Os anúncios de TV são comerciais pagos exibidos em horários pré-definidos na nas grades de programação das emissoras de televisão. Apesar da expansão da internet nos últimos anos, anunciar na TV não perdeu a relevância para as empresas. A audiência, afinal, ainda é muito grande nesse tipo de espaço.

De acordo com o Inside Video 2022, estudo da Kantar Ibope Media, as emissoras de TV abertas e fechadas são responsáveis por 79% do tempo de consumo dentro de casa. Os serviços de streaming, por exemplo, ficam com a fatia restante, de 21%.

Este cenário pode ser bastante surpreendente para os empresários que focam apenas no digital, não é mesmo? Mas a verdade é que os canais de TV ainda possuem uma abrangência muito grande entre os brasileiros

Então, se você quer entender como anunciar na TV, quais são as vantagens e desvantagens disso, dentre outros pontos importantes, não deixe de acompanhar este artigo! Nós falaremos tudo sobre o assunto. 

Vamos começar?

O que é e como funciona a propaganda na TV?

Os anúncios de TV nada mais são do que comerciais patrocinados que são veiculados nos horários de intervalo das grades de programação das emissoras de televisão.

Eles podem ocorrer tanto em canais abertos quanto fechados – TVs por assinatura –, e devem ser definidos a partir de diversas variáveis, sendo a principal delas o público-alvo da empresa anunciante. 

Por exemplo, se uma companhia vende artigos para esportes radicais, não faz sentido veicular anúncios de TV em canais voltados para o público infantil, que aposta em desenhos animados e conteúdos mais lúdicos. Nesse caso, o ideal é buscar por emissoras e programas ligados ao universo dos esportes, que tratam desse segmento mais específico.

Mesmo com a forte propagação da internet e das mídias digitais, os anúncios de TV continuam ocupando um lugar importante na vida dos consumidores. Por isso, devem ser considerados pelos empresários que desejam aumentar o alcance de suas marcas. 

Quanto custa para fazer um anúncio na TV?

Não existe um valor pré-definido para anunciar na TV. A quantia pode variar de acordo com a emissora, o horário na grade de programação e a duração do comercial.

Outro fator determinante para definir os custos de um anúncio na TV é a abrangência da emissora. Normalmente, as publicidades feitas nos canais regionais custam menos do que as realizadas nos canais que englobam todo ou grande parte do território nacional. 

De qualquer modo, não podemos deixar de informar que os anúncios de TV possuem preços mais elevados do que outras mídias. Em alguns casos, o tempo de veiculação do comercial pode chegar até R$1 milhão. Mas, novamente: as quantias vão variar de emissora para emissora. 

Vantagens de anunciar na TV

Muitos empresários não sabem ao certo o quanto anunciar na TV pode ser positivo para suas empresas. Isso vale tanto para publicidades feitas de maneira regional, quanto para as que englobam todo o território nacional. 

Entre as vantagens mais comuns estão:

  • Expande o alcance da marca ao ter a possibilidade de atingir dezenas de milhões de pessoas;
  • Aumenta o volume de vendas;
  • Ajuda a fixar o nome da companhia no imaginário dos consumidores;
  • Destaca a companhia em meio aos concorrentes;
  • Gera resultados a curto prazo.

Desvantagens de anunciar na TV

Como toda iniciativa – seja ela de publicidade ou não –, os anúncios de TV também possuem alguns pontos de desafios para as empresas. São eles:

  • Alto custo em comparação com outras formas de mídia paga;
  • Mudança no comportamento dos consumidores;
  • Alto índice de burocracia, já que é preciso de contratos e autorizações da emissora e órgãos regulador; 
  • Necessidade de se ter maior clareza na mensagem, pois o tempo de veiculação é relativamente pequeno.

O que considerar para anunciar na TV?

Agora que você já sabe como funciona um anúncio televisivo, podemos avançar um pouco mais neste conteúdo para apresentar todos os pontos que você deve considerar antes de anunciar na TV. São eles:

Público-alvo

Qual público você gostaria de atingir com o seu anúncio? Os canais de TV abertos podem ser uma boa opção caso você esteja buscando impactar uma audiência mais ampla. Mas, se o seu objetivo é falar com uma audiência mais segmentada, os canais de TV fechados são mais indicados. 

Lembre-se apenas que nenhuma iniciativa de publicidade, seja ela feita no ambiente online ou no offline, pode desconsiderar o público-alvo. Isso seria um completo desperdício de investimentos. 

Hábitos do público

É possível dizer que este elemento está diretamente ligado ao anterior. Afinal de contas, saber quem é o seu público–alvo também engloba o entendimento de seus hábitos, não é verdade?

Neste aspecto, você precisa considerar quais são os canais de TV e programas que eles mais consomem. Isso vai te ajudar a criar a sua campanha de marketing para TV com muito mais assertividade, diminuindo as chances de não atingir o público desejado.

Horário

Outro ponto importante a se considerar ao anunciar na TV são os melhores horários para a sua audiência. Como o seu objetivo é atingir o máximo possível de pessoas interessadas na sua empresa e nos seus produtos, maiores são as chances de conseguir isso ao apostar em horários em que elas estão, de fato, mais atentas aos programas.

Alcance

Por último, mas não menos importante, antes de anunciar na TV você precisa refletir a respeito do alcance da publicidade que vai fazer. Ela englobará apenas a sua cidade e regiões próximas ou será veiculada para todo o país?

Para a primeira opção, você deve entrar em contato com emissoras locais. Já para a segunda, será necessário fechar negócio com emissoras maiores, que tenham abrangência nacional, como Globo, SBT e outras.

Como anunciar na TV?

Anunciar na TV pode parecer complexo à primeira vista, principalmente porque é preciso entender a necessidade do seu público, entrar em contato com as emissoras, encontrar a oportunidade certa, etc. 

Contudo, contar com um bom passo a passo pode ser bastante útil nessa hora, já que existem algumas etapas básicas a serem cumpridas. E a boa notícia é que nós vamos te ajudar nisso… Confira a seguir!

1. Conheça o seu público

Uma empresa só consegue ter sucesso com seus anúncios de TV quando considera o seu público consumidor, ou melhor, a sua persona. Sem isso, dificilmente é possível alcançar as pessoas certas, que realmente têm interesse em seus produtos ou serviços

Existem diversas formas de descobrir a persona de uma empresa. Você pode fazer pesquisas com a sua base de clientes, utilizar ferramentas específicas e mais. Uma das opções que sempre indicamos aos nossos alunos é o preenchimento do Mapa da Empatia

Esta é uma ferramenta totalmente gratuita, criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática. Com ela, você é capaz de criar uma persona respondendo apenas algumas perguntas-chave. Vale a pena experimentar!

2. Defina o objetivo do anúncio

Ao anunciar na TV, saiba que você precisa ter um objetivo bem definido para a sua publicidade. Ele pode variar de acordo com os planos que você tem para o seu negócio, mas entre os mais comuns nestes casos, estão:

  • Aumentar o número de vendas;
  • Gerar mais cadastros no site (leads);
  • Expandir o alcance da marca.

O único ponto de atenção que você deve ter ao definir o objetivo do seu anúncio é a necessidade de ele ser mensurável. Falamos isso porque é preciso avaliar o quanto de investimento foi feito e o quanto será necessário obter como retorno. Estamos nos referindo, mais precisamente, ao ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento, em português). 

3. Crie um roteiro interessante

Você sabia que os anúncios de TV precisam de um roteiro? E isso independe da gravação ter ou não pessoas com falas pré-definidas, etc. Tudo o que é veiculado em um anúncio deve ser previamente definido em um roteiro

Isso é importante não só para guiar a equipe de gravação, mas para ajudar a empresa a entender se, de fato, o conteúdo está fazendo sentido para o seu público. 

A sua empresa pode estruturar um roteiro publicitário contando com sua própria equipe interna - normalmente, o time de comunicação é o que fica responsável por essa demanda - ou contratando um roteirista externo. Esse tipo de trabalho também pode ser prestado por agências de publicidade e consultorias. 

Independentemente da sua escolha, não hesite em trabalhar com as técnicas de storytelling e utilizar bons gatilhos mentais para cativar a atenção do público.

Leia também: Consultoria de marketing: o que é, vantagens e quando contratar

4. Estabeleça o orçamento para a campanha

Agora chegou o momento de definir o budget (orçamento) da sua campanha. Esta é uma etapa que requer bastante atenção para evitar quaisquer problemas no fluxo de caixa da sua empresa. 

A ideia é você anunciar na TV para beneficiar a sua marca, sem causar prejuízos financeiros. Lembre-se que as  despesas envolvidas são muito maiores do que as que vemos em campanhas de marketing digital

Para isso, leve em consideração todos os custos envolvidos no projeto: criação do roteiro, espaço para gravação, contratação de atores e agência de publicidade – se estes forem o caso.

