O Mercado Livre é uma das plataformas de vendas preferidas dos empreendedores, e muito disso se deve às ferramentas de vendas práticas e a boa estrutura que o marketplace oferece.

Quem anuncia na plataforma, conta com os benefícios de vender em um site com muita credibilidade, fácil de usar e com um alto volume de tráfego

Mas o que fazer para otimizar e integrar os processos de venda nesse espaço? Entender como fazer a integração do Mercado Livre com um ERP.

E, neste artigo, vamos te ensinar como fazer isso…

O que é um ERP?

Um ERP nada mais é do que um sistema integrado de gestão empresarial, ele interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Isso, é claro, facilita muito a gestão. 

Imagine um cockpit de avião, com todos aqueles painéis e controles. O ERP é o cockpit do seu negócio, oferecendo uma visão 360º de tudo: estoque, vendas, finanças, logística e atendimento ao cliente. Agora, por que isso é crucial para quem vende no Mercado Livre?

E, agora que já estamos na mesma página, vamos entender os benefícios dessa integração com o Mercado Livre.

Benefícios de fazer a integração do Mercado Livre com ERP

Sabemos que vender no Mercado Livre abre um leque enorme de oportunidades. Mas, como em qualquer empreendimento, os desafios são reais, especialmente quando o assunto é gestão.

A integração com um sistema ERP é um insight interessante, que pode te ajudar a elevar seu jogo no Mercado Livre. Veja os motivos: 

1. Gestão unificada

A integração do Mercado Livre com um ERP transforma o caos em ordem. Você deixa de pular de uma ferramenta para outra para gerenciar diferentes aspectos do seu negócio. 

Isso significa menos erros, mais eficiência e, claro, mais tempo para focar em estratégias de crescimento.

2. Decisões baseadas em dados

Dados são muito importantes, certo? Mas de nada servem se estiverem dispersos e desorganizados. 

Um ERP reúne todos os seus dados em um só lugar, facilitando análises e insights. Você passa a entender melhor o comportamento do consumidor, a performance dos seus produtos e a saúde financeira do seu negócio. 

3. Automação de Processos

Repetitividade e manualidade são palavras que não combinam com eficiência. A integração ERP automatiza processos cruciais, como atualização de estoques, emissão de notas fiscais e gestão de pedidos. 

Menos tempo com burocracias significa mais tempo disponível para inovar e expandir.

4. Escalabilidade

Seu negócio não vai ficar parado no tempo, vai? À medida que você cresce, o ERP se adapta, suportando mais produtos, mais vendas e mais informações sem perder o passo. É a garantia de que sua infraestrutura de gestão crescerá junto com você, sem dores de cabeça.

5. Experiência do cliente aprimorada

No fim das contas, tudo se resume a manter seus clientes felizes e voltando por mais. Um ERP integrado ao Mercado Livre ajuda a garantir que os pedidos sejam processados e entregues eficientemente, elevando a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelidade à sua marca.

Em um mundo ideal, queremos passar menos tempo resolvendo problemas e mais tempo criando oportunidades. A integração do Mercado Livre com um ERP não é apenas um passo em direção à eficiência; é um salto para o futuro do seu negócio. 

Como fazer integração do Mercado Livre com ERP?

Integrar sua operação do Mercado Livre com um sistema de gestão como o Bling não só é uma jogada inteligente, mas também é mais simples do que você pode imaginar. 

Vamos entender juntos esse caminho, passo a passo, mantendo tudo claro e objetivo. Preparado? 

1. Verifique o tipo de sua conta no Mercado Livre

Antes de mais nada, certifique-se de que você possui uma conta de 'Vendedor' no Mercado Livre. Se você ainda não tem, não se preocupe. 

O processo de cadastro do seu primeiro produto na plataforma vai solicitar a confirmação de algumas informações, e isso automaticamente converterá sua conta para o tipo necessário.

2. Configurando no Bling

Com sua conta de vendedor pronta, vamos ao Bling. O processo começa simples:

  • Acesso às configurações: no painel do Bling, encontre e clique no ícone da engrenagem, que representa as 'Configurações de Integrações';
integração mercado livre
  • Escolhendo a integração: entre as várias opções listadas, procure pela integração do Mercado Livre e selecione-a. Estamos quase lá!;
  • Conexão com o Mercado Livre: clique em 'Conectar Com Mercado Livre'. Você será redirecionado para fazer login na sua conta do Mercado Livre. Se você já estiver logado no navegador, o sistema pega carona nessa sessão; se não, precisará inserir suas credenciais;
integração mercado livre
  • Nomeando sua integração: depois do login, de volta à tela do Bling, dê um nome à sua integração. Pode ser algo simples e direto, como "Mercado Livre". Isso ajuda a organizar caso você tenha múltiplas integrações ativas;
integração mercado livre
  • Finalizando a configuração: clique em 'Avançar' para prosseguir. Se quiser pular direto para as regras de operação e ajustar detalhes finais, selecione 'Pular' e siga adiante conforme as orientações do artigo específico sobre configuração do Mercado Livre.

E pronto! Com esses passos, você economiza tempo, reduz erros e mantém o foco no que realmente importa: crescer seu negócio e satisfazer seus clientes.

Vantagens de vender no Mercado Livre

Imagine ter à disposição uma audiência gigantesca, com milhares de potenciais clientes visitando diariamente! De acordo com a Conversion, o Mercado Livre é o maior site do Ecommerce brasileiro, levando 13,6% de todo o tráfego no segmento.

Para você ter uma ideia, ele está muito à frente – em termos de visitas mensais, nesse caso – de grandes sites como Amazon, Shopee e Magazine Luiza.

E não é só isso. O Mercado Livre oferece uma estrutura completa para vendedores: desde campanhas de marketing, suporte técnico, até a integração facilitada com os Correios – tudo isso já incluso na comissão que a plataforma cobra por venda. 

💡O melhor de tudo? Você só paga comissão quando vende, e iniciar é totalmente gratuito. Você pode entender mais sobre as comissões da plataforma aqui: Entenda a taxa e comissão do Mercado Livre: TABELA 2024 

O que você pode vender?

O Mercado Livre cobre diversos segmentos e atende a quase todos os tipos de negócios. Alguns dos itens mais procurados incluem: 

  • Celulares;
  • Smartphones;
  • Acessórios para celulares (capinhas e suportes);
  • Calçados;
  • Roupas;
  • Cartão de memória;
  • Lembrancinhas de festas;
  • Câmeras digitais;
  • Pen drive;
  • Relógios;
  • Cartuchos de tinta.

Vale lembrar que o Mercado Livre proíbe a venda de cópias não autorizadas, como softwares, jogos, músicas, filmes e mais. 

👉 Para mais inspiração sobre o que vender no Mercado Livre, confira esse nosso artigo: Os 600 produtos mais vendidos no Mercado Livre em 2024 

Aula gratuita! | Fature + R$18,5 mil por mês no Mercado Livre

Chegamos ao fim de mais um conteúdo recheado de dicas valiosas. Mas sabemos que, por mais que a gente fale, sempre fica aquela vontade de mergulhar ainda mais fundo, certo? 

Se você quer colocar a mão na massa e realmente fazer as coisas acontecerem, seu próximo passo é um só: participar da aula gratuita Mercado Livre do Zero.

Nessa aula, vamos mostrar:

  • O caminho das pedras para vender todos os dias no Mercado Livre;
  • Como identificar produtos com baixa concorrência e alto potencial de lucro, mesmo que você esteja começando do zero, sem ideia de por onde iniciar;
  • Como ativar sua reputação e ganhar a confiança do seu cliente, porque, no fim das contas, confiança é tudo nesse negócio.

Essa é a sua chance de dar um gás no seu empreendimento e ver os resultados acontecendo bem diante dos seus olhos. Inscreva-se agora: