Atualizado em 30/08/2022 por Camila Canabarro
Uma das datas mais importantes do ano está chegando e a pergunta mais frequente que recebemos é: como aproveitar a Black Friday nos Marketplaces?
Isso porque, além de toda movimentação que essa data gera, os marketplaces ainda possuem milhares de usuários ativos que compram todos os dias.
Ou seja, o número de visitas é surpreendente e tende aumentar durante todo o mês de novembro devido ao aumento das buscas pelas promoções da Black Friday.
Mas para aproveitar da melhor maneira possível, é necessário que você tenha estratégias de vendas muito bem elaboradas.
Por isso, nós selecionamos as melhores dicas para você vender muito na Black Friday dentro dos principais marketplaces.
No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, fala sobre como aproveitar a Black Friday em Marketplaces. Assista:
Índice:
Como se preparar para a Black Friday nos Marketplaces
Antes de colocar o menor preço em um anúncio, o empreendedor deve checar todas as etapas que antecedem a divulgação do seu produto nos marketplaces.
Isso porque além das ofertas tentadoras, as plataformas estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento ao consumidor, por isso o planejamento pode ser o seu melhor aliado quando o assunto é black friday em marketplaces.
Diferenças entre ecommerce e marketplace na black friday
Ao contrário das lojas virtuais, os preparativos para a black friday em marketplaces pulam algumas etapas, já que em um site próprio, além da preparação dos anúncios e estoque, o lojista deve pensar também em detalhes operacionais e de marketing, como:
- Tráfego pago para atrair clientes;
- Estrutura do site para suportar um grande número de visitantes;
- Gateways de pagamento e ações anti fraudes;
Os marketplaces por sua vez ficam responsáveis por todas as etapas estratégicas de aquisição e controle de pagamento, e o lojista se preocupa somente em como realizar uma boa ação de black friday com os seus anúncios.
Como fazer uma boa Black Friday nos msrketplaces?
Existem duas palavras-chave para a execução de uma boa black friday: planejamento e definição clara de objetivos. Esses dois elementos irão dar um norte durante a criação dos seus anúncios e ofertas.
Quando bem traçados, esses pontos geram benefícios para ambos os lados, não apenas o consumidor que terá descontos, mas também os vendedores que irão atingir suas metas através de uma boa campanha de Black Friday!
Baixe Grátis: Manual para vendedores da Black Friday
Qual é o seu objetivo de Black Friday?
Para muitas pessoas essa pergunta parece óbvia e seria facilmente respondida com um: vender muito, porém qual é sua meta além de um faturamento superior a outros meses em Novembro?
É possível utilizar as campanhas de black friday para objetivos a médio prazo. Conheça algumas formas de tirar proveito dessa data:
Queima de estoque
Nem todos os itens no estoque performam e se transformam em itens de curva A, alguns vendedores fazem a escolha errada e acabam com várias unidades de um produto com pouca procura.
Utilize a Black Friday para liberar espaço no seu estoque, fazer um fluxo de caixa e eliminar os seus produtos da curva C.
Visibilidade
Sua conta é nova ou você está precisando de um gás de novos clientes para o seu anúncio?
Durante a Black Friday o preço chama mais atenção do que o histórico da conta, e esse é um momento propício para você conseguir suas primeiras vendas em um anúncio, avaliações e dar um up na visibilidade do seu produto nos marketplaces.
Vender rápido produtos que demoram
Produtos com um ticket médio mais baixo costumam levar um tempo maior para realizar uma conversão, utilize a Black Friday para oferecer uma proposta única de compra que vai fazer o seu cliente tomar uma decisão mais rápida e fazer toda a diferença no seu fluxo de caixa e faturamento.
Por que falar de Black Friday AGORA?
Antes de irmos para as dicas práticas, precisamos alinhar alguns pontos…
Primeiramente, nós trouxemos esse tema em setembro, pois a Black Friday exige bastante planejamento.
Por isso, é muito importante que desde AGORA você já tenha em mente a sua estratégia planejada para vender muito na Black Friday.
Além disso, você precisa entender que existem 3 tipos de Black Friday: a Black November, a Black Week e a tão conhecida Black Friday. E cada uma delas tem um objetivo diferente…
A Black November foi criada pela Netshoes para as vendas ao longo do mês, com o objetivo de não congestionar o site, a logística e até mesmo o atendimento.
Enquanto isso, a Black Week segue a mesma estratégia para diluir as vendas, só que em um período de uma semana (a última semana de novembro).
E a Black Friday concentra todas as vendas na última sexta de novembro.
Além disso, de uns anos para cá, marketplaces como o Mercado Livre estão realizando ações específicas para a Black Friday, o que pode beneficiar muito os vendedores que estão por lá.
Mas como aproveitar essas datas do jeito certo?
Pensando nas vendas nos maiores marketplaces do mercado, nós selecionamos as melhores dicas.
Vamos lá?
1- Abra mais canais de vendas
A verdade é que quanto mais marketplaces você conseguir anunciar, mais chances de vender durante todo o mês de novembro.
Portanto, não perca a oportunidade de anunciar nos melhores marketplaces do mercado visando a Black Friday…
Mas lembre-se: esses marketplaces precisam fazer sentido para o seu produto, principalmente quando estamos falando de marketplaces de nicho.
Veja o que faz mais sentido para o seu produto e suas metas para conseguir alcançá-las até o fim da Black Friday.
2- Faça o reconhecimento da curva A/B/C
Mas o que são essas curvas? Cada uma delas representa uma categoria de produtos que você possui no estoque.
Por exemplo, a curva A representa aqueles poucos produtos que vendem pouco, mas geram bastante lucratividade.
A curva B representa os produtos que geram a maior quantidade de vendas, mas não tem muita lucratividade.
E, finalmente, a curva C são os produtos que estão encalhados no estoque há um tempo.
Observando essas 3 curvas é possível entender que durante a Black Friday, o ideal é NÃO QUEIMAR a sua curva A.
Os produtos da curva A, como são mais lucrativos e, provavelmente possuem menor volume de estoque, não precisam ser o foco da Black Friday, pois de qualquer forma serão vendidos.
O objetivo é aproveitar essa data para vender a curva B e principalmente a curva C, que são os produtos encalhados.
Faça uma queima de estoque desses produtos para finalmente tirar esse dinheiro parado no estoque e transformá-lo em capital.
3- Participe das ofertas dos marketplaces
As ofertas que os principais marketplaces oferecem são ótimas oportunidades de chamar a atenção dos clientes dentro do site.
Por exemplo, no Mercado Livre, os vendedores são convidados a participarem de algumas ofertas ao longo do ano e, na Black Friday não será diferente.
Aproveite essas oportunidades para vender ainda mais!
4- Faça Live Commerce
As live Commerces estão BOMBANDO nos últimos anos e muitas empresas, como a Americanas.com, promovem grandes lives com promoções durante a Black Friday nas redes sociais.
Inclusive, em 2019, a Americanas.com reuniu diversos influenciadores digitais, youtubers e outras celebridades para realizar o Show da Black Friday.
Foram horas de entretenimento e ofertas divulgadas em live no Youtube de vários canais participantes como o canal do Felipe Neto, Desimpedidos, entre outros.
E essa pode ser uma nova estratégia para você explorar este ano, mesmo sendo uma pequena empresa…
Isso porque as Lives estão caindo no gosto do consumidor que quer ofertas exclusivas e também gosta de saber um pouco mais sobre os produtos, como eles funcionam…
Vale a pena fazer o teste por aí!
5- Cuidado com os preços dos anúncios
Geralmente, os marketplaces fazem um reajuste nos preços dos anúncios durante a Black Friday e aumentam os valores…
Isso pode atrapalhar no seu orçamento para essa ação e, por isso, não vale a pena criar anúncios para alcançar novos compradores dentro da plataforma.
A melhor coisa a se fazer é otimizar os anúncios que você já tem, trabalhando palavras-chave que a sua persona busca, tanto no título, quanto na descrição.
6- Compre embalagens com antecedência
Essa parece uma dica um pouco boba, mas a verdade é que muitos empreendedores sofrem ao esquecer desse pequeno detalhe.
A busca por embalagens para suprir o volume de pedidos realizados na Black Friday é grande, principalmente se você utiliza papelão…
Afinal, são muitas empresas aproveitando esse momento e, por este motivo, você precisa se planejar, deixando tudo pronto com antecedência.
7- Contrate pessoas temporariamente
É importante que você faça uma análise e veja se há necessidade de contratar mais funcionários para te ajudar durante a Black Friday.
Isso também faz parte do planejamento para que tudo funcione da melhor maneira possível e sem atrasos…
Caso algum imprevisto aconteça e você não tenha funcionários o suficiente para te ajudar, pode ser que alguma fase da experiência de compra do cliente seja comprometida…
E a insatisfação dos clientes pode te custar caro. Portanto, não deixe de fazer essa análise e cogite contratar pessoas para essa data.
E os aprendizados não param por aqui…
3 passos para uma Black Friday perfeita
Depois de traçar o seu objetivo de Black Friday é hora de olhar para dentro da sua operação e alinhar alguns pontos, conheça três passos que com certeza fazem parte da BF perfeita.
Tratativa com os fornecedores
Iniciar as tratativas com antecedência com os seus fornecedores garante que você terá estoque durante o alto fluxo de vendas da data e também permite que você consiga condições de compra especiais, dando uma maior margem de lucro e possibilidades de praticar descontos atrativos nos marketplaces.
Revisão de anúncios
Melhore a qualidade dos seus anúncios para ganhar mais destaque nos marketplaces, preencha corretamente a ficha técnica, título, faça boas fotos e descrições.
Esses elementos ajudam na melhor exposição do seu produto.
Revise a sua operação
Quando o assunto é alto fluxo de vendas, principalmente nos marketplaces, revisar a operação é essencial para garantir que tudo ocorra de forma sincronizada, visando sempre uma boa experiência do cliente.
Realizar vários pedidos e não conseguir cumprir com prazos de entrega, atendimento ao cliente e até mesmo ter que fazer cancelamentos por falta de estoque além de frustrar o consumidor pode gerar danos na reputação da sua conta e abalar a visibilidade dos seus anúncios.
O que mais devo checar na minha operação?
- Embalagens para envios de produto;
- Atendimento ao cliente e SAC;
- Transportadoras e métodos de envio;
Obtenha o passo a passo para bater um recorde de vendas na Black Friday!
Como um Ecommerce, você precisa estar preparado para aproveitar esse período da melhor forma, conseguindo não só atrair mais clientes e aumentar o faturamento, como também reter essas pessoas e estimular a recompra.
E é exatamente isso que vamos te ensinar neste material.
Com o Playbook Gratuito para Vender na Black Friday 2022, você vai aprender o passo a passo completo para alcançar resultados incríveis com total segurança e lucratividade.
O conteúdo ensinado é organizado em 4 passos essenciais:
- Planejamento;
- Atendimento;
- Campanhas de Marketing;
- Pós-venda na Black Friday.
Para baixar, clique aqui:
Perguntas Frequentes
Qual a diferença entre Ecommerce e marketplace na black friday?
Os preparativos para a Black Friday em lojas virtuais envolvem, além da preparação dos anúncios e estoque, detalhes operacionais e de marketing. Já os marketplaces pulam algumas etapas, já que o varejista não precisa lidar com as questões de estrutura do site.
Qual é o objetivo dos lojistas com a Black Friday?
Os principais objetivos dos lojistas na Black Friday são: aumentar o reconhecimento da marca, queimar estoque e vender produtos que estão encalhados.
Quais são os pontos fundamentais para ter uma Black Friday perfeita?
Os pontos fundamentais para ter uma Black Friday perfeita são: negociar com antecedência com os fornecedores, revisar os anúncios e se atentar ao planejamento; atendimento; campanhas de marketing e pós-venda.
Deixe um comentário