Se você quer começar a anunciar no Google, ou deseja melhorar a qualidade dos anúncios que já estão no ar, saber o que é o Google Merchant Center e como ele funciona é essencial. Neste artigo vamos te mostrar do que se trata a ferramenta, como ela pode ser usada e quais seus benefícios. Leia agora! 

Os anúncios do Google são uma parte muito importante da estratégia de marketing digital – não importa o porte da empresa. Eles podem ajudar a alavancar as vendas, aumentar a força de uma marca e até mesmo facilitar o lançamento de novos produtos. 

E, dentro dessa estratégia, o Google Merchant Center (GMC) é essencial

Isso porque todas as principais funcionalidades do Google Shopping, espaço no qual anúncios são feitos no popular buscador, podem ser configuradas no Google Merchant Center. 

Percebeu agora a importância dessa plataforma? Por isso, sem mais demora, vamos entender mais sobre o assunto. Faça uma boa leitura…

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center, ou GMC, é uma plataforma que permite o upload e gerenciamento de listas de produtos para uso no Google Shopping. Em outras palavras, este é um painel online, no qual marcas podem gerenciar a aparência de seus itens anunciados, fazendo alterações nos dados conforme necessário. 

O principal objetivo dessa ferramenta é permitir que empresas façam o upload de informações sobre os produtos que pretende vender, incluindo fotos, preços e classificação de outros clientes. 

Dessa forma, essas informações relevantes são mostradas para os usuários do Google, toda vez que eles fazem uma pesquisa relacionada a um determinado produto. Vale lembrar também que o GMC possui integração com outros serviços do Google, como o Google Meu Negócio, Google Ads, e até mesmo o Google Analytics.

Leia também: Como anunciar no Google Ads em 7 passos [GUIA]

7 benefícios do Google Merchant Center

Agora que você já sabe o que é o Google Merchant Center, vamos te mostrar algumas das principais vantagens de usar essa plataforma em sua empresa. Veja agora… 

1. Mais visibilidade nas pesquisas orgânicas 

Se você já fez uma compra pela internet, provavelmente percebeu que os primeiros resultados da sua busca são sempre os melhores, certo? Isso não é uma coincidência, é claro.

O Google quer que seus usuários tenham a melhor experiência possível e, para isso, ele mostra as páginas mais completas e bem estruturadas logo de cara. O resultado é que, para essas empresas, o volume de tráfego – ou seja, de visitantes em seu site – é muito maior, assim como o número de vendas. 

Mas, como a sua empresa pode figurar entre esses primeiros resultados? Ter um perfil atualizado no Google Merchant Center é um dos requisitos. 

2. Maior alcance de clientes 

Ainda seguindo a mesma linha de raciocínio, ter um perfil atualizado no GMC é uma forma de alcançar mais clientes e aumentar a relevância da sua marca. Isso acontece porque o Google é a ferramenta de busca mais usada no mundo, acumulando um total de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias

Dessa forma, ao usar o Google Merchant Center, você aumenta as chances de que a sua página e os seus produtos sejam mostrados a possíveis clientes em uma pesquisa. Uma oportunidade de ouro, concorda? 

3. Possibilidade de integração com o Google Ads

Essa é uma dica muito importante para empresas que já estão um pouco mais avançadas em suas estratégias de marketing. Se você investe em anúncios no Google Ads, a boa notícia é que é possível vincular dados da sua conta do GMC à plataforma para anunciantes.

Dessa forma, os seus anúncios estarão sempre atualizados, já que a sincronização de dados acontece de forma automática. Ao completar esse processo, você pode ajustar informações como a área de entrega do produto, alterar e inserir novas palavras-chave, alterar imagem, preço e mais. 

Se esse é um assunto que te interessa, este artigo pode te ajudar: Propaganda de produtos: 12 dicas para anunciar de forma criativa

4. Suporte do Google Analytics 

O Google Analytics é uma plataforma que permite acompanhar o desempenho de um site de vendas, mapeando todo o tráfego que passa por ele diariamente. Esse é um recurso indispensável para aqueles que desejam aperfeiçoar a presença digital da sua empresa. 

E, para aqueles que usam o Google Merchant Center, existe a opção de integrar páginas e acompanhar todos os relatórios mais importantes em um só lugar. Dessa forma, você terá uma melhor noção de onde vem o seu tráfego e poderá criar insights para melhorar a sua performance. 

5. Menor custo 

Todo mundo sabe que os anúncios são indispensáveis quando o assunto é vender na internet. Afinal de contas, a competição em plataformas como o Google é grande, com centenas – ou milhares – de empresas que vendem o mesmo que você. 

Em outras palavras: é preciso investir para ganhar dinheiro. 

E quando falamos em investimento em anúncios, o Google Merchant Center figura entre as principais opções. Isso porque o custo por clique (CPC) dos anúncios listados no Google Shopping costumam ser menores do que os anúncios de outros formatos. 

Sendo assim, essa é uma boa estratégia para vender mais, pagando menos

Leia também: O que significa ads? Entenda tudo sobre anúncios.

6. Melhores campanhas de remarketing 

Você já ouviu falar no remarketing? Essa é uma estratégia de anúncios que ajuda a alcançar pessoas que já visitaram o seu site e manifestaram interesse em determinado produto. 

Em poucas palavras, o remarketing pode ser definido como a exibição de anúncios para pessoas que visitaram o seu site, navegaram pelas páginas de produtos, mas não concluíram a compra

Isso pode acontecer por muitas razões, como o alto custo do frete, experiência ruim na página de checkout e até mesmo influências externas. Com o remarketing, você chama a atenção desse possível cliente e pode aumentar a taxa de conversão dos seus produtos.

No Google Merchant Center, você pode se inscrever para o beta de remarketing. Com essa ferramenta, os produtos são extraídos do seu feed e inseridos em anúncios nos mais diversos sites. Simples e efetivo!

7. É de graça

Por último, devemos lembrar que o Google Merchant Center – assim como todas as outras ferramentas do Google que mencionamos neste artigo – é gratuito. A ideia é que a sua empresa tenha acesso a funcionalidades robustas para fazer o seu negócio crescer, sem precisar investir em plataformas de terceiros. 

Por tudo isso, o GMC é uma ótima ferramenta para empreendedores que desejam aumentar os canais de vendas e aquisição de suas empresas, aliando a plataforma com outros canais de venda, como as lojas virtuais e os marketplaces

Vale reforçar que, quando você usa os recursos de publicidade, o investimento monetário é arcado pelo lojista. Usualmente, a cobrança é feita pelo clique ou por interações, que são configuradas no momento da publicação da campanha. 

Como usar Google Merchant Center?

Agora você já sabe tudo sobre como o Google Merchant funciona e quais suas principais vantagens. Podemos imaginar que não veja a hora de aprender como usar a ferramenta, certo? 

O tutorial que deixamos a seguir vai te ajudar com isso: 

1. Crie uma conta 

Para criar uma nova conta do Google Merchant Center, é preciso decidir qual endereço de e-mail usar. Nós recomendamos que você utilize o mesmo e-mail das suas contas do Google Ads e outros serviços do Google

Isso porque, se o mesmo endereço for usado, vai ser mais fácil vincular as contas e acompanhar os dados que precisam ser observados de perto. Mesmo que você opte por usar e-mail diferentes, vale lembrar que a vinculação pode ser feita posteriormente. O que realmente importa é que o e-mail seja feito no Gmail. 

Os passos são os seguintes: 

  • Acesse a página do Google Merchant Center para criar uma conta no Merchant Center usando o seu Gmail;
  • Na página do GMC, no canto superior direito, clique em "Primeiros passos". Você vai precisar responder um questionário com algumas informações sobre sua empresa; 
  • Ao final do questionário, clique em “Criar uma conta no Google Merchant Center”.

2. Faça a verificação

O próximo passo é verificar o seu site no Google Merchant Center, a fim de mostrar para o Google que você realmente é o proprietário da página que deseja anunciar. Para isso, navegue até a guia “informações comerciais”, na coluna da esquerda, e selecione “site”. Então, escolha um dos métodos de verificação abaixo: 

  • Baixar um trecho de código HTML e adicionar ao seu site, na tag <head>;
  • Verificar a conta por meio do Google Analytics;
  • Verificar usando o Google Tag Manager.

Lembramos que, se você confirmou o seu site por meio do Google Adwords usando a mesma conta de e-mail, essa etapa pode ser pulada. Viu como usar o mesmo endereço de e-mail é importante? 

3. Configure envio, frete e impostos 

Quando falamos de vendas na internet, detalhes como frete e impostos são de grande importância. Por isso, a configuração desses detalhes é o próximo passo deste tutorial. 

Para configurar impostos, basta clicar na opção “Impostos”, que fica localizada no menu de navegação à esquerda. Quanto às configurações de envio, é preciso ter mais atenção, já que existem algumas regras que precisam ser seguidas. 

Primeiro, clique em “envio” no menu de navegação à esquerda. Nesse momento, é hora de informar dados como locais, peso dos pacotes, custos do envio para cada modalidade oferecida e mais.

Para oferecer frete gratuito em seu Ecommerce, basta selecionar a opção de taxa fixa e digitar R$ 0 para o preço. Dessa forma, o cliente vai ver a etiqueta de frete gratuito antes de clicar no anúncio. 

Atenção: o Google não permitirá a exibição de nenhuma campanha até que esses dados sejam adicionados.

4. Conecte o feed de produtos

Depois de seguir todos os passos que mostramos acima, você estará pronto para conectar o seu feed de produtos ao Google Merchant Center. Isso pode ser feito de algumas maneiras e, agora, vamos mostrar algumas delas. 

Primeiro, você precisa clicar em “Produtos” no menu de navegação à esquerda e, depois, clicar em “Feeds”. Você verá, então, todas as opções para completar o processo. São elas: 

  • Upload de um arquivo “.TXT” ou “.CSV” com todos os atributos certos do produto;
  • Conectar seu feed por meio de API;
  • Usar um feed em um URL para que ele seja atualizado dinamicamente.

Depois de escolher um dos métodos, você vai poder acompanhar o produto, vendo se ele está pendente, aprovado ou reprovado. Vale lembrar que o processo de análise de um produto pode levar até 72 horas

E, já que falamos sobre este assunto, que tal nos aprofundarmos sobre ele? Vem com a gente para o próximo tópico. 

Como cadastrar produtos no Google Merchant Center?

O cadastro dos seus produtos do Google Merchant Center não é uma tarefa que deve ser feita de forma descuidada. Esse processo é essencial para ter um perfil de maior qualidade e que atraia mais vendas

A seguir, vamos te mostrar como cadastrar esses produtos da maneira certa. Vem ver…

Como cadastrar produtos individualmente

  • Faça login na sua conta do Merchant Center;
  • Selecione “Produtos” no menu de navegação e clique em “Todos os produtos”;
  • Clique no botão "Adicionar produtos" e selecione “Adicionar um produto de cada vez”;
  • Preencha os campos obrigatórios de dados do produto;
  • Por fim, clique em “Salvar”.

Se os seus produtos são semelhantes, mas variam em cor, tamanho ou outros atributos, você pode acessar a seção "Descrição detalhada do produto" e clicar em “Tenho um produto de vestuário ou variantes”. 

Assim, você vai poder adicionar as variantes, como tamanhos, cores, materiais e estampas. 

Como cadastrar produtos em grandes quantidades

Se você quer cadastrar vários produtos de uma vez, saiba que isso também é possível. Para isso, siga as seguintes etapas: 

  • Crie um arquivo com as informações dos produtos que você quer adicionar ao Google Merchant Center. Você pode checar os campos obrigatórios aqui;
  • Selecione “Produtos” no menu de navegação e clique em “Todos os produtos”;
  • Selecione “Carregar um arquivo de produto” no menu suspenso “Adicionar produtos”;
  • Clique em “ Adicionar produtos do arquivo”.

Como ser aprovado no Merchant Center? 

Como mencionamos anteriormente, pode levar alguns dias para que seus produtos sejam aprovados no Google Merchant Center. Além disso, outros processos – como a validação de páginas, por exemplo – podem levar algum tempo para serem validados.

Uma das maneiras de diminuir esse período é seguindo algumas boas práticas. Vamos falar sobre elas agora… 

  • Use a marcação de dados estruturados: é importante usar os dados estruturados para indicar elementos da sua página que correspondam a dados específicos do produto;
  • Verifique se a página de destino está disponível: esta pode parecer uma dica óbvia, mas muitos empreendedores esquecem deste pequeno detalhe na hora de validar seus produtos. Se a página de destino não estiver disponível no momento da verificação, seu produto será reprovado;
  • Permita que os rastreadores do Google acessem sua página: ative o acesso dos robôs do Google no código de sua página, a fim de que eles possam ler a sua página de destino;
  • Não restrinja sua taxa de rastreamento: Se você usa o Google Search Console, provavelmente sabe que pode limitar a taxa que o Google usa para rastrear seu site. Se você quiser que os seus produtos do GMC sejam aprovados mais rapidamente, não limite essa taxa. 

Agora você já sabe o que é o Google Merchant Center, como ele funciona e qual o seu papel no impulsionamento das vendas do seu negócio.

Lembramos que o uso desse recurso é ideal para empresas que já têm uma operação sólida no Ecommerce, ou seja, já vendem por meio de uma loja virtual própria ou por meio dos marketplaces. 

Se você ainda não faz parte desse grupo mas sabe que o futuro da sua empresa está no Ecommerce, participe do treinamento Ecommerce do Zero – um curso completo que te ensina a montar a sua própria loja virtual, mesmo sem experiência prévia. 

O treinamento já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para começar a estudar agora mesmo, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center, ou GMC, é uma plataforma que permite o upload e gerenciamento de listas de produtos para uso no Google Shopping. Em outras palavras, este é um painel online, no qual marcas podem gerenciar a aparência de seus itens anunciados, fazendo alterações nos dados conforme necessário.

Como usar Google Merchant Center?

Primeiro, crie uma conta com um endereço de e-mail do Gmail. Idealmente, esse endereço deve ser o mesmo que você usa em outros produtos do Google. Depois, escolha um dos modelos de verificação e complete o processo. Então, configure envio, frete e impostos e, por fim, conecte o feed de produtos.

Como cadastrar produtos no Merchant Center?

Você pode cadastrar produtos individualmente ou em grupo. Para a primeira opção, selecione “Produtos” no menu de navegação e clique em “Todos os produtos”. Depois, clique no botão "Adicionar produtos" e selecione “Adicionar um produto de cada vez”. Para a segunda opção clique em “Produtos” no menu de navegação e vá em “Todos os produtos”. Depois, selecione “Carregar um arquivo de produto”.

Como ser aprovado no Merchant Center?

Para ser aprovado no Merchant Center é preciso seguir algumas boas práticas. Algumas delas são: usar a marcação de dados estruturados; verificar se a página de destino está disponível; permitir que os rastreadores do Google acessem sua página; não restringir sua taxa de rastreamento.