Atualizado em 02/08/2022 por Vitória Freitas
Em um mercado tão novo quanto o digital, é comum ouvirmos frases como “isso é coisa para jovens” ou, ainda, “sou de outra época, não vou conseguir”. E, ao analisarmos o empreendedores de sucesso no mercado, entendemos que nada disso é verdade. Neste artigo, vou te mostrar que a idade não é um limitador quando se trata de começar uma carreira no empreendedorismo.
No vídeo abaixo, o Head Comercial do Ecommerce na Prática, Alan Monteiro, também fala sobre empreender com 40 anos ou mais. Confira:
Observando casos reais de empresas bem-sucedidas, notamos que diversos grandes empreendedores começaram a carreira após os 40 anos de idade e se tornaram referência no mercado. Talvez você conheça alguns deles: Ray Kroc, Roberto Marinho, John Stith Pemberton…
Mas, se não conhece, não se preocupe.
Vou contar um pouco da história deles (e de outros) grandes empresários que começaram a carreira neste período da vida.
O Mercado para profissionais com 40 anos ou mais
Um dos pontos que faz mais pessoas entrarem no ramo do empreendedorismo depois dos 40 são as novas necessidades que surgiram com a evolução tecnológica.
O mercado tradicional procura cada vez mais por jovens talentos que cresceram lado a lado com a tecnologia, o que os deixa um passo à frente daqueles que só tiveram contato com a internet depois de adultos. Com isso, a disputa por vagas está cada vez mais acirrada… e as pessoas acima dos 40 estão acabam encontrando uma barreira mais alta.
Mas esse não é o único motivo para o empreendedorismo ser uma opção.
A principal razão é que diversas pessoas com essa idade estão a procura de novas formas de crescer profissionalmente e ter uma maior liberdade financeira.
Por esta e outras razões, empreender é uma das opções mais procuradas por pessoas a partir dos 40 anos.
Porém, algumas dúvidas (como as que falei lá em cima) deixam essas pessoas inseguras com a escolha de mudar de carreira.
Então eu trouxe aqui algumas histórias de grandes empreendedores que começaram a carreira após os 40 anos de idade e se tornaram referência.
Histórias de Empreendedores de Sucesso
Sabe o que a Nestlé, Coca-Cola, MC Donalds e Marvel têm em comum? Todas elas começaram com empreendedores com a idade acima dos 40 anos.
Conheça um pouco da história de cada um desses exemplos e tenha-os como inspiração para começar o seu negócio mais confiante.
1- Henri Nestlé (Nestlé)
A Nestlé, empresa transnacional no ramo de alimentos e bebidas, teve início a partir da ideia que o químico Henri Nestlé teve em 1860, na Suíça.
Henri criou uma bebida infantil a base de leite de vaca, farinha de trigo e açúcar que, certamente, você conhece por ter o mesmo nome até hoje: a Farinha Láctea Nestlé.
Além de criador, ele foi o fundador da marca Nestlé. A logo da marca, que tem como base um ninho de pássaros que simboliza “a fonte de alimentos”, foi inspirada em seu nome (Nest, que significa “ninho” em inglês).
2- John Stith Pemberton (Coca-Cola)
Outra história inspiradora é a de John Pemberton, criador de uma das bebidas mais famosas do mundo: a Coca-cola.
O farmacêutico americano produziu um xarope e completou com água gaseificada… a artimanha se foi o pontapé para a criação da bebida “deliciosa e refrescante” – um dos slogans da empresa.
Na época em que teve a ideia, John Pemberton tinha 55 anos.
Hoje, aqui no Brasil, a Coca-cola é uma das bebidas que está presente na mesa do brasileiro em todas as ocasiões, desde no almoço diário até em datas comemorativas importantes, como o Natal.
Por conta da grande aceitação da marca no país, a Coca-Cola Brasil vem ampliando o seu portfólio de bebidas a cada ano e, atualmente, conta com 26 marcas e mais de 200 produtos movimentando o mercado.
3- Ray Kroc (McDonalds)
O McDonalds foi fundado em 1955 e se tornou a maior rede de franquias do mundo.
Na época em que criou a primeira rede, Ray Kroc tinha 52 anos de idade. Em 3 anos, o McDonalds ultrapassou os 100 milhões de hambúrgueres vendidos!
Embora não tenha criado o produto, o Ray foi o grande responsável pela criação da marca McDonalds e do modelo de franquias. Até hoje, os passos de Ray e o sucesso da marca ao redor do mundo inspiram outros
Você pode conhecer um pouco mais a fundo essa história no filme “Fome de Poder”, que conta a trajetória completa de Ray Kroc junto ao McDonalds.
4- Stan Lee (Marvel)
Um dos maiores e mais reconhecidos quadrinistas da história, o americano Stanley Martin Lieber – ou melhor, Stan Lee – criou um universo de personagens que ultrapassaram os quadrinhos e chegaram às grandes telas do cinema mundial.
Ele criou os seus primeiros personagens da Marvel Comics quando tinha 39 anos: o Quarteto Fantástico, história de quatro astronautas que ganham superpoderes após um incidente cósmico.
Stan Lee, após uma longa carreira na Marvel Comics, se tornou o rosto público da empresa durante anos para representá-la em entrevistas e convenções das quais eram convidados.
5- Roberto Marinho (Grupo Globo)
O jornalista e empresário Roberto Marinho foi um dos homens mais influentes no Brasil e também um exemplo de empreendedorismo após os 40 anos.
A princípio, o Jornal O Globo foi o início da união de empresas que fazem parte das organizações Globo.
Além do impresso, em 1944, fundou a Rádio Globo e, anos depois, criou o que seria um dos maiores marcos na comunicação nacional. Em 1965, A TV Globo foi ao ar no canal 4, no Rio de Janeiro, e logo foi dominando todo o território nacional.
Na época em quem fundou a TV Globo, ele estava no auge dos seus 61 anos, uma idade considerada por boa parte das pessoas o momento ideal para se aposentar. Porém, ele seguiu com os trabalhos e iniciou uma das maiores emissoras de televisão do país atualmente.
6- Coronel Sanders (KFC)
A rede de restaurantes KFC – Kentucky Fried Chicken – foi fundada por Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders, quando ele tinha 40 anos. Talvez você já o tenha visto por aí… é o rosto dele que estampa o logotipo da marca até hoje.
Embora o KFC tenha grande força no mercado de fast food atualmente, a empresa só se tornou o que ela é hoje quando abriu a primeira franquia do KFC. Nesta época, o Coronel Sanders já tinha seus 62 anos de idade, o que torna Sanders um dos maiores exemplos de resiliência do universo do empreendedorismo.
7- Donald Fisher (GAP)
O que antes era uma simples loja de Jeans norte-americana veio a se tornar uma das maiores varejistas dos EUA: a GAP, que também foi fundada por empreendedor com 40 anos.
Donald Fisher, junto com a sua mulher, abriram a primeira loja da marca em 1969, na cidade de San Francisco, onde o cofundador cresceu como empresário.
A ideia de criar a própria loja de roupas surgiu com a insatisfação ao procurar um jeans em diversas lojas e não encontrar o tamanho ideal.
Ao observar esse problema e sofrer com ele, resolveu solucioná-lo e, assim, transformou um problema em um negócio de sucesso.
Hoje, a GAP conta com milhares de lojas espalhadas pelo mundo e se tornou uma das maiores influências na moda americana de roupas casuais.
8- Vera Wang
Essa história é para inspirar quem ama o mundo de moda. A estilista Vera Wang, apesar de sempre ter trabalhado com moda – seja como jornalista ou na área criativa -, só ganhou reconhecimento aos 41 anos, quando começou a produzir vestidos de noiva.
O trabalho da estilista é amplamente reconhecido, tornando seu vestido objeto de desejo entre noivas por todo o mundo. Entre os artistas que já vestiram uma peça da sua marca, estão Jennifer Lopez e Victoria Beckham.
Qual é a hora certa de começar?
Histórias como essas podem te motivar a correr atrás do que falta para você começar a empreender e ser gestor do seu próprio negócio, sem se preocupar com o fator idade.
Assim como esses casos de sucesso, você também pode dar o “start” depois dos 40 anos…
Porém, por onde você deve começar? Em primeiro lugar, acredito que o Comércio Digital é um dos melhores ramos para se começar a empreender atualmente. Digo isso porque é um mercado que tem crescido acima dos 12% ano após ano, ultrapassando os 70 bilhões de faturamento no ano passado e conquistando cada vez mais adeptos.
Além desta óbvia oportunidade, este também é um mercado que permite que qualquer pessoa comece com o que tem em casa. Ou seja: não exige do empreendedor altos investimentos.
E, após realizarmos algumas pesquisas com nossos alunos, descobrimos pontos interessantes sobre a faixa etária dos empreendedores.
Entre os alunos que participaram dessa pesquisa, 46% estão entre 35 e 49 anos e 16% acima dos 49 anos.
A partir daí, descobrimos que 61% das pessoas nessa faixa etária ainda estão empreendendo de alguma forma no mercado físico e apenas 38% delas estão adaptadas ao Ecommerce.
Ou seja, essas pessoas estão perdendo a oportunidade expandir o seu negócio, pois ignoram uma das principais ferramentas para vender na atualidade: a internet.
Seja um negócio físico ou não, você precisa aproveitar os canais e o potencial de venda que o Ecommerce oferece aos empreendedores.
E para empreender no Ecommerce, a idade não é um fator determinante para alcançar o sucesso.
Esse é o momento de tirar a ideia do papel, planejar cada fase do seu negócio e estruturá-lo.
Desta forma, você terá tudo o que precisa para ter um Ecommerce com um produto validado pronto para alavancar as vendas. E não pense que terá que fazer tudo isso sem apoio…
Mesmo que você não saiba NADA sobre este mercado, é possível começar e ter sucesso!
O CEO do Ecommerce na prática, Bruno de Oliveira, preparou uma aula exclusiva e gratuita sobre o que você precisa para começar um Ecommerce do Zero e garantir um bom desempenho nessa nova fase da sua carreira.
Aliar as histórias inspiradoras de grandes empreendedores que te apresentei com o aprendizado oferecido na aula gratuita é a oportunidade que você precisava para se tornar o mais novo empreendedor de sucesso com mais de 40 anos no Mercado Ecommerce.
Quer participar da nossa aula exclusiva e gratuita? Clique no botão abaixo e se inscreva para a próxima aula que começa já:
Deixe um comentário