O Natal está chegando e você ainda não sabe como promover a sua loja na internet? Esse artigo vai te ajudar. Leia o conteúdo e aprenda a fazer uma campanha de Natal perfeita em apenas 10 passos. 

À medida que o Natal se aproxima, as pessoas começam a entrar no espírito festivo e isso, é claro, impacta diretamente as vendas no varejo. Esse momento é muito propício para entrar no clima e encantar a sua audiência, o que certamente te levará a aumentar as suas vendas no período.

No entanto, fazer uma boa campanha de Natal ainda requer planejamento – e este é um desafio e tanto para muitos empreendedores. Afinal, o que fazer para inspirar os clientes e chamar a sua atenção durante essa época tão competitiva?

Para te ajudar nessa caminhada, reunimos uma lista de etapas para que você aprenda a criar uma campanha de Natal incrível.

Acompanhe as nossas dicas e boa leitura!

Por que é importante fazer uma campanha de Natal?

O Natal é uma das datas mais importantes do ano em vários sentidos, inclusive para as vendas. Afinal, esse é o período do ano em que mais se compra e, por isso, também é o mais rico em oportunidades para quem quer investir numa boa campanha de Natal.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no Natal 2022 aumentaram 10,5% em comparação com o ano anterior. E no Ecommerce esse crescimento foi ainda maior: as lojas virtuais e marketplaces registraram uma alta de 18,4% nas vendas

Esses números mostram a força que a data ainda guarda no varejo brasileiro. E, é claro, com todo esse sucesso, podemos dizer que a concorrência também aumenta bastante durante o período. 

Aí é que entra a necessidade de fazer uma campanha de Natal impactante, que vá te fazer se destacar e conquistar mais clientes.

Se você está tendo dificuldades com esse processo, fique tranquilo! Ainda dá tempo de pensar em ações criativas e rápidas para o Natal. Acompanhe nossas dicas no próximo tópico!

Como criar uma campanha de Natal perfeita? 10 dicas

Para criar uma campanha de Natal perfeita, é preciso planejar tudo, desde a criação de uma meta até a colocação da campanha no ar. Acompanhe as nossas etapas e adapte à realidade  da sua empresa.

1. Defina uma meta para sua campanha de Natal

O primeiro passo para criar uma campanha de Natal incrível é definir os seus objetivos. Então, comece perguntando a si mesmo o que você deseja alcançar nesta temporada de Natal…

Para fazer isso, reveja os números de vendas do Natal passado e analise a quantidade de carrinhos abandonados, o número de resgates de cupons de desconto, os principais dias de vendas e a porcentagem de retenção de clientes.

Depois de analisar esses dados, você estará pronto para definir a sua meta de vendas para esse ano.

A dica de ouro aqui é que essa meta deve ser SMART, ou seja: específico, mensurável, alcançável, relevante e baseado em tempo.

🎯 Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Como Definir Metas de Faturamento

2. Conheça a sua persona

Antes de começar a planejar sua campanha de Natal, você deve analisar a sua persona.

Isso porque é essencial compreender a mente do seu cliente em potencial nessa época do ano.

Para isso, identifique os horários e dispositivos a partir dos quais seu público se conecta com a sua marca. Veja o que eles gostam, o que não gostam e quando estão ativos nas redes sociais.

Por exemplo, se o seu cliente for mais ativo nos dispositivos móveis, verifique se o seu site é responsivo para eles. Já

A partir desses dados, fica mais fácil pensar no tipo de campanha que terá mais chance de aumentar as suas vendas.

📱Leia também: M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção?

3. Decore sua loja online e os seus perfis nas redes sociais

Depois de definir uma meta para a sua campanha de Natal e analisar a sua persona, é hora de definir um tema ou inserir elementos com “espírito natalino” na decoração da sua loja virtual e dos perfis das suas redes sociais.

Acompanhe nossas dicas de como aproveitar a decoração natalina:

  • Altere banners e outros elementos do seu site;
  • Configure pop-ups em algumas páginas do seu site;
  • Adicione uma imagem da capa com o tema de Natal, exibindo descontos ou ofertas. 

Essas atividades agilizam a jornada de um cliente em potencial para um cliente pagante.

4. Crie um catálogo digital ou uma página específica com as ofertas de Natal 

Usar imagens bem elaboradas e impactantes, e ter um design de qualidade são uma ótima maneira de mostrar todos os seus produtos da mesma forma que um catálogo físico.

Por isso, crie um catálogo interativo e faça de cada imagem do produto um link para sua página de conversão. Isso ajudará você a acompanhar o fluxo do usuário no seu site. 

Seu catálogo interativo de Natal pode ser divulgado como qualquer outro conteúdo nas redes sociais, em um blog ou em um link no menu de navegação principal do seu site.

Outra opção é criar uma página de venda especial, só com as ofertas exclusivas de Natal, dando ainda mais destaque aos produtos separados para sua campanha. 

5. Aumente o engajamento das suas redes sociais

Criar um conteúdo criativo e de qualidade aumenta o envolvimento dos seus seguidores e te permite direcioná-los de forma sutil para o seu site.

Você deve ainda criar em conteúdos criativos para todas as formas de comunicação aplicáveis ao seu negócio como e-mail marketing e vídeos para as redes sociais. 

Crie conteúdos interativos, como questionários, testes, ou até mesmo calendários digitais para aumentar ainda mais o envolvimento do público com a sua marca.

6. Ofereça sugestões de presentes de Natal

Diferente das comemorações como o Dia das Crianças, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, essa é uma data muito mais ampla. Ou seja: todo mundo é um potencial consumidor e um potencial candidato a receber um presente de Natal.

Então, a dica é criar algumas postagens com sugestões de presentes. Podem ser ideias para o amigo secreto do trabalho, presentes para família, filhos, pais, amigos e outras opções que você achar relevantes.

Você também pode criar sugestões com base no que a sua persona tem interesse, como presentes para quem tem o perfil mais intelectual, para quem é caseiro, para quem gosta de viajar, para quem é atleta e assim por diante…

Outro ponto importante é que a sua empresa não pode deixar de aproveitar o tráfego orgânico durante essa data. As técnicas de SEO podem te ajudar nisso, pois a busca pela palavra-chave “Natal” tende a aumentar nas próximas semanas e deve atingir um pico na semana natalina.

💻 Aproveite para ler também: Como gerar tráfego para o meu site? 8 estratégias que funcionam 

7. Use a gamificação

A gamificação é uma ótima maneira de envolver seu público de forma divertida com a sua marca. Isso porque as pessoas amam competir, e os jogos atendem a essa necessidade humana natural. 

Nesse sentido, uma das campanhas de Natal que mais pode trazer resultados para o seu negócio é a realização de sorteios e concursos. Outras opções de gamificação são os programas de fidelidade e sistemas de pontos.

É importante lembrar que durante o mês de dezembro, os consumidores procuram ativamente por presentes para eles próprios e para os seus familiares. Essa busca é uma grande oportunidade para criar uma campanha de Natal que atrai e gera leads para a sua empresa.

⚠️ Mas tenha em mente que para fazer essas ações de forma legal, é necessário seguir as regras estabelecidas pela Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), que pertence ao Ministério da Economia e é responsável por regulamentar essas práticas.

8. Use o e-mail marketing

Você pode aproveitar o crescimento natural do entusiasmo na véspera do Natal enviando uma campanha de Natal por e-mail que seja oportuna para seu público com ofertas diárias adaptadas a esse canal. 

Para atrair mais inscritos na sua lista de e-mails, você também pode mencionar em seu site que está oferecendo ofertas exclusivas para os inscritos.

Você também pode oferecer um cupom de desconto ou alguma outra recompensa por meio do e-mail, convidando o público a explorar seu site para descobrir o prêmio.

9. Crie edições natalinas de alguns produtos

Uma outra estratégia muito interessante para vender mais no Natal é investir na personalização de produtos ou serviços, criando as famosas edições natalinas. 

Isso ajuda a estimular o consumo, pois conforme a celebração se aproxima, e o produto é específico para a ocasião, ele provoca uma sensação de urgência no público para adquiri-lo o quanto antes.

Pense que, como as edições natalinas produtos de uma coleção limitada serão comercializados apenas no mês de dezembro, o seu cliente tende a se sentir mais atraído pela compra de algo especial, que poucas pessoas terão.

Além de personalizar alguns produtos, você pode ainda criar kits especiais de presentes de Natal e vale-presentes diferenciados para a data.

10. Faça promoções

As promoções de Natal já são uma verdadeira tradição no varejo. Por isso, você pode caprichar nas promoções natalinas, criando ofertas que sejam interessantes para o seu público sem deixar de trazer retorno para o negócio

Para divulgar as promoções de Natal no seu Ecommerce, você pode criar páginas com seleção de produtos em oferta para a data. A vantagem dessa iniciativa é a possibilidade de criar campanhas nas redes sociais que direcionam o público para as promoções que você criou.

Principais fatores que influenciam as compras de Natal

Agora que você já conhece as 10 etapas para criar uma campanha de Natal perfeita, vamos analisar alguns dos fatores essenciais que contribuem para a satisfação do cliente. 

O que as pessoas procuram ao comprar presentes? Quais são os elementos que podem fazer ou quebrar sua compra?  

1. Preço

O preço é definitivamente um dos principais fatores para a decisão de compra. E é por isso que os descontos e cupons de Natal são altamente recomendados. As pessoas não resistem a encher seus carrinhos de produtos quando veem um bom negócio. 

