O Lifelong Learning ou, em português, “aprendizado ao longo da vida”, é um conceito utilizado para estimular o aprendizado constante tanto na vida pessoal quanto na profissional. A implementação de tecnologias como a inteligência artificial exige que as pessoas não parem de aprimorar suas habilidades e conhecimentos para se manter no mercado Ecommerce. Neste artigo, vou te mostrar o que é Lifelong Learning e a importância desse termo na vida do empreendedor.

No vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, fala a sua opinião sobre o Lifelong Learning. 

lista_vip

Quer começar a receber conteúdos relevantes como este para otimizar o seu negócio? Assine a nossa Lista VIP gratuita.

O que é Lifelong Learning

O que é Lifelong Learning

Por conta da evolução tecnológica, as mudanças acontecem de forma muito mais rápida nos dias de hoje. A todo momento as informações são lançadas e espalhadas de forma muito mais acelerada. 

Acompanhar essas mudanças, a princípio, pode ser um tanto complicado. Porém, é importante que você se mantenha qualificado para atender às necessidade do mercado. 

Ou seja: entender que o seu aprendizado vai além do diploma acadêmico pode te ajudar a acompanhar essas transformações. É aí que o conceito Lifelong Learning aparece. 

O Lifelong Learning é um termo em inglês que diz respeito ao processo de aprendizado ao longo da vida. Hoje, já não é mais possível aceitar apenas aquilo que aprende na graduação… O aprendizado ocorre durante toda a vida e não se limita aos anos de ensino fundamental, médio e graduação, ultrapassando o ambiente educacional. 

A aprendizagem contínua também é necessária no ambiente corporativo (e mundo dos negócios não fica de fora). Hoje, o mercado empreendedor não para de mudar e as inovações tecnológicas chegaram para revolucionar esse sistema.

As pessoas precisam adquirir novas habilidade para substituir outras ou aprimorar o que já sabia. Além disso, ultrapassar o conhecimento sobre sua função e entender cada vez mais técnicas é necessário para não ficar para trás. 

O mercado induz o profissional se tornar multitarefa para que apenas uma pessoa tenha domínio de mais de uma função. Por isso, o Lifelong Learning pode contribuir no aprendizado e também enfrentar desafios profissionais e pessoais. 

Lifelong Learning e a Revolução da Automação 

Revolução da Automação - lifelong learning

As indústrias estão passando por uma revolução em massa chamada de Revolução da Automação. Ou seja: os processos industriais estão sendo automatizados com as novas tecnologias, como a inteligência artificial. 

Por um lado, a integração tecnológica em funções nas quais o ser humano opera é um avanço para agilizar um trabalho que poderia demorar, mas que agora é simplificado por meio da modernização. 

Por outro lado, há quem diga que as pessoas serão substituídas por máquinas. A verdade é que essa substituição já existe - muitas máquinas já fazem o trabalho que uma pessoa poderia fazer. 

O processo que já está acontecendo é que muitas funções são substituídas parcial ou totalmente por inteligência artificial, por meio de softwares. Você já tem contato com esse tipo de tecnologia no seu dia a dia, principalmente quando vai realizar algum tipo de compra em rede social. 

O ChatBot, por exemplo, utiliza a inteligência artificial para criar mensagens automatizadas e poupar tempo do vendedor que, antes, passava uma boa parte do dia respondendo mensagens nas redes sociais.

No Ecommerce na Prática, um software inteligente poderia otimizar o nosso trabalho em reuniões de pautas para fazer conteúdos para você, por exemplo. Assim, o trabalho passaria a ser mais ágil e eficaz por conta da tecnologia. 

Por este motivo que o Lifelong Learning é tão importante.

Não fique um passo atrás das máquinas automatizadas. Continue aprendendo cada vez mais, não pare de estudar e fique à frente dos recursos tecnológicos para não perder espaço no mercado. 

Os benefícios dessa técnica na vida profissional 

Como o objetivo desse conceito é estimular o aprendizado constante ao longo da vida, uma das vantagens é que você pode aplicar com qualquer idade, a qualquer momento. 

Comece agora e dedique um tempo do seu dia para pesquisar mais sobre algum tema específico do seu negócio sobre o qual ainda tem dúvidas ou gostaria de saber mais detalhes. Invista na sua evolução profissional para acompanhar o crescimento no Ecommerce.

Além disso, investir no Lifelong Learning quer dizer que você deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente para se destacar em meio a tantos concorrentes. 

Esse pode ser o primeiro passo para consolidar o seu espaço dentro do mercado digital com mais eficiência, mais capacidade técnica e maior organização.

O primeiro passo para o Lifelong Learning

Muito além da vida profissional, a aprendizagem contínua pode te ajudar e ampliar a sua visão também no âmbito pessoal…

Mas a grande pergunta é: como colocar isso em prática? 

Você pode começar de forma simples, com o que tem acesso hoje: leia um livro, assista a um vídeo no Youtube, participe de palestras e eventos, escute podcasts educativos, leia artigos… 

A verdade é que tem muito material disponível de forma gratuita na internet ou por um preço bastante acessível. Aí cabe a você entender o que faz sentido para a sua vida e o que vale a pena investir.

O papel do Ecommerce na Prática, por exemplo, é transformar vidas por meio da educação empreendedora, entregando conhecimento sobre negócios. 

Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: