Entender como abordar um cliente pelo WhatsApp se tornou uma necessidade para os empreendedores. Afinal de contas, qual o jeito certo de cativar a atenção dos consumidores e fazer com que eles comprem os seus produtos por esta plataforma? Você vai aprender tudo isso e muito mais neste artigo!

Cada vez mais as empresas têm usado o WhatsApp como um recurso valioso para fazer atendimento e vendas. O aplicativo de mensagens instantâneas é dinâmico, fácil de usar e já faz parte da vida dos consumidores brasileiros.

O que os empresários precisam aprender, entretanto, é como abordar um cliente pelo WhatsApp do jeito certo, sem desperdiçar nenhuma oportunidade de vender mais. Fique atento aos próximos tópicos para entender tudo em detalhes!

Por que abordar clientes pelo WhatsApp?

O WhatsApp se tornou uma das maneiras mais rápidas e eficientes para fazer contato com clientes e fechar vendas. Hoje, é muito difícil encontrar um dispositivo que não tenha o aplicativo de mensagens instantâneas instalado. A grande maioria dos consumidores utilizam o WhatsApp.

Segundo pesquisa realizada pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais aberto pelos usuários ao longo do dia, ficando com 52% no ranking. Ele deixa para trás outros aplicativos de peso, como Instagram (21%) e Facebook (3%).

Esses e outros dados que poderíamos citar aqui, tornam o WhatsApp um recurso poderoso para abordagem de clientes. É possível dizer que as empresas que não utilizam o aplicativo para entrar em contato com os consumidores, esclarecer suas dúvidas e fechar vendas, estão praticamente perdendo dinheiro.

A dúvida que surge nesse meio do caminho, então, é como abordar um cliente pelo WhatsApp do jeito certo. Continue a leitura para saber mais! 

Benefícios de abordar um cliente pelo WhatsApp

Se você está pensando em abordar clientes pelo WhatsApp, certamente já sabe o quanto essa ferramenta pode te ajudar. Entretanto, existem alguns benefícios pontuais que você não pode deixar de conhecer. Veja só:

Comunicação mais ágil e fácil

O WhatsApp proporciona uma comunicação em tempo real. Levando em consideração o nível de exigência dos consumidores modernos – que desejam agilidade e eficiência –, o aplicativo é a melhor aposta para quem vende produtos ou serviços. 

Isso porque as conversas instantâneas te ajudam a esclarecer dúvidas, fornecer suporte e até mesmo concluir transações de maneira mais prática. Inclusive, alguns recursos da plataforma podem ajudar nisso, como vamos explicar a seguir…

Personalização com respostas automáticas

Você sabia que é possível programar mensagens automáticas no WhatsApp? Isso é possível graças à versão empresarial da plataforma, o WhatsApp Business

Quando ativadas e configuradas da maneira correta, as mensagens automáticas permitem que o cliente interaja com a sua empresa sempre que desejar. É possível não só criar mensagens de boas-vindas, por exemplo, mas aplicar uma triagem para entender o que a pessoa realmente precisa. 

📱 Explicamos como fazer isso no artigo: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?. Leia quando puder!

Exposição de produtos

Utilizar o WhatsApp para expor seus produtos é uma forma eficaz de abordar o cliente, sabia? 

Muitos deles entram em contato para tirar dúvidas sobre itens que viram no site ou em algum anúncioAproveite esse contato para enviar o seu catálogo de produtos completo.

A capacidade de enviar imagens, vídeos e detalhes dos produtos ajuda os consumidores a terem uma compreensão mais completa das mercadorias. Isso pode ser ainda mais útil em lançamentos, promoções especiais, etc.

9 dicas essenciais de como abordar clientes pelo WhatsApp

Agora que você já tem uma boa base sobre o assunto, que tal entender como abordar um cliente pelo WhatsApp na prática? Vamos às dicas!

1. Conheça seu cliente

Aqui no EnP, nós nunca vamos cansar de afirmar o quanto é importante conhecer o perfil do seu cliente. Seja para entender como abordá-lo corretamente pelo WhatsApp ou para qualquer outra iniciativa. 

E quando falamos sobre entender quem é o seu consumidor, estamos nos referindo à persona do seu negócio. A persona nada mais é do que o perfil fictício do seu comprador ideal, tomando como base seus gostos, interesses, preferências, idade, local onde mora, etc. 

A partir do momento que você sabe quem é a sua persona, fica muito mais fácil entender como abordar um cliente pelo WhatsApp e fechar ainda mais vendas. Para te ajudar nisso, aí vão algumas sugestões:

2. Informe como você conseguiu o número do celular 

Outro passo de como abordar um cliente pelo WhatsApp é informar, logo no início da conversa, como você conseguiu seu número de telefone. 

Além de acabar com aquele estranhamento inicial sobre quem está mandando mensagem, essa informação transparente elimina quaisquer desconfianças por parte do consumidor. Fora o fato de que também respeita sua privacidade. Afinal de contas, ele tem o direito de interagir ou não com a mensagem enviada. 

Pense da seguinte maneira: transparência é a melhor pedida. Sendo claro na hora de abordar o cliente pelo WhatsApp, mais chances você tem de conquistar a atenção dele. 

🧲 Aproveite para ler também: Conheça 17 técnicas de persuasão para vender mais.

3. Ofereça informações relevantes

Oferecer informações relevantes na abordagem pelo WhatsApp significa compartilhar conteúdo útil que atenda às necessidades e interesses dos clientes

Isso pode incluir detalhes sobre produtos ou serviços, respostas para perguntas frequentes (FAQ), conteúdo educativo, como artigos, vídeos ou infográficos, e dados que auxiliem o cliente em suas decisões de compra. 

A relevância das informações está diretamente ligada à sua utilidade e importância delas para o cliente. Vale a pena também personalizar essas informações, considerando as preferências e o momento do cliente. 

4. Crie uma primeira impressão positiva

Sim, por muitas vezes, a primeira impressão é a que fica e você deve ter bastante atenção quanto a isso ao abordar um cliente pelo WhatsApp. A sua meta deve ser deixar a pessoa confortável, a ponto de ela se sentir segura para tomar a ação que você deseja.

Veja bem, não é para mentir ou prometer coisas que a sua empresa não possa cumprir. Jamais faça isso! A ideia é você ser educado e ter uma postura amigável, a fim de deixar o consumidor livre para tirar dúvidas e comprar os seus produtos.

5. Seja atencioso e disponível

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, outra dica de como abordar um cliente pelo WhatsApp é ser atencioso e disponível. 

Uma pesquisa realizada pela Zendesk aponta que 82% dos consumidores brasileiros disseram que tomam a decisão de compra com base na qualidade do atendimento recebido.

E certamente a atenção e a disponibilidade fazem parte de um bom atendimento. Assim, ao abordar um cliente pelo WhatsApp, tenha em mente que a calma e a paciência valem ouro na hora de apresentar um produto, esclarecer dúvidas ou qualquer outro ponto. 

6. Evite textos longos ou técnicos

Independentemente do seu nicho de mercado, evite usar textos longos demais ou muito técnicos. Isso só vai atrapalhar a compreensão do cliente.

Lembre-se que qualquer abordagem feita por uma empresa deve ser direta e objetiva. O próprio WhatsApp é uma plataforma dinâmica e feita para troca de mensagens instantâneas. 

Por isso, a melhor pedida é manter as mensagens concisas e claras. Tudo para facilitar o entendimento de quem vai recebê-las. 

7. Personalize suas mensagens

Quando falamos em personalização de mensagens enviadas pelo WhatsApp, estamos nos referindo a algumas questões importantes…

A primeira delas é a linguagem da sua empresa. Ou seja, a forma como suas mensagens serão escritas, o tom que será usado, se terá o uso de emojis ou não, etc. 

O segundo ponto é a personalização a partir de informações dos consumidores. Isto é, em vez de adotar uma abordagem genérica, personalize as mensagens com dados específicos sobre o ele, como seu nome, histórico de compras, preferências e interações anteriores.

Dessa forma, os clientes terão uma experiência de compra mais individualizadas, o que vai aumentar ainda mais a sua chance de fidelizá-los. Uma boa pedida, não é verdade?

📝 Leia também: Texto pronto para vendas no WhatsApp: 18 ideias para você usar no seu negócio.

8. Tenha atenção ao horário do envio da mensagem

Enviar mensagens em horários inadequados pode gerar um desconforto desnecessário para o cliente. Isso faz com que você perca a oportunidade de vender e de até mesmo estabelecer uma boa relação com esse consumidor.

A melhor opção é abordar o cliente pelo WhatsApp dentro do horário comercial, ou seja, de 9h às 18h. Assim, você aumenta suas chances de receber uma resposta por parte do cliente e faz com que ele se sinta respeitado em seu horário de descanso ou lazer.

9. Use materiais de apoio 

Por último, mas não menos importante, para entender como abordar um cliente pelo whatsapp, não esqueça de contar com materiais de apoio. 

Imagine que você tenha uma loja de flores online, que também vende itens de jardinagem. Um cliente entra em contato para entender qual terra funciona melhor para plantar um determinado tipo de flor. A melhor maneira de respondê-lo é contando com um bom material de apoio, capaz de tirar quaisquer dúvidas.

Pode ser um catálogos de produtos, links para páginas da web, vídeos explicativos, infográficos, entre outros recursos. O importante é auxiliar o cliente para que ele consiga comprar o que deseja.

Exemplos de como abordar um cliente pelo WhatsApp

Neste ponto do artigo, você já está pronto para colocar a mão na massa e escrever uma mensagem perfeita para abordar um cliente pelo WhatsApp. Para te ajudar nisso, confira alguns exemplos abaixo:

Exemplo 1

Oi [Nome do Cliente]! Como você está? 

Temos uma novidade incrível para compartilhar com você. Acabamos de lançar [Nome do Novo Produto], e achamos que você vai adorar! 🎉

Confira mais detalhes em nosso site [Inserir Link] e nos diga o que acha. Estamos aqui para responder a qualquer pergunta!

Exemplo 2

Olá [Nome do Cliente]! 

Como um cliente especial, queremos oferecer a você uma oferta exclusiva. Use o código "CLIENTEESPECIAL10" em sua próxima compra e ganhe 10% de desconto. 💸

Esperamos que aproveite! Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Exemplo 3

Olá [Nome do Cliente]! 

Aqui é [Seu Nome] da [Nome da Empresa]. 

Queríamos agradecer pela sua última compra e esperamos que esteja adorando o produto [Nome do Produto]. 🤩

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, estamos à disposição!

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Já pensou faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas em apenas 2 dias? Isso é totalmente possível e nós podemos te ajudar…

Conheça o treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura da plataforma Ecommerce na Prática!

Nele, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

Quais são os benefícios de abordar um cliente pelo WhatsApp?

Comunicação mais ágil e fácil; Personalização com respostas automáticas; Exposição dos produtos; e mais.

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

1. Conheça seu cliente; 2. informe como você conseguiu o número do celular; 3. Ofereça informações relevantes; 4. Crie uma primeira impressão positiva; 5. Seja atencioso e disponível; 6. Evite textos longos ou técnicos; 7. Personalize suas mensagens; 8. Tenha atenção ao horário do envio da mensagem; 9. Use materiais de apoio.