A patente de produto é um dos assuntos mais importantes para quem cria novos itens e tem a intenção de comercializá-los, tanto no Ecommerce quanto no varejo físico. Isso porque o ato de patentear é uma forma eficiente e segura de proteger o produto uma vez criado.

É verdade que não são todos os negócios que inovam e inventam do zero produtos para, depois, vendê-los no mercado. Mas isso não significa que essa possibilidade é inviável…

Pelo contrário, ela não só existe, como também é extremamente necessária na hora de mostrar às pessoas algo que você tenha inventado.

Por isso, se você quer saber como funciona o processo de patente de produtos, ou como fazer registro de patentes no Brasil, acompanhe os próximos tópicos deste artigo… nós vamos te explicar tudo sobre o assunto!

O que é patente de produto?

A patente é um título que garante o direito de propriedade e de uso exclusivo de um determinado produto, serviço ou invenção

Para conseguir tal documento, o empresário deve fazer uma solicitação ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que é o responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil.

Assim, a patente de produto é um direito concedido pelo governo aos criadores. E isso significa que eles passam a ter direito sobre os produtos uma vez criados, o que engloba tanto a fabricação quanto apenas o processo de aprimoramento de um item que já existe.   

Qual a importância da patente de produto?

A patente é importante, pois permite a proteção de uma invenção. Com ela, você pode criar um produto, ter direito exclusivo sobre ele e ainda protegê-lo dos concorrentes nesse sentido.

Com isso, caso alguém queira produzir a sua mercadoria patenteada, será preciso de uma autorização (ou licença) da sua parte para que isso seja feito. 

E ao longo da vigência da patente de produto, você, que é o titular, acaba sendo recompensado pelos esforços e gastos feitos no processo de criação do seu produto.

Aproveite para ler: Como vender produtos pela internet e ganhar comissão

Diferença entre marca e patente

É bastante comum que as pessoas confundam marca e patente, mas é bom ter em mente que os conceitos são diferentes. 

A marca faz referência à logo, slogan ou até mesmo à combinação desses dois fatores. Com isso, a marca engloba sinais visuais, como símbolos, emblemas, figuras, etc. Ou seja, algo que faça com que as pessoas identifiquem uma marca, distinguindo-a das outras que já existem. 

Já a patente, como vimos, são invenções ou modelos de utilidade, que podem ser desde produtos até a possibilidade de uma nova forma de fazer algo. 

Ou seja, uma marca pode ser registrada, enquanto que uma invenção ou um modelo podem ser patenteados. Percebe a diferença?

Sendo assim, a expressão bastante utilizada “patentear uma marca” não faz sentido algum. 

💡 Se você quiser saber mais sobre registro de marcas e, neste artigo falamos sobre isso: “Guia para registrar patente de marca: o que é, quanto custa e mais

Tipos de patente de produto

Depois de entender o que significa patente de produto, sua importância e suas respectivas diferenças em relação às marcas, vale a pena você saber exatamente quais são os tipos de patentes que existem. Veja a seguir:

Patente de Invenção (PI)

Como o próprio nome já diz, a Patente de Invenção diz respeito a produtos ou processos que sejam inventados. Eles precisam atender aos requisitos de atividade inventiva, novidade ou aplicação industrial.

E sua validade é de 20 anos a partir da data de solicitação do registro.

Patente de Modelo de Utilidade (MU) 

A Patente de Modelo de Utilidade é usada em casos de invenções que reformulam a forma de uso de um produto ou objeto que já existe. Isso engloba até mesmo o aprimoramento da utilização ou a fabricação de algo. 

A validade, por sua vez, é de 15 anos a partir da data de solicitação do registro.

Quanto custa uma patente?

Para saber exatamente quanto custa uma patente é preciso consultar a tabela disponibilizada pelo INPI. Você pode acessar neste link

Isso porque não é possível estabelecer um preço fixo para uma patente, uma vez que ele pode variar segundo o item que será patenteado. 

Sendo assim, se você quiser saber quanto custa uma patente de produto, vale a pena consultar a tabela do INPI.

Mas não só isso…

No que diz respeito aos gastos para se registrar uma patente, você pode estar se perguntando: como patentear um produto de graça, será que isso é possível?

Na prática, o INPI concede descontos. Mas, de fato, há custos para o registro de patente de produtos ou outros itens. Para consultá-los, basta também acessar a tabela de custos, citada no início deste tópico. 

Como consultar patente de produtos

Antes mesmo de dar início ao processo de patente de produto, é indicado que seja feita uma pesquisa para verificar se já existe alguma criação semelhante devidamente protegida pela lei

Para isso, o INPI disponibiliza um guia prático sobre como fazer pesquisas de patentes. Você pode acessá-lo aqui

Fazer pesquisas na base de dados vai te ajudar na hora de decidir se vale a pena ou não solicitar a sua patente. Lembrando que o INPI concede a patente de produtos apenas para aqueles que ainda não existem. 

Leia também: Como trabalhar com Ecommerce: saiba tudo o que é preciso para começar

Como registrar patente de um produto [passo a passo]

Depois de tanta informação relevante, chegou o momento de saber como registrar patente de um produto. 

Preparado? Vamos lá:

1- Verifique se o seu produto pode ser patenteado

Este passo pode parecer óbvio, mas não deixa de ser importante. Para segui-lo, você precisa ter em mente que a Lei de Propriedade Industrial (LPI) prevê requisitos básicos para a patenteabilidade: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial

O seu produto preenche algum deles? Se sim, ótimo! Basta seguir com os próximos passos sobre como registrar patente de um produto. 

2- Faça busca por patentes que já existem

Como dito anteriormente, as buscas são essenciais para o processo de registro de patente de produto

Do que adianta levantar todos os documentos e dar início à solicitação de registro se a “sua ideia” já estiver patenteada?

Dê bastante atenção a este ponto, certo?

3- Tenha atenção aos documentos necessários 

De acordo com a página oficial do INPI, o pedido de patente é composto pelos seguintes documentos:

  • Relatório descritivo;
  • Quadro reivindicatório;
  • Resumo;
  • Desenhos (se for o caso);
  • Listagem de sequências (apenas para pedidos da área de biotecnologia).

Além disso, no site também há os modelos desses documentos para download e preenchimento. Vale a pena consultar. 

4- Pague a GRU e preencha o formulário para o pedido de patente

Um passo importante para conseguir a patente de produto é o pagamento da GRU. Para isso, você vai precisar fazer o seu cadastro no e-INPI. 

Depois, solicite a emissão da guia de recolhimento utilizando o código 200. Aproveite e guarde o número da GRU gerada, pois ele será necessário para a próxima etapa.

Assim, preencha o formulário online no sistema e-Patentes e pronto! O seu pedido de patente de produto está devidamente feito.

5- Acompanhe as etapas do processo 

Após a realização da solicitação, basta que você acesse o site do INPI (com o número gerado anteriormente) para fazer o acompanhamento do processo.

Isso é importante para que você não perca nenhum detalhe, solicitação ou aviso feito por parte da instituição. 

Lembrando que é sua responsabilidade acompanhar o andamento do processo, certo?

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!