O Google sempre lança as mais variadas iniciativas voltadas para os empreendedores. Mas, como estamos em época de Black Friday, é claro que eles iriam intensificar os eventos focados em varejo… O mais recente deles foi a Black Friday Connections Store, que apresentou dados importantes para quem quer faturar na data. 

Não é mais novidade para ninguém que a Black Friday se consolidou como um dos eventos mais importantes para o varejo nacional. Saber como aproveitar a data significa aumentar, consideravelmente, as chances de vender muito mais. 

Para ajudar os empresários a fazerem isso, recentemente aconteceu o Black Friday Connections Store, um evento do Google que contou com a participação de grandes nomes do Google e do mercado como um todo.

Ao longo deste artigo, nós vamos te apresentar os pontos mais importantes sobre uma palestra que ocorreu no evento e, de quebra, contar com insights importantes da Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, que estava por lá.  

Vamos começar?

Os 5 “Cs” da Black Friday 2022

A Fernanda Bromfman, líder de Commerce para as médias empresas do Google Brasil, apresentou no evento os 5 grandes tópicos que vão pautar as decisões da empresa nas sazonalidades que estão por vir e que, claro, podem nortear os empresários ao longo do período.  

São os chamados 5 “Cs” da Black Friday

  • Contexto;
  • Consumidores;
  • Categorias;
  • Copa do Mundo;
  • Canais

Veja a explicação para cada um deles a seguir:

black friday connections

Contexto

O primeiro “C” apresentado por Bromfman fala sobre o contexto em que vivemos hoje. Ela acredita que teremos uma Black Friday mais madura, em que tanto consumidores quanto empreendedores já conhecem bastante o evento e se preparam para aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Isso faz bastante sentido porque, afinal de contas, a Black Friday já está em sua 12ª edição no Brasil, não é verdade?

Contudo, alguns lojistas e varejistas estão inseguros em relação aos fatores que afetam o país atualmente, como desemprego, alta taxa de juros, impostos caros e alta na inflação, o que causa a elevação nos preços dos produtos - principalmente no setor alimentício. 

E a verdade é que não dá para ignorar esse cenário… nem os empresários mais inexperientes poderiam fazer isso. 

Quem já tem algum tempo de caminhada no Ecommerce, ou no Varejo como um todo, sabe bem que momentos de crise podem trazer ensinamentos e oportunidades para contornar a situação instabilidade.

Por isso, é seguro dizer que o que se espera dos empreendedores nesse momento é foco para aproveitar as oportunidades, porque os consumidores vão continuar aproveitando o evento

Na verdade, a intenção de compra deles comprova bem isso, o que nos leva para o segundo “C” apresentado por Bromfman no evento…

Consumidores

De acordo com pesquisa encomendada pelo Google e realizada pelo Instituto Ipsos, os brasileiros estão otimistas e planejam fazer compras durante a Black Friday. 

Na verdade, 88% dos consumidores acreditam que suas situações econômicas vão se manter ou melhorar até o final do ano e 71%  pretendem fazer alguma compra durante a data.

O estudo ainda faz uma análise por classes sociais: 

Na lista de intenção de compra das classes A e B, por exemplo, há TVs, celulares, itens de informática e produtos que não são de necessidade, como moda esportiva. Já na lista da classe C, a lista de intenção de compra conta com 3 categorias: Alimentos, Eletroportáteis, Roupas e Acessórios. 

Aprofundando um pouco mais nessa questão de produtos que serão comprados ao longo da Black Friday, Fernanda Bromfman explica o terceiro “C” de sua apresentação…

black friday connections

Categorias

Em uma média, o consumidor da Black Friday 2022 vai comprar em, pelo menos, cinco categorias diferentes:

  • Roupas e acessórios (47%);
  • Livros e itens de papelaria (43%);
  • Calçados (38%);
  • Celulares (36%); 
  • Eletroportáteis (33%).

Sobre isso, Babi Tonhela aponta o quanto o gosto do consumidor brasileiros foi mudando ao longo das edições do evento nos últimos anos: 

“Isso é interessante porque, até 2019, a gente tinha aquela compra de Black Friday que era super planejada, para produtos de alto ticket, mais voltada para o lar, a tecnologia e a informática. E hoje a gente já tem uma Black Friday super consolidada em diversos nichos de mercado.”

Outro ponto interessante são os resultados de busca para o Google:

Em 2021, as pesquisas focavam em “produtos e categorias do varejo” e a palavra “barato” tinha 53% de vantagem em cima da “melhor”. Já em 2022, está havendo uma mudança de comportamento, apontando um aumento 27% nas buscas para itens que levam o termo “melhor”.

Bem interessante, não é?

Isso só reforça o quanto o empreendedor precisa estar atento às estratégias de SEO. E se você quer saber mais sobre isso, vale a pena a leitura dos artigos: 

Copa do Mundo

Pela primeira vez desde a chegada da Black Friday ao Brasil, em 2010, o evento vai acontecer no mesmo período da copa do mundo. E isso, é claro, tem deixado os empresários do varejo bastante receosos.

Essa apreensão, contudo, não é à toa… 

Em 2018, por exemplo, a copa do mundo aconteceu no meio do ano, como de costume, e o varejo apresentou uma queda de 28%, segundo estudo promovido pela Konduto. 

Fazendo uma análise sobre esse cenário, Babi Tonhela aponta que essa questão poderia ser muito preocupante se ela fosse avaliada apenas por esse viés. Mas é preciso considerar o crescimento do Ecommerce de lá para cá:

“O varejo online mais que dobrou sua presença no mercado nos últimos anos… E é preciso levar em conta que os negócios em 2018 não estavam focados no digital. Logo, nós temos um cenário muito favorável 4 anos e meio depois, pois muitos negócios já se digitalizaram. E isso balanceia essa queda e contribui para o aumento das vendas do varejo na copa do mundo”.

Além disso, algo que chama atenção e não pode deixar de ser citado é o comportamento do consumidor durante os jogos da copa do mundo

Durante a apresentação da Fernanda Bromfman no Black Friday Connections Store, também foi debatido o fato de que os jogos vão acontecer na televisão, mas que, enquanto isso, os consumidores estão com os seus celulares em mãos. 

Ou seja, as compras não vão cessar só porque estaremos em período de copa do mundo

Na verdade, os dados apontam o seguinte comportamento por parte dos consumidores: muita pesquisa, interação e cliques antes, durante os intervalos e, principalmente, ao final dos jogos. Estima-se, inclusive, que ocorram picos nesse movimento dos compradores após o encerramento das partidas. 

Outro ponto de atenção é que, como já falamos no blog anteriormente, a tônica deste ano não é a Black Friday em si, mas a Black November, em que há ofertas de produtos e serviços ao longo de todo o mês do evento. 

Inclusive, a Babi Tonhela desenvolveu um workshop gratuito sobre o tema, mostrando o passo a passo completo para você realizar uma Black November de sucesso em vendas. O conteúdo está disponível no link abaixo:

Canais

O último “C” da apresentação feita pela líder de Commerce do Google para as médias empresas do Google Brasil, Fernanda Bromfman, diz respeito aos canais

Onde os consumidores vão fazer suas compras, afinal? 

A resposta aponta para a omnicanalidade com um todo, além de também para o físico e o digital. Isso porque os consumidores já são bem multicanais… 

Ainda segundo a pesquisa encomendada pelo Google, 72% dos consumidores brasileiros declararam que compram tanto no online quanto no físico. E 57% pretendem comprar em sites, 51% em aplicativos e 45% em lojas físicas.

Sobre isso, Bromfman ressalta a importância de os lojistas estarem preparados para vender nesses canais, principalmente, através dos celulares - já que as pessoas não deixarão seus aparelhos de lado mesmo durante os jogos.

Ela ainda dá a dica de que muitas pessoas acessam o YouTube para reverem lances e momentos dos jogos, o que se revela como uma boa oportunidade para criar anúncios e fazer propagandas em canais como esse durante a copa do mundo. 

Sendo assim, o que chama a atenção em todo esse cenário não são só as fortes mudanças nos hábitos de compras das pessoas, mas também a urgência de os empresários aproveitarem isso em meio ao contexto da copa do mundo e da Black Friday em si. 

Nós, como escola, notamos que, ano a após ano, existe um despreparo de milhares de lojistas em eventos importantes como esses que estamos prestes a viver. 

Os empreendedores perdem oportunidades valiosas não só de consolidar seus negócios no mercado, mas de alavancarem consideravelmente o faturamento nesses períodos. 

Qual seria a solução, então?

A resposta certa para nós, que somos uma escola especializada em Ecommerce, é bem simples: conhecimento

Nenhum negócio vai para frente sem que o empreendedor tenha o devido conhecimento para isso acontecer. E quando falamos isso, não nos referimos só aos iniciantes, mas a  todos os lojistas que atuam no varejo online e/ou no físico há algum tempo. 

E a forma que achamos para ajudar essas pessoas foi trazer a visão de especialistas do mercado em treinamentos, palestras, masterclasses... 

Nós criamos a plataforma Ecommerce na Prática, em que você pode ter acesso a 350 conteúdos sobre Ecommerce, Empreendedorismo, Marketing, Logística e muito mais. 

Você está preparado para vender mais na Black Friday e no ano todo? 

Nós esperamos que sim!

Para saber mais informações sobre a plataforma Ecommerce na Prática, clique aqui: