Quais são as melhores ideias para montar um negócio na internet? Aposto que esta pergunta já passou pela sua cabeça… A resposta para ela vai depender de vários fatores, como os seus gostos e inclinações para trabalhar com determinado produto ou segmento. Mas algo que podemos te garantir é que existem incríveis opções para você explorar!

Boas ideias de negócios são sempre bem-vindas, não é verdade? Principalmente quando são lucrativas e permitem que você possa trabalhar com aquilo que você gosta. Entretanto, muitas vezes o complicado é descobrir uma entre tantas ideias para montar um negócio na internet…

A boa notícia é que nós podemos te ajudar!

Ao longo deste artigo, vamos explicar por que montar um negócio hoje no Ecommerce é uma boa pedida, além de te mostrar 20 ideias para você criar o seu próprio negócio

Preparado? Vamos lá! 

Por que montar um negócio na internet?

O Ecommerce se tornou um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo, apresentando-se como o espaço perfeito para quem quer empreender e lucrar alto vendendo online. 

Segundo o segundo relatório Webshoppers 45, o setor registrou um faturamento de R$182,7 bilhões em 2021, alcançando um crescimento de 27% em relação a 2020. Ao todo, foram 87,7 milhões de consumidores comprando online. 

Números bem animadores, não é verdade? Por isso, na hora de se pensar em ideias para montar um negócio na internet, ou se isso vale mesmo a pena, leve em consideração todo o potencial que as vendas online têm hoje… 

Aliás, vá além: saiba que, de fato, o Ecommerce tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos… Mas que, ao que tudo indica, não há sinal de que esse cenário vai mudar. 

20 ideias para montar um negócio na internet

Sem muita enrolação, vamos às ideias para montar um negócio online? Você vai gostar da lista que vamos mostrar a seguir. Veja abaixo:

1. Marketplaces

Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais, onde as empresas vendem produtos dos mais variados nichos e segmentos. 

E entre os principais do Brasil hoje, estão nomes como:

Nesse cenário, também é válido considerar os marketplaces de nicho, como:

Assim, se o seu foco for a venda de produtos, acredite: os marketplace são excelentes opções para você começar, já que contam com uma forte audiência. Neste artigo, inclusive, nós mostramos mais detalhes sobre os principais nomes do segmento: Top 30 Maiores Marketplaces do Brasil

2. Loja Virtual

Ter uma loja virtual própria é uma boa opção ao se ter ideias para montar um negócio na internet. Para isso, você precisa de uma plataforma de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo. Esse tipo de serviço te permite estruturar todo o seu negócio, desde o cadastramento de produtos até o envio de pedidos para os clientes. 

Contudo, saiba que a criação de uma loja virtual é indicada para negócios que já possuem certa maturidade, uma vez que ela demanda conhecimento em tráfego e outros pontos que os empreendedores vão aprendendo a lidar com o tempo. 

Isso não é uma regra… mas apenas o que indicamos aqui no EnP, certo? 

De qualquer maneira, se você quiser entender mais profundamente sobre este tópico, sugerimos a leitura do artigo: Loja virtual para iniciantes: saiba criar seu próprio negócio

3. Redes Sociais

Segundo pesquisa feita pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. Um percentual considerável que representa uma excelente oportunidade para você começar o seu negócio online.

Para isso, saiba que estão entre as principais redes sociais hoje:

Esses são poderosos canais de venda que simplesmente não param de crescer no Brasil e no mundo. Principalmente quando levamos em conta o quanto aparelhos como smartphones estão cada vez mais integrados no dia a dia dos consumidores. 

Para saber mais detalhes sobre o tema, confira o artigo: 9 Estratégias de Redes Sociais Eficazes para Negócios

4. Infoprodutos

Engana-se quem pensa que entre as ideias para montar um negócio na internet estão apenas os produtos físicos. Os infoprodutos também são ótimas opções nesse sentido.

Cursos online, Ebooks, Webinários, Audiobooks… Certamente você já consumiu algum desses infoprodutos, não é verdade? Pois é… 

O fato é que o mercado de infoprodutos tem se mostrado uma parcela relevante das compras e vendas feitas no online. E isso pode ser uma tremenda oportunidade para você na hora de ter o próprio negócio pela internet. 

No artigo “10 ideias de infoprodutos para investir e lucrar de forma simples” falamos mais sobre como você pode aproveitar essa ideia para ter um negócio lucrativo no Ecommerce. Não deixe de ler!

5. Revenda de produtos

A revenda de produtos na internet é mais comum do que você imagina. Ela pode acontecer de diversas formas: por meio de mercadorias direto da fábrica, produtos importados, vendas em consignação, catálogos, atacado, dropshipping, etc

Algo que você precisa ter em mente, entretanto, é a necessidade de contar com bons fornecedores de produtos para revenda. Sem eles, dificilmente o seu empreendimento vai prosperar no mercado. 

Dessa forma, os produtos podem ser os mais variados também, como a revenda de perfumes importados, por exemplo. Inclusive, no artigo “Produtos para revenda: tipos lucrativos e como escolher", damos boas dicas de itens nesse sentido. 

6. Influenciador Digital

Aí está uma das profissões do momento: influenciador digital. Talvez você esteja pensando que isso é algo fora de alcance, só para grandes nomes já um tanto conhecidos… Mas a realidade não é bem assim. 

Qualquer pessoa pode se tornar um influencer. Basta trabalhar com um bom segmento, ter um público engajado e, de preferência, dar opiniões reais e honestas sobre produtos e serviços. 

No mundo do Ecommerce, essas personalidades são mais conhecidas pelos lojistas na hora de fechar parcerias para a divulgação de seus negócios. Mas as possibilidades em torno desta nova profissão são tão amplas, que até quem vende pode se tornar um influenciador, sabia?

7. Consultoria 

Você já pensou em pegar um conhecimento que possui e prestar serviços de consultoria? Ou até mesmo se capacitar em uma determinada área para fazer isso? Ambas as opções são ótimas quando o assunto é ter ideias para montar um negócio na internet.

Para isso, os campos de atuação podem ser os mais variados possíveis... marketing digital, segurança do trabalho, gastronomia e vários outros. Uma das que mais vem se destacando no mercado nos últimos meses é a de Consultoria para Ecommerce. 

Na prática, o consultor acaba sendo o responsável por analisar um negócio online e projetar um plano de negócios para fazê-lo funcionar. Uma boa opção de negócio para se trabalhar pela internet, não é mesmo?

Caso queira saber mais, confira o artigo: Como fazer uma Consultoria para Ecommerce?

8. Palestras

A lógica aqui é parecida com a do item anterior. Você precisa ter um conhecimento específico e aproveitá-lo para oferecer palestras sobre os assuntos referentes a ele.

Contudo, há uma diferença: também é preciso que você já tenha algum reconhecimento no mercado. Afinal de contas, a ideia é que as pessoas saibam quem você é e queiram assistir a sua palestra. 

Por isso, caso ministrar palestra esteja entre os seus objetivos, comece desde já a trabalhar um bom conteúdo, a sua imagem, a persona do seu negócio e por aí vai… 

Depois da pandemia da covid-19, o ato de palestrar não ficou direcionado apenas aos encontros presenciais… é possível fazer isso pela internet também!

9. Dropshipping

Alguma vez já passou pela sua cabeça vender produtos sem precisar ter um estoque próprio? Então fique atento…

O dropshipping é uma modalidade de negócio que permite que lojistas vendam seus produtos mesmo sem ter um estoque físico. Isto é, uma outra empresa fica responsável por fornecer o item vendido e enviá-lo para o endereço do cliente.

O ponto de atenção nesse contexto é que nada é tão simples quanto parece… Existem regras e impostos a serem devidamente seguidos na hora de fazer dropshipping e você precisa entender tudo isso. 

Neste artigo explicamos o assunto em mais detalhes: O que é dropshipping? Como funciona, exemplos e como começar

10. Importação de produtos

Quando se trata de ter ideias para montar um negócio na internet, a possibilidade de importar produtos para revenda é uma das mais lembradas. Afinal, as chances de ter sucesso nessa área são grandes. 

Na prática, você pode importar as mercadorias e vendê-las na sua loja virtual, distribuí-las para outros lojistas ou até mesmo atuar com o dropshipping, como citado anteriormente. 

Algo que é necessário em qualquer uma dessas opções é contar com um bom fornecedor. Aliás, não só um… mas dois, três ou mais. Neste artigo aqui nós explicamos como fazer isso: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

11. Abrir uma franquia online

Certamente você já ouviu falar em como funcionam as franquias no varejo físico… Logo, isso não muda muito quando elas são levadas para o ambiente virtual. 

Na prática, o dono do negócio online cede o direito de uso a um investidor e, a partir disso, são cobradas as taxas necessárias para o processo. Ou seja, assim como acontece no modelo tradicional. 

A rede “Encontre sua Viagem” é um exemplo. A companhia, fundada em 2011, opera com um sistema em que o franqueado fica responsável pelas operações de vendas e divulgação por meio da internet. 

E este é só um exemplo… existem vários outros disponíveis hoje no mercado. Fique atento!

12. Programa de Afiliados

Lembra quando falamos de infoprodutos neste artigo? Então, o programa de afiliados está diretamente ligado a isso. 

Basicamente, o programa de afiliados funciona por meio de uma parceria entre quem produz um conteúdo digital (infoproduto) a ser vendido e quem vai vendê-lo. Isto é, o produtor e o afiliado.

Com as fortes mudanças dos últimos anos em relação a trabalho e home office, a modalidade se tornou uma excelente forma de trabalhar em casa e gerar renda. E entre as principais plataformas usadas para isso, estão: Hotmart, ClickBank e EDUZZ.

13. Aulas particulares

O comércio eletrônico é tão amplo que até as profissões mais tradicionais podem render bons frutos no ambiente digital. As aulas particulares são bons exemplos disso. 

Com o avanço da tecnologia e a recente necessidade da realização de tarefas básicas pela internet (devido a pandemia da covid-19), as aulas particulares surgem como uma boa ideia de negócio. 

Antes, era comum que professores dessem aulas apenas para alunos do mesmo bairro ou cidade. Hoje, essa realidade é outra… as aulas participares podem ser lecionadas para pessoas de qualquer canto do país - quem sabe até do mundo!

Basta você preparar um método e definir uma boa estratégia para divulgar as suas aulas particulares. Mãos à massa! 

14. Tradução de textos

A área de tradução de texto já existe há muitos anos e vem se adaptando conforme as mudanças da sociedade e, claro, os avanços tecnológicos. Não é à toa que hoje aparece entre as principais ideias para montar um negócio na internet. 

Sendo assim, se você fluente em outra língua e gosta da possibilidade de traduzir textos, acredite, esta pode ser uma ótima opção de negócio!

Você pode começar entrando em contato com pequenas editoras de livros, agências de publicidade… enfim, fazendo trabalhos freelancers pela internet. Depois, crie o próprio site e divulgue bastante nas redes sociais!

15. Investimentos na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores também é uma opção para ganhar dinheiro pela internet. Muitas pessoas acham a ideia distante, possível apenas para quem é muito rico, como donos de grandes empresas, etc. Mas isso não é verdade.

O fato é que qualquer indivíduo pode fazer investimentos. É só ter o conhecimento adequado para isso e, claro, também recursos financeiros. É comum começar com valores menores, com baixo grau de riscos. 

Neste artigo ensinamos mais sobre o assunto… veja só: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio

16. Clubes de assinatura

Está aí uma excelente opção quando o assunto são ideias para montar um negócio na internet: clube de assinaturas. 

Hoje em dia existem vários deles e dos mais variados segmentos. Livros, vinho, itens de maquiagens e vários outros!

Nesse tipo de negócio, o importante é ter muita organização para conseguir dar conta mensal (ou semanal) de demandas e manter uma boa constância. Acredite, quem assina esse tipo de serviço fica aguardando ansiosamente a chegada da “caixinha do mês”. 

É um jeito certeiro de promover excelentes conteúdos e fidelizar clientes.

17. Podcast

Quem consome conteúdo online certamente já ouviu falar na “onda dos podcasts” que está fazendo tanto sucesso atualmente, não é verdade?

Um podcast nada mais é do que um programa gravado em áudio (muitas vezes, transmitido em vídeo também), em que as pessoas podem ouvir quando e onde quiserem

Os assuntos podem ser os mais variados: moda, mundo pet, gastronomia e até mesmo empreendedorismo! Se você quiser saber mais sobre este, temos um artigo: 16 Podcasts de Empreendedorismo que vão Abrir a sua Mente

E você também pode aproveitar para conhecer o nosso EnPCast, em que falamos sobre diversos assuntos a respeito do mundo do Ecommerce e dos Negócios, contando sempre com convidados muito especiais. 

18. Desenvolver aplicativos

Imagina trabalhar com a criação de aplicativos… se você gosta da área, pode ser algo super interessante, não é mesmo? Com o forte uso dos smartphones ao longo dos últimos anos, o desenvolvimento de aplicativos se tornou uma das principais ideias para montar um negócio na internet. 

Segundo dados fornecidos pela Pew Research Center, o Brasil está em 2º lugar no ranking dos países que registram maior crescimento no mercado de aplicativos, ficando atrás apenas da Indonésia.

Ou seja, um espaço com forte potencial para a criação de um negócio! E fique atento, pois muitas empresas estão observando se vale a pena ou não criar um aplicativo… Você pode faturar com isso!

19. Criar sites

Hoje, muitas pessoas estão considerando abrir o próprio negócio para trabalhar dentro de suas casas, sem precisar sair, pegar trânsito, etc. 

Para isso, um dos principais fatores é ter o próprio site. Afinal de contas, como disponibilizar os serviços, não é mesmo? E você pode fazer isso de duas formas: ou você contrata um profissional ou você mesmo cria o seu site

Caso você opte pela segunda opção, no artigo “Como criar site profissional? Aprenda a fazer um para o seu negócio” nós te ensinamos o passo a passo para fazer isso. 

Com o seu próprio site, você pode inserir e customizar banners, disponibilizar uma área para contato e esclarecimento de dúvidas, etc.

20. Mineração de criptomoeda

Também conhecida como Bitcoin, a criptomoeda nada mais é do que uma moeda virtual que possui um sistema de segurança criptografado.

Na prática, a mineração dessas moedas ocorre por meio de blocos ligados a uma sequência de equações matemáticas. Parece um pouco complicado? Pois é… essa possibilidade de negócio é relativamente nova e é preciso ter bastante conhecimento na área para ter sucesso nela.

Mas, basicamente, você precisa ser ótimo em cálculo, além de dominar outros pontos cruciais que nós explicamos neste artigo:  5 Dicas para investir em Criptomoedas

Muitas ideias, não é mesmo? Mas, acredite, essas não são as únicas. Neste vídeo, nosso CEO, Bruno de Oliveira, fala um pouco mais sobre outras ideias para montar um negócio na internet. Assista:

Tire a o seu negócio do papel com o checklist Ecommerce do Zero

Viu como existem ótimas ideias para montar um negócio na internet? Tudo bem que o primeiro passo é definir qual caminho seguir… mas isso, apesar de ser extremamente importante, não é a única tarefa a se fazer!

Na verdade, existem vários outros passos importantes para você montar, estruturar e deixar o seu negócio pronto para as vendas.

E se você quer saber como fazer isso, afinal de contas, nós temos uma boa notícia: você pode utilizar o Checklist Ecommerce do Zero

Com ele, você vai conhecer os passos mais importantes para você tirar o seu negócio do papel e fazer vendas todos os dias. 

Este é um conteúdo elaborado por especialistas do Ecommerce na Prática e você pode baixá-lo gratuitamente clicando no botão abaixo. Então… aproveite!