M&A, ou Mergers and Acquisitions, ocorre quando duas empresas se unem por meio de uma fusão ou uma compra. Este é um processo que oferece vantagens competitivas para ambos os empreendimentos, como aumento de market share, diversificação de produtos e serviços, entre outros.

 As fusões e aquisições (M&A) são termos comuns no mercado empresarial, que envolvem a união de empresas distintas para criar novos negócios ou aumentar a competitividade dos adquirentes. 

No entanto, para que uma operação dessas tenha êxito, é preciso saber escolher os negócios certos, realizar uma avaliação de valor criteriosa e fechar o acordo somente quando houver vantagem competitiva real. 

Este artigo tem como objetivo explicar o que são M&A, como funcionam as fusões e aquisições e quais são as etapas para uma negociação bem-sucedida. 

Vem com a gente desvendar esse conceito do universo empresarial e descobrir como essas operações podem impactar o seu negócio.

O que é M&A?

M&A é uma sigla que representa o termo em inglês "mergers and acquisitions" e se refere às operações de fusão e aquisição de empresas. 

Essas operações podem acontecer quando uma empresa adquire outra para obter vantagens competitivas, como aumento de market share, diversificação de produtos e serviços, entre outros. 

Um M&A também pode acontecer por meio da combinação de negócios entre empresas distintas para criar um novo negócio com alto potencial de crescimento.

As fusões e aquisições são importantes porque permitem que as companhias expandam suas atividades, alcancem novos mercados e desenvolvam novos produtos e serviços. Além disso, podem ser utilizadas como uma estratégia para consolidar a posição da empresa no mercado ou se tornar líder em um segmento específico. 

Porém, é importante destacar que essas operações envolvem riscos e precisam ser cuidadosamente planejadas e executadas para garantir o sucesso.

Um exemplo de M&A é a aquisição da empresa de telefonia Nextel pela Claro, que ocorreu em 2019. Com essa operação, a Claro aumentou sua participação no mercado de telecomunicações e ampliou sua base de clientes, além de adquirir a infraestrutura e os ativos da Nextel.

M&A na prática: como funciona o processo?

A M&A é um processo complexo que envolve diversas etapas, desde a avaliação dos negócios até a conclusão do acordo. Nesta seção, vamos explicar como funciona esse processo na prática. Veja: 

  • Identificação de oportunidades: a primeira etapa do processo de M&A é a identificação de oportunidades de negócio. Isso pode acontecer por meio de análises de mercado, pesquisa de empresas potenciais ou por meio de indicações de terceiros;
  • Avaliação das empresas: após identificar uma oportunidade, é preciso avaliar as empresas envolvidas na operação. Isso inclui análises financeiras, contábeis, jurídicas e operacionais para verificar se a empresa é saudável e se vale a pena investir nela;
  • Proposta de aquisição: depois de avaliar as empresas, é hora de fazer uma proposta de aquisição. Nesta etapa, é importante considerar o preço, a forma de pagamento e outras condições que podem ser negociadas;
  • Due diligence: a due diligence é um processo em que a empresa adquirente realiza uma análise mais aprofundada da empresa adquirida. Isso inclui a verificação das informações financeiras, contábeis e operacionais para garantir que a empresa é saudável e que a aquisição é uma boa escolh;
  • Negociação e assinatura do acordo: após a conclusão da due diligence, as empresas envolvidas começam a negociar os termos finais do acordo. Isso inclui a definição do preço final, a forma de pagamento e outras condições que devem ser acordadas.
  • Fechamento da transação: finalmente, após todas as negociações, as empresas envolvidas assinam o acordo e a transação é concluída. Isso geralmente envolve o pagamento da empresa adquirida e a transferência de seus ativos para a empresa adquirente.

O processo de M&A pode parecer complicado, mas é uma ferramenta valiosa para as empresas que desejam expandir suas atividades e aumentar sua competitividade. No entanto, é importante lembrar que essas operações envolvem riscos e devem ser cuidadosamente planejadas e executadas para garantir o sucesso.

Leia também: 8 dicas sobre como lidar com a concorrência

Os 5 tipos de M&A

Existem diversos tipos de M&A, que variam de acordo com o negócio fechado entre as empresas e o segmento de cada uma. Conheça os cinco mais populares:

1. Horizontal

As fusões e aquisições horizontais são aquelas realizadas entre empresas que atuam no mesmo segmento e comercializam o mesmo tipo de produto ou serviço. 

Esse tipo de M&A é muito usado para aumentar o market share das empresas, já que a combinação de dois negócios do mesmo ramo aumenta a competitividade diante de outros concorrentes. 

Além disso, o processo de integração é mais fácil, uma vez que as empresas têm públicos semelhantes e experiência com o mesmo produto/serviço.

2. Vertical

A M&A vertical acontece entre empresas que participam da mesma cadeia de produção, mas em fases diferentes. Um exemplo clássico é quando o cliente compra fornecedores, facilitando as negociações dos insumos e mercadorias necessários. 

Existem, ainda, dois tipos de fusões e aquisições verticais: as do tipo forward, que envolvem operações com empresas que atuam com a venda final do produto para o cliente, e as do tipo backward, que envolvem empresas da base de produção e fornecimento dos produtos/serviços.

3. Conglomerado

O conglomerado se forma quando companhias de diferentes setores e indústrias realizam operações de M&A. Essa é uma estratégia muito usada por grandes corporações que querem reduzir seus riscos de mercado e ampliar sua influência. 

No caso do conglomerado, as empresas podem pertencer a segmentos relacionados ou serem totalmente distintas umas das outras.

4. Complementar

A M&A complementar consiste em uma fusão ou aquisição realizada entre empresas que comercializam produtos ou serviços complementares

Um exemplo é uma fabricante de eletrodomésticos que adquire uma empresa de prestação de serviços de manutenção dos mesmos equipamentos, por exemplo.

5. Extensão

Em uma fusão ou aquisição de extensão, uma empresa adquire ou se funde a outra que vende os mesmos produtos e serviços, só que para públicos diferentes. 

Por exemplo, uma fabricante de celulares voltados às classes AB pode comprar uma fabricante que produz aparelhos voltados à classe C para expandir seu mercado. Dessa forma, também é um tipo de M&A horizontal, só que com foco na expansão para novos nichos de mercado.

5 cuidados para fazer um M&A de sucesso

Fazer uma fusão ou aquisição pode parecer uma jogada inteligente para impulsionar o crescimento de uma empresa, mas é importante lembrar que essa operação envolve riscos e desafios significativos. 

Por isso, é fundamental tomar cuidados específicos para garantir que o M&A seja um sucesso. Neste tópico, vamos explorar algumas das principais precauções que os empreendedores de Ecommerce devem ter ao realizar uma fusão ou aquisição, desde a fase de planejamento até a integração pós-negociação. 

Ao seguir essas orientações, as empresas podem aumentar suas chances de obter resultados positivos e duradouros com a operação.

1. Avaliação rigorosa de valor

Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental fazer uma avaliação rigorosa do valor das empresas envolvidas. Essa análise deve levar em consideração fatores como o desempenho financeiro, a posição de mercado, a reputação da marca e as perspectivas futuras do setor.

2. Planejamento estratégico

Além da avaliação de valor, é importante que as empresas envolvidas tenham um planejamento estratégico bem definido para o M&A. Isso inclui definir os objetivos da negociação, as sinergias esperadas e o cronograma de implementação.

3. Comunicação eficiente

A comunicação eficiente é fundamental em qualquer processo de M&A. É preciso que as empresas envolvidas se comuniquem de forma transparente e clara com todos os envolvidos, como acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores. Isso ajuda a reduzir a incerteza e a manter a confiança das partes interessadas.

4. Cuidado com a cultura organizacional

A cultura organizacional é um fator determinante para o sucesso de uma fusão ou aquisição. 

É preciso avaliar cuidadosamente as diferenças culturais entre as empresas envolvidas e planejar estratégias para integrá-las de forma eficiente. Isso inclui a definição de uma nova cultura organizacional que incorpore as melhores práticas das duas empresas.

5. Gestão do processo de integração

Por fim, é fundamental ter uma boa gestão do processo de integração. É preciso definir um líder para conduzir o processo e garantir que todas as etapas sejam cumpridas dentro do prazo e do orçamento previstos. Além disso, é importante monitorar o desempenho da nova empresa e fazer ajustes quando necessário.

Ao seguir esses cuidados, você consegue aumentar as chances de sucesso em um processo de fusão ou aquisição. Vale lembrar que cada M&A é único e deve ser planejado e executado de forma personalizada, levando em consideração as particularidades das empresas envolvidas.

Exemplos de M&A bem-sucedidos

Existem diversos exemplos de M&A bem-sucedidos, tanto no mercado brasileiro quanto no estrangeiro. Empresas que souberam conduzir o processo com cautela e estratégia conseguiram aumentar sua competitividade, expandir sua atuação em novos mercados e melhorar sua posição financeira.

No mercado brasileiro, um exemplo de M&A bem-sucedido é a fusão entre a Sadia e a Perdigão, em 2009, que resultou na criação da BRF (Brasil Foods) – a décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país. 

A união das duas empresas do setor alimentício gerou sinergias em toda a cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição dos produtos. Além disso, a BRF se tornou a maior exportadora de carne de frango do mundo, com presença em mais de 140 países.

Outro exemplo de M&A bem-sucedido no Brasil foi a aquisição da rede de farmácias Onofre pela gigante americana CVS Health, em 2013. Com essa aquisição, a CVS entrou no mercado brasileiro com uma marca já estabelecida e uma rede de mais de 50 lojas. Desde então, a empresa tem investido em tecnologia e inovação para se manter competitiva no mercado.

No cenário internacional, um dos casos mais famosos de M&A bem-sucedido é a aquisição da Pixar pela Disney, em 2006. A união das duas empresas de entretenimento gerou uma sinergia única, que resultou em alguns dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, como as sequências de Toy Story, Os Incríveis e Procurando Nemo.

Em resumo, esses exemplos de M&A bem-sucedidos mostram que, quando bem planejados e executados, os processos de fusão e aquisição podem trazer grandes benefícios para as empresas envolvidas e para o mercado em geral.

Precisa de ajuda para dar o próximo passo da sua empresa? 

As fusões e aquisições podem ser extremamente vantajosas para as empresas envolvidas, mas é preciso planejamento, estratégia e execução cuidadosa para que o processo seja bem-sucedido. 

Uma consultoria especializada em M&A pode ser uma grande aliada nesse processo, pois pode oferecer análises de mercado, avaliações de risco e due diligence, além de ajudar na identificação de oportunidades e no desenvolvimento de estratégias para maximizar os benefícios da operação. 

Com sua experiência e conhecimento, uma consultoria pode ajudar a garantir que as empresas envolvidas estejam bem preparadas para enfrentar os desafios do processo de M&A e alcancem seus objetivos com sucesso. 

E se você precisa deste tipo de ajuda, saiba que o programa de consultoria do Ecommerce na Prática está sempre disponível. Nossos consultores especializados estão preparados para te ajudar a tomar as melhores decisões para a sua empresa. 

Clique no botão abaixo e entre em contato conosco: 

Perguntas Frequentes

O que é uma operação de M&A?

Uma operação de M&A é uma fusão ou aquisição de empresas em que uma empresa adquire o controle de outra empresa ou as empresas se fundem para formar uma nova entidade.

O que é a área de M&A?

A área de M&A é um setor do mercado financeiro e de consultoria empresarial que envolve a análise, estruturação, negociação e implementação de operações de fusões e aquisições.

Quem pode trabalhar com M&A?

Profissionais de diversas áreas, como finanças, direito, contabilidade e consultoria empresarial, podem trabalhar com M&A. É importante ter conhecimento em análise financeira, estratégia de negócios e negociação.

Por que as empresas fazem M&A?

As empresas fazem M&A por várias razões, como expandir seu mercado, adquirir novas tecnologias, aumentar sua participação de mercado, diversificar seus negócios ou adquirir talentos e recursos que não estão disponíveis internamente.