O Bullseye Framework é uma estrutura utilizada em marketing que ajuda a identificar os canais mais eficazes para atingir o público-alvo e alcançar os objetivos de negócios. Ela ajuda a mapear os canais disponíveis e selecionar os mais promissores. O objetivo é economizar tempo e recursos, concentrando-se nos canais mais eficazes para obter resultados significativos.

Todo empresário que atua com vendas precisa se preocupar com estratégias que aumentem a aquisição de clientes e, consequentemente, também gerem um crescimento nas vendas. 

Falamos isso porque os consumidores são a base para uma empresa existir. Sem eles, simplesmente não há vendas. E é justamente neste contexto que surge o Bullseye Framework, metodologia que ajuda a empresa a investir em canais de marketing que realmente geram resultados, a fim de manter o foco nos objetivos do negócio e evitar desperdício de recursos.

Quer saber o que é Bullseye Framework, como funciona, dentre outros pontos importantes? Acompanhe os tópicos deste artigo!

O que é Bullseye Framework?

Bullseye Framework é uma metodologia de growth hacking projetada para ajudar as empresas a identificar os canais de marketing mais eficazes para atrair mais clientes e atingir seus objetivos de crescimento.

Ela ganhou notoriedade após a publicação do livro "Traction: A Startup Guide to Getting Customers", de Gabriel Weinberg e Justin Mares. A metodologia pode ser aplicada em empresas de segmentos variados que desejam crescer, sendo mais voltada para pequenos e médios negócios, sobretudo os que têm um orçamento limitado.

A definição dos melhores canais, entretanto, costuma ser uma dificuldade para os empreendedores. Afinal de contas, existem diversas opções disponíveis atualmente. O primeiro passo para conseguir isso é conhecer profundamente o seu consumidor – ou seja, a persona da sua empresa. 

Mas vamos explicar em mais detalhes como aplicar o Bullseye Framework adiante neste artigo… Continue a leitura!

Como o Bullseye Framework funciona?

O Bullseye Framework identifica 19 possíveis canais de marketing que podem ser usados pelas empresas para alcançar seus objetivos de crescimento. Esses canais podem ser agrupados em 3 camadas:

  • Camada externa, que apresenta todos os canais existentes – ou seja, todas as possibilidades de investimento em tráfego;
  • Camada do meio, que contém os 6 canais mais promissores após uma avaliação cuidadosa; 
  • Camada interna, que inclui os 3 canais com maior potencial que receberão o foco principal de tempo e investimento. 

O objetivo é percorrer o caminho das 19 possibilidades até chegar aos três canais mais promissores, rodando testes rápidos e com bom custo benefício em cada um dos seis canais escolhidos na camada do meio.

bullseye framework

Quais são os 19 canais propostos pelo Bullseye Framework?

Agora que você já sabe o que é Bullseye Framework e como essa metodologia funciona, vamos conhecer os 19 canais propostos. Veja:

  1. Acordos e parcerias: estabelecer parcerias com outras empresas para promover benefícios mútuos;
  2. Assessoria de imprensa: gerar releases e demais materiais para divulgação em revistas, jornais e outros veículos de comunicação;
  3. Apresentações: realizar palestras e cursos em eventos para promover projetos e valores da marca;
  4. Trade shows: fazer networking em eventos para promover a marca e soluções.
  5. Eventos: organizar encontros próprios, como workshops e conferências para atrair um novo público e divulgar aspectos do mercado;
  6. Jogadas publicitárias: investir em ações para ganhar destaque na mídia;
  7. Publicidade online: fazer anúncios em sites, redes sociais e outros espaços na internet;
  8. Publicidade tradicional: investir em meios de marketing offline, como banners, panfletos, comerciais na TV e outdoors;
  9. Programa de afiliados: criar um programa de recompensas para clientes que indicarem novos usuários;
  10. Engenharia aplicada ao marketing: desenvolvimento de software ou aplicativos para melhorar o user experience e o serviço ou produto oferecido;
  11. Plataformas existentes: estar presente em plataformas já consolidadas, como Instagram ou YouTube, por exemplo;
  12. Marketing de conteúdo: criar conteúdos específicos para ensinar, nutrir e converter um lead ao longo de sua jornada do cliente;
  13. Blog: ter um site destinado para a educação do público e atração de novos clientes por meio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo;
  14. SEO: otimizar o site para aparecer no topo das páginas dos mecanismos de buscas na internet;
  15. E-mail marketing: estratégia de envio de e-mail com notícias ou conteúdos para nutrir e converter os contatos e assinantes inscritos;
  16. SEM: publicar anúncios em mecanismos de busca, como o Google Adwords;
  17. Marketing viral: criar mensagens virais para gerar compartilhamento e brand awareness, principalmente nas redes sociais;
  18. Marketing viral: encorajar que os seus clientes atuais recomendem o produto, gerando o chamado Buzz Marketing;
  19. Vendas: Focar na geração de leads para prospectar clientes e fechar vendas.

Como aplicar Bullseye Framework na estratégia de marketing?

Existem algumas etapas básicas para se aplicar a metodologia Bullseye Framework. Vamos falar delas a seguir…

1. Faça um brainstorm

O primeiro passo para aplicar o Bullseye Framework na sua estratégia de marketing é realizar um brainstorming. Nessa etapa, você e sua equipe devem listar todas as ideias de canais que surgirem, mesmo as mais inusitadas. Não há limites para o número de sugestões, o importante é que todas elas sejam anotadas.

Essa fase deve ser livre de julgamentos e críticas, e o objetivo é gerar uma grande quantidade de ideias para que depois possam ser avaliadas. Por isso, é importante que todas as pessoas envolvidas no processo possam contribuir com suas ideias e opiniões.

2. Ranqueie as ideias

Depois de realizar um brainstorming e ter uma lista de ideias, é crucial ranquear essas ideias em ordem de prioridade e relevância para a sua empresa. 

Para fazer isso, é preciso avaliar cada ideia com base em critérios como potencial de retorno sobre o investimento, facilidade de implementação, tempo necessário para implementação e adequação ao público-alvo da sua empresa. 

Com essa avaliação, você poderá determinar quais ideias são mais promissoras e devem ser priorizadas na estratégia de marketing. É importante lembrar que, nessa etapa, é fundamental envolver todos os membros da equipe e utilizar ferramentas de colaboração para garantir que as ideias sejam avaliadas de forma imparcial e assertiva.

3. Saiba definir os canais corretos

Para definir os canais corretos, é preciso avaliar o perfil do seu público-alvo e entender em quais canais eles estão mais presentes e ativos. É importante analisar também o custo de aquisição de clientes em cada canal, bem como a efetividade e o alcance de cada um.

Lembre-se que é preciso selecionar os seis canais mais promissores e, a partir deles, realizar testes rápidos e com bom custo-benefício para identificar os três canais mais efetivos.

Falamos isso porque a escolha dos canais certos é essencial para alcançar os resultados desejados com a estratégia de marketing.

4. Faça testes com os canais escolhidos

Após identificar os canais que podem ser mais promissores para a sua estratégia de marketing, é importante testá-los para validar suas hipóteses. A ideia é fazer testes de baixo custo e baixo risco para entender como cada canal pode funcionar para o seu negócio.

Por exemplo, se você identificou o Facebook como um canal interessante, pode testar diferentes tipos de anúncios com segmentações específicas e mensurar os resultados. Se identificou o Google Ads, pode criar campanhas com diferentes palavras-chave e mensurar os resultados de conversão.

O objetivo dos testes é descobrir o potencial de cada canal, antes de investir mais tempo e dinheiro em uma estratégia maior. A partir dos resultados dos testes, é possível decidir quais canais merecem mais atenção e investimento.

5. Mantenha o foco

Manter o foco significa dedicar tempo, esforço e recursos aos canais que foram identificados como os mais promissores após os testes realizados. Muitas vezes, é tentador se desviar do caminho e investir em outros canais que parecem interessantes, mas que podem não ser tão eficazes quanto os escolhidos.

É importante lembrar que a estratégia de marketing não é algo estático e pode precisar de ajustes ao longo do tempo, mas é necessário manter o foco nos canais que estão gerando os melhores resultados e não se distrair com outras opções que possam parecer atrativas. 

Além disso, é fundamental monitorar e mensurar constantemente o desempenho dos canais escolhidos para garantir que eles estejam atingindo os objetivos estabelecidos e para identificar possíveis oportunidades de otimização.

Por que devo usar o Bullseye Framework na minha empresa?

O Bullseye Framework é uma estrutura que ajuda empresas de todos os tamanhos a identificar as melhores oportunidades de crescimento e maximizar o impacto de suas ações de marketing. 

Ao seguir as etapas do Bullseye Framework, é possível encontrar os canais de marketing mais eficazes para a sua empresa e investir tempo e recursos de forma mais estratégica.

Sabemos que adotar essa ou qualquer outra iniciativa pode não ser tão simples para o empreendedor. Nessa hora, muitos optam por contar com o auxílio de especialistas para não só decidir se vale a pena ou não, mas também para implementar as estratégias necessárias.

Se você deseja obter ajuda nesse sentido, não deixe de conhecer os consultores do Ecommerce na Prática!

Esse é um programa de aceleração para empreendedores que desejam otimizar sua operação com acompanhamento de consultores formados por uma metodologia testada e aprovada. 

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é Bullseye Framework?

Bullseye Framework é uma metodologia de growth hacking projetada para ajudar as empresas a identificar os canais de marketing mais eficazes para atrair mais clientres e atingir seus objetivos de crescimento.

Por que usar Bullseye Framework?

O Bullseye Framework é uma estrutura que ajuda empresas de todos os tamanhos a identificar as melhores oportunidades de crescimento e maximizar o impacto de suas ações de marketing.

Como usar Bullseye?

Para usar o Bullseye Framework na sua empresa você deve, antes de tudo, fazer um brainstorm. Em seguida, ranquear as ideias e definir os canais adequados. Por fim, é indicado fazer testes com os canais escolhidos e manter o foco.