Se você está planejando montar uma loja virtual e está pesquisando sobre Ecommerce, já deve ter ouvido falar muito nesse termo “ROI”. Afinal o que é ROI, como ele é medido e para que ele serve no Ecommerce?

ROI no Ecommerce

Neste artigo, vou te mostrar o que isso significa e qual é a importância para o seu Negócio. 

O que é ROI?

O ROI é uma abreviação do termo em inglês “return on investment” (retorno do investimento). É uma taxa que mede o retorno sobre um investimento feito com objetivo de lucro.

Esse termo é usado nos mais diversos mercados e meios de negócios e investimentos, assim como no mercado de capitais.

Ele serve para medir o percentual de retorno que você teve sobre o investimento que realizou.

Por exemplo: digamos que você fez um anúncio no Instagram de 400 reais. Quando foi ver o rendimento, percebeu que ele só foi de 200 reais em vendas.

Isso quer dizer que a campanha teve um ROI negativo e precisa ser repensada.

Ou digamos que fez um anúncio em uma página na internet que custou 500 reais. Esse anúncio, por sua vez, gerou uma receita de 1000 reais. 

Isso quer dizer que o ROI foi positivo, o que mostra que a estratégia de anunciar nessa página foi mais eficiente do que anunciar no Instagram.

A métrica do ROI te dá uma perspectiva do que foi feito até então e serve para te dar um certo direcionamento, pois a partir dele é possível fazer uma análise do investimento feito e o retorno gerado por ele.

É a partir do ROI que você entende se vale a pena continuar investindo ou não.

Simplificando ao máximo, é sempre desejável, após fazer o cálculo do ROI, que ele esteja calculado dando resultado de no mínimo “1”. 

Abaixo desse valor, significa que houve prejuízo, pois o valor obtido não foi capaz nem de pagar o próprio investimento.

Mas o ROI não serve somente para avaliar campanhas de marketing. Ele serve para calcular qualquer tipo de investimento feito em determinado setor ou aquisição do seu negócio, desde projetos de pesquisa até aquisições de rendas fixas para sua empresa. 

No Ecommerce, o ROI tem um papel específico que pode te ajudar a alavancar o seu negócio:

ROI no Ecommerce 

O ROI no Ecommerce é usado para medir o retorno sobre o investimento feito em marketing com objetivo de gerar conversões.

Antes de falar do ROI no Ecommerce, porém, é preciso entender os dois tipos de campanhas de marketing para lojas virtuais.

São elas:

ROI - Campanha

Campanha de Performance

Nela, todas as ações têm seus resultados auferidos, ou seja, nas campanhas de links patrocinados para lojas virtuais, é possível saber o valor investido e o faturamento de cada palavra.

Na campanha de performance, é possível analisar dados pré-cliques (impressões, números de cliques, etc) e pós-clique (aquisição - formulários enviados, downloads, receita número de transaões, etc).

Dessa maneira, é possível fazer uma avaliação precisa do resultado do investimento feito e traçar metas para aprimorar cada vez mais cada estratégia de marketing.

A ferramenta mais comum para a execução de campanhas de performance é o Google AdWords.

Nesse artigo analisamos duas ferramentas diferentes de campanhas de performance: o Google AdWords e o Facebook Ads. https://ecommercenapratica.com/blog/google-adwords-ou-facebook-ads-qual-traz-melhores-resultados-2/

Campanha de Branding:

As campanhas de branding têm objetivo de fortalecimento da marca por meio de práticas e técnicas diferentes. Essas, porém, não podem ter seus resultados fáceis de mensurar, porque é uma questão de estar ou não na cabeça do cliente.

O resultado dessas campanhas costumam ser medidos por pesquisas com o público ou por monitoramento de menções.

Apesar da dificuldade em metrificar, são as campanhas de branding que fazem sua marca ser conhecida no mercado. Sem elas, o consumidor não tem acesso ao seu produto, pois ele sequer sabe da sua existência.

Portanto, as campanhas de branding são fundamentais para quem está dando início a uma empreitada no Ecommerce.

Como calcular ROI

Agora que você já sabe a diferença entre as campanhas de marketing para lojas virtuais, vamos aprender a calcular o ROI.

Pense no seguinte:

Você investiu 1 mil reais em Publicidade para gerar Tráfego para seu site.

Esses 1 mil geraram 10 mil visitas que, por sua vez, geraram 5 mil reais em vendas na sua loja virtual.

Sendo assim você investiu 1 mil e teve um retorno de 5 mil, correto?

O seu ROI é calculado da seguinte forma:

  • Primeiro você precisa definir a campanha que você quer medir, feito isso, calcule quanto investiu na campanha.
  • Subtraindo o valor que você teve de retorno pelo valor que você investiu na campanha:
  • No exemplo: faturamos 5.000 e investimos 1.000, então 5.000 - 1.000 = 4.000
  • em seguida dividimos o resultado acima pelo valor que você investiu: 4.000 / 1.000 = 4

Tivemos um ROI 4, que significa que recuperamos 4 vezes o valor investido.

Um ROI de 3 ou 4 significa dizer que foi investido entre 25% e 33% do faturamento para conquistar consumidores.

Qual o ROI Ideal?

ROI ideal para Ecommerce

Não tem como responder a essa pergunta de forma genérica, já que qualquer negócio tem suas particularidades, margem de contribuição e lucros diferentes.

Se o seu produto possui baixa margem de lucro, você precisará de um ROI alto como 10 / 15 para ter lucro. Por outro lado, se a sua margem for alta, um ROI 5 pode ser excelente para o seu negócio.

O que podemos afirmar é que o ROI de uma campanha de marketing efetiva precisa sempre ser acima de 1. Caso ele esteja abaixo de 1, significa que você nem sequer recuperou o investimento que realizou, de modo que teve prejuízo com o investimento.

Em 2009, a Kalunga teve um ROI de 24,18 somente e campanhas de links patrocinados pelo Google a curto prazo. Isso foi possível devido à marca que a empresa tem no mercado, além do produto e ticket médio da loja virtual.

Os resultados de investimento a curto prazo são importantes para analisar o andamento da empresa e as estratégias de marketing que estão em andamento.

Porém, são os de médio a longo prazo que fidelizam o cliente e fazem de fato seu negócio crescer, pois atraem novos consumidores para a sua loja. Essa meta somada a um produto e serviço de qualidade resulta em cada vez mais clientes satisfeitos.

Dessa maneira, seu ROI estará sempre em crescimento, gerando cada vez mais lucro para sua empresa.

Por que o ROI é importante no marketing?

Importância do ROI no Ecommerce

Sem marketing, não há visibilidade. Sem visibilidade, não há fluxo de compra. E sem fluxo de compra, não há receita.

O marketing é a base de relacionamento com seu público-alvo. Para calcular se as estratégias de marketing estão ou não atingindo seus objetivos, calcula-se o ROI.

Através do ROI é possível direcionar o investimento para as áreas que mais rentabilizam o seu negócio. 

Sem ele, muitas vezes é feito um grosso investimento em técnicas de marketing que não dão muitos resultados, enquanto as que se mostram mais eficientes ficam com o orçamento enxugado.

Como aumentar as vendas?

Não é somente o ROI que vai fazer seu Ecommerce alcançar o número de vendas idealizado por você. Na realidade, essa é apenas uma métrica para te ajudar a alinhar suas estratégias.

Para aumentar as vendas, existem diversas técnicas que ajudam e são fundamentais para alcançar resultados.

No artigo abaixo, te ensino outras técnicas para fazer seu Ecommerce alavancar e vender cada vez mais.