A automação de marketing é uma estratégia que envolve o uso de tecnologia para automatizar tarefas e processos da área. Ela abrange desde a segmentação de público e criação de campanhas até o acompanhamento e a análise de resultados. Quer saber tudo sobre o assunto? Este artigo vai te ajudar!

Substituir tarefas manuais por processos automatizados é crucial para o sucesso dos negócios. Isso ajuda as empresas a agilizar suas operações, alcançar uma maior escala e, mais importante, fornecer experiências mais personalizadas para seus leads e clientes.

A automação de marketing é um grande exemplo disso. Ao contrário do que muitos imaginam, ela não se limita a um único canal, mas envolve múltiplas plataformas, como e-mail, redes sociais, SMS, etc. 

A chave para a estratégia funcionar, no entanto, é entregar uma boa mensagem para a pessoa certa no momento adequado. Isto é, com base em comportamentos e preferências da base de leads. 

Para entender tudo sobre automação de marketing, não deixe de acompanhar cada tópico deste artigo!

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é uma abordagem estratégica que utiliza tecnologia para automatizar e otimizar várias tarefas e processos de marketing. Ela permite que empresas se envolvam de maneira mais eficaz com os clientes, personalizando suas interações com base em comportamentos, preferências e estágios do ciclo de compra. 

Em vez de realizar tarefas manualmente, a automação de marketing permite que você configure fluxos de trabalho automáticos, acionados por gatilhos específicos, para entregar mensagens relevantes e oportunas aos clientes.

Na prática, ela envolve o uso de software e ferramentas que permitem criar, gerenciar e medir campanhas de marketing de forma automatizada…

E isso pode abranger uma ampla gama de atividades, como o envio de e-mails personalizados, segmentação e nutrição de leads, rastreamento de comportamento do usuário, criação de landing pages, agendamento de postagens em mídias sociais e muito mais.

A automação de marketing é mais do que simplesmente enviar e-mails ou mensagens de texto em massa. Ela envolve a criação de jornadas do cliente, em que você define os pontos de contato e configura fluxos de automação que entregam conteúdo relevante em momentos cruciais. 

Isso cria uma experiência mais coesa e personalizada para o cliente, o que, por sua vez, pode aumentar a taxa de conversão e a fidelização.

consultoria EnP

Diferença entre e-mail marketing e automação de marketing

O e-mail marketing se refere à prática de enviar e-mails direcionados a um grupo de contatos com o objetivo de promover produtos, serviços, conteúdo ou eventos. A automação de marketing é uma abordagem mais abrangente que usa tecnologia para otimizar interações com leads e clientes ao longo do tempo

Isso significa que embora o e-mail ainda seja uma parte integral da automação de marketing, essa estratégia vai além do simples envio de mensagens. Nela, os fluxos de trabalho automatizados são configurados para responder a gatilhos específicos, como ações do cliente, comportamento online ou estágio no funil de vendas.

Dessa forma, podemos dizer que enquanto o e-mail marketing se concentra no envio de mensagens para um público específico, a automação de marketing cria fluxos de trabalho em vários canais, proporcionando uma experiência mais personalizada e orientada por dados ao longo do tempo.

🔎 Data driven marketing: o que é e como tomar decisões com base em dados

Diferenças entre automação de marketing e CRM

Como vimos, a automação de marketing utiliza tecnologia para melhorar a eficiência das campanhas de marketing. O CRM, por sua vez, é uma estratégia que ajuda as empresas a gerenciarem seus relacionamentos com os clientes. 

Na prática, ele se concentra em centralizar informações sobre os clientes, suas interações passadas e suas necessidades, a fim de fornecer um serviço mais personalizado e eficiente.

Em outras palavras, a automação de marketing se concentra em otimizar as campanhas e interações de marketing, enquanto o CRM visa gerenciar informações e melhorar o relacionamento com os clientes em toda a jornada. Ambos desempenham papéis cruciais na criação de experiências personalizadas e eficazes para os clientes, mas em áreas diferentes.

🎯 Consultoria de marketing: o que é, vantagens e quando contratar

Quais os benefícios da automação de marketing?

A automação de marketing oferece uma série de benefícios para as empresas, transformando a maneira como elas abordam suas estratégias de marketing e interagem com os clientes. Vamos explorar esses benefícios em detalhes:

Mais eficiência no funil

A automação permite criar sequências automatizadas de interações com leads em diferentes estágios do funil de vendas. Isso garante que os leads recebam conteúdo relevante e oportuno, aumentando a probabilidade de avançarem pelo funil e se converterem em clientes.

Escalabilidade para o negócio

À medida que o negócio cresce, pode ser difícil manter a mesma qualidade nas interações com os clientes. A notícia boa é que a automação permite que você mantenha uma comunicação personalizada e relevante, independentemente do tamanho da sua base de clientes.

🗣 Canais de comunicação: quais são, tipos e 4 dicas para usar

Integração entre os times

As equipes de marketing e vendas podem trabalhar de forma mais alinhada, compartilhando informações sobre os leads, suas interações e estágios de compra. Isso leva a uma colaboração mais eficiente e a uma abordagem coordenada na conversão.

Aumento da produtividade das equipes

Com tarefas rotineiras automatizadas, as equipes podem se concentrar em atividades estratégicas e criativas que agregam mais valor e resultam em uma produtividade maior.

Reduz falhas

A automação minimiza erros humanos, como enviar a mensagem errada para o público segmentado ou esquecer de acompanhar leads. Isso mantém a consistência das interações e a precisão dos dados coletados.

Diminui o CAC 

A automação segmenta leads de maneira mais eficaz, permitindo direcionar esforços para aqueles mais propensos a se tornarem clientes, reduzindo o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) necessário para adquirir cada novo cliente.

Aumenta o ticket médio

Por meio da personalização e recomendações inteligentes, a automação de marketing pode incentivar os clientes a fazerem compras adicionais ou escolherem produtos/serviços mais caros. E isso tende a contribuir para o aumento do ticket médio do negócio.

⬆️ O que é upsell e como usá-lo para aumentar o ticket médio? Veja agora

Reduz o ciclo de vendas

A automação de marketing oferece conteúdo relevante no momento certo, ajudando os leads a tomar decisões mais rapidamente e, assim, encurtando o tempo necessário para converter um lead em cliente.

Melhora a satisfação e a retenção de clientes

Com mensagens personalizadas e uma abordagem mais atenciosa, a automação de marketing constrói uma experiência positiva para o cliente, aumentando a satisfação e, consequentemente, a probabilidade de retenção.

Permite o monitoramento de todo o funil

A estratégia de automação também oferece uma visão abrangente de como os leads interagem com suas campanhas e percorrem o funil, possibilitando ajustes precisos para melhorar o desempenho geral.

O que é possível ser automatizado?

É possível automatizar uma ampla gama de atividades e processos no campo do marketing. Aqui estão alguns exemplos do que pode ser automatizado:

  • E-mails personalizados: a automação permite o envio de e-mails personalizados com base em ações específicas do cliente, como downloads de conteúdo, histórico de compras ou visitas ao site;
  • Nutrição de leads: você pode criar fluxos de automação que fornecem automaticamente conteúdo relevante aos leads à medida que eles avançam pelo funil de vendas;
  • Segmentação e personalização: a automação permite segmentar sua lista de contatos com base em critérios específicos, como localização, interesses ou comportamento online, resultando em mensagens mais relevantes;
  • Publicações em redes sociais: é possível programar postagens em várias plataformas de redes sociais para manter uma presença consistente;
  • Geração de relatórios: a automação pode coletar e analisar dados sobre o desempenho das campanhas, fornecendo insights para a otimização.

Esses são apenas alguns exemplos... A chave é identificar os processos que podem ser sistematizados para melhorar a eficiência, a personalização e a qualidade das interações com os clientes.

Como criar uma estratégia de automação de marketing?

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e seus respectivos benefícios, chegou o momento de entender como criar uma estratégia eficiente para o seu negócio. Para isso, existem alguns passos básicos como:

1. Crie um planejamento

Criar um planejamento eficaz é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de automação de marketing bem-sucedida. Nesta fase, você estabelece a estrutura que orientará suas atividades futuras de automação. 

Comece definindo objetivos claros, determinando o que você deseja alcançar com a automação de marketing. Eles podem ser aumentar as conversões, nutrir leads ou aprimorar a retenção de clientes, por exemplo.

Depois, busque compreender seu público-alvo. Crie representações detalhadas de diferentes segmentos do seu público por meio da criação de personas, que devem destacar características, interesses e desafios distintos que seu público enfrenta.

Além disso, mapeie a jornada do cliente, visualizando cada etapa que seus leads percorrem, desde o momento em que interagem pela primeira vez até a conversão e além. Não esqueça de escolher os canais de comunicação que você usará em suas campanhas de automação. 

Vale a pena também definir as mensagens e o conteúdo que serão entregues ao longo da jornada, que podem incluir uma variedade de formatos. Mas vamos falar em mais detalhes sobre isso adiante… Continue a leitura deste artigo!

2. Qualifique a base de contatos

Qualificar a base de contatos envolve separá-los em grupos a partir de critérios específicos, como interesses, comportamento e estágio de compra. Fazer isso é importante para entender quais leads têm maior probabilidade de conversão

Com uma base qualificada, você pode enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada grupo, aumentando a eficácia das suas campanhas. No geral, esse processo economiza tempo, concentra esforços nos leads mais promissores e melhora as taxas de conversão

Ou seja, torna a experiência do cliente mais adaptada às suas necessidades e estágios. Falamos mais sobre o tema no artigo: Qualificação de leads: o que é e como aplicá-la para vender mais

3. Produza conteúdo de qualidade

Outro passo importante é a produção de conteúdo de qualidade, que nada mais é do que criar materiais valiosos para seus leads. Para isso, entenda o que seus leads precisam e crie artigos, vídeos, e-books, guias e outros tipos de conteúdo que ajudem a resolver suas dúvidas ou questões. 

Ao fornecer informações úteis, você constrói confiança e fortalece a relação com seus leads, tornando-os mais propensos a se envolverem com sua marca e eventualmente se tornarem clientes. 

É uma maneira eficaz de demonstrar sua expertise no campo e construir uma base sólida para suas campanhas de automação.

4. Contrate uma ferramenta de automação

Agora chegou o momento de contratar uma ferramenta de automação. Como vimos, essas plataformas geralmente oferecem recursos como criação de fluxos de automação, segmentação de audiência, personalização de mensagens, rastreamento de métricas e muito mais. 

Basicamente, elas centralizam suas atividades de automação, tornando mais fácil e eficiente gerenciar suas campanhas em um só lugar. Além disso, oferecem análises detalhadas, permitindo que você avalie o desempenho das suas campanhas e faça ajustes com base nos resultados. 

5. Configure os fluxos na ferramenta

Configurar fluxos na ferramenta de automação é criar sequências de ações automatizadas para guiar seus leads desde o primeiro contato até a conversão. Você usa uma interface visual para definir etapas baseadas em CTAs como inscrições em formulários ou abertura de e-mails. 

Além disso, você personaliza as mensagens para atender às necessidades de cada lead e pode segmentar com base nas interações. Isso nutre gradualmente os leads, ajuda nas decisões e economiza tempo, pois o processo continua automaticamente. 

6. Tracione a geração de leads

Tracionar a geração de leads envolve impulsionar ativamente a captura de novos leads por meio de estratégias e táticas específicas. Isso é essencial para manter um fluxo constante de leads qualificados entrando em seu funil de vendas. 

Mas como fazer isso? 

Por meio de estratégias como anúncios em redes sociais, páginas que coletam informações, ofertas especiais e incentivos claros para que as pessoas compartilhem seus detalhes de contato. 

7. Avance na gestão de leads

Tão importante quanto tracionar é fazer uma boa gestão dos leads. Vamos explicar…

Avançar na gestão de leads é o passo em que você continua a guiar seus leads ao longo do processo de compra por meio de mensagens automatizadas personalizadas, que fornecem informações relevantes com base nas ações deles. 

Isto é, você mantém uma comunicação constante, usando diferentes canais, e oferece ofertas especiais para os leads mais interessados. Lembre-se que a ideia é nutrir e converter leads usando automação de forma estratégica e consistente, levando-os da descoberta ao fechamento.

8. Monitore e faça ajustes necessários

Por último, mas não menos importante, não esqueça de monitorar, para entender se suas campanhas automatizadas estão funcionando, e fazer mudanças para melhorá-las, se necessário. 

Isso é feito observando métricas importantes, como taxas de abertura e conversão, e entendendo o que está funcionando e o que não está. 

Se algo não está indo bem, você deve testar diferentes abordagens, como assuntos de e-mail ou horários de envio, para ver o que funciona melhor. O objetivo é sempre adaptar e melhorar suas campanhas para obter os melhores resultados possíveis.

Leia também: O que é automação de processos? Entenda tudo sobre o assunto 

As 10 melhores ferramentas de automação de marketing

Para complementar seus conhecimentos no assunto, vamos apresentar as principais ferramentas de automação de marketing. Confira!

1. RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing e CRM bastante popular no Brasil. Ela oferece recursos como criação e automação de fluxos de e-mail marketing, gestão de leads, análise de resultados e ferramentas para aprimorar a jornada do cliente.

A plataforma é conhecida por sua facilidade de uso e por oferecer funcionalidades relevantes para empresas que desejam melhorar suas estratégias de marketing digital.

automação de marketing

2. HubSpot Marketing Hub

A HubSpot é uma das líderes em automação de marketing globalmente. Sua plataforma Marketing Hub combina automação, CRM e análises avançadas para ajudar as empresas a atrair, envolver e converter leads em clientes. 

