Uma das datas mais importantes do ano está chegando e a pergunta mais frequente que os empreendedores fazem é: como aproveitar a Black Friday nos marketplaces? Se esta também é a sua dúvida, saiba que este artigo vai te ajudar!

Além de toda movimentação que essa data gera, os marketplaces possuem milhares de usuários ativos que compram todos os dias. O número de visitas é surpreendente e tende aumentar durante todo o mês de novembro devido às buscas pelas promoções da Black Friday.

Mas para aproveitar todas as oportunidades do evento da melhor maneira possível, é necessário que você tenha estratégias de vendas muito bem elaboradas

Por isso, nós selecionamos as melhores dicas para você vender muito na Black Friday dentro dos principais marketplaces.

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, fala sobre como aproveitar a Black Friday nos marketplaces. Assista:

Por que aproveitar a Black Friday nos marketplaces?

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para os lojistas e consumidores em todo o mundo. No Brasil, essa data já se tornou uma tradição e uma excelente oportunidade para expandir os negócios e aumentar as vendas

Contudo, antes de colocar o menor preço em um anúncio ou lançar mais de outra estratégia, o empreendedor deve checar todas as etapas que antecedem a divulgação dos sesu produtos nos marketplaces. 

Isso porque, além das ofertas tentadoras, as plataformas estão cada vez mais exigentes quanto a algumas questões – como o atendimento ao cliente, por exemplo –. Por isso, o planejamento será o seu maior aliado quando o assunto é Black Friday em marketplaces. 

O que você precisa saber sobre Black Friday nos marketplaces?

Ao contrário das lojas virtuais, os preparativos para a Black Friday em marketplaces pulam algumas etapas. Isso porque em um site próprio, além da preparação dos anúncios e estoque, o lojista deve pensar também em detalhes operacionais e de marketing, como: 

Os marketplaces, por sua vez, ficam responsáveis por todas as etapas estratégicas de aquisição e controle de pagamento. E o lojista se preocupa somente em como realizar uma boa ação de Black Friday com os seus anúncios.

Além disso, precisamos ressaltar que existem dois pontos cruciais para a execução de uma boa Black Friday nos marketplaces: planejamento e definição clara de objetivos. São eles que vão dar um norte durante a criação dos seus anúncios e ofertas.

Quando bem traçados, essas questões geram benefícios para ambos os lados. Isto é, não apenas o consumidor que terá descontos, mas também o vendedor que irá atingir suas metas por meio de uma boa campanha de Black Friday! 

💸[MATERIAL GRATUITO] Manual para vendedores da Black Friday 

Vantagens da Black Friday nos marketplaces 

Fazer campanhas de Black Friday nos marketplaces gera algumas vantagens interessantes para os lojistas que atuam ou pretendem trabalhar com esse canal. São elas:

Possibilidade de fazer queima de estoque 

Nem todos os produtos performam de maneira semelhante. Em meio a isso, alguns vendedores fazem a escolha errada e acabam com várias unidades com pouca procura. 

Uma boa solução para contornar isso é utilizar a Black Friday nos marketplaces para liberar espaço no estoque, fazer um bom fluxo de caixa e eliminar os seus produtos parados. Ou seja, é uma excelente oportunidade para fazer uma verdadeira queima  de estoque.

🔥 Como fazer queima de estoque? 8 passos para acertar na estratégia

Maior visibilidade

Sua conta é nova ou você está precisando de um gás de novos clientes para o seu anúncio? 

Durante a Black Friday o preço chama mais atenção do que o histórico da conta, e esse é um momento propício para você conseguir suas primeiras vendas em um anúncio, avaliações e dar um up na visibilidade do seu produto nos marketplaces.

Venda mais rápida de produtos que demoram sair 

Alguns produtos podem levar um tempo maior para serem vendidos, o que atrapalha um pouco a taxa de conversão. Uma das vantagens da Black Friday nesse sentido é oferecer uma proposta única de compra que vai fazer o seu cliente tomar uma decisão mais rápida e fazer toda a diferença no seu fluxo de caixa e faturamento. 

Como fazer a Black Friday nos marketplaces?

Antes de irmos para as dicas práticas, precisamos alinhar alguns pontos… 

Primeiramente, a Black Friday exige bastante planejamento e você precisa começá-lo com antecedência. Por isso, é muito importante que desde agora você já tenha em mente a sua estratégia planejada para vender muito durante o evento. 

Além disso, você precisa entender que existem 3 tipos de Black Friday: a Black November, a Black Week e a tão conhecida Black Friday. E cada uma delas tem um objetivo diferente…

A Black November foca nas vendas ao longo do mês, com o objetivo de não congestionar o site, a logística e até mesmo o atendimento. Já a Black Week segue a mesma estratégia para diluir as vendas, só que em um período de uma semana (a última semana de novembro).

E a Black Friday concentra todas as vendas na última sexta de novembro. 

De uns anos para cá, marketplaces como o Mercado Livre estão realizando ações específicas para a Black Friday, o que pode beneficiar muito os vendedores que estão por lá. 

Mas como aproveitar essas datas do jeito certo?

Pensando nas vendas nos maiores marketplaces do mercado,  nós selecionamos as melhores dicas. Veja!

1- Abra mais canais de vendas

A verdade é que quanto mais marketplaces você conseguir anunciar, maiores são as chances de vender durante todo o mês de novembro.

Portanto, não perca a oportunidade de anunciar nos melhores marketplaces do mercado visando a Black Friday

Mas lembre-se: esses marketplaces precisam fazer sentido para o seu produto, principalmente quando estamos falando de marketplaces de nicho

Veja o que faz mais sentido para o seu produto e suas metas para conseguir alcançá-las até o fim da Black Friday. 

2- Faça o reconhecimento das curvas A,B e C

Mas o que são essas curvas? Cada uma delas representa uma categoria de produtos que você possui no estoque. Vamos explicar melhor… 

  • Curva A: representa aqueles produtos que vendem pouco, mas geram bastante lucratividade;
  • Curva B: são os produtos que geram a maior quantidade de vendas, mas não tem muita lucratividade;
  • Curva C: simboliza os produtos que estão encalhados no estoque há um tempo. 

Observando essas 3 curvas é possível entender que durante a Black Friday, o ideal é não desperdiçar  a sua curva A. 

Falamos isso porque os produtos da curva A, como são mais lucrativos e, provavelmente, possuem menor volume de estoque, não precisam ser o foco da Black Friday, pois de qualquer forma serão vendidos. 

O objetivo é aproveitar essa data para vender a curva B e, principalmente, a curva C, que são os produtos encalhados.

Faça uma queima de estoque dessas mercadorias para finalmente tirar esse dinheiro parado no estoque e transformá-lo em capital. 

3- Participe das ofertas dos marketplaces

As ofertas que os principais marketplaces oferecem são ótimas oportunidades de chamar a atenção dos clientes dentro da plataforma.

Por exemplo, no Mercado Livre, os vendedores são convidados a participarem de algumas ofertas ao longo do ano e, na Black Friday não será diferente.

Aproveite essas oportunidades para vender ainda mais!

4- Faça live commerce

As live Commerces estão bombando nos últimos anos e muitas empresas promovem grandes transmissões com promoções durante a Black Friday. 

Inclusive, nos últimos anos, o Magazin Luiza reuniu diversos artistas, influenciadores digitais, youtubers e outras celebridades para o evento.

Essa pode ser uma nova estratégia para você explorar este ano, mesmo sendo uma pequena ou média empresa. Isso porque as lives estão caindo no gosto do consumidor que quer ofertas exclusivas e também gosta de saber um pouco mais sobre os produtos, como eles funcionam…

Vale a pena fazer o teste no seu negócio… Falamos mais sobre isso no artigo: Live de vendas: saiba como usar as transmissões ao vivo para vender mais

5- Tenha cuidado com os preços dos anúncios

Não é uma regra, mas pode acontecer de os marketplaces fazerem um reajuste nos preços dos anúncios durante a  Black Friday e aumentarem os valores… 

Isso pode atrapalhar no seu orçamento para essa ação e, por isso, não vale a pena criar anúncios para alcançar novos compradores dentro da plataforma. 

A melhor coisa a se fazer é otimizar os anúncios que você já tem, trabalhando palavras-chave que a sua persona busca, tanto no título, quanto na descrição.

6- Compre embalagens com antecedência

Essa parece uma dica um pouco boba, mas a verdade é que muitos empreendedores sofrem ao esquecer desse pequeno detalhe. 

A busca por embalagens para suprir o volume de pedidos realizados na Black Friday é grande, principalmente se você utiliza papelão. Afinal, são muitas empresas aproveitando esse momento e, por este motivo, você precisa se planejar, deixando tudo pronto com antecedência

🎁Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores

7- Contrate pessoas temporariamente

É importante que você faça uma análise e veja se há necessidade de contratar mais funcionários para te ajudar durante a Black Friday

Isso também faz parte do planejamento para que tudo funcione da melhor maneira possível e sem atrasos. 

Falamos isso porque caso algum imprevisto aconteça e você não tenha funcionários o suficiente para te ajudar, pode ser que alguma fase da experiência de compra do cliente seja comprometida…

E a insatisfação dos clientes pode custar caro para a sua empresa. Portanto, não deixe de fazer essa análise e cogite contratar pessoas para essa data. 

3 dicas para uma Black Friday perfeita 

Depois de conferir algumas medidas cruciais para ter sucesso na sua ação de Black Friday nos marketplaces, que tal conhecer algumas dicas extras? Dá só uma olhada:

1. Negocie com seus fornecedores

Iniciar as tratativas com antecedência com os seus fornecedores garante que você terá estoque durante o alto fluxo de vendas da data. Além disso, também permite que você consiga condições de compra especiais, dando uma maior margem de lucro e possibilidades de praticar descontos atrativos para seus clientes nos marketplaces. 

2. Revise seus anúncios 

Melhore a qualidade dos seus anúncios para ganhar mais destaque nos marketplaces. Na prática, isso significa que você deve preencher corretamente a ficha técnica, título, além de usar boas fotos e descrições.

Acredite, esses elementos ajudam muito na hora de expor o seu produto e aumentar a taxa de conversão dele. 

3. Analise sua operação 

Quando o assunto é alto fluxo de vendas, principalmente nos marketplaces, analisar a operação é essencial para garantir que tudo ocorra de forma sincronizada, visando sempre uma boa experiência do cliente. 

Realizar vários pedidos e não conseguir cumprir com prazos de entrega, atendimento ao cliente e até mesmo ter que fazer cancelamentos por falta de estoque, além de frustrar o consumidor pode gerar danos na reputação da sua conta e abalar a visibilidade dos seus anúncios. 

Obtenha o passo a passo para bater um recorde de vendas na Black Friday!

Você precisa estar preparado para aproveitar esse período da melhor forma, conseguindo não só atrair mais clientes e aumentar o faturamento, mas também reter essas pessoas e estimular a recompra.

E é exatamente isso que ensinamos no Playbook Gratuito para Vender na Black Friday 2023!

Nele, você vai aprender o passo a passo completo para alcançar resultados incríveis com total segurança e lucratividade. Ficou animado?

Para baixar o material gratuito, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Por que aproveitar a Black Friday nos marketplaces?

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para os lojistas e consumidores em todo o mundo. No Brasil, essa data já se tornou uma tradição e uma excelente oportunidade para expandir os negócios e aumentar as vendas.

Quais são as vantagens da Black Friday nos marketplaces?

Possibilidade de fazer queima de estoque, maior visibilidade e venda mais rápida de produtos que demoram a sair.

Como fazer a Black Friday nos marketplaces?

1. Abra mais canais de vendas; 2. Faça o reconhecimento das curvas A, B e C; 3. Participe das ofertas dos marketplaces; 4. Faça live commerce; 5. Tenha cuidado com os preços dos anúncios; 6. Compre embalagens com antecedência; 7. Contrate pessoas temporariamente.