Quem trabalha com internet certamente já se perguntou se deveria ou não contratar uma consultoria de marketing. Afinal de contas, este tipo de serviço contribui diretamente para o crescimento de um negócio. Quer saber tudo sobre consultoria de marketing? Leia este artigo! 

De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, feita Resultados Digitais, 94% das empresas escolheram marketing digital como estratégia de crescimento. E apenas 5,5% dos entrevistados afirmam divulgar suas marcas somente por meio de ações de publicidade tradicional e eventos. 

Esse dado reforça o quanto os investimentos em marketing se tornaram essenciais para que uma empresa atinja o sucesso no ambiente digital. Sem estratégias de marketing bem definidas, maiores são as chances de um negócio perder tempo e recursos com ações que não vão a lugar nenhum.

E é justamente neste contexto que surge a consultoria de marketing digital... 

Como é o trabalho dessas empresas? Como elas podem ajudar quem empreende online? Se você quiser entender tudo sobre consultoria de marketing, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste artigo! 

Vamos começar? 

O que é uma consultoria de marketing?

Consultoria de marketing é um serviço direcionado para empresas que desejam melhorar seus posicionamentos no mercado e aumentar seus lucros. Ela é feita por agências ou profissionais especializados, com foco em potencializar os resultados das companhias. 

Em outras palavras, uma consultoria avalia, analisa e direciona empresas em suas estratégias voltadas para marketing digital. É uma iniciativa importante para auxiliar o desenvolvimento dos negócios, independentemente de seus nichos de mercado de atuação. 

Hoje, entender e aplicar as estratégias de marketing digital corretas é algo determinante para o sucesso de uma empresa, esteja ela atuando no ambiente online, offline ou em ambos. 

Quando falamos em uma loja virtual ou negócio que atue em qualquer outro canal de venda online – como marketplaces, por exemplo –, não podemos deixar de ressaltar a relevância do marketing digital para atrair, engajar e converter clientes. 

Como funciona a consultoria de marketing?

A consultoria de marketing funciona a partir da definição, implementação e acompanhamento de ações traçadas por especialistas para o crescimento de uma empresa. 

É possível dizer que a consultoria de marketing funciona com base em algumas etapas primordiais, como:

  • Avaliação da situação atual do negócio para estabelecer um diagnóstico;
  • Criação de objetivos e metas voltadas ao crescimento;
  • Definição de ações a serem implementadas;
  • Estabelecimento de métricas de desempenho;
  • Acompanhamento dos resultados.

As etapas citadas acima não são necessariamente uma regra, mas servem como base para o desenvolvimento de uma consultoria de marketing. O importante é que exista um trabalho de avaliação, definição de estratégias e acompanhamento dos resultados para entender se as iniciativas estão gerando os resultados esperados

Quais são os principais objetivos de uma consultoria de marketing?

Muitos empreendedores e gestores não sabem, mas as consultorias de marketing possuem objetivos claros na prestação de seus serviços. Entre os principais deles, estão:

1. Dar um diagnóstico claro sobre o negócio

O primeiro objetivo de uma consultoria de marketing é fornecer um diagnóstico sobre a situação atual de uma empresa. Muitos empresários entram em contato com consultorias devido um problema específico que eles acreditam que estejam atrapalhando o desenvolvimento de seus negócios…

Contudo, depois da troca inicial de informações entre ambas as partes, um diagnóstico é feito e – em diversos casos – a questão que está trazendo problemas nem sempre está ligada ao que o empreendedor acreditava. 

Por isso, é crucial que os gestores entrem em contato com as consultorias com a mente aberta para ouvir feedbacks diferentes do esperado. Essas empresas, afinal de contas,  vão ter uma visão de fora do negócio e um olhar estratégico para o que precisa ser feito.

2. Aprimorar as estratégias dos clientes

Muitos empreendedores e gestores entram em contato com consultorias de marketing sabendo o que precisa ser feito para melhorar o negócio. O trabalho dessas empresas, então, é alinhar e aprimorar as estratégias que eles já tinham em mente.

É como se fosse uma espécie de refinamento, mas sempre trazendo novos insights e iniciativas direcionadas para o crescimento da empresa. Lembrando que a visão e experiência dos profissionais que atuam em consultoria podem ser um grande diferencial para os resultados de uma empresa. 

3. Estabelecer um plano de ação 

Outro objetivo da consultoria de marketing é estabelecer um plano de ação para as empresas que atendem

Quando o assunto são as estratégias de marketing digital, pensadas para o crescimento de um negócio, existem diversas iniciativas que podem ficar no plano do pensamento. Ou seja, ações que, por algum motivo, não saem do papel e por consequência não geram resultados.

O papel da consultoria de marketing, então, é criar um plano de ação para executar as estratégias que mais fazem sentido para o desenvolvimento da empresa. Isso significa deixar de lado ações que não seriam interessantes para aquele determinado momento, mas que podem ser aplicadas no futuro. 

Aproveite para ler também: Como criar um plano de metas para 2023?

Quais são as vantagens da consultoria de marketing digital?

Depois de entender o que é uma consultoria de marketing digital e como ela funciona, podemos avançar para outro ponto importante sobre o assunto: os benefícios que existem para as empresas que utilizam esse tipo de serviço.

Uma consultoria de marketing pode ajudar a gerar mais oportunidades de venda, melhorar o posicionamento da empresa no mercado e mais. A seguir, confira quais são as vantagens da consultoria de marketing digital para as empresas: 

1. Amplia o reconhecimento da marca

Com mais pessoas comprando no seu site, maiores chances você tem de ampliar o reconhecimento entre os consumidores. Mas não só isso…

O trabalho de consultoria envolve diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da empresa no geral, inclusive, no que diz respeito ao reconhecimento da marca no mercado como um todo

2. Aumenta a prospecção de clientes

A partir do momento em que você cria campanhas de marketing direcionadas para um público que esteja realmente interessado nos seus produtos ou serviços, maiores são as chances de você prospectar novos clientes. 

Sabemos que as vendas no Ecommerce acontecem de maneira diferente do varejo tradicional. No ambiente digital, é preciso fazer uso de estratégias para atrair os clientes para o site de vendas. Quando isso não é feito, as vendas simplesmente não acontecem.

Não é à toa que empresas buscam tanto por consultoria voltada para o marketing digital… 

É crucial para você aprender a prospectar mais clientes e gerar mais tráfego para a sua loja.

3. Maior retorno do investimento

Ainda é comum que empresas tenham dificuldade em obter e comprovar os resultados das ações de marketing implementadas. Isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de conhecimento no assunto, aplicação de iniciativas equivocadas, etc.

E é justamente neste cenário que a consultoria de marketing entra… 

O serviço de consultoria faz com que uma empresa utilize o marketing digital de maneira mais estruturada e eficiente. E isso contribui diretamente não só para a comprovação do retorno do investimento (ROI), mas para o aumento dos resultados em si. 

4. Aumento do faturamento da empresa

Uma vez que há o aumento do reconhecimento de marca, da prospecção de clientes e de do investimento… é claro que também vai haver uma mudança no faturamento da empresa, não é mesmo? 

Como dito anteriormente, o marketing é o setor crucial para chamar a atenção dos consumidores para produtos e serviços no ambiente digital. E, por isso, uma consultoria de marketing pode ser determinante para alavancar os resultados de uma empresa.

Como escolher uma consultoria de marketing?

Existem alguns pontos básicos que você precisa ficar atento antes de escolher uma consultoria de marketing. 

Mas para você selecionar a que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio, é preciso considerar os resultados que deseja atingir e, principalmente, entender o momento em que a sua empresa está agora. 

Vamos explicar isso em mais detalhes a seguir… Veja:

1. Estabeleça seus objetivos

Existem inúmeras consultorias disponíveis atualmente no mercado… Mas para escolher a ideal para sua empresa, você precisa estabelecer os seus objetivos antes de qualquer coisa.

Para isso, reflita sobre o que você deseja atingir com a consultoria de marketing: o seu foco é aumentar o alcance e o reconhecimento da sua marca? Deseja melhorar a conversão de leads nas suas landing pages? Aprimorar os resultados das suas páginas de venda

Saber qual é o seu objetivo vai te ajudar, inclusive, a encontrar a consultoria que mais se encaixa ao que você precisa. Falamos isso porque a abrangência dessa área é bem grande e seus profissionais costumam trabalhar com os mais variados tipos de negócios. 

Por isso, não esqueça: o primeiro passo para escolher a consultoria de marketing ideal é estabelecer os seus objetivos!

2. Pesquise sobre a reputação consultoria

Encontrou uma consultoria que parece adequada para o trabalho? Ótimo! Mas saiba que o trabalho não acabou por aí… Agora você terá que pesquisar sobre a reputação dessa empresa.

Falamos isso porque existem diversas consultorias de marketing que podem te apresentar propostas muito interessantes e preços bem vantajosos, mas terem uma imagem frágil ou comprometida frente aos clientes e ao mercado. 

Você não quer trabalhar com uma empresa que não desempenha um bom serviço, concorda? Para evitar que isso aconteça, dedique uma parte do seu tempo à pesquisa. Utilize o Google, as redes sociais, os fóruns e demais canais em que há pessoas falando sobre os serviços prestados pela consultoria em questão.

A opinião de outros clientes pode ser determinante para a contratação de uma consultoria de qualidade. Tenha isso em mente!

3. Analise o desempenho de outros clientes

Este ponto está diretamente ligado ao anterior… Afinal de contas, uma boa maneira de escolher uma consultoria de marketing é analisando o desempenho de seus clientes

As empresas que contrataram a consultoria estão obtendo bons resultados? Os donos e os gestores estão satisfeitos? A empresa está conseguindo um bom posicionamento no mercado e um bom volume de vendas?

Se necessário – e caso exista abertura para isso, claro –, entre em contato com os empresários que já contrataram a consultoria para obter mais informações. 

4. Observe a eficiência dos canais de comunicação da empresa

Por último, mas não menos importante, há a necessidade de observar a eficiência dos canais de comunicação da empresa que presta consultoria de marketing.

O que queremos que você entenda nesse sentido é: se você precisar tirar dúvidas ou entrar em contato para obter informações, há um canal de atendimento eficiente para isso? 

Como vimos, o processo de consultoria de marketing envolve diversas etapas… E para que todas elas gerem os resultados esperados, é preciso que existam reuniões de alinhamento e canais abertos para a comunicação fluir plenamente

Isso pode ser feito por e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantânea – como WhatsApp –, dentre outros. A ideia é você encontrar uma consultoria que esteja disponível para te atender quando necessário.

Quando contratar uma consultoria de marketing?

Não há um momento específico em que é indicada a contratação de uma consultoria de marketing. Isso pode ser feito tanto por negócios no estágio inicial, quanto por aqueles que já têm anos de operação no mercado. 

Uma questão que pode auxiliar nesta decisão, entretanto, é observar se os números da empresa estão abaixo do esperado ou poderiam melhorar mais. É claro que a consultoria de marketing é indicada para negócios que estejam enfrentando dificuldades, mas também servem para os que desejam apenas aprimorar seus resultados.

Qual o valor de uma consultoria de marketing?

Não há um valor pré-definido para o trabalho desenvolvido pelas consultorias de marketing. Para entender o quanto você vai gastar, é preciso entrar em contato com as empresas e solicitar um orçamento. 

Vale destacar, no entanto, que os valores podem variar bastante de acordo com o porte da sua empresa, os objetivos que deseja atingir e, até mesmo, com a reputação da consultoria contactada. 

Vale a pena contratar uma consultoria de marketing?

Sim, vale a pena contratar uma consultoria de marketing! Você deve ter reparado ao longo do artigo quanto este tipo de serviço pode gerar melhorias nos resultados de um negócio, não é mesmo?

Por isso, se você sente que as suas estratégias não estão gerando os resultados almejados, não hesite em buscar ajuda especializada…

Em meio a correria do dia a dia, nem sempre é possível identificar com facilidade os pontos que estão atrapalhando o crescimento do negócio.  Esta é uma questão que, muitas vezes, apenas um profissional especializado pode fazer um diagnóstico e traçar as estratégias certas para solucioná-la

O Ecommerce na Prática, inclusive, possui consultores especializados no mercado de Ecommerce, o que envolve diretamente a área de marketing digital. 

Esse é um programa de aceleração voltado para empreendedores que desejam otimizar suas operações a partir do acompanhamento de consultores especializados.

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de marketing. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma consultoria de marketing?

Consultoria de marketing é um serviço direcionado para empresas que desejam melhorar seus posicionamentos no mercado e aumentar seus lucros. Ela é feita por agências ou profissionais especializados, com foco em potencializar os resultados das companhias.

O que faz um consultor de marketing digital?

Um consultor de marketing digital é o profissional responsável por fazer um diagnóstico sobre a empresa e, depois, traçar estratégias voltadas para a solução de eventuais problemas e o desenvolvimento do negócio.

Qual o valor de uma consultoria de marketing?

Não há um valor pré-definido para o trabalho desenvolvido pelas consultorias de marketing. Para entender o quanto você vai gastar, é preciso entrar em contato com as empresas e solicitar um orçamento.

Qual o objetivo de uma consultoria de marketing?

Os principais objetivos de uma consultoria de marketing são: fornecer um diagnóstico claro sobre o negócio, aprimorar as estratégias dos clientes e estabelecer um plano de ação para tirar as ideias do papel.