Se você tem um negócio online, definir metas relacionadas ao tráfego do seu site um deve ser pontos mais importantes do seu planejamento. Afinal, é impossível que sua empresa fature sem ter pessoas entrando na loja virtual.

definir metas de faturamento

Neste artigo, você vai entender como criar metas e acompanhá-las, levando em conta a quantidade de cliques, o investimento e o faturamento do seu Ecommerce. Além disso, você aprenderá como alavancar ainda mais suas vendas.

Metas de tráfego

Antes de falar sobre metas de faturamento, é importante deixar claro que elas estão intimamente relacionadas ao tráfego do seu site.

Quando falamos sobre tráfego, você, primeiramente, deve ter em mente que estamos nos referindo à quantidade de pessoas que acessam suas páginas durante um determinado período.

A estratégia de tráfego é importante porque, sem pessoas visitando a sua loja, não tem vendas. Assim, o resultado que você vai ter, especificamente falando de lojas virtuais, é proporcional ao seu investimento em tráfego.

Como definir metas

Neste vídeo, Gabriel Cersosimo, especialista em Tráfego, explica sobre como definir metas de faturamento para o seu negócio, considerando o público que vai alcançar. Confira:

Para quem está começando vender agora

Se você está começando totalmente do zero, não tem nenhum resultado anterior e, por isso, não tem nenhum resultado para basear sua meta. Mas não precisa ficar perdido!

A dica para estes casos é definir uma meta baixa, assim você consegue atingir o objetivo definido, fica motivado e pode aumentá-la com o tempo.

Inicialmente, você precisa determinar quatro metas essenciais:

  1. Investimento: o quanto você pretende investir.
  2. Faturamento: o quanto você deseja faturar.
  3. Taxa de conversão: quantas pessoas estão entrando na sua loja e efetivamente comprando algo.
  4. Custo por clique: é o custo que cada pessoa que clicou no seu anúncio gerou para o seu negócio.

Com base neste dados, você vai começar a gerar seu tráfego, obtendo relatórios eficazes para criar novas metas futuras que te ajudem a alavancar cada vez mais seu negócio.

Outro ponto importante é definir uma meta ruim, uma meta boa e uma meta foda, pois, dependendo do resultado da sua campanha, você vai saber como tomar atitudes futuras.

Por exemplo: Se sua ação atingiu apenas a sua meta ruim, deve alterar o orçamento ou tirá-la de vez do ar.

É importante ressaltar que toda meta vai te obrigar a tomar uma atitude, seja positivamente, como duplicar a campanha para obter o dobro de resultado, ou negativamente, pausando a campanha de forma definitiva.

metas tráfego para aumentar vendas

Para Quem Já Vende Online

Se você já faz vendas online, a minha dica é que, antes de definir novas metas para seu negócio, você acesse os resultados já existentes. Isso vai te ajudar a encontrar meios para alcançar esse novo objetivo.

Por exemplo: Se você tem uma taxa de conversão de 0,5%, então pode definir que sua nova meta será aumentar a taxa para 1%.

Um modo de obter esses dados é, por exemplo, anotando diariamente ou semanalmente o quanto você investiu, o quanto você faturou e qual foi a taxa de conversão do seu site.

Isto vai te ajudar a ter em mente quais são os números relacionados à loja e a criar suas metas futuras para melhorar estes resultados.

Digamos que, por exemplo, seus anúncios estão com um custo de 60 centavos e você considere que está muito caro, já que a propaganda não está levando uma quantidade de pessoas suficiente para gerar uma conversão.

Assim, sua meta vai ser melhorar este dado, reduzindo, por exemplo, para 40 centavos cada anúncio.

gráfico para definição de metas a partir de métricas anteriores

Métricas para acompanhar

Para escalar ainda mais seu negócio, é necessário que você tenha definido seu CTR, isto é, a taxa de cliques do seu anúncio.

A partir deste dado, você vai ter seu CPC, ou custo por clique, pois ambos são diretamente relacionados.

Assim, o número de pessoas que clicam no seu anúncio influencia no custo que ele vai ter.

Para você, é importante criar metas de:

  1. Taxa de clique (CTR): a porcentagem de pessoas que clicam no seu anúncio
  2. Custo por clique (CPC): É o custo que cada pessoa que clicou no seu anúncio gerou para o seu negócio.
  3. Custo por Mil (CPM): Basicamente, esta é a forma como o Facebook cobra suas impressões, seria o custo por mil impressões.
  4. Custo por Venda: Esta deve ser sua meta principal, pois com base nela você chega aos demais dados necessários para promover ainda mais seu Ecommerce.

A partir dessas quatro metas acima, você vai chegar às suas metas de investimento e de faturamento, que definem o quanto seu negócio online vai crescer ou não.

quadro de estratégias para definição de novas metas

As estratégias não param por aqui

Se você quer ter a possibilidade de aumentar ainda mais o número de pessoas acessando diariamente sua página e comprando seus produtos, nós temos uma dica para você:

Garanta hoje mesmo o Treinamento Explosão de Tráfego e Vendas!

Nele, você aprenderá técnicas exclusivas, testadas e aprovadas pelo Bruno de Oliveira, maior especialista de Ecommerce do Brasil, para aumentar o tráfego e alavancar de vez seu Ecommerce.

Nas aulas, você vai aprender como criar conteúdo de valor e anúncios qualificados nas principais plataformas de venda podem interferir diretamente no número de pessoas que estão comprando seus produtos.

Além disso, você terá dicas para aumentar o engajamento nas suas páginas e ter mais presença digital.

Para fazer o treinamento, assine o Ecommerce na Prática!