Você já ouviu falar sobre o custo de oportunidade? Esse é um termo importantíssimo para todos aqueles que desejam investir o seu dinheiro, sobretudo em um empreendimento. Neste artigo, vamos falar sobre custo de oportunidade, sua importância e como analisar este indicador. Boa leitura! 

Se você é um empreendedor no início de sua jornada ou alguém que já conta com anos de experiência, é muito provável que tenha uma boa consciência do quão importante é cuidar do seu dinheiro.

Esse ativo é, no final das contas, o meio mais efetivo para fazer sua empresa crescer. 

Nesse sentido, analisar o custo de oportunidade de seus investimentos – sejam eles pessoais ou empresariais – é imperativo. A seguir, abordaremos diversas das dúvidas mais comuns sobre o assunto. 

Esperamos que este artigo seja de bom proveito para você! 

O que é custo de oportunidade? 

O custo de oportunidade representa aquilo que você abre mão ao fazer determinada escolha. Esse conceito tem tudo a ver com a ideia de escassez na economia, afinal, se você opta por seguir um caminho, as possibilidades que outras escolhas lhe oferecem ficam fechadas. 

Como empreendedor, você já deve conhecer bem o conceito de custo de oportunidade, mesmo que intuitivamente. Falamos isso porque, ao gerenciar uma empresa, você é obrigado a tomar diversas decisões diariamente – e cada uma delas pode ter um impacto duradouro na performance do empreendimento. 

Digamos, por exemplo, que você opta por investir em uma transportadora mais eficiente em seu Ecommerce. A ideia é que, por meio da maior agilidade de entrega, o investimento seja traduzido em clientes mais satisfeitos, maior número de pedidos e por aí vai… 

Mas, ao mesmo tempo em que você investiu na logística da sua empresa, outras áreas podem ter sido negligenciadas, como a contratação de novos funcionários, por exemplo.  No fim das contas, essa é a base do custo de oportunidade: ao mesmo tempo em que se ganha em um aspecto, se perde em outro.  

Qual a importância do custo de oportunidade? 

Entender que toda decisão de investimento tem o seu custo ajuda a manter uma mentalidade mais cuidadosa ao se fazer escolhas de investimento – seja esse um investimento de tempo ou dinheiro. 

É importante entender que, apesar deste ser um conceito financeiro, ele também pode se aplicar às esferas mais pessoais da sua vida. Por exemplo, se você está começando um novo negócio, provavelmente está investindo muito do seu tempo estudando concorrentes, público-alvo, técnicas de marketing… 

Nesse cenário, o seu custo de oportunidade talvez seja o seu tempo livre, que você dedicaria para atividades de lazer, prática de exercícios, socialização, dentre outras atividades. 

Saber analisar os prós e contras de cada opção ajuda a manter uma mente mais focada, além de contribuir para decisões mais acertadas a longo prazo.

Esse, é claro, é um exemplo voltado para a esfera comportamental, mas o custo de oportunidade é ainda mais importante quando falamos de um investimento financeiro. Saber pesar os custos envolvidos em um determinado investimento pode te ajudar a tomar a decisão mais sábia para o momento da sua empresa, não deixando que a emoção tome conta desse processo tão importante. 

Grande parte dos empreendedores não entendem que avaliar erradamente o custo de oportunidade pode custar muito caro para o seu negócio.

O empreendedorismo é baseado no timing da tomada de decisões. Saber quando arriscar, quando mudar o rumo do negócio e quando aproveitar certas chances no momento certo é muito importante. Afinal, as oportunidades podem não voltar…

O fato é que isso não acontece apenas com pequenas empresas. Os grandes negócios, mesmo tendo uma boa estrutura e um grande investimento, também podem sofrer consequências drásticas e se verem em situações sem volta.

Como calcular o custo de oportunidade? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o custo de oportunidade, que tal falarmos sobre como calcular esse fator dentro de um contexto financeiro? Como você sabe, este é um cuidado muito importante para entender se o investimento feito é, de fato, vantajoso. 

A primeira coisa que você precisa saber é que, de fato, é possível calcular o conceito utilizando fórmulas matemáticas. Se estamos falando de investimentos financeiros, duas das taxas que vamos utilizar são a Selic e o CDI – para investimentos de renda fixa – e o índice Ibovespa, para investimentos de renda variável.

Nesse cálculo, também vale a pena levar em consideração o seu perfil de investidor, ou seja, a sua tolerância para assumir riscos. Quanto mais conservador você for – em outras palavras: menos disposto a perder dinheiro – menores os ganhos. Quanto mais arrojado for o seu perfil, maior a possibilidade de ganhos expressivos em um período mais curto de tempo. 

Não existe um perfil certo ou errado, vale lembrar. 

Exemplo de como calcular

Digamos que você mantenha o seu fundo de emergência em uma conta poupança de um banco tradicional. Usualmente, a taxa de retorno dessa modalidade gira em torno de 0,5% ao mês. 

Isso quer dizer que, todo mês, o seu patrimônio cresce 0,5%. 

Essa é uma escolha conservadora, afinal de contas, manter o dinheiro em uma conta poupança é uma escolha extremamente segura, que não vai gerar perdas. Mas, para entender o custo de oportunidade dessa decisão, é importante comparar esta opção com as outras que estão disponíveis no mercado. 

Uma outra opção para guardar dinheiro e que é tão segura quanto a poupança são os títulos fixos CDB, por exemplo. Muitos deles chegam a pagar 110% do CDI – um percentual muito maior do que o visto na poupança tradicional, não concorda? 

Dessa maneira, dá para perceber que o custo de oportunidade de manter o seu dinheiro em uma poupança, em vez de investi-lo no CDI, é bem alto. 

Leia também: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio. 

Os tipos de custo de oportunidade

No total, existem quatro tipos que podem ser levados em consideração no cálculo de seus investimentos. Vamos explicar cada um deles em maiores detalhes a seguir: 

Custo de oportunidade aberto

O custo de oportunidade aberto está explícito na operação de investimento, sendo assim, ele pode ser facilmente mensurado no momento da aplicação. Nessa modalidade, nenhum valor está embutido, ou seja, escondido. 

Custo de oportunidade escondido

No custo de oportunidade escondido é difícil mensurar exatamente o que será perdido durante a tomada de decisão, afinal, os valores são embutidos nas operações financeiras. 

Custo de oportunidade ambiental

Como o próprio nome sugere, o custo de oportunidade ambiental diz respeito ao máximo valor que pode ser obtido ao se utilizar um recurso natural. Isso é especialmente importante para empresas que lidam com matérias-primas não renováveis.

Custo de oportunidade contábil

Esse é o custo de oportunidade que mostra o quanto uma empresa sacrificou financeiramente para investir em determinada área, em detrimento de outras. Nesse caso, é importante cruzar dados de investimento com os relatórios de resultados, a fim de ter uma noção mais acertada dos ganhos.

Quanto custa perder uma oportunidade? 

Não saber avaliar o custo de oportunidade e tentar driblar situações por conta própria para levar o negócio adiante pode sair muito caro. E isso pode acontecer em qualquer negócio. O nosso aluno Anderson passou por uma experiência similar...

O Anderson é um empresário experiente, com mais de 30 anos de atuação em lojas físicas, no segmento de brinquedos. Ele sabia que o futuro do negócio estava na internet.

Com grande interesse em abrir seu Ecommerce, ele foi convidado para fazer parte da primeira turma de mentoria do Ecommerce na Prática, mas estava tão focado nas rotinas da empresa que acabou não participando. Ele achou que conseguiria levar sua empresa adiante por conta própria. 

Sozinho, ele gastou mais de R$ 25 mil em tentativas frustradas de entrar no Ecommerce e, mesmo buscando ajuda com vários consultores, o resultado foi dinheiro jogado fora e sem nenhum retorno.

Para Anderson, que não soube avaliar o custo de uma mentoria, as consequências saíram muito caras.

Por ter perdido a oportunidade, ele teve que esperar um ano pela segunda turma de mentoria. Sabendo a importância de ter um direcionamento e sem poder cair novamente no erro, ele foi um dos primeiros a se inscrever.

Os resultados foram incríveis.  

Com as estratégias traçadas, o negócio dele conseguiu ter presença online e gerar faturamento ainda maior do que o das suas lojas físicas. Em seis meses, o faturamento da empresa dobrou.

Leia também: Redução de custos: 6 maneiras de aplicar na sua empresa.

Exemplos de custo de oportunidade 

Ao contrário do que pode parecer, o custo de oportunidade não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é possível observar a sua influência nos mais variados momentos do dia a dia. 

Nós podemos ver isso, por exemplo, na compra de imóveis. Nesse caso, existem duas principais opções: pagar o imóvel à vista ou financiá-lo. Na primeira alternativa, você pode demorar um pouco mais para juntar todo o montante. Enquanto isso, na segunda, você contrai uma dívida a longo prazo, mas adquire o imóvel logo de cara. 

Esse é um exemplo de grande impacto, mas o custo de oportunidade também pode ser observado em situações mais corriqueiras, como optar por comprar uma moto no lugar de um veículo, por exemplo… 

Ou, dentro do contexto empresarial: se a sua empresa opta por investir em capacitação de funcionários, pode ser que ela esteja abrindo mão de contratar novos talentos por um tempo. Enfim, o custo de oportunidade está presente em todas as decisões que tomamos no dia a dia. 

Quando o custo de oportunidade é zero?

O custo de oportunidade só existe quando há algum tipo de desvantagem no momento em que uma escolha é feita. 

Isso significa que se não há opções a serem escolhidas ou não existe nenhum benefício envolvido, não existe um custo de oportunidade nessa decisão. 

Ou seja, quando não há sacrifício a ser feito por conta de uma escolha em relação a outra, o custo de oportunidade é zero.

Faça seu negócio evoluir aprendendo mais com a assinatura Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é custo de oportunidade?

O custo de oportunidade é aquilo que você abre mão ao fazer determinada escolha.

Qual a importância do custo de oportunidade?

Entender que toda decisão de investimento tem o seu custo ajuda a manter uma mentalidade mais cuidadosa ao se fazer escolhas de investimento – seja esse um investimento de tempo ou dinheiro.

Quais são os tipos de custo de oportunidade?

No total, existem quatro tipos de custos de oportunidade que podem ser levados em consideração no cálculo de seus investimentos, são eles: custo de oportunidade aberto, custo de oportunidade ambiental, custo de oportunidade escondido e o custo de oportunidade contábil.

Quando o custo de oportunidade é zero?

O custo de oportunidade só existe quando há algum tipo de desvantagem no momento em que uma escolha é feita. Isso significa que se não há opções a serem escolhidas ou não existe nenhum benefício envolvido, não existe um custo de oportunidade nessa decisão.