A força do TikTok já não é mais surpresa para ninguém. Desde o seu lançamento, a plataforma bate recordes de audiência e engajamento, se tornando uma das principais plataformas para aqueles que desejam vender na internet. Você sabe como ganhar seguidores no TikTok? Te mostramos como agora…

O TikTok é, hoje, uma das redes sociais mais populares do mundo. Todos os dias, milhões de pessoas acessam o aplicativo em busca de conteúdo para se informar, entreter e também comprar. 

Por esse motivo, a rede tornou-se também muito importante para empreendedores e negócios, sobretudo no varejo. E, dentro desse contexto, sempre nos deparamos com a seguinte pergunta: “como ganhar seguidores no TikTok?”

Já adiantamos que não existem receitas infalíveis, e sim boas práticas que podem ser implementadas para aumentar a sua base de fãs de forma gradual. Neste artigo, não vamos te mostrar atalhos, mas estratégias comprovadas. 

Vamos começar?

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. Ele pertence à companhia chinesa ByteDance e foi lançado na China em 2016, com o nome Douyin. 

Na rede social, é possível visualizar vídeos curtos sob os mais variados temas, além de planejar e editar os seus próprios conteúdos. Também é possível interagir com outros usuários, seja por mensagens diretas ou pela colaboração via vídeo, com as funcionalidades de dueto. 

A função básica do TikTok é permitir que os usuários possam filmar vídeos de si mesmos dublando, dançando ou atuando. Esses vídeos costumam ser bem mais curtos do que os que vemos em outras redes sociais. 

De acordo com um estudo da WIRED, a maioria dos TikToks – como são chamados os vídeos publicados na plataforma – têm de 21 a 34 segundos, ainda que a duração máxima permitida seja de 10 minutos. 

Uma pesquisa da DataReportal mostrou que 57% dos usuários do TikTok são mulheres, enquanto 43% são homens. E, desse total, 43% está na faixa etária entre 18 e 24 anos.  

E, por fim, de acordo com uma pesquisa do Business of Apps, um usuário médio do TikTok passa cerca de 52 minutos por dia no aplicativo. Esses são dados bem interessantes para aqueles que estão buscando usar a plataforma em sua estratégia de vendas, certo? 

Por que saber como ganhar seguidores no TikTok é importante? 

Saber como ganhar seguidores no TikTok é importante por que a plataforma é cada vez mais usada como um canal de compras online, por pessoas de todas as idades – sobretudo os mais jovens. 

Todos nós já vimos novas redes sociais surgirem no mercado. Enquanto algumas surgem tão rapidamente quanto entram em declínio, outras alcançam o sucesso e se estabelecem como plataformas de interesse para criadores de conteúdo e empresas. Esse é o caso do TikTok. 

De acordo com estudo da plataforma Apptopia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo durante 2021. E, em setembro desse mesmo ano, alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos. 

O maior número de usuários da rede está na China. Mas te convidamos a adivinhar o país que vem logo após…

Se você respondeu “Brasil”, acertou em cheio. De acordo com relatórios da DataReportal publicados na Exame, existem mais 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos, que contam com 113,3 milhões de usuários.

E todas essas pessoas não estão na plataforma apenas para se entreter. Eles também estão dispostos a comprar… 

Dados divulgados pelo TikTok for Business mostram que 84% dos usuários da rede afirmam que o TikTok é uma fonte de descobertas. E, no geral, as pessoas que usam ativamente a rede são 1,5x mais propensas a comprar algo que descobrem na plataforma.

Além disso, os usuários do TikTok são 2,4x mais propensos a gravar um vídeo do produto comprado e marcar a empresa depois da compra. Esse é um belo impulso para estratégias de buzz marketing, não concorda?

Esse comportamento de compra é tão acentuado que existem até mesmo hashtags específicas para conteúdos nos quais as pessoas mostram as compras que realizaram depois de ver algum conteúdo no TikTok. A #TikTokMademeBuyIt – ou #TikTokMeFezComprar, em português – é um exemplo disso. 

Por tudo isso, o TikTok é uma rede social essencial na sua estratégia de marketing. Mas, se você ainda não sabe como alavancar a sua audiência, temos algumas dicas para compartilhar com você. Veja o próximo tópico…

Como ganhar seguidores no TikTok: 13 dicas para crescer na rede 

Você já viu que o TikTok é uma ferramenta e tanto para empresas que desejam vender na internet. Isso porque os conteúdos publicados na rede podem chegar a níveis incríveis de engajamento, impulsionando o comportamento de compra que já é acelerado dentro da rede social.

Mas para que isso aconteça, é importante que o seu perfil tenha uma base de seguidores forte e engajada. E nem sempre é fácil construir isso do zero – mas isso não quer dizer que seja impossível! 

A seguir, vamos mostrar 13 boas práticas que você pode começar a adotar hoje para criar uma audiência maior e mais engajada

Vem ver! 

1. Entenda que não existem soluções milagrosas

Essa é uma dica que muitos empreendedores precisam ter em mente quando procuram saber como ganhar seguidores no TikTok. 

Na internet, existem muitas pessoas vendendo soluções rápidas para aumentar o número de seguidores. Frequentemente, essas são soluções pagas, pois envolvem a compra dessa audiência.

Esse é um problema por um motivo muito relevante… 

Comprar seguidores pode até aumentar a sua contagem de perfis, mas isso não quer dizer que o seu engajamento vai seguir a mesma tendência. Em muitos casos, as publicações de empresas que compraram seguidores têm poucas curtidas e um número de compartilhamentos ainda menor. 

Isso acontece porque os seguidores comprados não estão interessados na sua marca ou no seu nicho de mercado. Eles não chegaram ali por conta do seu conteúdo. Essas pessoas dificilmente vão interagir com os seus vídeos e muito menos visitar o seu site de vendas para conferir os produtos disponíveis. 

💡 Se você quer entender como ganhar seguidores no TikTok, saiba que o melhor caminho é por meio de uma estratégia de conteúdo sólida, que vai atrair a atenção do seu cliente e gerar interesse em seus produtos. 

2. Construa um bom perfil e bio 

O seu perfil é a primeira impressão que o usuário vai ter quando acessar a página da sua empresa no TikTok. Por isso, é essencial que você invista um tempo para criar uma bio interessante e fazer o upload de uma imagem que traduza a essência da marca

Outro ponto importante é comunicar quais os assuntos que tratam o seu perfil, deixando evidente qual o tipo de conteúdo que o usuário vai encontrar ali. A bio também é uma boa oportunidade para deixar o link da sua loja virtual e facilitar o contato dos usuários com a sua marca. 

O objetivo é criar uma bio interessante e criativa. Apenas certifique-se de que as suas ideias são originais e não meras cópias do que outros TikTokers usam em seus perfis. 

Você pode usar o logotipo da sua marca em vez da foto de perfil, e seu nome de negócio no lugar do nome de usuário. Você também pode adicionar alguns botões de chamada para ação – as famosas CTAs – em seu perfil, que levem as pessoas para o seu site e outras redes sociais. 

Essas dicas também servem para o Instagram, você sabia? Na verdade, temos um artigo completo sobre o assunto. Leia aqui: Como criar uma biografia para Instagram profissional

3. Saiba quem é o seu público-alvo 

Quando falamos de público-alvo nas redes sociais, nos referimos a uma parcela de uma audiência mais abrangente, que se destaca por ter mais chances de se identificar e engajar com o seu conteúdo. 

Muitos empreendedores ignoram esse fator e acabam investindo todos os seus esforços em criar conteúdos que não geram identificação com o público e, por isso, têm taxas de engajamento muito baixas. 

Uma boa maneira de entender quem é o seu público-alvo no TikTok é observar a página de seus concorrentes. Qual o perfil de pessoas que mais interage com esses vídeos? Quais tipos de conteúdo costumam fazer o maior sucesso? 

Tudo isso será  importante para a sua própria estratégia…

Uma vez que o seu público-alvo está identificado, é hora de criar um planejamento de conteúdo que considere as suas necessidades e desejos. 

Digamos, por exemplo, que o seu público seja mais feminino, com mulheres entre 18 e 21 anos. Criar conteúdos mostrando questões do início da vida adulta pode ser uma abordagem que gera muitos resultados. 

Vale lembrar que o público-alvo é uma abordagem mais abrangente e, se você quiser traçar um perfil mais específico do tipo de cliente que visita a sua página, o que você precisa é uma persona. 

Ensinamos como completar esse processo neste artigo aqui: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022] 

4. Foque em criar um conteúdo original 

Se você já criou conteúdo para o TikTok, provavelmente percebeu a quantidade de contas e usuários que apenas replicam a fórmula dos conteúdos de sucesso. Essa é uma estratégia usada para a viralização e pode até funcionar a curto prazo, mas não é o caminho mais seguro para ganhar seguidores no TikTok.

O ideal é que você pesquise bastante sobre os conteúdos mais populares da rede, mas use-os apenas como inspiração para criar os seus próprios vídeos originais. 

Durante esse processo, é provável que você tenha que fazer muitos testes – e nem todos eles vão gerar um grande engajamento logo de cara. 

Ainda assim, esses testes são boas ferramentas para entender como o seu público pensa, te ajudando a aperfeiçoar o seu próprio conteúdo. Vale a pena investir seu tempo nessa tarefa! 

5. Identifique tendências em alta e participe delas 

Ainda que o conteúdo original seja importante, é inegável o peso que as tendências têm na produção de conteúdo dentro do TikTok. As tendências são formatos de conteúdo em vídeo que ficam populares dentro da rede social. Elas podem ter em comum um áudio específico, uma música ou um movimento. 

O que acontece é que, por um período curto de tempo, essas tendências são consumidas de forma frenética. Isso ajuda empresas a impulsionarem os seus conteúdos de forma temporária, garantindo alguns novos seguidores no processo… 

É importante notar que nem todas as tendências do TikTok se aplicam a todas as empresas. O seu papel é analisar como essas tendências podem ser usadas de forma original e orgânica, de forma que faça sentido para a sua marca. 

Alguns exemplos de tendências do Instagram: 

  • Músicas virais;
  • Danças; 
  • Áudios para dublagem;
  • Formatos de piada;
  • E mais. 

6. Publique em horários de pico 

Muitas pessoas procuram saber quais os melhores horários para postar no Instagram, mas esquecem que todas as redes sociais têm um “horário nobre” – e o TikTok não é diferente. 

Mas, que horas são essas, então? Isso varia de empresa para empresa.

Lembra que falamos sobre o público-alvo, alguns tópicos acima? Bom… é exatamente por isso que é impossível delimitar um horário de pico que funcione para todas as empresas. Pessoas diferentes acessam a rede em horários diferentes. 

Uma forma de saber quais os melhores horários para sua companhia é analisando os relatórios da conta profissional do TikTok.

Eles mostram em quais momentos a maior parte da sua audiência está online e te ajudam a determinar o melhor momento para fazer uma postagem. Um belo exemplo de como o data driven marketing funciona na prática!

Outra maneira de achar o seu horário mais popular é publicando conteúdos em momentos diferentes do dia e monitorando o seu desempenho em variáveis como alcance, engajamento, curtidas e mais. 

Mas, se você quer um ponto de partida, aqui estão alguns dos horários mais populares para postar no TikTok, segundo relatório publicado pela Hootsuite:

melhor-horario-para-postar-no-tiktok

Para aprofundar o assunto, leia: Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

7. Publique conteúdos de qualidade com frequência 

Um dos pontos mais negligenciados da produção de conteúdo para redes sociais é a frequência. É muito simples: se você não posta com regularidade, é muito difícil aumentar o número de seguidores rapidamente

Quanto maior for o volume de conteúdos de qualidade publicados, maiores serão os seus níveis de engajamento e de seguidores. Por outro lado, se você ficar muito tempo sem publicar, o seu número de seguidores vai diminuir e o seu engajamento, despencar. 

Sabendo disso, é importante que você tenha um planejamento estratégico para redes sociais, que te ajude a manter uma rotina de criação e publicação de conteúdo que seja diária.

8. Use as hashtags 

O TikTok também tem hashtags ao dispor do criador de conteúdo, assim como o Instagram e o Twitter. Ainda que elas sejam ignoradas por muitos empreendedores, as hashtags são essenciais para impulsionar o alcance dos conteúdos dentro da rede. 

Aqui, no entanto, vale um aviso: nada de exagerar no uso das hashtags! 

Elas devem ser selecionadas de acordo com o conteúdo publicado. Faça uma pesquisa sobre as palavras-chave mais populares para o tema, equilibrando aquelas que têm maior volume de publicações e as que são mais específicas. 

Para realizar essa pesquisa, basta ir  na aba “hashtags” no menu inferior e buscar por palavras-chave para utilizar em suas postagens.

9. Interaja com contas de influenciadores, empresas e fãs

Publicar regularmente e com as hashtags certas não é o único segredo para ganhar seguidores no TikTok. Você também deve nutrir uma relação com perfis de outras empresas, influenciadores relevantes para seu nicho e seus próprios fãs

Isso pode ser feito por meio de comentários nos vídeos, parcerias comerciais e mais. Dessa forma, a sua empresa vai se manter relevante na mente do cliente, ajudando na taxa de conversão ao longo do funil de vendas

Essa é uma estratégia que requer paciência, já que não pode ser automatizada. Ao mesmo tempo, essa é uma grande oportunidade para causar um impacto pessoal em seus espectadores. De pouco em pouco, podemos apostar que você terá resultados incríveis a longo prazo.  

10. Não faça apenas vídeos com cunho comercial 

Publicar apenas conteúdos com o intuito de venda é, provavelmente, o principal erro que as companhias podem cometer no TikTok. Por mais que o consumo dentro da rede seja acelerado, isso não quer dizer que os usuários querem ver vídeos comerciais o tempo todo. 

Gerar entretenimento e atrair os clientes por meio de um conteúdo educativo, divertido ou interessante é uma forma eficiente de como ganhar seguidores no TikTok. Nesse contexto, as pessoas vão querer consumir o seu conteúdo de forma orgânica. 

A Magazine Luiza é um belo exemplo de como essa estratégia pode ser aplicada na prática. A empresa cria conteúdos variados, que vão desde receitas práticas até tutoriais de decoração. Tudo usando produtos que podem ser encontrados no marketplace, é claro… 

Vale a pena conferir o perfil da Magalu no TikTok e se inspirar!

11. Acompanhe as métricas dos conteúdos postados 

Se você quer saber como ganhar seguidores no TikTok, a resposta pode estar mais perto do que você imagina. Todas as contas do TikTok têm acesso a uma série de métricas e informações importantes sobre o desempenho de cada publicação. 

Elas podem ser usadas para aperfeiçoar as suas estratégias e inspirar novos tipos de conteúdos. Elas são uma verdadeira janela para entender o que o cliente quer assistir, quais os conteúdos que têm maior resposta positiva e mais… 

Algumas das métricas que podem ser acompanhadas são: 

  • Porcentagem de pós-alcance;
  • Índice de comprometimento;
  • Taxa de engajamento;
  • Comentários por postagem;
  • Tráfego de referência.

12. Promova seus vídeos do Tiktok em outras plataformas

Se você está pensando em investir mais esforços no TikTok é provável que já tenha uma presença em outras redes sociais, certo? Elas podem – e devem! – ser usadas para impulsionar a sua estratégia na rede de vídeos curtos. 

Isso pode acontecer, por exemplo, com a colocação de links para o TikTok na bio do Instagram ou na sua página do Facebook. Você também pode compartilhar seus TikToks no Twitter ou em postagens em grupos do Facebook. As opções são realmente variadas… 

13. Evite soluções pagas para ganhar seguidores no TikTok

Existem muitos serviços que oferecem soluções rápidas para ganhar seguidores no TikTok – por um preço, é claro. Acontece que, na maioria das vezes, os perfis que acompanham esses artifícios são de baixa qualidade e não agregam em nada ao engajamento da sua conta. 

Sendo assim, o investimento nesse tipo de serviço é praticamente inútil e, pior do que isso, pode fazer com que seu perfil infrinja as políticas do TikTok. Você acha que vale a pena correr o risco? 

Como estabelecer uma marca forte no TikTok?

Estabelecer uma marca forte no TikTok requer estratégias sólidas e criativas. 

A primeira coisa que você deve fazer é definir a identidade da sua marca. Pense nos valores, na personalidade e na proposta de valor que você deseja transmitir e em como transmiti-los. 

Em seguida, preocupe-se em manter uma consistência visual em seus vídeos. Use cores e estilos de edição que reflitam a sua marca, para que as pessoas possam reconhecê-la instantaneamente.

Outra dica é contar histórias relevantes – e o TikTok é uma plataforma perfeita para isso! Encontre maneiras criativas de contar histórias que se conectem com a sua audiência. Seja envolvente e autêntico, para que as pessoas se sintam atraídas pela sua marca.

E em toda essa empreitada, conhecer o seu público-alvo é essencial. Faça pesquisas e análises para entender os interesses e as preferências da sua audiência no TikTok. Dessa forma, você poderá criar conteúdo direcionado e relevante, que realmente chame a atenção das pessoas.

Usar anúncios para ganhar seguidores é uma boa ideia?

Sim, usar anúncios para ganhar seguidores no TikTok pode ser uma estratégia eficaz, especialmente se você estiver procurando resultados rápidos e tem um orçamento dedicado às estratégias de marketing. 

No entanto, é importante considerar alguns fatores antes de investir em anúncios, a fim de garantir que você tenha o retorno esperado:

  • Objetivos claros: você está procurando apenas aumentar o número de seguidores, ou também deseja direcionar o tráfego para o seu site ou promover um produto/serviço específico? Ter clareza sobre seus objetivos ajudará a direcionar seus esforços de publicidade de maneira mais eficaz;
  • Orçamento e recursos disponíveis: antes de iniciar uma campanha, avalie seu orçamento disponível e determine quanto está disposto a investir. Além disso, considere os recursos necessários para criar anúncios de qualidade, como produção de vídeos profissionais e redação criativa;
  • Segmentação de público: certifique-se de definir sua segmentação com base nos interesses, localização e demografia do seu público-alvo. Isso ajudará a garantir que seus anúncios sejam exibidos para pessoas relevantes que têm maior probabilidade de se tornarem seguidores engajados;
  • Criatividade e conteúdo envolvente: para que seus anúncios se destaquem e atraiam seguidores, eles precisam ser visualmente atraentes e ter uma mensagem clara;
  • Acompanhamento e otimização: ao veicular anúncios no TikTok, acompanhe as métricas relevantes, como impressões, cliques e taxas de conversão, e faça ajustes conforme necessário. Teste diferentes variações de anúncios, títulos e segmentações para identificar o que funciona melhor para alcançar seus objetivos.

Lembre-se de que os anúncios pagos podem ajudar a impulsionar seu crescimento inicial no TikTok, mas também é importante continuar investindo em conteúdo orgânico e estratégias de engajamento para manter seus seguidores e construir relacionamentos duradouros com sua audiência.

Qual a importância do marketing de conteúdo na sua estratégia do TikTok?

O marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing digital. Ela se baseia na produção de conteúdo de qualidade com o objetivo de aumentar o reconhecimento de marca, gerar interesse no público e aumentar o alcance da empresa nos meios digitais. 

Essa estratégia de marketing permite que a empresa gaste menos para alcançar o seu público, faça mais vendas e gere mais tráfego para o seu site. Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é que todos os resultados são facilmente mensuráveis. 

Mas como isso se aplica no TikTok? 

Bom, como você sabe, a competição pela atenção do cliente dentro da plataforma é gigante. Todos os dias, milhares de empresas disputam pelos cliques e visualizações dessas pessoas. Como a sua empresa pode se destacar dentro desse contexto? 

Ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo é a chave. O papel dessa estratégia é ajudar a produzir conteúdos melhores e com maior capacidade de engajamento, a publicar com regularidade e acompanhar os resultados de perto, fazendo os ajustes necessários. 

Foi por isso que criamos o curso Marketing de Conteúdos para Negócios, um treinamento completo, que mostra como produzir conteúdo de valor, atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis em suas redes sociais. 

O curso está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para assinar e começar a estudar agora mesmo, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como ganhar seguidores no TikTok?

Para ganhar seguidores no TikTok, você precisa construir um bom perfil e bio, saber quem é o seu público-alvo, focar na criação de conteúdos originais, identificar tendências em alta e participar delas. Também é importante publicar em horários de pico e com certa frequência. Não se esqueça de usar hashtags, interagir com outras contas e acompanhar métricas.

Por que saber como ganhar seguidores no TikTok é importante?

Saber como ganhar seguidores no TikTok é importante para criar uma audiência fiel à sua empresa, facilitando a venda de produtos e serviços.

Quais as melhores hashtags para o TikTok?

Infelizmente, não existe um tipo de hashtag que funciona para todos os conteúdos. Cada conteúdo vai ter hashtags diferentes, que podem funcionar melhor. Para conhecê-las, busque por termos relacionados ao seu conteúdo na página de hashtags do TikTok.

Qual o horário de pico no TikTok?

O horário de pico do TikTok varia de acordo com o seu público. Na área de relatórios você pode checar esses horários. Também é indicado que você faça testes com diferentes horários de publicação e avaliar a performance.