Atualizado em 07/02/2023 por Ana Clara Magalhães
Uma grande oportunidade para o Ecommerce brasileiro se aproxima. O dia mais importante do comércio eletrônico está marcado para 23 de novembro.
A Black Friday vai movimentar quase 2,5 bilhões de reais neste ano. É uma chance única para você fazer 1 mês de vendas em 1 dia. Leia este conteúdo até o final e saiba como.
Índice:
Black Friday 2018: Uma oportunidade imperdível
A Black Friday deste ano será o dia mais lucrativo da história do varejo online no Brasil. Segundo dados do Ebit, a previsão de faturamento total do comércio eletrônico nacional é de 2,43 bilhões de reais. Os números são superiores aos 2,1 bilhões de 2017.
Todos os players do mercado digital aguardam ansiosamente por esta data. E você não pode ficar de fora dela. É, sem dúvidas, uma oportunidade única de fazer 1 mês de vendas em 1 dia.
Além disso, uma boa performance na Black Friday deste ano pode garantir o fluxo de caixa positivo para seu negócio.
Com dinheiro em mãos, você poderá quitar possíveis dívidas da sua empresa e negociar com fornecedores por condições melhores na compra dos seus produtos.
E não para por aí. Ter o caixa no azul vai te dar o conforto necessário para traçar metas ainda mais ousadas para o fim deste ano e o início de 2019.
Você vai poder planejar e executar as melhores estratégias para fazer do ano que vem o melhor de todos para o seu negócio. É o momento de mudar o seu Ecommerce de patamar.
Como a Black Friday mudou a vida de pessoas como você
Você pode até não acreditar ainda, mas a Black Friday pode mudar definitivamente o jogo para você e sua empresa.
Para ilustrar, separamos alguns alunos do Ecommerce na Prática que tiveram resultados excelentes no ano passado.
Hoje, eles têm certeza de que a estratégia correta foi crucial para o atingimento das metas e o crescimento dos seus negócios.
Iniciantes no Ecommerce
Dois dos nossos alunos de maior destaque na Black Friday do ano passado, Vanessa Colombo e Thiago Chagas, tinham começado suas empresas há muito pouco tempo. E isso não os impediu de aproveitar essa data para quebrar recordes pessoais e faturar alto.
Em sua primeira Black Friday, Vanessa conseguiu fazer mais de 40 vendas! Um número incrível para quem está começando!
E o que dizer do Thiago? Com apenas 4 meses de empresa, ele fez 43 vendas só na manhã da Black Friday. E dezenas de outras no decorrer do dia. Um resultado impressionante.
Oportunidade para quem trabalha com marketplaces
A Black Friday também abre portas para quem trabalha com marketplaces, como a B2W, Elo7 e Mercado Livre. Se o seu negócio atua por esses canais, é a sua chance de vender muito e ainda realizar novas conquistas dentro das plataformas.
Assim foi com o Heliton Ribeiro, que aproveitou a data no ano passado para atingir a marca de MercadoLíder Gold:
Consolidando seu negócio
Se você já vende regularmente na internet, tem a oportunidade de mudar o patamar da sua empresa para sempre a partir da Black Friday.
Esse foi o caso de Anderson Neves. Aluno da Mentoria e do Emind, ele vendeu mais de R$30 mil em um dia, na BF 2017. A previsão é que este ano seja ainda mais lucrativo para o negócio:
4 passos para vender muito na Black Friday
A Black Friday é uma oportunidade única para a sua empresa faturar alto. Para aproveitar a data ao máximo, você precisa estar atento a 4 passos fundamentais:
#1 Planejamento
Fundamental para qualquer negócio e em qualquer época do ano, se planejar é especialmente importante no período da Black Friday.
A preparação de equipe, estoque, logística, plataforma digital e tantos outros pontos precisa ser feita para ajustar a sua loja virtual e transformá-la em uma máquina de vender.
Não estar preparado pode te fazer perder a data mais importante do Ecommerce. Isso, certamente, terá um grande impacto negativo no seu negócio.
No pior dos cenários, é possível que você nem mesmo tenha a oportunidade de chegar à próxima Black Friday.
Isso mesmo: a falta de planejamento pode fazer seu Ecommerce quebrar.
#2 Atendimento
Devido ao alto volume de vendas, as demandas de atendimento ao cliente também aumentam de forma significativa na maior data do Ecommerce brasileiro.
Mais do que dar vazão a todas os comentários, dúvidas e possíveis reclamações, a Black Friday é uma oportunidade de conquistar clientes que se tornarão fiéis à sua marca.
O primeiro contato de uma pessoa com o seu negócio até acontecer devido a um desconto tentador, mas o atendimento excelente vai fazer com que esse cliente volte para comprar muito mais vezes.
É a sua chance de encantar e fidelizar novos consumidores.
#3 Campanhas e Marketing
Um Ecommerce sem tráfego é como uma lojinha no meio do deserto: é impossível vender, porque ninguém vai até lá comprar.
Por isso, o trabalho de marketing e as campanhas de anúncios são recursos indispensáveis na Black Friday.
Somente com estratégias eficazes e bem otimizadas o seu negócio vai ser notado pelas pessoas certas: aquelas que realmente têm interesse em comprar o seu produto.
#4 Pós-Black Friday
O fim da Black Friday é o momento de intensificar suas ações de fidelização e, mais que isso, analisar quais estratégias trouxeram resultado e quais ações ficaram aquém do esperado.
É o momento de analisar a performance do seu Ecommerce na data mais importante do ano.
Além disso, o trabalho de fidelização dos clientes continua, garantindo o retorno dos compradores em oportunidades futuras.
Saiba mais
Quer saber como fazer um mês de vendas em apenas 1 dia? Confira o vídeo do especialista em Ecommerce Bruno de Oliveira:
Como não perder nenhuma venda na Black Friday
Para te ensinar o caminho das pedras de como vender na Black Friday, a equipe do EnP desenvolveu um Ebook completo.
Nele, você vai entender de forma detalhada cada um dos passos fundamentais para que essa data seja um marco para sua empresa.
Deixe um comentário