Já pensou em compartilhar mensagens curtas que todos os seus seguidores podem ler? Poderíamos estar falando do Twitter, do WhatsApp ou até mesmo do Facebook… mas estamos falando das notas do Instagram. Se você quer saber mais sobre o assunto, vem ler este artigo!  

O Instagram é, hoje, um dos principais canais de comunicação entre empresas e clientes. Com bilhões de usuários ativos, todos os meses, a plataforma se tornou o destino perfeito para pessoas que desejam acompanhar notícias e comprar produtos e serviços. 

Não podemos esquecer, no entanto, que o principal objetivo do Instagram é promover a conexão entre pessoas. Foi exatamente com esse intuito que a plataforma anunciou o lançamento das notas do Instagram. 

Empreendedores, é claro, já querem saber como podem usar essa funcionalidade em seus perfis comerciais para aumentar a vínculo com seus seguidores. E é exatamente isso que vamos mostrar agora… 

O que são as notas do Instagram? 

As notas do Instagram são mensagens de até 60 caracteres que aparecem na aba de mensagens diretas (DMs) durante 24h, dentro do aplicativo. Essas mensagens ficam dispostas numa barra superior antes das mensagens diretas, acima da imagem do perfil dos usuários, e ficam visíveis para seguidores que o usuário segue de volta.

As notas podem ser postadas para a sua audiência de seguidores ou lista de Close Friends e, assim como os Stories, elas desaparecem após 24 horas. Além disso, por enquanto, você não pode fixá-las para aumentar a sua durabilidade, como acontece com os Destaques do Instagram, por exemplo. 

A plataforma começou a testar o uso das notas do Instagram no início de 2022, mas apenas uma pequena parcela de perfis recebeu a novidade. Em dezembro do mesmo ano, a funcionalidade foi disponibilizada para todos os usuários.

O recurso despertou a saudade de alguns pelo MSN Messenger, popular plataforma de chat dos anos 2000, que tinha recursos bem parecidos. Mas, afinal, será que as notas do Instagram vieram para ficar? Como elas podem ser usadas no seu negócio? Continue acompanhando o artigo para saber… 

Leia também: Como repostar no Instagram? Aprenda a fazer repost no Reels, Stories e Feed.  

Marketing de conteúdo

Como funcionam as notas no Instagram?

Como dito anteriormente, as notas no Instagram são uma função localizada na aba de mensagens diretas. Elas permitem que o usuário publique um texto de até 60 caracteres. A ideia é facilitar o compartilhamento de pensamentos rápidos, que ficam no ar por até 24h.

Para as empresas que usam a rede social para divulgar e/ou vender produtos, a funcionalidade pode ser muito útil para avisar sobre promoções, repassar informações importantes, etc.

Por que usar as notas do Instagram? 

As notas do Instagram oferecem mais uma oportunidade para empresas que desejam estimular o engajamento com seus seguidores. Com elas, você pode compartilhar mensagens engraçadas, fazer CTAs para o seu perfil ou site, compartilhar cupons de desconto exclusivos e mais. 

As notas do Instagram são alocadas em um espaço muito nobre dentro da plataforma, onde as pessoas visitam para enviar mensagens, as chamadas “DMs” ou Direct do Instagram. Em resumo, essa é uma ferramenta poderosa para humanizar e aproximar a sua empresa – e, por isso, não deve ser desperdiçada. 

Além de tudo isso, as notas do Instagram são formas de se comunicar sutilmente dentro da plataforma. Ao publicá-las, você não gera nenhum tipo de notificação, apesar da mensagem aparecer dentro da aba de mensagens diretas. 

Dessa forma, você pode compartilhar novidades de maneira orgânica, sem parecer intrusivo para os seus clientes. Por serem mensagens curtas que têm um prazo de validade menor, elas requerem menos esforço para serem escritas. Por tudo isso, se você tem uma loja virtual no Instagram, a funcionalidade de notas pode ser muito útil. 

No entanto, deve ter em mente que as notas não aparecem para todos. Apenas os perfis que você segue e que te seguem de volta conseguem ler a nota no Instagram.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são as notas do Instagram e o porquê de usá-las, queremos te mostrar as etapas para fazer isso. Vem com a gente para o próximo tópico! 

Leia também: Nova atualização do Instagram: conheça as novidades na rede social.

Onde encontro notas do Instagram?

As notas do Instagram ficam localizadas na caixa de entrada do aplicativo, no mesmo espaço no qual você pode ver as mensagens recebidas e enviadas. Elas estão na parte de cima da tela, entre a barra de pesquisa e as mensagens. 

A ordem de aparição das notas segue a lógica cronológica. Isso quer dizer que as notas mais recentes aparecem primeiro. Para conferir todas as notas deixadas por seus amigos, basta arrastar a tela para o lado.

Se você quiser reagir à nota, basta clicar em cima da mensagem e enviar uma DM. Você não precisa clicar nas notas para visualizá-las.

Como ativar as notas do Instagram?

As notas do Instagram são um recurso nativo, que não precisa ser ativado para estar disponível. Se você ainda não tem acesso à funcionalidade, tente atualizar o aplicativo. Pode levar algum tempo até que todas as contas tenham acesso às notas.

Como criar uma nota do Instagram? 

Criar a sua própria nota do Instagram é bem fácil. Em apenas alguns passos você consegue escrever e publicar a mensagem, deixando-a disponível para toda a sua lista de seguidores. Veja como criar sua nota rapidamente:

1. Vá até a página inicial do aplicativo do Instagram e clique no ícone de mensagens, no canto superior direito da página; 

2. Depois, você vai clicar no ícone de (+), ao lado da sua foto de perfil; 

Como criar notas do Instagram

3. Depois de clicar no ícone de (+), você será direcionado para uma página onde poderá escrever a sua nota e compartilhá-la. Lembre-se que a mensagem deve ter até 60 caracteres apenas. 

Aqui, você pode escolher compartilhar a mensagem com toda a sua lista de seguidores, ou apenas aqueles que estão nos Close Friends. Clique em “Compartilhar” e pronto, você terá publicado a sua primeira nota do Instagram! 

Como criar Notas do Instagram

Leia também:  Como responder mensagem no Instagram [GUIA PRÁTICO] 

Como deletar uma nota do Instagram? 

Talvez você tenha escrito uma mensagem com erro de digitação, dando uma informação errada, ou que não tenha sido bem recebida pelo público. Qualquer que seja a razão, saiba que é possível deletar uma nota do Instagram antes das 24 horas. E, felizmente, o processo é bem simples. 

Primeiro, vá até o seu inbox do Instagram e encontre a nota a ser deletada. Clique sobre a mensagem e, depois, selecione a opção “Apagar”. Vale lembrar que, uma vez que a sua nota foi apagada, ela não poderá ser acessada novamente. 

Como desativar as notas do Instagram?

Até o presente momento, as notas do Instagram não são um recurso que pode ser desativado. Isto é, se o seu aplicativo foi atualizado e mostra a nova funcionalidade, não existe maneira de reverter o processo.

Muitas pessoas que não desejam ver as notas do Instagram em seu perfil optam por fazer o download de uma versão mais antiga do aplicativo. 

Essa é uma solução temporária e que nós não recomendamos a ninguém. Afinal, com uma versão mais antiga, você perde muitas outras funcionalidades além das notas do Instagram. E, além disso, é só uma questão de tempo até que seu aplicativo seja atualizado novamente. 

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA] 

Por que não tenho as notas no Instagram?

Se você não tem o recurso na caixa de entrada do Instagram, é possível que o seu smartphone esteja desatualizado. Esse é um problema comum em modelos mais antigos, que têm menos memória para fazer atualizações automáticas nos aplicativos. 

Felizmente, este é um problema fácil de resolver. Siga os seguintes passos: 

  • Visite a loja de aplicativos do seu celular. Em aparelhos iOS, essa é a App Store. Em aparelhos Android, é a Play Store;
  • Pesquise pelo aplicativo do Instagram; 
  • Clique no botão “atualizar”.

Depois de completar esse processo, é provável que a funcionalidade esteja disponível. Se não, pode ser que o modelo do seu smartphone não suporte as versões mais atualizadas do aplicativo.

Quem pode ver uma nota compartilhada?

As notas que você publica em seu perfil estão disponíveis apenas para as contas que te seguem. A ideia por trás do recurso é incentivar a troca de mensagens entre contas que se seguem mutuamente, portanto, faz sentido que o compartilhamento seja feito dessa maneira.

Como silenciar o Instagram Notas?

Ainda que o recurso das notas não possa ser desativado completamente, existem formas de limitar os conteúdos que chegam ao seu perfil

Se as notas de um usuário estão te incomodando, pressione a nota do perfil e clique em “Silenciar notas”. Depois disso, aquelas notas não vão mais aparecer na lista. 

E esse não é um processo irreversível! Você pode reativar o recurso indo até o perfil silenciado, clicar em Seguindo >  Silenciar > Notas.

5 dicas para ter mais engajamento com as suas notas do Instagram

As notas do Instagram são uma ferramenta poderosa para aumentar o engajamento com seus seguidores e vender mais. No entanto, é preciso saber como utilizá-las corretamente para ter resultados efetivos. A seguir, vamos compartilhar dicas valiosas para ter mais cliques e engajamento em suas notas do Instagram.

1. Seja claro e direto

Como as notas do Instagram têm um limite de 60 caracteres, é importante ser objetivo e claro em sua mensagem. Use uma linguagem simples e direta, sem rodeios ou excessos. Seja criativo para chamar a atenção do seu público, mas sem deixar de ser claro e conciso.

2. Use emojis

Os emojis são uma ótima maneira de adicionar personalidade e emoção às suas notas do Instagram. Eles chamam a atenção dos usuários e ajudam a transmitir sua mensagem de forma mais efetiva. Além disso, o uso de emojis pode tornar suas notas mais visíveis na barra superior das DMs.

3. Incentive a interação

As notas do Instagram também podem ser usadas para incentivar a interação com seus seguidores. Use perguntas ou CTAs para estimular a resposta dos usuários. Por exemplo, você pode perguntar a opinião deles sobre um novo produto ou lançamento, ou fazer uma pergunta relacionada ao seu nicho de mercado.

4. Crie senso de urgência

Para aumentar o engajamento e gerar mais vendas, é importante criar um senso de urgência em suas notas do Instagram. Você pode oferecer um desconto exclusivo por tempo limitado ou informar que um produto está com estoque limitado. Isso incentiva seus seguidores a agir rapidamente e aumenta a chance de conversão em vendas.

5. Compartilhe conteúdo exclusivo

As notas do Instagram também são uma ótima maneira de compartilhar conteúdo exclusivo com seus seguidores. Por exemplo, você pode compartilhar um sneak peek de um novo produto ou lançamento, ou oferecer um acesso antecipado para uma promoção exclusiva. Isso incentiva seus seguidores a se envolverem mais com sua marca e aumenta a fidelidade dos clientes.

20 frases para colocar nas notas do Instagram de sua empresa 

Agora que você sabe o que são notas do Instagram, como postá-las e dicas para aumentar o seu engajamento com elas, é a  hora de ver algumas ideias de frases que você pode usar na sua empresa.

Vale lembrar que todas elas têm 60 caracteres ou menos, e você pode personalizá-las como quiser. Veja nossas sugestões:

  • Aproveite nosso cupom exclusivo no site!;
  • O que você acha do nosso último lançamento?;
  • Fique por dentro das nossas novidades!;
  • Oferta relâmpago: 24h de desconto!;
  • Só para os nossos Close Friends: promoção imperdível!;
  • Clique aqui para conferir nossas ofertas!;
  • Receba nossas atualizações em primeira mão!;
  • Estamos com frete grátis hoje!;
  • Já conhece o nosso lançamento? Confira no site.;
  • Só mais algumas horas para aproveitar essa oferta!;
  • Compre agora e receba em casa!;
  • Uma surpresa espera por você!;
  • Diga adeus aos preços altos!;
  • Você não vai querer perder isso!;
  • Aproveite nosso estoque limitado!;
  • Temos uma oferta especial para você!;
  • Não perca tempo, compre agora!;
  • Apenas para nossos clientes fiéis!;
  • Este produto é o que você precisa!;
  • Compre um, leve outro com desconto!

Como usar as notas do Instagram para vender? 

Uma das melhores formas de usar as notas do Instagram para vender, hoje, é criando grupos exclusivos, por meio da funcionalidade de Close Friends. Dessa forma, você vai estar criando uma comunidade mais próxima em torno da sua marca, uma coisa que pode impactar no aumento da sua taxa de conversão em vendas. 

Fazendo isso, você pode implementar as seguintes iniciativas: 

  • Perguntar opinião dos clientes sobre determinado produto;
  • Avisar sobre promoções exclusivas;
  • Compartilhar cupom de desconto temporário; 
  • Fazer CTAs para o seu site de vendas.

De modo geral, você deve fazer testes e perceber como a sua audiência se comporta. Dessa forma, você vai poder maximizar o engajamento com as notas do Instagram e tirar o máximo deste recurso. 

Lembre-se de ir direto ao ponto em sua nota do Instagram, afinal, o espaço é curto e a sua mensagem deve ser concisa. Nossa dica é que você estude sobre copywriting e gatilhos mentais para criar mensagens mais relevantes, em espaços menores. 

As notas do Instagram são apenas um pequeno exemplo de como a sua empresa pode se aproximar de seus clientes por meio de conteúdo. Esse é um pilar importantíssimo para vender nas redes sociais. 

E nós falamos sobre isso no treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Durante as aulas, você vai aprender como criar conteúdos que engajam e vendem para todas as redes sociais. 

O curso já está disponível na nossa plataforma de educação por assinatura. Para conhecer mais sobre as aulas e começar a estudar, clique aqui.