Quem vai abrir ou já tem um negócio sempre quer crescer mais, não é verdade? Mas pensar diretamente em aumento de vendas não é suficiente, mesmo porque elas são o resultado da sua estratégia. Algo que é essencial ter em mente para qualquer negócio ir mais longe é a capacitação empreendedora

Estar sempre atualizado é tão importante quanto montar uma operação eficiente, ter saúde financeira em dia, fazer publicidade dos produtos ou atender bem o cliente. 

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre a capacitação empreendedora e por que esse tipo de formação é tão importante para os negócios.

O que é capacitação empreendedora?

Capacitação empreendedora é o hábito de adquirir conhecimento no âmbito dos negócios. Ela independe do porte ou segmento da empresa, sendo uma necessidade constante em todas as fases do negócio já que a cada etapa as questões e desafios mudam. 

Isso porque resolver um problema com embasamento teórico, transmitido por especialistas, é muito mais seguro. Além disso, com o tempo, isso não se perde: tudo que você aprende é transformado em experiência para solucionar com mais maturidade questões futuras.

Hoje em dia, os formatos em que o conhecimento se apresenta são muitos, e escolher um (ou mesmo uma combinação deles) vai depender da rotina e do perfil do próprio empreendedor.

Quem aprecia uma boa leitura, pode começar pelos livros físicos ou versões em e-book, que geralmente tem um preço mais acessível. Outra forma de aprender é enquanto você se desloca ou realiza outras atividades, escutando podcasts sobre empreendedorismo

No início de 2022, por exemplo, a Americanas Marketplace lançou a série “Empreendedorismo sem maquiagem”, em parceria com o podcast Mamilos, que aborda o empreendedorismo sob a perspectiva das mulheres (Empreendedorismo Feminino), algo que disparou durante a pandemia.  

E para uma capacitação mais estruturada e aprofundada, existem os cursos presenciais e os online. Este último formato tem se destacado por facilitar seu consumo no dia a dia do empreendedor, que pode encaixar essa atividade na sua agenda sem se deslocar. 

capacitação-empreendedora

A importância da capacitação do empreendedor

Conhecimento é uma coisa viva, algo que o empreendedor precisa buscar o tempo todo para conseguir tomar as melhores decisões, seguir a direção mais adequada ou ajustar rotas, para aumentar seu potencial de sucesso.

Faz sentido, portanto, que a falta de capacitação seja um dos fatores que faz com que muitas empresas fechem suas portas  em pouco tempo de existência. 

No caso de quem tem uma loja virtual em um marketplace como o da Americanas, a capacitação vai auxiliar o negócio a superar inúmeros desafios. Ou seja, como se destacar em datas sazonais, otimizar a operação, criar estratégias de publicidade, precificar produtos, melhorar o atendimento, a gestão do negócio e fidelizar clientes, além de ajudar a reforçar a sua presença digital e seu alcance de mercado.

Leia também: Loja virtual para iniciantes: saiba criar seu próprio negócio

Como se capacitar em empreendedorismo? 

A resposta para isso é simples: tudo vai depender dos objetivos que você tem para o seu negócio.  Para isso, é preciso, antes de tudo, entender a atual situação da sua empresa. Pare e pense por um instante qual é o maior desafio que você está enfrentando hoje como empreendedor…

Escolher o produto? Começar um negócio de fato? Saber como ter o melhor resultado vendendo em marketplace? Ganhar destaque em meio à concorrência? 

Entendendo isso, você já está a alguns bons passos à frente para descobrir qual é a melhor opção para você quando o assunto é educação empreendedora. 

Hoje você encontra escolas, como o Ecommerce na Prática, que te capacitam em todos os âmbitos do negócio, mas também existem opções disponíveis em cada canal específico. Americanas Marketplace, por exemplo, tem uma área dedicada 100% a conteúdos exclusivos para seus lojistas terem maior desempenho em vendas nas suas plataformas (Americanas, Shoptime e Submarino).

Você pode ter acesso a essa plataforma da Americanas Marketplace dentro do Portal de Parceiros e de forma gratuita, basta se cadastrar como lojista no site deles.

Os seus dados serão conferidos e, se estiver tudo certo, você receberá um e-mail de acesso ao Portal Parceiro. Lá você vai configurar sua loja, administrar tudo sobre seu negócio online e automaticamente poderá entrar na área de Capacitação que oferecem.

Com os conteúdos disponíveis no Portal Parceiro, a Americanas Marketplace te ajuda a se capacitar, independentemente do porte da sua empresa, para que possa crescer dentro dos seus canais de venda.

Escolher uma parceria que abre portas é um grande passo para o seu negócio ir mais longe. E não se esqueça de aprender, sempre. Porque somar conhecimento multiplica resultados.