Engana-se quem pensa que não é preciso ter planejamento para fazer a precificação dos produtos, principalmente quando o assunto é Black Friday. Se você quer saber mais sobre isso, leia este artigo!

Precificar os produtos do seu negócio de maneira correta é uma etapa fundamental para que não haja riscos de ter prejuízo.

Para quem está começando a vender na internet agora, por exemplo, a ideia central é não se basear apenas na média do mercado ou bater de frente com preços competitivos com os concorrentes… 

Esse é um dos erros mais comuns entre os empreendedores de primeira viagem.

Diante disso, a pergunta que fica é a seguinte: mas, afinal, como não errar na precificação dos produtos? 

Acompanhe este artigo e saiba o jeito certo de calcular os preços dos seus produtos no Ecommerce, detalhe importante para aproveitar 100% a Black Friday. 

Por que a precificação correta para a Black Friday é tão importante?

Precificar corretamente na Black Friday é essencial para que os lojistas não percam valiosas oportunidades de venda ao longo do evento

Existem diversos fatores sobre os preços que você precisa ter em mente para ter sucesso nessa data.  Inclusive, uma dica muito importante para você lembrar durante o preparo da campanha de vendas é: 

Tenha consciência na hora de precificar os produtos para não vender com margens muito baixas.

Como a Black Friday é uma campanha que tem o intuito de oferecer um mega desconto, você acaba se esforçando para manter a expectativa do seu cliente. 

Mas, se fizer isso de qualquer maneira, pode causar grandes prejuízos… 

Portanto, na hora do reajuste do preço para dar um desconto, você deve levar em conta todos os gastos, como por exemplo, a comissão por venda para o marketplace, materiais para embalagem, logística, etc. 

A partir disso, veja a melhor forma de calcular o desconto que seja atraente para o cliente e favorável para o seu caixa. 

Existem algumas ocasiões que são válidas para você apostar em um mega desconto na Black Friday, como por exemplo: 

  • Itens parados há muito tempo no estoque: são super válidos para oferecer um grande desconto. É uma forma de girar o estoque e não perder o investimento que já foi feito; 
  • Capital de giro: isso quer dizer que você deve fazer uma boa compra para vender a um bom preço. E, as compras feitas à vista demandam um bom capital de giro. Por isso, é preciso estudar as vantagens e ter uma boa gestão de estoque.

Principais erros cometidos na hora da precificação para a Black Friday

Muito do que o empreendedor aprende é na prática do negócio, ou seja, no dia a dia. E é claro que isso abre brecha para alguns erros acontecerem… Mas, quando falamos de Black Friday, você não pode:

  • Diluir o custo fixo na venda, pois cada negócio vai ter custos fixos diferentes. Caso contrário, isso acaba tornando o produto muito caro e ele passa a não ser competitivo com os concorrentes;
  • Não apurar o capital de giro e deixar valor imobilizado em estoque ou dinheiro parado;
  • Aplicar boleto bancário quando não se dá um super desconto. Na prática, é preciso ter uma grande diferença de preço para fazer o pagamento à vista. E, para a loja, o pagamento à vista gera um maior fluxo de caixa, mesmo que com desconto no lucro final. 

Como definir os melhores preços sem ter prejuízo durante a Black Friday? 

É verdade que a definição do preço dos produtos para a Black Friday deve ser analisada com cuidado, pois cada empresa tem suas limitações. 

Contudo, existem alguns fatores que são indispensáveis para qualquer empresa. São eles:

1- Apure a sua margem de contribuição

Já falamos isso, mas vamos repetir (pois isso é importante): tenha muito cuidado com sua margem! 

Você precisa analisar o lucro líquido de cada venda para fazer a precificação dos produtos. Se não fizer isso, a sua empresa vai ter prejuízo e a sua campanha será um fracasso. 

Existem alguns casos de lojistas copiarem o valor do concorrente na tentativa de serem mais competitivos. Essa atitude contribui para uma guerra de preços que pode ser prejudicial para o seu negócio. 

Entenda que o concorrente pode estar precificando errado os produtos ou, simplesmente, ele não faz parte do mesmo cenário de vendas que o seu (outra persona, por exemplo).

Então, apure a margem de contribuição!

O lucro líquido da venda (que é o lucro que se tem depois de tirar os impostos), o custo do produto, as taxas de comissões e antecipações de recebíveis fazem parte da margem de contribuição.

Logo, pense: quanto sobra de lucro com a venda de determinado produto? Qual o preço mínimo que posso vender? 

Busque respostas para essas perguntas e determine o valor para ser competitivo e manter a saúde financeira do seu negócio!

Leia também: Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

2- Precifique os produtos individualmente

Cada produto precisa ser precificado de maneira individual. Isso porque os produtos possuem finalidades diferentes, como por exemplo: 

  1. Produtos geradores de tráfego: vão ajudar a atrair mais clientes; 
  2. Produtos para aumento de transação: vão agregar a compra do cliente, complementando o produto principal. 

Assim, independentemente do caso, o que você precisa ter em mente é que o planejamento deve ser eficiente! 

Pense em  quais produtos serão trabalhados na campanha, seja para queima de estoque ou para atrair clientes. E, a partir disso, comece a tirar do papel a precificação dos produtos. 

3- Não se esqueça do frete

Não sei se isso é uma novidade para você, mas saiba que o preço do frete entra no valor final da compra do cliente. E, por isso, ele não pode ficar de fora do processo de precificação de produtos para a Black Friday. 

Vamos supor que você pratique um preço bem competitivo no mercado e, ao mesmo tempo, atraente para o consumidor. Mas, na hora da compra, o cliente percebe que o valor do frete está muito alto…

Sabe o que vai acontecer? 

Ele vai desistir da compra, fazendo com que você perca uma boa venda. Ou seja, algo que nenhum empreendedor deseja…

O jeito mais simples de evitar isso é não esquecer do frete na hora de precificar as mercadorias. É isso que vai te ajudar a não perder vendas e, de quebra, conquistar mais clientes!

Leia também: Frete fixo: saiba como funciona e se vale a pena para o seu Ecommerce

Usar um sistema de gestão pode fazer a diferença na Black Friday

Para que você desenvolva uma performance impecável durante a Black Friday, é fundamental que você garanta um sistema de gestão para o seu negócio. 

Além de economizar tempo e diminuir a equipe de trabalho, o sistema de gestão é um facilitador para que você organize a gestão do seu negócio com segurança, agilidade e eficiência.

Dentro do Bling ERP, você vai encontrar diversas ferramentas que possibilitam o controle total do negócio, como por exemplo:

  • Gestão de Vendas;
  • Gestão de Finanças;
  • Controle de estoque;
  • Cadastro de Produtos;
  • Número de clientes;
  • Número de pedidos;
  • Comissões de vendedores;
  • E muito mais!

Se ainda não é cliente Bling, clique aqui e faça um teste grátis por 4 meses para conferir os benefícios de utilizar um sistema de gestão ERP. 

Encontre o preço ideal para seus produtos!

Como o assunto é precificação de produtos, queremos ajudar a maximizar a capacidade produtiva da sua empresa, seguindo uma lógica lucrativa, mas sem perder a competitividade.

Como foi dito ao longo do artigo: uma precificação bem estruturada garante segurança econômica ao seu negócio e te ajuda a criar estratégias de vendas efetivas. 

Se você é empreendedor e ainda não sabe como fazer precificação, temos um Ebook GRATUITO para você de Precificação Inteligente.

Clique agora mesmo no botão abaixo para baixar o Ebook e precificar do jeito certo: