Comprar itens de segunda mão é uma prática quase tão antiga quanto o varejo em si. Mas, ultimamente, essa prática vem tomando uma roupagem nova e cada vez mais elaborada. Leia esse artigo para saber o que é recommerce e entenda como aproveitar essa prática.

Os consumidores estão sempre em busca de bons negócios quando se trata de adquirir produtos. Talvez por isso o mercado de itens de segunda mão tenha estado sempre em alta.

Segundo levantamento da Enjoei, 56% dos consumidores já tiveram algum tipo de negociação envolvendo segunda mão, seja comprando ou vendendo. Além disso, em média, 12% do guarda-roupa dessas pessoas é composto por vestuário de segunda mão. 

A verdade é que essa é uma tendência cada vez mais atual é o interesse em reduzir o consumo desnecessário, para ajudar a combater o impacto negativo sobre o meio ambiente. 

Isso tem levado muitos varejistas a entrar no mercado de recommerce – também conhecido como revenda, recomércio ou comércio reverso – o que se refere à compra e venda de bens usados.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o conceito de Recommerce e ver dicas para ter sucesso nesse mercado. Vamos começar!

O que é recommerce?

Recommerce é o termo utilizado para definir todas as varejistas que focam em produtos usados. Ou seja, o recommerce nada mais é do que a venda de itens de segunda mão. Esse modelo de negócios é totalmente construído em torno da ideia de reutilização de produtos. 

Como você já sabe, esse não é um tipo de comércio recente. Na verdade, a revenda de objetos de segunda mão sempre existiu, de uma forma ou de outra. Brechós de roupas e sebos de livros são grandes exemplos disso. 

Ainda assim, é possível dizer que esse era um tipo de comércio muito limitado às lojas físicas, principalmente dentro do segmento de venda de roupas, brinquedos, utensílios e mais. 

Com o fortalecimento do Ecommerce, no entanto, a revenda de produtos assumiu um novo nível e o recommerce também caiu no gosto dos compradores virtuais. A popularização da moda sustentável e outros movimentos para redução de desperdício e consumo sustentável também foram decisivos para a consolidação do recommerce.

Hoje, existem diversas plataformas e marketplaces voltados especialmente para o recommerce. O Enjoei e a OLX são dois dos mais populares. 

Como o recommerce funciona?

Quase todo mundo guarda objetos que não têm mais utilidade – e o que pode ser algo sem valor para você, pode ser a solução para problemas de outras pessoas. 

Quando a pessoa se dá conta de que aquele objeto não tem mais utilidade e está em busca de ganhar dinheiro, a possibilidade de revender esses objetos se torna muito atrativa. E é assim que o comércio de revenda ganha cada vez mais popularidade. 

Aqui no Brasil, nós temos como exemplo de sucesso o aplicativo Enjoei, que permite a qualquer um listar seus produtos usados para vender por lá.

Além da Enjoei, uma boa parte dos marketplaces da atualidade, como a Shopee por exemplo, te permitem vender itens de segunda mão também. Mas claro que o posicionamento de uma empresa voltado exclusivamente para o mercado de recommerce pode fazer toda a diferença. 

Vamos falar mais sobre isso mais adiante...

Quem compra itens de recommerce?

O mercado de revenda commerce é especialmente popular entre os mais jovens. Essas pessoas são super antenadas em dois pontos super importantes para o recommerce: moda e sustentabilidade.

Mas não se iluda, pois o público não para por aí.

Existem muitos outros produtos que têm sucesso quando vendidos de segunda mão como eletrônicos e outros.

Vamos conhecer alguns deles no tópico abaixo… 

Quais itens podem ser vendidos no recommerce?

A verdade é que hoje em dia, você pode vender quase tudo. Desde que esteja em boas condições, é claro.

É isso que torna o mercado de revenda tão atraente. No entanto, o mercado de revenda online se concentra em alguns itens mais específicos, entre eles:

  • Roupas de marca;
  • Sapato;
  • Bolsas de grife;
  • Joias;
  • Produtos vintage;
  • Eletrônicos;
  • Jogos de vídeo;
  • Molduras;
  • Pirex e vidraria;
  • Livros.

Viu como é grande a gama de produtos que podem ser trabalhados no recommerce?

Aposto que ficou mais fácil pensar em produtos que você possa revender!

Quais são as vantagens do recommerce?

O recommerce oferece muitas vantagens para todos os lados: os vendedores fazem dinheiro com produtos que não tem mais utilidade para eles e os consumidores adquirem produtos de qualidade a preços promocionais

Ou seja: todo mundo ganha.

Além disso, o comércio de revenda favorece a sustentabilidade, levando em conta que esses produtos estão sendo reutilizados e não apenas jogados em lixões. 

Conheça os principais benefícios de trabalhar com recommerce:

1. Sustentabilidade 

Reciclar e reaproveitar peças de vestuário reduz a demanda para a produção de roupas novas. 

Isso, por sua vez, reduz a demanda por matéria-prima e diminui o uso de energia nas fábricas, além de reduzir a emissão de gases nocivos e o acúmulo de resíduos têxteis em aterros sanitários.

2. Economia

Os itens de segunda mão têm um preço mais baixo, o que ajuda os consumidores a economizar dinheiro em itens que podem ser muito caros para comprar no varejo.

Essa ação estimula o consumo consciente com o foco na economia.

3. Incentiva a reciclagem  

Os consumidores são incentivados a reciclar e reutilizar objetos que já foram usados, mas que ainda estão de boa qualidade.

4. Economia de espaço

As pessoas podem evitar que seus armários transbordem revendendo roupas e objetos que não servem ou que não querem mais.

Como construir um recommerce de sucesso?

Uma boa maneira de começar um recommerce de sucesso é descobrindo roupas de objetos que estão sem uso, mas que estão em condições de revenda aí mesmo na sua casa.

Conforme você for pegando o jeito com as ofertas nos marketplaces, a tarefa será sair em busca de produtos de qualidade para revenda em outros locais.

Você pode começar a buscar esses itens entre parentes e amigos e depois fazer um belo garimpo pelos bazares aí da sua cidade.

Acredite: existem muitos produtos de qualidade que podem ser explorados no recommerce, o importante é começar!

Leia também: Empreendedoras faturam 4 milhões de reais com Ecommerce de Moda

10 dicas para ter sucesso no recommerce

1. Mostre sua mercadoria com imagens de excelente qualidade e apresente todos os ângulos possíveis do produto.

2. Ofereça uma descrição detalhada do produto usando uma linguagem interessante para atrair as pessoas.

3. Seja honesto e diga a verdade sobre seus produtos. Fale dos desgastes que ele apresenta, se houver.

4. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente, respondendo rapidamente a todas as dúvidas.

5. Conheça o seu público para que possa focar nos clientes certos.

6. Crie um perfil nas redes sociais, se conecte e se envolva com seus clientes.

7. Ofereça brindes e descontos.

8. Atenda os pedidos o quanto antes para evitar análises negativas.

9. Mantenha-se informado sobre as tendências e preços atuais.

10. Capriche em detalhes como etiquetas ou pequenos bilhetes para criar uma relação mais emocional com os seus clientes.

Aprenda a vender online e tenha sucesso de verdade!

Agora que você já sabe tudo sobre recommerce, está pronto para dar um passo adiante…

E para te ajudar a conquistar resultados incríveis, nós liberamos a aula gratuita sobre como criar seu Ecommerce do zero! 

Nesta aula gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce mesmo sem experiência e faturar seus primeiros R$ 30 mil reais em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente aqui:

Perguntas Frequentes

O que é recommerce?

Recommerce é o termo utilizado para definir todas as varejistas que focam em produtos usados. Ou seja, o recommerce nada mais é do que a venda de itens de segunda mão. Esse modelo de negócios é totalmente construído em torno da ideia de reutilização de produtos.

Como o recommerce funciona?

Quando a pessoa se dá conta de que aquele objeto não tem mais utilidade e está em busca de ganhar dinheiro, a possibilidade de revender esses objetos se torna muito atrativa. E é assim que o comércio de revenda ganha cada vez mais popularidade.

Quem compra itens de recommerce?

O mercado de revenda commerce é especialmente popular entre os mais jovens. Essas pessoas são super antenadas em dois pontos super importantes para o recommerce: moda e sustentabilidade.

Quais itens podem ser vendidos no recommerce?

A verdade é que hoje em dia, você pode vender quase tudo. Desde que esteja em boas condições, é claro. Alguns exemplos de produto para recommerce são: roupas de marca; sapatos; joias; produtos vintage; eletrônicos; jogos de vídeo e livros.

Quais são as vantagens do recommerce?

O recommerce oferece muitas vantagens para todos os lados: os vendedores fazem dinheiro com produtos que não tem mais utilidade para eles e os consumidores adquirem produtos de qualidade a preços promocionais. Ou seja: todo mundo ganha.