empresa está realmente preparada para isso.

Afinal, é necessário cumprir alguns pré-requisitos fundamentais para ganhar dinheiro por meio do Equity e do jeito certo. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, ensina como os empreendedores ganham dinheiro de verdade com o Equity. Assista: 

O que é Equity? 

O termo Equity significa a participação societária ou acionária em uma empresa. Ou seja, nada mais é do que uma posse que você tem e que pode ser representada por títulos como ações, quotas, entre outros. 

Então, se você compra uma porcentagem de uma empresa isso é chamado de Equity. E essa porcentagem pode ser a mesma para os lucros que você vai receber… 

Vamos falar mais sobre isso nos tópicos a frente.

Além disso, você pode ser um equity partner, atuando diretamente na empresa na gestão e planejamento estratégico em cargos da diretoria, por exemplo, ou um equity investor, apenas investindo o seu dinheiro em uma empresa promissora... 

O que é indispensável no Equity?

Para que o Equity tenha realmente valor, é necessário 2 pontos:

1- A empresa precisa ser passível de ser vendida

Isso quer dizer que a empresa realmente precisa ter um valor de mercado para que você consiga vender a sua participação futuramente, caso queira. 

2- A empresa precisa ser sustentável

Pois uma das formas de ganhar dinheiro por meio de Equity é recebendo lucros ou dividendos. Mas lembre-se: a empresa não precisa gerar lucro ou dividendos, essa é apenas uma forma de ganhar dinheiro.

E por que estamos dizendo isso?

Existem empresas que preferem trabalhar com base em uma metodologia de valorização da empresa e não somente do lucro, já pensando nas possibilidades de vendê-la por muito mais depois.

O ideal é que a empresa consiga conciliar essas duas formas de lucro e valorização (valuation), mas isso vai depender especificamente do objetivo de cada negócio. 

Como funciona o Equity?

O Equity funciona da seguinte maneira: vamos supor que você atua em uma empresa ou é investidor que recebe em torno de 10%. E, em um determinado momento, essa empresa é vendida por 1 bilhão de reais. Desse total, você receberia 100 milhões de reais.

Inclusive, recentemente, a empresa americana Etsy, referência no Ecommerce de artesanato, comprou a empresa brasileira Elo7 por US$ 217 milhões. 

Ou seja, rendeu um bom valor para os que investiram na empresa antes da venda.

É claro que, neste caso, estamos falando de grandes empresas, mas há investimentos menores que também podem gerar bons valores de acordo com a liquidez da empresa.

Aliás, o mais comum é que empreendedores façam investimentos em diversas empresas diferentes, pequenas e grandes, pois nem todas vão prosperar. 

Acontece que os investidores apostam bastante nas startups que estão em constante crescimento em uma velocidade muito alta, principalmente, no Ecommerce.

Então, você pode investir 10, 15, até 20 mil reais nessas startups e com esse crescimento constante, em menos de 5 anos, você consegue ter um bom retorno com esses investimentos.

Mas pode ser que essas startups parem de crescer por erros estratégicos e acabem indo à falência. 

Por isso, para não apostar apenas em uma empresa possivelmente promissora, os investidores preferem investir em diversas empresas ao mesmo tempo.

Dessa forma, caso alguma delas não prospere como o esperado, outra empresa pode performar muito bem e então compensar os outros investimentos que, por algum motivo, não conseguiram dar continuidade aos trabalhos. 

Quais são os tipos de Equity?

Agora que você já tem uma boa base sobre Equity, vamos te apresentar os tipos existentes no mercado hoje. Veja abaixo:

Private Equity

O Private Equity é um dos tipos de fundo de investimentos nomeados como “estruturados”. Na prática, os investidores adquirem cotas e deixam seu capital aos cuidados de administradores

Eles, por sua vez, ficam responsáveis por escolher as melhores opções para fazer investimentos, que variam de acordo com o objetivo e o risco do fundo.

Equity Crowdfunding

Já o Equity Crowdfunding tem como foco a captação de recursos para startups, visando o crescimento dessas empresas no mercado

Basicamente, funciona como financiamento coletivo, permitindo que qualquer pessoa possa fazer investimentos em empresas que estão na etapa inicial de sua evolução.

Home Equity

O home equity é um tipo de empréstimo que tem como garantia um imóvel. Ou seja, uma pessoa ou empresa busca por um empréstimo e utiliza um imóvel próprio como garantia para o crédito solicitado. Isso até que o valor seja totalmente quitado.

Quando investir em Equity?

Se você ainda está começando e não validou a sua empresa, é melhor não se preocupar com o Equity.

O seu foco agora precisa ser na validação do seu negócio primeiro para, depois, tornar a empresa atrativa para o mercado. E o que é atraente para o mercado? 

Uma empresa sustentável, em constante crescimento, vendendo cada vez mais e alcançando metas que enchem os olhos dos investidores.

É isso que vai fazer com que a sua participação dentro de uma empresa realmente tenha valor, ainda mais com pessoas investindo ou participando delas como sócios para alcançar os objetivos em comum da empresa no geral. 

Leia também: Vendas online para iniciantes: 11 dicas para você começar AGORA

Exemplos do Equity aplicados no dia a dia

O equity é utilizado em diversas circunstâncias diferentes. Contudo, existem algumas situações comuns ao dia a dia das empresas. Vamos dar alguns exemplos a seguir: 

  • No balanço patrimonial de uma empresa;
  • Em uma ação ou qualquer outro título que simbolize uma participação societária;
  • No capital de risco de uma empresa que está declarando falência;
  • E outros. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce ne Prática!

Já pensou em ter acesso a uma plataforma em que você terá acesso a conteúdos super completos sobre Ecommerce, Empreendedorismo e Marketing Digital? Pois é…

Você precisa conhecer a plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática! Por lá, você terá acesso a centenas de cursos e conteúdos exclusivos, com novas aulas sendo adicionadas toda semana.

Para começar a estudar agora mesmo, clique aqui ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é Equity?

O termo Equity significa a participação societária ou acionária em uma empresa. É uma posse que você tem e que pode ser representada por títulos como ações, quotas, entre outros.

Como funciona o Equity?

Vamos supor que você atua em uma empresa ou é investidor que recebe em torno de 10%. E, em algum momento, essa empresa é vendida por 1 bilhão de reais. Desse total, você receberia 100 milhões de reais.

Quais são os tipos de Equity?

Private Equity; Equity Crowdfunding; Home Equity.

Quando investir em Equity?

Se você ainda está começando e não validou a sua empresa, é melhor não se preocupar com o Equity. Faça isso apenas quando a sua empresa já tiver algum valor no mercado.