Empreender exige estudo, dedicação e atenção ao mercado. Não importa se você já possui loja no mundo físico, se já tem uma veia empresarial, se já trabalhou com isso. Quando se trata de empreender, o conhecimento nunca é demais e, mais do que isso, é sempre bom para trazer novas ideias, como os próprios donos da Netshoes podem atestar.

E esta é exatamente a proposta do Ciclo MPE, que retorna em sua 16ª edição. Nesta primeira etapa, o evento gratuito estará em Brasília para reunir especialistas no assunto e empresários a fim de desenvolver um debate e capacitação em Comércio Digital.

Este é o mesmo evento que inspirou o Netshoes a investir e atuar no digital, se tornando uma das gigantes do mercado.

Netshoes e o Ciclo MPE

Você já conhece a história da Netshoes? Se não, vou te contar brevemente agora…

De 2000 até 2015, o faturamento da empresa ultrapassou a casa do bilhão e, no ano passado, comemorou um crescimento de mais de 115 vezes desde que lançou a operação online, em 2005 (mais de 50% só em 2016 e 2017).

Hoje, a Netshoes é o maior Ecommerce de artigos esportivos da América Latina. Eu aposto que já ouviu falar dela…

Mas a história não foi sempre de sucesso.

Na verdade, as adversidades são constantes, só que a diferença entre este negócio de sucesso e outros que acabam fechando as portas é apenas uma: dedicação e busca por conhecimento.

A Netshoes começou em São Paulo como uma loja física na faculdade Mackenzie. A ideia era transformar os universitários em clientes da marca, tudo isso numa pequena loja onde trabalhavam os dois donos e mais 2 funcionários. Depois, satisfeitos, começaram a expandir para novos pontos…

Só que não funcionou tão bem quanto esperavam. Chegaram, inclusive, a fechar uma loja seis meses depois da inauguração em um shopping, porque não dava retorno.

Foi aí que, com todo o estoque preso em casa, que os donos decidiram apostar na internet. A ideia veio de um Ciclo MPE, quando buscavam soluções para o negócio.

As vendas começaram no terceiro mês da operação. Cinco anos depois, os sócios decidiram fechar a operação física para seguir apenas com o digital.

Hoje, a atuação da Netshoes chega em diversos países da América Latina e a presença no Brasil é reconhecida por todos os amantes de esportes. Além disso, foi lançada no mercado de ações de Nova York.

Leia também: A wBuy é boa? Veja o review completo

Transforme sua ideia em um Negócio

Não é à toa que grandes especialistas e empresários estão dispostos a fazer parte deste encontro gratuito, oferecendo a pequenos e médios empreendedores uma oportunidade de aprender mais sobre o mercado e colocar em prática as ideias.

O Ciclo MPE é uma iniciativa Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para educar e capacitar novos empreendedores digitais no país, de modo a aumentar a renda da população e movimentar a economia criativa.

Esta é uma oportunidade de fazer parte de um mercado que cresce continuamente. Só no ano passado, ultrapassou os 53 bilhões de reais em faturamento. Este ano, a previsão é que atinja os 70 bilhões.

Ciclo MPE: capacitação do empreendedor

Em sua 16ª edição, o Ciclo MPE terá a sua primeira fase. Ela será em Brasília, nesta quinta-feira, dia 14. Por lá, passarão 10 palestrantes de peso com conteúdo novo e didático.

Alguns dos especialistas em destaque irão tratar de assuntos como: planejamento (Sebrae), logística (Correios), infraestrutura (Loja Integrada, X-Tech Commerce e E-commerce Rocket), meios de pagamentos (Rede), marketing e vendas (E-commerce na Prática) e marketplace (Vende+).

Além das palestras, os participantes também poderão se inscrever na oficina de montagem de loja virtual na prática que acontecerá no dia 15. A oficina terá duração de 5 horas e todas as lojas abertas já poderão sair de lá operando normalmente.

Portanto, não tem mais desculpa para você não montar sua loja. Afinal, é uma grande chance de ter uma pessoa para te auxiliar na construção passo a passo, ao seu lado.

Segundo Fernando Ricci, coordenador do Ciclo MPE, “Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer as estratégias de marketing que podem ser aplicadas a ela [loja virtual]”.

Mas fique atento: a inscrição para essa oficina acontece APENAS no local da palestra, na data prevista, e as vagas são limitadas.

Este Ciclo, em especial, ainda vai contar com uma palestra especial do Movimento Web para Todos, na qual vai aprender como os recursos de acessibilidade digital podem ampliar seu mercado na internet.

Lembre-se: o evento é gratuito e é voltado para quem quer empreender no comércio eletrônico, para aqueles que querem ter o próprio negócio, para quem tem loja física e quer ter uma versão online ou mesmo para aqueles que buscam aperfeiçoamento.

O Ciclo MPE já passou por diversas cidades do Brasil ao longo dos e capacitou mais de 75 mil pessoas, como a Netshoes.