O segmento de acessórios femininos teve um “boom” no Ecommerce, mesmo durante a pandemia. E os dados comprovam o crescimento nas buscas por esses produtos. De acordo com o relatório realizado pela Conversion, divulgado pela Money Times,  o mercado de roupas e acessórios se destacou com mais de 36% das buscas feitas por tráfego direto dentro do Google

Isso mostra que as pessoas realmente têm interesse nesse tipo de produto e vão diretamente no buscador para comprar ou consultar preços do produto.

Então, por que não aproveitar a onda do momento e criar sua própria loja de acessórios femininos? 

Se você já tinha o sonho de vender esses produtos na internet ou não tinha um segmento definido, essa é a sua chance! 

Para te ajudar, criamos um Plano de Negócios COMPLETO para você conseguir colocar em prática a sua loja.

Vamos lá?

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como começar uma loja de acessórios femininos do zero. Assista: 

Ainda não tem o seu CANVAS em mãos? Baixe agora! 

Assim como nos outros artigos da série Plano de Negócios, nós indicamos que você já tenha um modelo de Canvas do seu negócio impresso! 

Dessa forma, você consegue aplicar as dicas de planejamento facilmente. 

Então, você pode baixar o nosso modelo Canvas no link acima (logo abaixo do vídeo). 

Depois é só seguir este pequeno passo a passo: 

  • Imprima no tamanho A1 ou A3;
  • Cole o seu Canvas na parede do seu escritório (ou onde for melhor para visualizar); 
  • Compre notas autoadesivas (muito conhecidas como “post it”) para completar os quadrantes. 

Essa é uma ferramenta usual e você precisa olhar para o canvas praticamente todos os dias para dar clareza a sua ideia, beleza? 

Tudo feito? Vamos preencher todos os quadrantes na seguinte ordem: 

1- Escolha o nome da sua loja de Acessórios Femininos

Esse é o primeiro quadrante do Canvas, mas pode ser preenchido por último, caso você ainda não tenha pensado em um nome para a sua loja

E se você ainda não sabe, siga essas dicas:

  • Procure por nomes objetivos e simples;
  • Procure por nomes fáceis de memorizar;
  • Procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
  • Use a sua criatividade! 

Você pode fazer um brainstorming (chuva de ideias) e colocar todas as ideias em um papel e ir eliminando de acordo com as nossas dicas.

Além disso, coloque a data de início do planejamento neste primeiro quadrante para você ter um parâmetro de evolução da loja.  

2- Defina as Ofertas e Valores da empresa

Aqui, você vai definir  o nicho que você quer vender e os valores dos seus Acessórios Femininos. 

E quando dizemos valores, não está relacionado ao preço do produto, mas a solução e o interesse que ele gera para o cliente… 

Os valores de uma loja de acessórios poderiam ser a elegância das peças em primeiro lugar, que trazem o empoderamento feminino e também a exclusividade. Dessa forma, as semijoias seriam ainda mais valorizadas pelos clientes. 

Com relação às ofertas para uma loja de Acessórios Femininos, uma ideia legal seria investir no ramo de semijoias, algo que está bem em alta no Ecommerce. 

Além disso, selecionar acessórios que tenham pedrarias, cristais, peças com iniciais dos nomes e também a possibilidade de personalização dos acessórios. 

Outro ponto que você pode definir neste quadrante é o objetivo do seu negócio. É uma renda extra? É uma aposta de fato no empreendedorismo? E já estipular uma meta de faturamento. 

Vamos supor que essa é realmente a sua aposta para o empreendedorismo. Então, podemos pensar em uma meta de faturamento por volta de 30 mil em 90 dias. Esse valor foi estipulado com base na validação do seu negócio em 3 meses, o que é bem alcançável. 

3- Defina a sua Persona

Se você ainda não sabe o que é persona, vamos te explicar brevemente: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Definir a sua persona será fundamental para que você saiba como se comunicar com o seu público para vender os acessórios femininos. 

Criar a persona do seu negócio é fundamental para entender quem é o seu público, em quais canais de venda ele está e, com isso, criar uma comunicação focada para falar com o cliente ideal.

Veja só um exemplo simples de persona: 

Mulheres de 20 a 35 anos que moram nas principais capitais brasileiras, não trabalham em empregos muito formais e amam seguir as tendências do mundo da moda. Além disso, gostam de mostrar o que vestem dentro das redes sociais.

Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

4- Escolha o seus Produtos

Seguindo o nosso exemplo, você pode escolher: 

  • Brincos;
  • Colares;
  • Tornozeleiras;
  • Pulseiras;
  • Gangatinhas;
  • Presilhas;
  • Tiaras;
  • Necessaires.

Esse é o caso de nicho que dá para começar vendendo vários tipos de produtos diferentes, uma vez que as pessoas geralmente não compram apenas um brinco ou só uma pulseira. 

É bem comum que uma pessoa que quer comprar acessórios femininos compre mais de um item! 

5- Selecione os melhores Fornecedores

A nossa principal recomendação é que você escolha, pelo menos, umas 3 opções de fornecedores. Isso porque caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.

Mas como encontrar bons fornecedores?

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

Um pólo referência para o mercado de acessórios é a cidade de Limeira em São Paulo e os atacadões que estão em diversas cidades brasileiras.

6- Monte a sua Estrutura

A estrutura de uma Loja de Acessórios Femininos não precisa ser nada grandiosa… Muito pelo contrário… Você só precisa garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais… 

E o que faz parte dessa estrutura? 

  • Sistema de Gestão ERP;
  • Plataforma de Ecommerce para Loja virtual;
  • Redes sociais; 
  • Marketplaces;
  • Registro como ME. 

Colocamos a Microempresa neste caso, pois seguindo o nosso exemplo, a nossa meta anual ultrapassa o valor do MEI (Microempreendedor Individual). 

Portanto, antes de cadastrar o seu MEI, tenha em mente a sua meta para não ter que mudar em pouco tempo. 

Aproveite para ler e se inspirar no caso de sucesso: Mãe e empreendedora: a jornada de sucesso de Aline Vianna no mercado de Cosméticos

7- Escolha os Meios de Pagamento

No Ecommerce, os melhores meios de pagamento são digitais, que tem integração com lojas virtuais como a Pagarme.com e o Mercado Pago. 

Sem contar, é claro, os meios mais tradicionais e também os mais recentes, como as transferências via PIX! 

O ideal é ter várias opções para deixar que o seu cliente escolha a melhor opção para ele no momento da compra. 

Afinal, os meios de pagamento (ou a falta deles) podem virar uma objeção na finalização da compra e fazer você vender menos. 

8- Defina a sua Logística 

Escolha boas transportadoras com as quais você vai enviar os seus pedidos de forma rápida e segura, pois é isso que os seus clientes prezam. 

E o Melhor Envio, parceiro do EnP, é uma opção de logística que sempre recomendamos para os nossos alunos! 

Eles integram diversas transportadoras em um só lugar… A ferramenta tem parceria com as seguintes transportadoras:

  • Correios;
  • JadLog;
  • Via Brasil;
  • LATAM Cargo. 

E o melhor: você pode comparar o frete mais barato e enviar o produto para qualquer parte do Brasil dentro da ferramenta do Melhor Envio. 

9- Escolha os melhores Parceiros

Selecione os melhores parceiros para o seu negócio, que podem ser desde uma parceria formal com algum influenciador ou celebridade do momento ou até um amigo que te ajuda nos processos dentro da empresa. 

10- Fontes de Tráfego

Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual (ex: Facebook Ads, Google Ads e Marketing de influência). 

Pronto! Agora com todos os quadrantes preenchidos, você já pode colocar a sua ideia de ter uma loja de Acessórios femininos em prática! 

Mas esse é só o começo de uma longa jornada no Ecommerce… Para seguir em frente, é necessário aprender mais algumas coisas…

Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até R$ 30 mil em 90 dias

Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente aqui: