Atualizado em 11/08/2022 por Maria Alice Medeiros
O Uber Eats é um aplicativo que conecta restaurantes e clientes. O serviço está disponível em mais de 500 cidades brasileiras e o número só aumenta. Por isso, hoje vamos te mostrar como vender no Uber Eats.
Todo mundo já usou ou conhece quem usa o Uber, o serviço que revolucionou o transporte em todo o mundo.
E boa parte dessas já usou o serviço de entrega de refeições que está disponível desde 2014, na cidade de São Paulo, e que vem conquistando cada dia mais cidades pelo país.
Por isso, se você quer aprender como vender no Uber Eats, o serviço de delivery da Uber, a hora é essa. Acompanhe cada detalhe desse artigo…
Índice:
Vale a pena vender no Uber Eats?
Não tem como negar que a cultura de delivery ganhou muita força nos últimos anos.
Os aplicativos voltados para isso facilitaram muito a vida tanto do consumidor, que pode pedir comida sem sair de casa, quanto dos restaurantes, que podem encontrar mais clientes.
E com as mudanças nos hábitos de consumo, que já eram visíveis e estão cada dia mais evidentes por conta do COVID, essa tendência vai seguir cada vez mais em alta.
Por isso, se o seu estabelecimento ainda não vende pelo aplicativo, não perca mais tempo e entenda como vender no Uber Eats para aumentar as suas vendas.
Como vender no Uber Eats Passo a Passo
O primeiro passo para vender no Uber Eats é fazer o cadastro do restaurante e preencher o formulário de interesse no site deles.
Então, você vai informar alguns dados como:
- Cidade;
- Nome do restaurante;
- CEP;
- Nome e sobrenome;
- Cargo;
- Telefone;
- E-mail.
- Número de filiais;
- Tipo de culinária;
- Estimativa de pedidos por semana.
Depois disso, você vai aguardar eles analisarem o perfil do restaurante e, se der tudo certo, eles vão entrar em contato para aprovar o seu cadastro.
Segundo a empresa, para ser aprovado o seu restaurante precisasatisfazer a dinâmica do serviço.
Depois da aprovação, você deve cadastrar o cardápio do restaurante e começar a gerenciar os pedidos no software para tablets exclusivo da modalidade, o Painel de Restaurantes.
Leia também: Como Vender no iFood │Tudo Sobre o Aplicativo
Como é feita a entrega do Uber Eats?
A entrega no Uber Eats funciona de duas formas: a primeira delas é fazer as entregas com os entregadores parceiros do Uber Eats.
Nesse caso, você vai ficar responsável apenas por preparar o pedido.
Quando a refeição estiver pronta, você vai selecionar a opção “Pronto para Entrega” no software e esperar pela chegada do parceiro que fará a entrega.
Nessa opção, é o próprio Uber Eats que vai determinar as taxas de entrega que os clientes vão pagar.
A segunda opção para vender no Uber Eats é a sua empresa mesmo enviar os pratos. Para isso, você deve cumprir a legislação fiscal e trabalhista na relação com seus funcionários.
Nessa opção, os clientes não terão como acompanhar a localização do entregador em tempo real e é você quem vai decidir o valor da entrega.
Vale lembrar que o Uber Eats cobra uma porcentagem menor sobre os pedidos dos restaurantes que fazem a própria entrega.
Como Funcionam as taxas para vender no Uber Eats?
Quando você começa a vender no Uber Eats paga uma taxa única de R$ 500 reais que te dá direito a divulgação, marketing, 10 fotos profissionais e 200 sacolas personalizadas.
Por conta da pandemia, O Uber Eats definiu que por um mês, a partir do dia 8 de abril de 2021, os estabelecimentos que usam frota própria de entregadores vão pagar apenas 5% de taxa por pedido.
Já os restaurantes que usam as entregas da empresa terão taxa de 18%.
Após esse período as taxas para vender no Uber Eats voltam ao normal, o que vai de 27% até 30%.
Ordem de exibição do restaurante
Se você está querendo saber como vender no Uber Eats, provavelmente se preocupa com a exibição do seu negócio por lá.
Essa exibição é determinada por algoritmos e existem alguns pontos cruciais para determinar isso.
Esses algoritmos se baseiam na quantidade de clientes que já visualizaram o estabelecimento, na quantidade de pedidos dos clientes além de dados de preferência dos clientes, e lógico, a distância entre o cliente e o restaurante.
Como funciona o Tempo de Entrega
Entre os maiores diferenciais de vender no Uber Eats está o tempo de entrega.
A ideia é manter o tempo de entrega menor que trinta minutos. Por isso, eles levam em conta a localização e disponibilidade de entregadores.
Esse tempo de entrega, então, é calculado a partir de uma estimativa que leva em conta o tempo de preparo do produtos e o tempo necessário para o entregador levar o pedido até o cliente.
Como é feita a Gestão pelo Restaurante para Vender no Uber Eats?
Para te ajudar a saber como vender no Uber Eats, o aplicativo disponibiliza um tablet para uso exclusivo dos aplicativos Uber, para que você controle o fluxo de pedidos e consiga entrar em contato com entregadores próximos.
Nesse aplicativo você tem acesso a um resumo de ganhos semanal, um relatório para acompanhar os lucros com as vendas pelo Uber Eats, além de um relatório de desempenho com dados como:
- Pedidos mais populares;
- Dias mais movimentados;
- Avaliações dos clientes.
Como é feito o pagamento?
Ao fazer o cadastro, você vai informar seus dados bancários. E a empresa vai repassar seus ganhos semanalmente.
Uma boa notícia é que caso haja o cancelamento de um pedido, o suporte vai entrar em contato para saber se este já havia sido preparado.
Caso já tenha sido feito, o repasse acontecerá normalmente, o que é uma das grandes vantagens de vender no Uber Eats.
Outro ponto de destaque é que em caso de erros nos pedidos, o aplicativo possui uma política de reembolso para que você não tenha prejuízo.
Aprenda TUDO sobre Empreendedorismo em um só lugar!
Tenha acesso a uma plataforma de streaming completa e EXCLUSIVA para membros e entre em contato com conteúdos personalizados que vão te fazer crescer como empresário…
Por lá, você terá acesso imediato a:
- + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
- + 350 horas de conteúdo;
- Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
- Novos conteúdos TODA SEMANA;
- Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
- Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
- E MUITO MAIS!
Faça sua assinatura no botão abaixo e participe dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado:
Deixe um comentário