Grande parte dos brasileiros sonha em montar o próprio negócio, seja para mudar de carreira, trabalhar com o que ama ou conquistar a independência financeira. Nesse sentido, saber como e onde vender roupas usadas acaba sendo uma das principais opções desses novos empreendedores. 

Como muitos sabem, vestir-se é uma necessidade básica. Mas não é por isso que este é um mercado tão lucrativo. 

As roupas também oferecem uma maneira de mostrar a personalidade, diferenciar-se das outras pessoas e, no caso das roupas usadas, consumir de maneira mais sustentável. 

Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas formas de vender roupas usadas!

🔽 Antes, que tal assistir ao vídeo em que Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda, fala sobre como gerar renda extra com roupas usadas? Veja:

Por que vender roupas usadas? 

O segmento de venda de roupas usadas é um dos que mais cresce no varejo. Prova disso é que, segundo pesquisa do Statista, estima-se que a participação na receita global no segmento de moda sustentável cresça 1,4% continuamente entre 2023 e 2026.

O mercado de roupas usadas não é novo. Na verdade, é possível argumentar que ele é tão antigo quanto o varejo em si. Muitos casos de sucesso começaram de forma despretensiosa. 

A empresária norte-americana Sophia Amoruso, fundadora da marca Nasty Gal, começou vendendo roupas usadas no Ebay e alcançou grande sucesso. Sua história já virou livro e até série da Netflix, ambos chamados Girlboss. 

Então, caso você tenha dúvidas se vender roupas usadas é para você ou não, considere se você é do tipo de pessoa que olha para o guarda-roupas e:

  • Não sabe da onde veio aquela roupa;
  • Não encontra mais espaço livre, chegando a faltar cabides;
  • Tem roupas que ainda contam com a etiqueta; 
  • Sente dificuldade ao escolher o que usar.

Provavelmente, você está com roupas além do necessário. Vale a pena desapegar e transformar isso em dinheiro, não acha? 

Checklist gratuito

Onde vender roupas usadas?

Você pode vender roupas usadas em marketplaces (sendo eles brechós online ou plataformas mais gerais), site de vendas ou redes sociais. O melhor canal vai variar de acordo com o público que você quer atingir e o tipo de roupa que você vende. 

Alguns sites funcionam como verdadeiras vitrines online para que seus produtos alcancem o público interessado. A responsabilidade de atrair visitantes fica em parte por conta da própria plataforma...

Falamos “em parte” porque você vai precisar fazer anúncios por lá caso queira dar ainda mais visibilidade para os seus produtos

Já nas redes sociais, funciona diferente – você é responsável por ir atrás do público. Seja por meio de uma lista de amigos, publicações com conteúdos relevantes acerca dos seus produtos, indicações, interações com outros usuários, etc.

O mesmo vale para uma loja virtual própria. Você fará criará campanhas de marketing, anúncios e outras ações focadas em atrair o seu público.

A seguir, vamos apresentar uma lista de canais de venda que podem te ajudar a decidir onde vender roupas usadas. Cada um tem suas particularidades, mas, no geral, funcionam de maneira semelhante. Confira:

1. Loja virtual própria

Como dito de maneira breve anteriormente, uma loja virtual própria é como uma loja física, mas na internet. É um site que você cria para vender seus produtos online

Nela, você pode mostrar seus produtos, receber pedidos e processar pagamentos. Na prática, você tem controle total sobre como a loja é configurada e como os produtos são exibidos. 

É uma maneira de alcançar clientes em todo o mundo, sem precisar de uma loja física, e você é responsável por todas as etapas do processo de venda, desde a gestão do estoque até o envio dos produtos aos clientes.

Para criar e gerir uma loja desse tipo é preciso contar com uma boa plataforma de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo. 

2. Enjoei

O Enjoei é uma plataforma ideal para quem pretende vender roupas usadas na internet, ou qualquer peça de desapego, na verdade. Com uma comunicação bem descolada, eles possuem diversas campanhas que atraem muito público, usando até mesmo celebridades para atrair tráfego ao site. 

Apesar de ser possível vender itens novos e outras categorias como móveis, livros e eletrônicos, a grande maioria dos anúncios são relacionados a roupas usadas. 

Isso torna o Enjoei um canal muito buscado por quem pretende encontrar ótimos preços. A transação também é toda intermediada pela plataforma, o que traz mais segurança para o comprador e para o vendedor. 

Seu cliente compra no seu anúncio, você recebe uma etiqueta para envio através dos Correios e recebe o pagamento direto na sua conta no próprio site. Depois é possível transferir para um conta pessoal e sacar normalmente.

Os custos de venda na plataforma ficam em torno de 18% do preço do produto + tarifa fixa, que varia de acordo com o valor do item vendido. Você pode conferir os valores atualizados clicando aqui.

👚 Além disso, temos um artigo ensinando tudo o que você precisa saber para vender nesse marketplace: Como vender no Enjoei [GUIA COMPLETO]

3. Elo7

Se você já ouviu falar no Elo7 provavelmente foi como um site voltado para produtos de artesanato, não é verdade? Isso está mais que certo, mas saiba também dá para vender roupas usadas nesse marketplace…

Atualmente, a plataforma tem mais de 90 mil parceiros e 4,8 milhões de itens cadastrados, que podem ser vendidos para todo o Brasil. É uma boa alternativa na hora de vender as suas roupas usadas. 

🧶 Quer saber como vender por lá? Leia: Como vender no Elo7? [Guia atualizado 2022]

4. Troc

A Troc é uma plataforma especializada na compra e venda de roupas usadas de marca. 

Assim, como os demais brechós online, ela também tem uma lista de itens que podem ser comercializados – como bolsas, sapatos, etc – e que não são permitidos – como itens sujos, danificados, rasgados, etc).

É uma plataforma que faz bastante sucesso entre o grande público e entre consumidores mais interessados em artigos de luxo

💎 Leia também: Mercado de luxo no Brasil: como preparar seu Ecommerce para o segmento?

5. Repassa

O Repassa é outro marketplace dedicado à venda de roupas usadas, intitulando-se como o maior do Brasil. Ele se destaca por sua interface intuitiva e pela variedade de produtos disponíveis. 

No Repassa, é possível encontrar desde peças de marcas famosas até itens de moda vintage e exclusivos. A plataforma facilita todo o processo de venda, desde o cadastro dos produtos até o envio para o comprador.

6. Mercado Livre

Sem dúvidas, o Mercado Livre é um dos sites mais conhecidos para vendas na internet. A plataforma é considerada o marketplace mais popular da América Latina e, dentre os seus produtos mais vendidos, as roupas usadas sempre se destacam.

Por ser um marketplace, o Mercado Livre também fica responsável por atrair o público e mediar as transações, ficando responsável pelos processos de gerenciamento logístico e entrega, na maioria dos casos. 

Para você que pretende vender roupas usadas na plataforma, é importante saber que ela tem diferentes categorias de anúncios – incluindo algumas modalidades gratuitas. 

💸 Assim como em todo marketplace, no entanto, é importante ter atenção às taxas e comissões. Falamos mais sobre isso aqui: Qual a comissão do Mercado Livre? [GUIA 2023] 

7. OLX 

O OLX é um dos marketplaces mais conhecidos pelos brasileiros. Por lá, é possível vender produtos de várias categorias diferentes, inclusive roupas usadas. 

A plataforma permite que você anuncie suas peças gratuitamente, liberando de 1 a 40 anúncios grátis por mês – mas isso vai depender da categoria dos produtos vendidos pelo seu negócio.

E, como toda plataforma desse tipo, também é possível criar anúncios pagos para impulsionar ainda mais as vendas.

💻 Saiba mais sobre a OLX neste artigo: Como anunciar e vender produtos na OLX?

8. Redes sociais

Segundo relatório da Agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia.

Além disso, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial.

Isso faz com que sejam canais de enorme potencial de vendas, inclusive ótimos para suas roupas usadas que você insiste em deixar empoeirando na sua casa.

Dentre os melhores locais para fazer seu desapego estão o Instagram, Facebook e o WhatsApp.

No Instagram, você pode criar um perfil ou até mesmo postar regularmente nos seus próprios Stories alguns itens que esteja se desfazendo. Vale lembrar também que o Instagram tem recursos de venda exclusivos, como o Instagram Shopping, que facilitam a compra e venda na plataforma. 

Já no Facebook, existem diversos grupos de desapego, alguns até de marcas famosas, onde acontecem várias transações de roupas usadas diariamente.

Pelo WhatsApp, você pode usar uma estratégia semelhante ao Instagram, usando a ferramenta de Status e criando listas de transmissão.

Nas redes sociais, diferente dos marketplaces, o pagamento não é integrado. Nesse caso, você vai precisar gerar um link de pagamento e enviar para que seu cliente possa pagar online mesmo.

Nós falamos mais sobre o assunto aqui: Como criar um link de pagamento? [GUIA].

9. Facebook Marketplace

Já citamos o Facebook anteriormente, mas vale dedicar um espaço só para o Facebook Marketplace. 

Por meio da plataforma, você pode criar anúncios gratuitos e alcançar uma ampla audiência de usuários da sua região. Ele é especialmente útil para vendas rápidas e negociações face a face, tornando-se uma alternativa conveniente para quem deseja se desfazer de peças sem sair de casa.

📲 Falamos mais sobre essa opção neste artigo: Como vender no Facebook Marketplace [GUIA].

Como vender roupas usadas na internet?

Agora que você já tem uma visão ampla sobre onde vender roupas usadas, que tal conferir os espaços certos para saber como fazer isso? Confira abaixo:

1. Selecione e prepare as peças

Antes de começar a vender suas roupas usadas, é importante selecionar cuidadosamente quais peças você irá colocar à venda. Separe aquelas em bom estado, sem defeitos, limpas e que estejam na moda

Além disso, faça uma preparação básica das peças, como lavá-las e passá-las, para que estejam apresentáveis para os potenciais compradores. A ideia é já entregar a peça pronta para a venda.

2. Saiba que apresentação é tudo

Vender roupa pela internet foi, durante muito tempo, um tabu. As pessoas não confiavam, devido à ausência da experiência proporcionada por uma loja física.

Atualmente, esse cenário já se modificou, inclusive a Moda hoje é a 2ª categoria em volume de vendas no comércio virtual. E, sem dúvidas, um dos principais motivos que levaram a essa mudança de cenário foi a evolução das formas de apresentação dos produtos.

Hoje é possível criar um site com amplas informações sobre os produtos, dados da mercadoria, além de boas imagens para ilustrar cada anúncio. Essa apresentação vai desde a aparência da sua loja virtual, até as fotos que você publica no perfil da sua marca. E, falando em fotos… 

3. Tire fotos de qualidade

Tire ótimas fotos dos seus produtos, priorizando fundos neutros e diversos ângulos. Quanto mais fotos, melhor. Mostre ao máximo os detalhes e também dê o contexto de uso daquelas peças.

Nesse caso, vale a pena investir nas fotos tiradas com modelos reais. Esse tipo de apresentação de produto tende a melhorar a taxa de conversão

Também é importante que você saiba que nem é necessário um equipamento de alto custo ou fotos em estúdio. Você mesmo é capaz de realizar utilizando apenas seu smartphone e a iluminação natural do dia.

Nós também temos um artigo especial sobre o assunto, vem ler: Como tirar fotos de roupas para vender: 10 dicas práticas e ferramentas de edição gratuitas

4. Crie boas descrições de produto

Uma foto excelente pode vender seu produto? Sim. Mas só uma descrição incrível será responsável por evitar qualquer mal entendido posterior, além de aumentar – e muito – sua chance de vender.

Vá direto ao ponto. Descrições não precisam ser muito longas nesse tipo de anúncio.

Lembre-se, seu cliente está buscando roupas a preços acessíveis. Então, se ele já gostou do que viu, só precisa ler a descrição do produto para ter certeza.

Nela, é importante destacar características do produto como: material, estado da peça, marca, coleção, etc. Sem exagerar, também é válido colocar algumas linhas com dicas sobre como usar a peça, ocasiões sugeridas e outras coisas que possam agregar ainda mais valor.

Não esqueça de informar as medidas e caso tenha alguém vestindo informe também as medidas da pessoa, beleza?

5. Precifique adequadamente

É importante que você saiba que a precificação de roupas usadas pode variar muito, mas existem alguns pontos a serem considerados na hora de fazer isso:

  • Preço das peças no ato da compra;
  • Valores gastos com possíveis ajustes, consertos e lavagens das roupas;
  • Gastos fixos e variáveis mensais do negócio;
  • Valores pagos em frete nas compras.

Se você achar que há mais algum fator que pode contribuir para a definição dos preços de cada roupas é só adicionar a essa lista. Mas eles têm que fazer sentido com essa tarefa, certo?

6. Defina os meios de pagamento

Escolha quais formas de pagamento você aceitará em sua plataforma de vendas. Já adiantamos que é preciso disponibilizar as mais utilizadas pelos consumidores, como cartão de crédito, boleto bancário, PIX, dentre outros. 

Oferecer várias opções de pagamento vai te ajudar a atrair mais clientes, fazendo com que você não perca nenhuma oportunidade de venda por causa disso.

7. Escolha as opções de envio

Quais serviços de entrega você utilizará para enviar as roupas vendidas aos compradores?

Considere fatores como rapidez, segurança e custo do serviço de entrega. Indicamos que feche uma parceria com os Correios e/ou outras transportadoras.

E um ponto importante: não deixe de informar claramente as opções de envio disponíveis e os prazos de entrega aos seus clientes. Combinado?

8. Crie políticas de troca e devolução

Os seus clientes precisam de um sistema prático para realizarem trocas e devoluções de produtos. 

Por isso, não hesite em definir prazos e condições para trocas e devoluções, e comunicar essas políticas de forma transparente aos consumidores Isso ajudará a construir confiança e garantir uma experiência positiva para o cliente.

📥 Falamos sobre o tema neste artigo: Aprenda como definir uma política de troca e devolução que funciona.

9. Fale com propriedade e se prepare para negociar

Você conhece o gatilho mental da autoridade?

Já falamos isso por aqui em outros conteúdos. Essa técnica é responsável por gerar muitas vendas para quem sabe utilizá-lo. Isso porque as pessoas costumam comprar de quem entende do que está vendendo.

Por isso, para que você consiga vender mais e melhor entenda muito bem o que está anunciando.

Outro ponto importante é estar sempre pronto para negociar. Muitas pessoas optam por comprar produtos usados pela possibilidade de pechinchar, então já pense nisso na hora de decidir o preço de venda e entre na negociação.

Para saber mais sobre gatilhos mentais, leia: 16 gatilhos mentais para vendas: quais são e como usar? 

10. Ofereça um bom atendimento

Para vender roupas usadas na internet, não tem jeito: é preciso ter um atendimento de primeira.  

Diante disso, responda prontamente às perguntas e dúvidas dos clientes e se mantenha acessível e disponível para ajudar durante todo o processo de compra, desde a seleção das peças até a entrega. 

Um bom atendimento pode fazer toda a diferença na satisfação do cliente e na reputação do seu negócio.

Crie o seu negócio de roupas usadas do jeito certo!

Se essa for a sua primeira experiência com vendas na internet você corre um sério risco de ser contagiado pelo vírus do Ecommerce. É sério... você vai ver o quanto é viciante vender.

Fazendo isso de casa, com mais liberdade de tempo e espaço, e o melhor: GANHANDO DINHEIRO. Curtiu a ideia? Então, que tal aprender mais sobre como criar um negócio de moda lucrativo usando todo poder da internet?

No curso Ecommerce de Moda do Zero, disponível na assinatura Ecommerce na Prática, eu usei toda a minha experiência no mercado da moda para criar um método exclusivo. 

Nele, você encontra o passo a passo necessário para construir uma estrutura enxuta de vendas de roupas e acessórios na Internet partindo do zero. Tenha acesso ao método completo clicando aqui: 

Perguntas Frequentes

Onde vender roupas usadas?

Atualmente, a internet é o melhor lugar para vender roupas usadas. Você pode escolher vender em marketplaces, em um site próprio, ou por meio das redes sociais. O melhor canal vai variar de acordo com o público da sua empresa, seu posicionamento de mercado e até mesmo o tipo de roupa que você vende.

Como vender roupas usadas?

Para começar, é importante ter boas fotos. Afinal de contas, o mercado de moda é muito movido pela estética. Depois, é importante que você faça boas descrições do seu produto e precifique os itens corretamente.

Como colocar preço em roupas usadas para vender?

Para precificar os seus produtos corretamente, leve em conta os seguintes fatores: preço das peças no ato da compra; valores gastos com possíveis ajustes, consertos e lavagens das roupas; gastos fixos e variáveis mensais do negócio; valores pagos em frete nas compras.