Está com dificuldade para calcular o Estoque Inicial do seu Ecommerce? Não se preocupe, pois isso é bem comum para quem está começando a empreender do zero…
Apesar de não ser muito simples calcular o primeiro estoque por não existir um histórico de vendas para analisar, essa tarefa não é um bicho de sete cabeças.
Aliás, pode ser bem mais fácil do que você imagina…
Com o direcionamento certo que você vai encontrar ao longo deste artigo, esse processo ficará mais claro na sua mente.
Afinal, nós separamos TUDO o que você precisa saber para calcular o Estoque Inicial e Final.
Vamos lá?
Baixe agora mesmo a sua Planilha Inteligente para manter o seu Estoque organizado e atualizado.
Índice:
O que é Estoque Inicial?
O estoque inicial é o valor de todo o estoque que uma empresa tem no início do ano contábil. Ele caracteriza todos os produtos que uma empresa pode colocar para gerar receita durante o ano contábil.
Para você começar a vender, seja no online ou não, é necessário ter um Estoque Inicial bem planejado, pois essa é uma das primeiras etapas do seu negócio, faz parte da base!
Sem essa base estruturada, você não vai conseguir colocar o seu negócio em prática.
Por isso, você precisa entender o que é fundamental na hora de comprar o seu primeiro estoque.
Como falamos anteriormente, o Estoque Inicial é mais complexo porque não há um histórico de compras e vendas para você analisar e projetar tudo o que é necessário no seu estoque.
E vamos deixar claro que não há uma fórmula mágica para isso…
Mas podemos afirmar que existem algumas questões que podem te ajudar bastante na tomada de decisão sobre o seu Estoque Inicial.
Esse estoque vai depender das particularidades da sua empresa e do seu produto como o tipo de produto, os seus objetivos, o orçamento disponível, entre outras questões que vamos abordar com mais detalhes nos próximos tópicos…
Leia também: Controle de Estoque: Metodologias e Dicas sobre como criar
4 Elementos Fundamentais para montar o Estoque Inicial
Antes de partirmos direto para o cálculo, vamos ressaltar 4 pontos que você deve ter para garantir o seu Estoque Inicial. Eles precisam estar muito bem alinhados na sua empresa.
Segue a lista do que não pode faltar:
1- Faça o Planejamento do Negócio
Nada é mais importante do que você PLANEJAR o seu negócio e ter todas essas informações do planejamento muito claras na sua mente.
Mas o que isso tem a ver com o Estoque Inicial?
No planejamento, há várias informações sobre a empresa, incluindo as finanças, o produto que você quer vender, os fornecedores que vão repor o seu estoque, os objetivos que você quer alcançar…
E são esses detalhes que você precisa saber para organizar o seu estoque inicial.
Por exemplo, vamos supor que o seu objetivo seja validar o negócio e que para isso acontecer, você precise fazer pelo menos uma venda todos os dias durante 1 mês.
Quantos produtos serão necessários para bater essa meta? Dependendo do mês, serão 30 produtos. Esse é só um exemplo para você entender melhor, mas isso vai depender da realidade do seu negócio hoje e dos seus objetivos.
2- Faça um levantamento de informações do produto e dos fornecedores
A ideia aqui é que você faça uma pesquisa de mercado, entendendo quais dos seus produtos estão em alta.
Quais são as cores mais buscadas, os tamanhos, os preços mais agradáveis para o seu público… Entenda cada detalhe para você saber o que comprar para o Estoque inicial e quanto comprar.
Você pode conseguir essas informações fazendo aquela pesquisa no Google, que é bem simples de fazer ou também tem a opção de conversar com o seu fornecedor, franqueados da marca…
E quando entrar em contato com o seu fornecedor, pergunte sobre outras questões que também devem ser levadas em consideração na hora de montar o seu Estoque Inicial.
Essas questões são:
- Prazo de entrega;
- Quantidade de pedidos mínimos;
- Sistema de venda por coleções;
- Prazos de pagamentos.
Todas essas informações vão influenciar na hora de montar o Estoque Inicial. Por exemplo, dependendo do prazo de entrega do fornecedor, você terá que pedir mais produtos para não ficar totalmente sem estoque durante alguns dias.
Ou talvez o prazo de pagamento pode alterar a quantidade de produtos que você pode pedir no primeiro estoque, pois seu orçamento está um pouco mais enxuto.
Percebeu como cada um desses elementos se conectam? Por isso é essencial ter um planejamento e levantar essas informações.
3- Fique atento à Sazonalidade
A Sazonalidade também implica na hora de montar o seu Estoque Inicial. Vamos supor que você quer começar a vender roupas femininas, mas estamos chegando perto do verão.
Então, o seu estoque precisa ter roupas mais leves como blusas regatas, vestidos, camisas com o tecido não tão pesado…
Não adianta comprar uma coleção de casacos e querer vender em pleno verão, não é mesmo? Pode parecer óbvio para muitas pessoas, mas é bom ressaltar para refrescar a mente de todos.
4- Defina o Espaço Físico
Onde você vai estocar os seus produtos? Em um quarto na sua casa? Vai alugar um escritório? Ter um espaço físico adequado para o seu produto é fundamental.
E como estamos falando de Estoque Inicial, provavelmente você ainda não tem esse espaço definido.
Mas lembre-se de levar em consideração não só o tamanho do local, mas também o tamanho do produto, como armazená-los sem que perca qualidade, etc.
O principal objetivo é garantir a segurança e todos os cuidados com os produtos para que a sua empresa não tenha uma perda logística, pois o estoque faz parte da operação.
Enfim, depois de organizar todas essas questões, chegou a hora de calcular o seu Estoque Inicial e também o final!
Como calcular Estoque Inicial e Final?
Para você calcular o Estoque Inicial, é necessário entender o que é o CMV. O CMV é o custo de mercadorias vendidas e é esse indicador que vai apontar o valor que você gasta na mercadoria.
Esse cálculo é feito com base nas compras que você fez para montar o Estoque Inicial, mais as compras ao longo desse período (supondo que seja o período de 1 mês).
Confira o Cálculo abaixo:
Custo das mercadorias vendidas = estoque inicial + compras – Estoque Final.
Assim, você vai conseguir o resultado dos gastos de custos das mercadorias vendidas durante o período.
Agora, para descobrir o estoque final, você precisa fazer o seguinte cálculo:
Estoque final = estoque inicial + compras – devoluções – custo de mercadoria vendida.
Por fim, para calcular o estoque inicial, segue o cálculo abaixo:
Estoque inicial = compras + custo das mercadorias vendidas.
São contas simples, basta substituir os nomes indicados pelos valores referentes a cada um deles. Assim, você consegue descobrir o CMV, o estoque inicial e o final.
Mas a pergunta que fica no ar é: como calcular o Estoque MÍNIMO viável para o seu negócio?
Vamos te mostrar isso agora…
Planilha Inteligente: Reposição de Estoque Mínimo Viável
Pensando já nas reposições de estoque que estão por vir, nós disponibilizamos o Material Completo e GRATUITO: a Planilha Inteligente de Reposição de Estoque Mínimo Viável.
Essa planilha vai te ajudar a manter o seu estoque organizado e atualizado.
Com apenas algumas informações, você terá acesso à data exata para a reposição do estoque, já considerando feriados e finais de semana!
Dessa forma, vai ficar muito mais fácil de você conseguir manter o controle dos seus produtos e evitar imprevistos!
Baixe agora mesmo a sua Planilha Inteligente clicando no botão abaixo:
Deixe um comentário