Você quer saber como criar uma lista de transmissão no WhatsApp? Muitos empreendedores se deparam com essa possibilidade, mas não sabem como fazer isso de maneira rápida e prática. Fique atento a este artigo se este é o seu caso!

Atualmente, é difícil encontrar um negócio que não utilize o WhatsApp no dia a dia, seja para fazer atendimento a clientes ou, até mesmo, para concluir vendas de produtos e serviços, não é verdade?

A plataforma, inclusive, disponibiliza diversas ferramentas para facilitar a vida dos empresários. Um deles é a lista de transmissão, um recurso fundamental para você se comunicar com os clientes e também fazer vendas.

Se você quer saber como criar uma lista de transmissão no WhatsApp, não deixe de acompanhar os próximos tópicos… Nós vamos explicar tudo sobre o assunto!

 Vamos começar? 

O que é lista de transmissão no WhatsApp?

A lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite o envio de uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de selecionar os mesmos contatos para fazer outros envios.

As mensagens são entregues para as pessoas de maneira individual, não permitindo que elas vejam as informações uma das outras. Outro ponto importante é que só recebem as mensagens aqueles contatos que possuem o seu número salvo no celular

Assim, quando a mensagem é respondida, você a recebe também de forma individual. Toda a comunicação entre e os contatos acontece em janelas separadas. 

É um recurso muito utilizado por empresas de diversos portes, uma vez que facilita bastante todo o processo de comunicação e, consequentemente, compra e venda pela plataforma. Vamos entender um pouco mais sobre sua importância a seguir… Continue a leitura!

Por que é importante fazer listas de transmissão no WhatsApp?

Utilizar uma lista de transmissão no WhatsApp ajuda os empreendedores a otimizar o tempo em suas rotinas, já que não é preciso enviar mensagens para cada contato separadamente. 

Outro ponto importante é que a lista de transmissão estabelece mais um canal de comunicação eficiente com os consumidores. Na verdade, ela permite que os atendimentos sejam feitos com ainda mais agilidade por parte das empresas. 

De maneira resumida, fazer uma lista de transmissão é válido para que os negócios aproveitem ainda mais as possibilidades de criar uma relação com seus consumidores e, por consequência, fechar mais vendas. 

Qual a diferença entre lista de transmissão e grupos no WhatsApp?

Como vimos, a lista de transmissão permite que uma mesma mensagem seja enviada de maneira individual para diversos contatos ao mesmo tempo. Enquanto nos grupos os envios acontecem para os contatos em uma só janela

Outra diferença entre os recursos é que na lista de transmissão a resposta também acontece de forma individualizada, ao passo que nos grupos todos os contatos respondem em uma única conversa. 

Você também pode se interessar por: Como colocar mensagem automática no WhatsApp? 

Como fazer lista de transmissão no WhatsApp?

Fazer uma lista de transmissão no WhatsApp é relativamente simples e rápido. 

  1. Abra o WhatsApp (caso ainda não tenha o aplicativo, faça o download pelo Google Play ou a App Store);
  2. Vá em “Mais opções” e, na sequência, em “Nova transmissão”;
  3. Busque ou selecione os contatos que você deseja adicionar à lista de transmissão;
  4. Toque na marca de confirmação e pronto, a sua lista de transmissão está criada.

Após realizar esse procedimento e enviar as mensagens que deseja para a sua lista, note que as janelas das conversas vão ficar marcadas com um megafone (📣).

Como editar uma lista de transmissão no WhatsApp?

Da mesma forma que você pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp, também é possível editá-la a qualquer momento. Veja como fazer isso a seguir:

  1. Abra sua lista de transmissão;
  2. Vá em “Mais opções” e depois em “Dados da lista de transmissão”;
  3. Uma vez nesses dados, você poderá: clicar em “Editar” para alterar o nome da sua lista; clicar em “Adicionar destinatário” para incluir um ou mais contatos; clicar em “Editar”, na sequência, em “x”próximo ao nome do contato para removê-lo;
  4. Ao final, basta confirmar cada procedimento para concluir a ação.

Outro passo a passo bem simples de seguir, não é mesmo? O recurso de edição é vantajoso para manter a sua lista de transmissão no WhatsApp sempre atualizada, com as informações que precisa para aprimorar o seu negócio. 

Como apagar uma lista de transmissão no WhatsApp?

Caso você queira apagar uma lista de transmissão, saiba que a plataforma permite que isso seja feito de forma bem prática. Confira: 

  1. Toque e segure a lista de transmissão que você deseja deletar;
  2. Vá em “Apagar lista de transmissão” e, depois, em “Apagar”. Nesta etapa, você tem a opção de apagar todos os arquivos de mídia ou não.

Também há a possibilidade de abrir a lista de transmissão que deseja apagar, clicar no nome da lista ou dos destinatários e, na sequência, ir em “Apagar lista de transmissão”. Ambas as opções promovem a exclusão da lista desejada.

Leia também: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

6 dicas para ter uma estratégia eficiente de lista de transmissão no WhatsApp

Depois de tantas informações relevantes, vamos apresentar agora algumas dicas essenciais para você ter uma estratégia eficiente de lista de transmissão no WhatsApp. 

Talvez você já implemente algumas delas ao utilizar a plataforma no dia a dia da sua empresa. De qualquer maneira, vale a pena conferir outras sugestões que podem fazer a diferença ao usar as suas listas de transmissão. 

