Ampliar os seus canais de venda com Marketplaces de Nicho é um diferencial que seu Ecommerce pode ter...

Diferente dos marketplaces amplos (como a Amazon, Mercado Livre e a Magazine Luiza), os marketplaces de nicho foram criados para atender a demanda de um público específico, que chega ali já pronto para a compra.

Enquanto, no Mercado Livre, você pode vender e comprar qualquer produto independente do segmento, nos Marketplaces de Nicho - como a Enjoei, Elo7 e Netshoes - os produtos são segmentados.

A função dessas plataformas são bem mais direcionadas, o que facilita o seu trabalho de atingir as pessoas certas com os seus anúncios. 

Sabendo disso, selecionamos 9 Marketplaces de Nicho para você vender na Internet, de diferentes segmentos.

Veja qual deles se encaixa melhor com o seu produto e comece a anunciar agora mesmo!  

No vídeo abaixo, Babi Tonhela, Head de Produtos e Consultora do Ecommerce na Prática, convidou o Felipe, Diretor Comercial da Plugg.to, para dar dicas sobre como vender em Marketplace de Nicho e aproveitar as oportunidades. Assista:

1- Enjoei 

O Enjoei é um dos maiores marketplaces do segmento de moda no Brasil. Mas, antes de se tornar o que é hoje, a história era outra… 

Em 2009, o Enjoei era um pequeno blog para anunciar roupas USADAS. Funcionava como se fosse um brechó online, no qual os proprietários e amigos próximos vendiam aquelas roupas que ainda estavam em bom estado, mas já não fazia parte dos looks diários.

Não demorou muito e, em apenas 3 anos após o início do blog, as vendas começaram a expandir de forma desenfreada… fazendo com que o Enjoei se tornasse o marketplace mais queridinho dos jovens na atualidade. 

Hoje, a plataforma é conhecida por vender peças de marcas famosíssimas no mercado, como Ralph Lauren, Gap, Zara, Farm. E atenção: não só usados, como itens novos.

Uma vez que o público do Enjoei tem uma pegada mais jovial, o marketplace aposta em estratégias de marketing e vendas voltadas para esse grupo mais seleto. Ou seja, grande parte da comunicação do Enjoei é pensado para atingir os “ millennials”, como é conhecida essa geração.

Se você é do ramo da moda e seu público faz parte dos millennials, o Enjoei é uma porta de entrada para novos clientes. Você terá mais um canal de vendas muito eficiente e que, certamente, vai atingir as pessoas certas. 

Para saber mais sobre o Enjoei e como vender dentro da plataforma, acesse o nosso artigo com o passo a passo completo para você começar a vender lá. (clique aqui para ler o artigo). 

2- Elo7 

Esse é o espaço certo para quem ama vender produtos criativos, como lembrancinhas, bijuterias, moda, artigos decorativos e tudo que for feito a mão, trabalho artesanal! 

O Elo7 é um marketplace desenvolvido para funcionar com se fosse um shopping digital de produtos caseiros, artesanais.

Se você é artesão e não sabe qual a melhor plataforma para vender ou quer expandir os canais de venda do seu negócio, o Elo7 é uma grande oportunidade para isso. 

O mais interessante, na visão dos clientes, é que, dentro do Elo7, muitos artesãos oferecem a opção de fazer um produto personalizado. Isso atrai muitas pessoas. Afinal, quem não quer comprar algo do jeitinho que prefere? 

É bem simples de se cadastrar na plataforma. Inclusive, temos um artigo que ensina todos os passos necessários para colocar o seu negócio em ação dentro do Elo7 (clique aqui para ler o artigo). 

Esse marketplace pode ser um ambiente com grande potencial de venda! Saiba aproveitá-lo da melhor maneira. 

3-  Dafiti 

Assim como o Enjoei, a Dafiti também é um marketplace nichado no ramo de moda, com foco em roupas e acessórios, mas com uma pegada mais abrangente. Ou seja, acaba atingindo diversos tipos de público. 

As categorias de roupas que são vendidas dentro da plataforma vão de vestuário feminino até masculino, esportivo, infantil… Além de marcas mais caras, que são classificadas como premium.

Neste caso, para quem não trabalha com o público jovem ou trabalha mais quer ampliar ainda mais os canais de venda, a Dafiti é uma ótima opção. 

O passo a passo para se cadastrar é bem simples: Basta você preencher os espaços indicados com os seus dados e os dados dos produtos - quanto mais detalhes sobre ele, melhor - e começar a anunciar dentro da plataforma. 

Lá, você terá suporte do Marketing e das campanhas para ajudar nas vendas dos seus produtos. A Dafiti também oferece serviços de integrados, como a Dafiti Envios, que é responsável por toda parte de entregas do produto. 

Vale muito a pena anunciar por lá e garantir mais vendas no seu negócio! 

Leia também: Como vender mais em Marketplaces [Estratégia de Marketing]

4- MadeiraMadeira 

O MadeiraMadeira é direcionado em vendas de produtos de casa (móveis, Cama, Mesa e Banho, decoração, eletrodomésticos…).

A marketplace possui um número grande de acessos, por volta de 12 milhões de acessos por mês, bem significativo para marketplaces de nicho. 

Nota: Apesar de marketplaces de nicho não terem tanto tráfego quanto os marketplaces amplos, não quer dizer que você não deva anunciar neles. Isso porque, mesmo com menos gente, o perfil de pessoas ali dentro é mais direcionado.

Para cadastrar, você precisa: 

  • CNPJ;
  • Nome fantasia; 
  • Email;
  • Telefone;
  • Nome do responsável comercial;
  • Website (caso tenha). 

Preenchido esse formulário, é só sinalizar a categoria de produtos que você vende (ex: cama, mesa e banho) e cadastrar! 

5- Netshoes 

O maior Ecommerce de artigos esportivos é a Neshoes, que também possui um espaço para outros empreendedores venderem dentro da plataforma. 

Para os amantes de esporte que trabalham com produtos desse segmento, a Netshoes tem tráfego de mais de 54 milhões de visitantes por mês, o que aumenta as chances de alcançar cada vez mais pessoas. 

Como anunciar na Netshoes? Veja o passo a passo rápido: 

  • Faça um cadastro preenchendo o formulários com todas as suas informações; 
  • Aguarde a aprovação da equipe Netshoes; 
  • Assim que for aprovado, envie os documentos necessários para a realização do contrato com a empresa; 
  • Monte o seu catálogo de produtos no Markeplace;
  • Enfim, comece a vender muito. 

Nota: Se a sua marca ainda não é muito conhecida, usar plataformas como a Netshoes pode aumentar a credibilidade do seu trabalho, já que está vendendo através dos recursos que a Netshoes oferece. Isso transmite credibilidade, além de ser bem mais barato vender dentro de um marketplace do que numa loja física, por exemplo.  

Leia também: Vale a pena vender na Shopee?

6- Canal da Peça 

Temos diversos alunos que atuam na área de peças para automóveis e um marketplaces muito bom nesse segmento é o Canal da Peça

Lá, você terá a oportunidade de continuar vendendo produtos do setor automotivo para as pessoas certas, que estão lá porque realmente que querem algum produto desse tipo. 

Além disso, é uma forma de digitalizar o seu negócio e trazê-lo para o Ecommerce! 

Leia também: 7 Melhores sites para anunciar produtos na Internet

7- Estante Virtual 

Aos pequenos e médios vendedores de livros, a Estante Virtual se encaixa perfeitamente.

Desde de 2005 no mercado, até hoje a Estante Virtual possui  98,54% das avaliações positivas, segundo o próprio site, além de ter 2.699 livreiros atuando dentro do marketplace. Ano passado, ela foi vendida para a Magazine Luiza, o que ainda traz diversas novas possibilidades para esta plataforma.

As vendas incluem livros usados ou novos. Outro ponto muito interessante é que  site reúne o maior acervo do Brasil, com 45% das vendas fora da região sudeste. Ou seja, as vendas não estão centralizadas apenas em uma região. 

A plataforma tem 5 milhões de leitores cadastrados e 14 buscas por segundo no horário comercial.

8- Rihappy

Uma das maiores varejistas de brinquedo do Brasil, a Rihappy também investiu no Marketplace e agora você pode vender por lá.

E até mesmo para quem ainda não sabe o que vender, o ramo de brinquedos é uma ótima opção, pois é um dos que mais cresce no Ecommerce.

Além disso, o marketplace da Rihappy vai muito além do que apenas brinquedos.

Por meio da plataforma, diversos lojistas aproveitam o bom tráfego do marketplace com mais de 37 Milhões Visitas para vender outros produtos, como:

  • Movéis infantis;
  • Artigos de Papelaria;
  • Moda Infantil;
  • Cama, Mesa e Banho;
  • Celulares;
  • Informática;
  • Games;
  • E muito mais!

9- Cobasi

Já a Cobasi é um varejista muito tradicional do mercado, com mais de 30 anos de atuação e voltado para produtos Pets.

Assim como a Rihapy, a Cobasi também investiu nas vendas online e criou um ecossistema forte, com muita credibilidade.

Nada mais justo do que oferecer um espaço com um tráfego incrível para outros lojistas também venderem na internet. E assim surgiu o Marketplace da Cobasi.

Dentro desse Marketplace, você pode vender não só produtos pets, mas também linha de decoração externa (jardim) e piscina.

Como aproveitar os Marketplaces de Nicho

Para aproveitar esses Marketplaces da melhor maneira e de forma integrada, a Plugg.to, Hub de Integração dos principais marketplaces do mercado, é a melhor opção..

Dentro da plataforma, é possível fazer integração de produtos e pedidos em tempo real e entre todos os canais de venda que a sua empresa está atuando.

Além disso, você consegue criar regras de incremento de preço para compor o valor da comissão, sem se preocupar com os valores diferentes entre os marketplaces, tudo estará integrado em um só lugar!

Com relação a logística, a Plugg.to também possui recursos que auxiliam no cálculo e rastreio do pacote.

Mas vale lembrar que, alguns marketplaces já possuem uma logística própria com contrato direto com os Correios.

Outra vantagem de utilizar o Hub de Integração da Plugg.to é a possibilidade de integração com mais de 50 canais de venda…

Isso não quer dizer que você precisa usar todos eles, mas é uma possibilidade de expandir o seu negócio em quantos canais você quiser!

Para aproveitar esses e outros diversos recursos que a Plugg.to oferece, nós temos um cupom exclusivo do EnP para você ganhar 50% de desconto no SETUP!

Clique aqui e garanta agora mesmo o seu descontão na Plugg.to.

Faça o seu negócio crescer na internet 

Os Marketplaces de Nicho são incríveis para ampliar os canais de venda do seu negócio ou também para COMEÇAR a vender online.

Afinal, como falamos aqui no EnP, vender através dos marketplaces é a melhor opção para quem está iniciando no Ecommerce.

Nessas plataformas você não vai precisar investir em uma estrutura própria e gastar dinheiro com uma loja virtual.

Loja virtual essa que não terá tráfego ao ser criada… O que não é nada vantajoso para você, certo? 

Os marketplaces já te oferecem tudo que você precisa:

  • Vitrine virtual (visibilidade);
  • Alcance e trafégo; 
  • Serviços de integração (entrega e pagamento). 

Praticamente tudo pronto para você vender! Mas, antes, é MUITO importante que a sua ideia de negócio esteja bem planejada

Para isso, criamos um Checklist Gratuito Ecommerce do Zero com as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: