O Facebook ainda é a maior rede social no Brasil e, por essa razão, a rede social é capaz de conectar milhares de pessoas todos os dias. Os anúncios feitos por lá podem levar o seu produto a muitos novos clientes. Por isso, hoje vamos te mostrar como fazer anúncio no Facebook.

Talvez você ainda não saiba, mas o Facebook vem aprimorando a sua ferramenta de campanhas há um bom tempo. A rede conta com diversas funcionalidades tanto para segmentar públicos, quanto para analisar resultados.

Ou seja, fazer anúncios no Facebook  é um investimento bastante acessível. Isso porque você mesmo pode definir quanto está disposto a gastar, desde que siga os valores mínimos diários para cada tipo de campanha.

Além do mais, as opções de segmentação demográfica e por interesse que o Facebook te oferece fazem com que você consiga impactar grupos específicos de pessoas. Isso sem contar com a variedade enorme de formatos para aumentar o engajamento em posts e conseguir novos leads.

Se você criar uma boa estratégia de marketing e souber como fazer anúncio no Facebook da maneira certa, certamente vai conseguir trazer resultados incríveis para seu negócio!

Como fazer anúncio no Facebook: Veja os passos

1. Crie uma estratégia de marketing

Antes de saber como fazer anúncio no Facebook, você precisa dedicar um tempo para criar uma estratégia de marketing.

Afinal, essa é uma etapa fundamental para que você consiga ter sucesso nas suas campanhas, para que elas sejam eficazes e tragam os resultados que você deseja.

E para criar uma estratégia de marketing, é preciso focar na persona do seu negócio, além dos formatos mais adequados para otimizar ao máximo o seu investimento.

Antes de tudo, é importante definir quais os objetivos que devem ser atendidos com a campanha. Isso porque esses objetivos vão definir o tipo de campanha que você deve fazer.

Outro ponto importante nessa fase é definir as personas do seu negócio. Entender o perfil do seu cliente ideal, os interesses e os problemas a serem resolvidos vai te ajudar a segmentar as campanhas e, novamente, otimizar os resultados.

Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2. Chegou a hora de fazer sua primeira campanha

Agora que você já criou a sua estratégia de marketing e já sabe para quem vai direcionar os anúncios, chegou a hora de criar a sua primeira campanha no Facebook.

Você pode fazer isso de 2 formas: a primeira delas é usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar e então acessando o gerenciador de anúncios do Facebook.

A 2ª opção é a mais prática tanto para criar quanto para analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, você consegue apenas criar uma campanha de engajamento.

Já na 2ª opção, é possível visualizar todos os tipos de campanhas e anúncios, além de relatórios bem mais completos.

O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 grandes blocos:

  • reconhecimento;
  • consideração; e
  • conversão.

Reconhecimento

A ideia dos anúncios de reconhecimento é mostrar a sua empresa para as pessoas com mais chance de prestar atenção neles. Para isso, o Facebook faz uma estimativa do número de pessoas que têm chance de se lembrar do anúncio por até 2 dias e usa essa métrica como principal indicador da campanha.

Mas atenção: vale lembrar que esse não é um formato para quem está buscando vendas ou uma ação imediata, e sim para você que deseja trabalhar na construção de marca.

Consideração

Os anúncios de consideração são a melhor opção para quem busca algum tipo de resposta do público. Ou seja, uma persona que já está mais avançada na jornada de compras.

Nesse bloco, você vai encontrar os formatos de anúncios de engajamento, geração de leads, acesso ao site, etc.

Conversão

Assim como o nome já diz, esses são os anúncios do Facebook focados em ação: vendas, visitas ao estabelecimento físico ou qualquer outra ação que seja interessante para a sua estratégia de marketing.

Outra opção possível nessa parte é instalar um pixel de conversão do Facebook em seu site, para impactar novamente quem acessou alguma página, mas não concluiu a ação desejada. Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas!

3. Defina a verba, a segmentação e o posicionamento dos anúncios

Depois que você escolher o tipo de campanha, será direcionado para uma nova área da ferramenta onde começará a criar a segmentação dos anúncios.

Nessa parte, você vai escolher alguns dados demográficos (como sexo, idade, país e estado) e também selecionar interesses e alguns comportamentos.

Então, o Facebook vai pedir para você selecionar os posicionamentos dos anúncios. Existem diversas opções possíveis, como o feed dos usuários, a coluna da direita, os vídeos sugeridos e até mesmo o Messenger.

Por fim, é chegada a hora de definir o orçamento e o período de veiculação da sua campanha. Você pode escolher entre as diversas opções de orçamento, que podem ser diários ou uma verba a ser investida em um período determinado. No mais, você pode selecionar os dias e horários de veiculação mais adequados a sua campanha.

4. Faça o seu anúncio

As imagens e o texto do anúncio são fundamentais para garantir o sucesso da campanha. Lembre-se de que você deve passar a mensagem de forma objetiva e ainda conseguir se destacar em meio aos posts direcionados a sua persona.

Um ponto importante a marcar é que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem costumam obter um desempenho melhor no Facebook. Por isso, aproveite a imagem do anúncio como uma espécie de complemento visual e deixe as informações maiores para o título e a legenda.

Uma boa dica para conseguir se destacar com os seus anúncios é fugir do padrão, especialmente o do seu mercado. Isso significa apostar em cores, textos e ofertas que sejam diferentes e únicas.

Contanto que você respeite a política do Facebook, seguir o fluxo contrário pode ser exatamente o que falta para que a sua empresa ganhe mais relevância.

5. Meça os resultados

Depois que a sua campanha estiver feita, é a hora de acompanhar os indicadores e fazer pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados.

Algumas siglas que te ajudam nessa parte são o CPC e o CPM.

O custo por clique (CPC) define o valor a ser pago para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM faz a cobrança para cada mil visualizações do anúncio, independentemente de cliques ou interações.

O Facebook ainda pode fazer a cobrança por engajamento ou por aquisição, de acordo com o tipo de campanha escolhida por você.

Além desses indicadores, fique atento ao alcance e à frequência de exibição dos anúncios. Essas métricas podem apontar se o conteúdo está adequado ou se você precisa mudar a segmentação da campanha.

Dependendo do seu objetivo, exibir o mesmo anúncio para as mesmas pessoas muitas vezes pode prejudicar a campanha, assim como ter um alcance muito grande e poucos cliques pode ser um sinal de que algo não está adequado com as estratégias.

Assine o Ecommerce na Prática para ter acesso a todos os cursos e treinamentos do EnP!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!