2. Disponibilidade de produto

Como já sabemos, o Natal é uma época em que as pessoas correm para comprar tudo o que precisam, provavelmente esvaziando alguns estoques muito mais rápido do que normalmente. 

É aqui que você precisa estar atualizado com todos os itens que possui em sua loja, além de manter seu inventário no topo. Ninguém gosta de ver que o produto que queria comprar por tanto tempo não está mais disponível. 

Leia também: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer

3. Experiência de checkout sem complicações

Ninguém gosta de uma página de checkout complicada. Aliás, esse é um dos principais motivos do abandono de carrinho. Neste momento, nada deve impedir o comprador de fazer uma compra e sair satisfeito por ter feito uma das melhores compras de sua vida. 

4. Desempenho do site

As compras de Natal são uma competição intensa, e um site de carregamento lento é uma das razões mais comuns de perder clientes em potencial. 

Portanto, embora a medição do desempenho do site seja essencial durante todo o ano, é fundamental quando os sites e aplicativos apresentam um aumento no tráfego durante as festas de fim de ano.

Confira também: Quer velocidade? Confira 5 dicas sobre como deixar o site mais rápido

E depois do Natal? Conheça os cuidados para manter a demanda em alta 

Depois do Natal é a época em que a poeira baixa e os lojistas precisam começar a pensar nas iniciativas que serão aplicadas no próximo ano. A sua loja, afinal, precisa colher bons resultados, independentemente da data comemorativa, certo? 

O primeiro passo para garantir que os novos clientes adquiridos no Natal voltem à sua loja é proporcionando um pós-venda exemplar. Isso se aplica tanto às comunicações que acontecem depois da venda – como as mensagens no WhatsApp ou e-mail marketing, por exemplo – quanto na resolução de eventuais problemas. 

Desenvolva um guia de procedimentos claros para lidar com as reclamações mais comuns e certifique-se de que sua equipe esteja pronta para transformar esses percalços em oportunidades de encantar o cliente. 

🏆 Lembre-se: um problema resolvido de forma eficiente pode transformar um cliente insatisfeito em um grande fã da sua marca!

Outro ponto muito importante é analisar resultados. Não dá para saber onde se quer chegar, sem ter em mente quais iniciativas te trouxeram até aqui, concorda? 

Por isso, mergulhe de cabeça na análise dos resultados da sua campanha de Natal. Responda perguntas como: 

  • Quais produtos foram os queridinhos? 
  • Quais estratégias de marketing deram aquele up nas vendas? 
  • Que estratégias de vendas não funcionaram como esperado?
  • O que dá para melhorar nas próximas datas comemorativas?

Esses dados são puro ouro para entender o que o seu público ama e oferecer mais disso durante todo o ano.

Capriche na sua campanha de Natal com um conteúdo de qualidade!

Independentemente do setor em que você atua, sempre há algo especial que você pode fazer na sua campanha de Natal.

Lembre-se, a ideia de uma campanha de Natal perfeita é relativa. Mas com uma meta bem definida e criando um conteúdo memorável, você será capaz de criar uma campanha incrível!

Nesse sentido, o marketing de conteúdo planejado e bem elaborado é capaz não só de atrair mais pessoas para o seu negócio, mas também de transformar seus seguidores em clientes de forma rápida e poderosa. 

Aprenda como utilizar essa técnica para potencializar seus resultados com o curso Marketing de Conteúdo para negócios, disponível pela assinatura Ecommerce na Prática.

No curso você vai aprender que produzir conteúdo online e offline são coisas totalmente diferentes, além de entender que o marketing de conteúdo é: estratégia, planejamento, consistência e execução.

Conheça o curso Marketing de Conteúdo para negócios clicando no botão abaixo.

Perguntas Frequentes

Por que é importante fazer uma Campanha de Natal?

O Natal é uma das datas mais importantes do ano em vários sentidos, inclusive para as vendas online. Esse é o período do ano em que as pessoas mais compram.

Como fazer uma campanha de Natal perfeita?

Para criar uma campanha de Natal perfeita você precisa: 1. definir uma meta para sua campanha de Natal; 2. conhecer a sua persona; 3. decorar sua loja virtual e os seus perfis nas redes sociais; 4. Criar um catálogo digital ou uma página específica com as ofertas de Natal; 5. aumentar o engajamento das suas redes sociais; 6. oferecer sugestões de presentes de Natal; 7. usar a gamificação; 8. aproveitar o e-mail marketing; 9. criar edições natalinas de alguns produtos e 10. fazer promoções.

Quais são os principais fatores que influenciam as compras de Natal?

Os principais fatores que influenciam as compras de Natal são: preço, disponibilidade do produto, experiência de checkout sem complicações e o desempenho do seu site.