5. Faça a gravação do anúncio

Todos os pontos sobre roteiro e orçamento foram acertados? Ótimo! Agora é preciso partir para a etapa de gravação do seu anúncio para TV

Aqui, será preciso definir o estúdio em que o conteúdo será gravado, os equipamentos audiovisuais que serão utilizados, os horários para os profissionais envolvidos chegarem, refeições (caso a gravação englobe períodos do café da manhã, almoço, etc), dentre outras questões.

Lembrando que quando há a contratação de uma agência de publicidade, tudo isso é definido diretamente com a empresa. 

6. Anuncie de forma segmentada

Lembra de quando mencionamos a importância de você saber qual é o alcance almejado para o seu comercial? É isto que vai definir a segmentação da peça publicitária.

Pense se você deseja atingir um público mais próximo à sua empresa ou apostar em uma abrangência maior, em âmbito nacional.  

Tenha em mente que ao anunciar na TV, a sua empresa terá mais visibilidade diante do público e isso, automaticamente, pode aumentar a demanda pelos seus produtos e serviços.

Mantenha o controle de estoque em dia para não perder nenhuma oportunidade de venda, combinado? 

7. Registre o comercial na Ancine

Todas as obras audiovisuais que passam na TV – sejam elas em canais abertos ou fechados – precisam ter a aprovação e autorização da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Para isso, é preciso o envio de uma série de documentos, uma cópia da obra finalizada e, em alguns casos, o pagamento de uma taxa. 

Normalmente, este tipo de tarefa fica à cargo da produtora ou agência contratada… Mas se você estiver criando o anúncio de maneira autônoma, saiba que também precisará lidar com esta etapa do processo para a publicidade ir ao ar. 

8. Negocie com a emissora

A parte de negociação é muito importante, pois é nela que você vai fechar os melhores dias, horários e valores para o seu anúncio, de fato, ser veiculado na emissora

Apesar de os intervalos das atrações da grade de programação serem muito concorridos – dependendo do programa, existe até fila de espera –, foque em aceitar os períodos que façam sentido para a audiência da sua empresa. 

Não esqueça que uma das vantagens de anunciar na TV é atingir uma parcela ainda maior de pessoas que podem se interessar pela sua empresa e produtos. Então, evite horários em que você tem certeza que o seu público não está em frente à telinha.

9. Mensure os resultados do anúncio

Importante quanto definir o objetivo para o seu anúncio na TV, por exemplo, é mensurar os resultados obtidos após a ação. Afinal de contas, você precisa entender se a campanha publicitária gerou os resultados esperados, correto?

As métricas a serem definidas vão depender dos objetivos de cada empresa.  Mas existem alguns indicadores básicos que você pode ficar atento ao anunciar na TV,  como:

Quando anunciar na TV?

Para entender quando anunciar na TV é preciso considerar os objetivos da sua empresa e o momento em que ela está. Isso é importante para entender o que é ou não prioridade dentro de todas as ações voltadas para o crescimento do negócio. 

Normalmente, os anúncios feitos em TVs são mais voltados para empresas que já estão consolidadas no mercado, já que esta é uma iniciativa que requer um alto investimento financeiro. 

Mas isso não é uma regra. Empresas iniciantes também podem anunciar na TV sem problemas caso tenham os recursos necessários para isso.

A verdade é que entender o momento certo de anunciar não é uma ciência exata, o que faz com que os empresários precisam analisar com cautela se essa estratégia faz sentido ou não para seus negócios. 

Sabemos que nem sempre isso é fácil em meio à rotina corrida dos empreendedores. Contudo, algo que pode ajudar nesse sentido é contar com uma ajuda extra…

Foi pensando nisso que nós criamos a consultoria do Ecommerce na Prática

Esse é um programa de aceleração para empreendedores que desejam otimizar sua operação com acompanhamento de consultores formados por uma metodologia testada e aprovada. 

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de marketing. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Quanto custa para fazer um anúncio na TV?

Não existe um valor pré-definido para anunciar na TV. A quantia pode variar de acordo com a emissora, o horário na grade de programação e a duração do comercial. De qualquer modo, não podemos deixar de informar que os anúncios de TV possuem preços mais elevados do que outras mídias.

Como funciona a propaganda na TV?

Os anúncios de TV podem ocorrer tanto em canais abertos quanto fechados – TVs por assinatura –, e devem ser definidos a partir de diversas variáveis, sendo a principal delas o público-alvo da empresa anunciante.

Como anunciar na TV?

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu público e traçar um objetivo para o seu comercial. Depois, é preciso criar um roteiro, estabelecer um orçamento e gravar o anúncio. Também é necessário anunciar de forma segmentada, registrar o comercial na ANCINE, negociar com a emissora e, por fim, mensurar os resultados.