Confira:

1. Tenha autorização para entrar em contato

Pode parecer um pouco banal o ato de entrar em contato com um cliente pelo WhatsApp, mas ele não é… 

Assim como ocorre nos e-mails, mensagens enviadas no WhatsApp também podem cair no spam, o que vai atrapalhar a sua estratégia de comunicação dentro da plataforma. Para evitar isso, peça a respectiva autorização do seu cliente para entrar em contato

Isso nada mais é do que o chamado Opt-in, um pré-requisito para que as empresas façam o envio de mensagens, gerando notificações, para seus clientes pelo aplicativo. Lembrando que a plataforma tende a penalizar as contas que ignoram isso com o banimento de seus números. 

Algo nada agradável para você que quer fazer vendas pelo WhatsApp, concorda?

Você também pode se interessar por: Como criar loja virtual no WhatsApp?

2. Segmente a sua lista de contatos

Um erro cometido por muitos empreendedores na hora de utilizar a lista de transmissão no WhatsApp é enviar mensagens para todos os contatos de uma única vez. Isto é, sem fazer a devida segmentação deles.

Imagine que você tem três tipos de contatos na sua lista de transmissão: clientes que já compraram os seus produtos, pessoas que apenas entraram em contato – sem, de fato, concluir uma compra – e indivíduos que estão no meio de um processo de compra.

Você precisará enviar mensagens com conteúdos diferentes, concorda? Afinal de contas, cada um está em um estágio do funil de vendas.

Sendo assim, foque em segmentar a sua lista de contatos para fazer a comunicação do jeito correto e não perder nenhum cliente. Ela pode ser segmentada de diversas maneiras, aquilo estamos anteriormente apenas um exemplo. 

3. Garanta que seus contatos tenham seu número salvo

Como dito anteriormente, as suas mensagens só serão entregues aos contatos que têm o seu número salvo em seus aparelhos. Por isso, é crucial que você reforce com os clientes que eles precisam adicionar o seu contato no celular deles.

É muito comum que os consumidores troquem mensagens com empresas sem, de fato, salvar seus contatos. Para uma troca de mensagens normal, isso não teria problema… mas, no caso das transmissões no WhatsApp, é crucial que eles tenham os números. 

Isso vai evitar que você perca tempo enviando mensagens que cairão no spam, por exemplo.

4. Tenha uma estratégia bem definida

Não basta só criar a lista de transmissão no WhatsApp. Você também precisa ter uma estratégia bem definida na hora de utilizá-la a favor do seu negócio.

Isso significa que você deve elaborar um cronograma de conteúdos a serem enviados para os seus clientes. Na verdade, a produção de conteúdo é importante em diversos canais e isso não poderia ser diferente no caso do WhatsApp. 

Ter uma estratégia bem definida vai te ajudar a evitar conteúdos repetidos ou mensagens fora de hora. Ou seja, coisas que podem ser um pouco desagradáveis para os clientes, fazendo com que eles não queiram mais receber as suas mensagens. 

5. Utilize uma linguagem adequada

Nada mais incômodo para um consumidor do que receber comunicações escritas – ou gravadas, em caso de áudios – que tenham um tom pouco profissional ou que não  condizem com uma empresa.

Estamos dizendo que você não pode falar de maneira amigável com seus clientes? Não!  Se sentir que o tom da sua empresa permite e, mais importante, que o consumidor te deu abertura para isso, não há problema nenhum.

O que queremos dizer, no fim das contas, é que você precisa utilizar uma linguagem adequada, que seja profissional e represente quem a sua empresa é

Leia também: Biografia para WhatsApp: 63 ideias para você criar a do seu negócio

6. Use a lista de transmissão para fornecer atendimento rápido

Não é propriamente uma novidade o fato de WhatsApp ser utilizado como um canal de atendimento, certo? Entretanto, quando falamos em lista de transmissão, essa iniciativa pode ficar ainda mais importante.

A lista de transmissão estabelece uma conexão direta com os consumidores, inclusive no pós-vendas, o que faz com que muitos deles entrem em contato para tirar dúvidas ou resolver problemas após o recebimento das mensagens. 

Sendo assim, para otimizar o tempo e não perder nenhuma venda, é indicado que você use a lista de transmissão para fornecer um atendimento rápido. Isto é, sem deixar nenhum cliente esperando por um retorno por parte da empresa

Falamos isso porque o WhatsApp é uma ferramenta muito versátil, possuindo diversos recursos importantes para quem realiza vendas por lá, e você deve aproveitá-la ao máximo. Inclusive, se por acaso você quiser aprender como extrair os melhores resultados dentro da plataforma, nós temos uma sugestão para te dar...

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

O que é lista de transmissão no WhatsApp?

A lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite o envio de uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de selecionar os mesmos contatos para fazer outros envios.

Como funciona a lista de transmissão?

A lista de transmissão permite que mensagens sejam enviadas para diversas pessoas ao mesmo tempo, mas de maneira individual. Ou seja, não permite que elas vejam as informações uma das outras.

Porque a lista de transmissão não envia para todos?

A lista de transmissão permite o envio de mensagens apenas para os contatos que têm o número da empresa salvo em seus celulares. Por isso, é crucial você se certificar de que todos os clientes possuem o seu contato salvo em seus aparelhos.