Ela oferece uma variedade de ferramentas, incluindo automação de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de contatos e relatórios detalhados.

automação de marketing

3. ActiveCampaign

A ActiveCampaign é conhecida por suas capacidades avançadas de automação de marketing, permitindo que as empresas criem fluxos complexos com base em comportamento e interações dos leads. Além disso, oferece e-mail marketing, segmentação detalhada, integração com CRM e análises robustas.

automação de marketing

4. MailChimp

Embora inicialmente conhecida por sua plataforma de e-mail marketing, o MailChimp também oferece recursos de automação. Ela permite que você crie fluxos automatizados com base em ações dos leads, como aberturas de e-mails ou cliques. É uma boa opção para empresas que estão começando com a automação de marketing.

automação de marketing

5. Leadlovers

O Leadlovers é focado em automação para funis de vendas e geração de leads. Ele oferece recursos como automação de e-mails, segmentação avançada, criação de landing pages e acompanhamento de leads. É uma escolha popular para empreendedores digitais e pequenas empresas.

automação de marketing

6. LAHAR

O LAHAR é uma plataforma de automação de marketing brasileira que visa atender às necessidades de pequenas e médias empresas. Além de automação de e-mail marketing, ele oferece ferramentas para criação de landing pages, gestão de leads e análises de desempenho.

automação de marketing

7. E-goi

O E-goi é conhecido por sua abordagem multicanal, permitindo a automação em diversos canais, incluindo e-mail, SMS, redes sociais e muito mais. Ele visa simplificar a comunicação com os clientes por meio de automação personalizada.

automação de marketing

📱 Leia também: O que é SMS Marketing e como enviar mensagens que convertem

8. Mailbiz

O Mailbiz é uma ferramenta que oferece recursos para ajudar as empresas a se comunicarem de maneira eficaz com sua base de clientes. Ela permite a criação de campanhas automatizadas, segmentação e análise de resultados.

automação de marketing

9. Salesforce Pardot

Integrante da família Salesforce, o Pardot é voltado para empresas B2B. Ele ajuda as empresas a criar relacionamentos mais fortes com leads e clientes por meio de automação de e-mail marketing, criação de landing pages e análise de dados.

automação de marketing

10. Autopilot

O Autopilot foca em criar jornadas de cliente personalizadas. Assim como as demais opções dessa lista, ele permite a automação de e-mail marketing, SMS e outras interações, ajudando as empresas a nutrir leads e guiar os clientes ao longo do ciclo de compra.

automação de marketing

Qual é o melhor momento para investir em automatização de marketing?

Depende. Isso porque o momento ideal para investir em automação de marketing varia conforme a situação da sua empresa. Vamos explicar…

Pode ser vantajoso quando você precisa gerenciar muitos leads, quer personalizar mensagens para diferentes grupos, possui um processo de compra complexo, quer economizar tempo e recursos, ou busca melhorar a conversão de leads. 

Também é útil se deseja enviar mensagens oportunas e analisar o desempenho das campanhas. Em suma, a automação é valiosa quando você quer otimizar processos, engajar leads e melhorar seus resultados de marketing de forma escalável.

Caso precise de ajuda para entender se a automação de marketing (ou outra estratégia) faz mais sentido para o seu negócio, nós temos uma sugestão: conheça a consultoria do Ecommerce na Prática!

Esse é um programa de aceleração voltado para empreendedores que desejam otimizar suas operações a partir do acompanhamento de consultores especializados.

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de marketing. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é uma abordagem estratégica que utiliza tecnologia para automatizar e otimizar várias tarefas e processos de marketing. Ela permite que empresas se envolvam de maneira mais eficaz com os clientes, personalizando suas interações com base em comportamentos, preferências e estágios do ciclo de compra.

Qual a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing?

O e-mail marketing se refere à prática de enviar e-mails direcionados a um grupo de contatos com o objetivo de promover produtos, serviços, conteúdo ou eventos. A automação de marketing é uma abordagem mais abrangente que usa tecnologia para otimizar interações com leads e clientes ao longo do tempo.

Como fazer automação de marketing?

1. Crie um planejamento; 2. Qualifique a base de contatos; 3. Produza conteúdo relevante; 4. Contrate uma ferramenta de automação; 5. Configure os fluxos na ferramenta; 6. Tracione a geração de leads; 7. Avance na geração de leads; 8. Monitore e faça ajustes necessários.

Quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?

RD Station, HubSpot Marketing Hub, ActiveCampaign, MailChimp, Leadlovers, LAHAR, E-goi, Mailbiz, Salesforce Pardot, Autopilot, dentre outras.