Não é novidade que o Ecommerce está em crescimento acelerado no Brasil, mas nos Estados Unidos, especialmente, ele movimenta mais de 400 bilhões de dólares ao ano e é uma grande vitrine para todo o mundo. Por isso, hoje vamos te mostrar como vender nos Estados Unidos mesmo sem ter operação local.

De acordo com dados do consulado americano em São Paulo, o investimento de empreendedores brasileiros nos Estados Unidos aumentou 89% nos últimos cinco anos.

E acontece que e esse crescimento tem chamado muita atenção por aqui...

É natural que os empreendedores que desejam aumentar suas vendas pensem nessa possibilidade, mas claro que um avanço desse pode levantar algumas dúvidas sobre como começar.

Por isso, se você é empreendedor ou empresário no Brasil e está querendo expandir seus negócios vendendo nos Estados Unidos, este artigo foi feito para você...

Por que Vender nos Estados Unidos é uma boa opção?

A resposta é simples: enquanto a economia brasileira está sofrendo uma das maiores crises da história recente, a grande potência mundial conhecida se recuperou rápido e segue crescendo em ritmo acelerado.

Por isso, vender nos Estados Unidos é uma grande oportunidade para os varejistas que desejam diminuir os riscos de vender apenas no mercado brasileiro. 

E além de ser uma forma de diversificar, essa estratégia pode potencializar muito os seus ganhos.

Entre as vantagens de vender nos Estados Unidos estão a valorização da iniciativa privada, impostos mais leves e simples, segurança jurídica, política monetária e fiscal responsável e maior confiança.

Além disso, a alta no mercado de trabalho dos Estados Unidos e o crescimento dos salários favorecem o poder de consumo da população americana. 

Ou seja, além de uma recuperação mais rápida, o impacto de uma crise no dia a dia dos consumidores também é menor se comparado ao Brasil.

Leia também: Impactos da Alta do Dólar no Ecommerce e no seu Bolso.

É difícil abrir uma empresa nos Estados Unidos?

Talvez você nem imagine, mas abrir uma empresa nos Estados Unidos é um processo bastante rápido que pode ser feito totalmente online. 

Isso acontece porque a legislação americana é mais simples do que a brasileira, o que faz com que desde o primeiro dia de operação, a loja já possa importar e exportar para todo o mundo. 

Mas é importante frisar que algumas mercadorias podem exigir alguns registros para serem transportadas para fora do país, como cosméticos, por exemplo.

Toda essa facilidade torna o mercado nos Estados Unidos bastante desejado pelos empreendedores brasileiros. 

Por mais que o crescimento do Ecommerce esteja enorme no Brasil, muitos empreendedores têm preferido ter um Ecommerce nos EUA e vender para a América Latina. 

Assim, é possível aproveitar as facilidades legislativas e burocráticas americanas ao mesmo tempo em que não precisa lidar com tanta competição.

Quais os Documentos necessários para empresas nos EUA?

É claro que se você vai abrir um Ecommerce nos EUA, vai precisar de um tipo especial de visto.

As opções de vistos vão depender do tamanho da sua empresa e do capital investido.

Se você está começando, busque pelos vistos L1 e E2 que são destinados para estrangeiros com permissão para trabalhar no mercado americano.

Mas é fundamental verificar com o Consulado todas as opções de vistos para saber qual deles melhor se aplica para a sua situação.

Assim que estiver com o visto em mãos, vá procurar o órgão responsável pela abertura de empresas no estado americano escolhido para abrir o seu Ecommerce.

Existem basicamente quatro tipos de empresas que você pode escolher para enquadrar a sua loja virtual: empresa de um único proprietário, parceria (com sócios), LLC ou Corporação.

Além disso, todo empreendedor precisa ter um número de identificação e abrir uma conta comercial para poder arquivar os impostos.

Para fazer tudo certinho, o ideal é procurar um dos escritórios de advocacia próprios para ajudar estrangeiros a fazer esses procedimentos dentro das leis americanas.

Como Funcionam os Impostos para empresas nos Estados Unidos

Para vender nos EUA, você vai precisar pagar alguns impostos. Eles variam muito de acordo com o tipo de empresa que você tem e do estado escolhido por você.

Mas, no geral, é importante saber que os impostos federais são pagos ao Internal Revenue Service (IRS) e os estaduais ao Department of Revenue (DOR) de cada estado.

Uma diferença em relação ao Brasil é que nos Estados Unidos você não precisa pagar um imposto sobre a nota emitida.

Por lá, todos os impostos – independente se a sua empresa é LLC ou CORP – são tributados sobre a diferença entre receitas, custos e despesas dedutíveis.

Os impostos mais comuns por lá são os seguintes:

  • Income Tax Federal – Imposto de Renda Federal
  • State Income Tax – Imposto de Renda Estadual
  • Sales Tax – Imposto Sobre Vendas

É importante ressaltar que esses são apenas os impostos mais comuns por lá e que você vai precisar de ajuda profissional para operar da maneira certa.

Como fazer a contabilidade e controle da operação de fora dos EUA?

Como já dissemos lá atrás, a legislação americana é muito mais simples do que a brasileira. 

Se resolver vender nos Estados Unidos sem ter operação local, você poderá terceirizar o controle contábil da sua empresa. 

Essa é uma forma de tirar todas suas dúvidas e manter sua contabilidade e ficar sempre informado sobre suas obrigações da sua empresa por lá.

Como Importar Produtos para os Estados Unidos?

A partir do primeiro dia de operação da sua empresa ela já poderá importar e exportar para todo o mundo.

Os impostos de importação para os Estados Unidos variam entre 0% e 37.5%, com a média sendo de 5.63%. 

Armazenagem e envio de produtos (Fulfillment)

Outra vantagem de vender nos Estados Unidos é que você pode terceirizar toda sua operação logística, mantendo estoque dos seus produtos por lá e vendendo-os através da Internet.

Os meios mais conhecidos de fazer isso são através da Amazon, Ebay ou qualquer outro canal de venda disponível.

Outra opção é utilizar operadores de Dropshipping. Uma das formas de fazer isso por aqui é através da Dimona.

FBA – Fulfillment by Amazon

A Amazon movimenta mais de 160 bilhões de Dólares todos os anos nos Estados Unidos. O que pode ser uma ótima opção.

Se você pretende vender por ela, uma boa ideia pode ser vender utilizando o sistema de fulfillment dela, também. 

Independente de onde comprar seus produtos, seu operador logístico pode prepará-los de acordo com as exigências da Amazon. Este serviço chama-se FBA Prep.

Seu próprio Site

Existem muitas ferramentas para que você desenvolva seu próprio site de Ecommerce por lá. Uma delas é o Shopify, que oferece um pacote completo para você controlar toda sua venda online, mas existem muitas outras.

Meios de Pagamento Online

Além do Paypal, que já é bastante conhecido, é muito comum a utilização do Stripe para os pagamentos via cartão de crédito e do EBANX que permite que você venda para a América Latina em moeda local.

Mãos à Obra

Agora, você conhece as principais dicas sobre como vender nos Estados Unidos sem ter operação local, além de dicas de plataformas e métodos de pagamentos, está esperando o que para começar?

Encontre um nicho competitivo e comece já a se planejar!

Aprenda a Precificar seus Produtos para não ter ter prejuízo

Para ajudar a maximizar a capacidade produtiva da sua empresa, você precisa  seguir uma lógica lucrativa, mas sem perder a competitividade…

E uma precificação bem estruturada garanta segurança econômica ao seu negócio!

Então, se você está sofrendo com os impactos da alta do dólar, temos um Ebook GRATUITO para você de Precificação Inteligente

Nele, você vai encontrar o preço ideal para seus produtos e lucrar de verdade!

Clique agora mesmo no botão abaixo para baixar o Ebook e precificar do jeito certo: