Como eu digo no vídeo acima, falar sobre o tema Magento nem sempre é simples. A plataforma, uma das mais conhecidas e utilizadas no mundo inteiro, tem apoiadores e inimigos por todos os lados, então precisamos abordar o assunto sempre com muito cuidado.

Mesmo assim, achei que faltava um artigo sobre o Magento aqui no blog e é justamente sobre isso que falaremos no texto de hoje. Afinal, será que vale a pena montar loja virtual com o Magento? Confira a minha opinião e um review completo abaixo!

O que é o Magento?

O Magento é uma plataforma de ecommerce. Diferentemente de outros serviços como XTech e Loja Integrada, por exemplo, essa plataforma é de código aberto (também conhecido como “open source”). Isso quer dizer que o sistema é colaborativo, ou seja, qualquer desenvolvedor pode acessar o código e aperfeiçoá-lo, desenvolvendo novos recursos, plugins etc.

Você pode até pensar que a solução é perfeita, já que um verdadeiro exército de colaboradores está, diariamente, trabalhando para melhorar o serviço… Mas vamos com calma, eu já te explico por quê!

loja virtual com o magento

A Resposta de 1 MILHÃO de Dólares

Todos os dias, muitos empreendedores acabam se deparando com o desejo (ou necessidade) de montar uma loja virtual. Passado esse primeiro momento, eles pesquisam um pouco sobre quais são as melhores saídas e, inevitavelmente, acabam encontrando diversos resultados que apontam para uma das soluções mais famosas do mundo: o Magento.

O problema é que, apesar de ser uma excelente plataforma, o Magento simplesmente NÃO É PARA TODO MUNDO.

É isso mesmo: eu jamais indicaria o Magento para os meus alunos… Nós do Ecommerce na Prática indicamos a wBuy como a melhor opção de Loja Virtual para começar a vender na internet.

Leia também: A wBuy é boa? Veja o review completo

Sabe por quê?

Razão Nº 1: Não é Simples Lidar com o Magento

Um pequeno empreendedor que está começando sua loja virtual já tem muito o que fazer, então não tem motivos para procurar mais e mais trabalho operacional com o qual se ocupar.

Enquanto as plataformas externas, por exemplo, são intuitivas e já vêm prontas para serem utilizadas e customizadas, o Magento requer uma série de cuidados e preocupações operacionais.

Uma vez que aceitou trabalhar com o Magento, você assume a responsabilidade por cuidar daquele código responsável por manter o site no ar. Acredite: os bugs vão aparecer… Se você não estiver preparado, uma bola de neve tomará conta do seu negócio.

loja virtual com o magento

Razão Nº 2: Custos

Tudo bem, você está preparado para os bugs e futuros problemas que o código aberto vai trazer — foi justamente para isso que contratou um desenvolvedor freelancer e, sempre que precisar, ele dará o apoio necessário.

Será que dará mesmo? Essa é a primeira pergunta que você precisa se fazer… Muitos desses caras se julgam especialistas e, na hora H, acabam não conseguindo resolver as complicações decorrentes do uso da plataforma open source.

É aí que você precisará procurar outro desenvolvedor, outra agência e os custos vão aumentando…

loja virtual com o magento

Aliás, mesmo se você encontrar um bom programador que dê conta do recado, será que vale a pena ficar na mão desse cara?

E se um dia ele não puder mais prestar esse serviço?

E se o seu site sair do ar em um fim de semana (ou na black friday!) e você não tiver como contatar esse profissional?

Essa questão do suporte também é outro ponto bastante relevante a ser levado em conta no momento de escolher sua plataforma.

Razão Nº 3: Economia de Tempo

Por fim, é importante lembrar que você é um EMPREENDEDOR, não um PROGRAMADOR.

Gosto de dizer isso porque, ao montar um negócio, você precisa estar consciente de que será responsável por tarefas como:

- Montagem e gestão de estoque
- Gestão de caixa
- Mídias sociais
- Pequenas burocracias
- Envios, trocas e devoluções
- Contato com fornecedores
- Planejamento
- Campanhas de marketing

Etc. Etc. Etc.

Será que você quer, além disso tudo, ainda ter que investir tempo cuidando para manter o código do seu site funcionando corretamente?

Pense nisso. Enquanto mentor, eu acredito que o empreendedor precisa liberar o máximo de tempo possível para focar nas ESTRATÉGIAS que farão o seu negócio crescer… Não nas questões operacionais (ainda mais quando outros serviços podem fazer isso muito bem).

loja virtual com o magento

Ok, Então o Magento é Ruim?

Nada disso… Como eu disse no começo do texto, o Magento é ótimo. Talvez ele só não seja o mais indicado para você nesse momento =)

Se você vai começar um site grande, que precisa de várias customizações e recursos que dificilmente são encontrados por aí, então a resposta é “sim”, o Magento cairá como uma luva. Você não estará entrando em uma furada…

O problema é que, salvo raras exceções, a maior parte dos pequenos empreendedores que aderem ao Magento o fazem por pura desinformação. Só lá na frente, quando os problemas começam a aparecer, é que eles descobrem que existiam soluções bem mais simples e descomplicadas.

loja virtual com o magento

Quero Fazer Minha Loja Virtual com o Magento: Qual o Melhor Caminho?

Se depois de ler todo esse conteúdo, você ainda estiver convencido de que o seu projeto precisa das funcionalidades de uma plataforma de código aberto, então o Magento é sim a sua melhor opção…

Nesse caso, como sugiro no vídeo, eu recomendo que você, em vez de contratar freelancers aleatórios e de qualidade duvidosa, vá pro Google em busca de agências que já trabalhem com plataformas prontas, porém baseadas em Magento.

Se isso vai sair caro? Um pouco… Por outro lado, se você está pensando em começar uma loja virtual mais robusta, precisa ter esse lado financeiro já previsto no planejamento… É como dizem por aí: não existe almoço grátis!

loja virtual com o magento

Aprenda a criar, gerenciar e escalar a sua própria loja virtual com os cursos do Ecommerce na Prática!

Quer criar, gerenciar e escalar o seu próprio site de vendas, mas não sabe por onde começar? Isso não é um problema.

Nós te ensinamos como fazer isso nas aulas e treinamentos disponíveis na assinatura do Ecommerce na Prática.

Com o serviço, você tem acesso a todos os cursos do EnP e poderá aprender como gerenciar um negócio de sucesso em todas as suas fases.

Para começar agora, clique aqui: